quarta-feira, 22 de abril de 2009

BANHA-DE-ORI

ESPÉCIE DE GORDURA VEGETAL( EXTRAIDA AMENDOEIRA)
OU GORDURA DE ORIGEM ANIMAL (EXTRAÍDA DO CARNEIRO).

DIZ-SE TAMBÉM "BANHA-DE-OXALÁ" E "LIMO-DA-COSTA"ETC...,

ESSE NOME FOI DADO PARA QUE FOSSE INDENTIFICADO COMO UM SACRAMENTO AO ORI DA PESSOA E OUTROS FUNDAMENTOS LITURGICOS,COMO SE FOSSE UM CANAL DE COMUNICAÇÃO,QUE PODE ABRIR OU FECHAR O CAMPO VIBRATÓRIO DEPENDENDO DO RITUAL A SER FEITO.

ORI
- CABEÇA EM LÍNGUA IOURUBÁ (TERMO QUE DESIGNA A CABEÇA) NA VIDA LITÚRGICA.
É, ALÉM DISSO, UMA DIVINDADE DOMÉSTICA YORUBÁ GUARDIÃ DO DESTINO E CULTUADA POR ADEPTOS DE AMBOS OS SEXOS.
TAMBÉM SE DIZ QUE É A ALMA ORGÂNICA.PERECÍVEL, CUJA SEDE É A CABEÇA – INTELIGÊNCIA, SENSIBILIDADE, ETC.

TEM UMA LENDA QUE DIZ QUE PARA IEMANJÁ OLODUMARE DESTINOU OS CUIDADOS DA CASA DE OXALÁ, ASSIM COMO A CRIAÇÃO DOS FILHOS E DE TODOS OS AFAZERES DOMÉSTICOS,IEMANJÁ TRABALHAVA E RECLAMAVA DE SUA CONDIÇÃO DE MENOS FAVORECIDA, AFINAL, TODOS OS OUTROS DEUSES RECEBIAM OFERENDAS E HOMENAGENS E ELA, VIVIA COMO ESCRAVA,DURANTE MUITO TEMPO IEMANJÁ RECLAMOU DESSA CONDIÇÃO E TANTO FALOU, NOS OUVIDOS DE OXALÁ, QUE ESTE ENLOUQUECEU.

O ORI (CABEÇA) DE OXALÁ NÃO SUPORTOU OS RECLAMOS DE IEMANJÁ,OXALÁ ENFERMO, IEMANJÁ DEU-SE CONTA DO MAL QUE FIZERA AO MARIDO E, EM POUCOS DIAS, UTILIZANDO-SE DE ORI (BANHA VEGETAL), DE OMI-TUTU (ÁGUA FRESCA), DE OBI (FRUTA CONHECIDA COMO NÓZ-DE-COLA), EYELÉ-FUNFUN (POMBOS BRANCOS) E ESÒ (FRUTAS) DELICIOSAS E DOCES, CUROU OXALÁ,OXALÁ AGRADECIDO FOI A OLODUMARE PEDIR PARA QUE DEIXASSE A IEMANJÁ O PODER DE CUIDAR DE TODAS AS CABEÇAS, DESDE ENTÃO IEMANJÁ RECEBE OFERENDAS E É HOMENAGEADA QUANDO SE FAZ O BORI.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi! Vc sabe onde eu encontro a banha de ori em Curitiba? Obrigada.

Professora Janine L.M disse...

Oi Julia!

Aqui em Caçador, SC temos uma loja de artigos religiosos. Ogun Artigos Religiosos, caso precise podemos mandar via correio. O valor é R$ 7,50.

https://www.facebook.com/ogumloja/

Um forte abraço.