sábado, 15 de agosto de 2009

AS GUIAS

As GUIAS usadas na Umbanda são aqueles colares coloridos que os médiuns utilizam nos trabalhos, fazendo parte do uniforme do Umbandista.

Estes “colares” são verdadeiros pára-raios em defesa dos os médiuns.
É um objeto no qual os Guias e Protetores imantam com determinadas forças para servirem de instrumentos em ocasiões precisas.

A Guia é então, uma das muitas ferramentas utilizadas pelo médium que serve como defesa deste que, muitas vezes, se vê obrigado a entrar em contato com energias às quais ele não poderia suportar, daí a explicação para as guias que arrebentam de repente. Por ser de material altamente atrativo, a guia recebe toda a carga negativa que foi direcionada ao médium e arrebenta.

A guia não serve somente como proteção do médium. Esta tem muitas outras utilidades como, por exemplo;
-serve como instrumento de ligação psíquica entre Médium e Espírito,
-serve como instrumento de tratamento,
-serve como material de trabalho das Entidades, atraindo ou emitindo energias e etc.

CONFECÇÃO DAS GUIAS

As guias devem ser confeccionadas com produtos naturais, pois são imantáveis e condutores de energias.
Esses materiais podem ser: sementes, madeira como o bambu, pedras, conchas e outros objetos marinhos, pedras preciosas e semipreciosas (mesmo que lapidadas), cristais, porcelana, miçangas, dentes de animais, guizos e outros, como por exemplo, os metais.

Jamais se usa plástico ou outro produto artificial.

Usando-se os materiais citados acima, as guias serão confeccionadas de acordo com o pedido feito pelas entidades, de acordo com a doutrina da casa que você freqüenta ou de acordo com a necessidade daquela guia.

Não se pode montar uma guia só porque acha bonito, ou porque todos usam, ou porque você acha que deva usar.

Espere, tudo na sua hora!

Nas lojas especializadas encontram-se guias prontas dos mais variados modelos, mas existem casos em que a entidade pede para que você monte a guia pedida.

Porquê?

A guia é uma peça “benta” com força e irradiação para nos proteger e aumentar nossa força, nossa vibração e etc. São ritualisticamente preparadas, ou seja, imantadas, de acordo com a tônica vibracional de quem as irá utilizar (médium e entidade), e conforme o objetivo a que se destinam.

Geralmente, quando uma entidade pede para seu filho montar a sua Guia, a mesma estará presente naquele momento, ou para dar orientações na montagem por intuição, ou para ver se o filho realmente tem o devido respeito pela religião (objetos, entidades, rituais e etc.) ou por vários outros motivos como, por exemplo, testes de fé, de paciência, pois tem vezes que a guia se quebra várias vezes antes de ficar pronta, ou às vezes a entidade está desenvolvendo sua mediunidade através das intuições e muito mais.

Por isso, para montar uma guia, deve-se estar tranqüilo, sem agitação externa e sem preocupações, enfim trabalhando, meditando e se conectando com seus Guias espirituais.

As guias, depois de prontas ou compradas devem ser descarregadas e cruzadas (benzidas).

Dependendo da doutrina de cada casa, as guias serão colocadas no conga por um determinado tempo, as vezes serão colocadas em certos recipientes com misturas de ervas, ou colocadas em sal grosso, e etc. Só depois de feito isso é que a entidade chefe da casa ou seu próprio guia vai cruzá-la.

Lembre-se, se a guia não foi cruzada, a mesma não terá nenhum valor.

Como dissemos acima, a guia será imantada com energias de acordo com as necessidades de quem vai usa-la e a que finalidade será utilizada.

TIPOS DE GUIAS

Existem pelo menos quatro tipos de guias que são utilizadas freqüentemente pelos filhos de fé.

São elas:

•Guia de proteção
•Guia de tratamento
•Guia do Orixá
•Guias das Entidades

Cada guia tem seu formato e cores específicas, como já lemos acima, ela será de acordo com a necessidade a que se destina.

Veja a seguir algumas características das guias mais utilizadas.

GUIA DE PROTEÇÃO

Geralmente, quando um médium entra para a religião e começa a trabalhar numa casa de Umbanda, pede-se para que ele providencie a sua guia de proteção.
Essa guia, não é uma regra, mas geralmente pede-se uma Guia de Oxalá, ou de Sete Linhas, em algumas casas utiliza-se uma guia “incomum”, ou seja, uma guia com cores e formatos diferentes do tradicional, de acordo com as instruções do Mentor da Casa é preparada uma guia “Daquele Centro”.
A guia de Oxalá é de cor branca. Oxalá é o Orixá Maior representado por Jesus.
Essa é a mais usada nos casos de proteção e tratamentos.
Já a guia de Sete Linhas, é aquela que tem sete cores, ou seja, representa os sete Orixás da Umbanda.
É utilizada também para proteção, pois significa que o médium está sob a proteção das Sete Linhas da Umbanda.

GUIA DE TRATAMENTO

Como vimos acima, usa-se muito a guia branca, pois ela tem, “também”, um efeito psicológico no tratamento.
Quando uma pessoa vai passar por um tratamento utilizando essa guia, é dito ao paciente que é uma guia devidamente cruzada para aquele tratamento, e que essa guia branca é a guia que representa a força ou vibração de Jesus, Oxalá na Umbanda.
Dito isso, a pessoa acaba tendo sua fé aumentada, só por ter dito que é de Jesus; e com isso se obtém melhores resultados no tratamento, não que outras guias não sirvam, mas a parte psicológica conta e muito.
Existem casos em que a entidade lhe empresta ou te dá a guia Dele. Nestes casos, quando você for presenteado com uma, não precisa repor; mas, quando for solicitada a sua reposição, não se esqueça de faze-la, existe aí uma grande ligação entre paciente e entidade.
Não precisa pressa, não; mas a devolução é um meio pelo qual a Entidade tem a certeza de que você ao menos tem interesse pelo "teu caso" e respeita o que o Caboclo ou Preto-Velho falou.

GUIA DO ORIXÁ

É a guia que está ligada à faixa vibratória do médium e também é a guia que representa a linhagem das entidades que trabalham com esse médium.
A guia do Orixá é feita na cor relacionada ao Orixá, geralmente de uma cor só, apesar de existirem centros que trabalham com Orixás cruzados. Nesses casos as guias são de duas ou mais cores.
Por exemplo, um Filho de Ogum, usa uma guia vermelha e um Filho de Oxossi usa uma guia verde.
Ogum (guerreiro) tem sua vibração nos campos abertos, já Oxossi (caçador) tem sua vibração nas matas, então não sei como pode existir esse cruzamento de vibrações e Orixás, mas existe...

GUIAS DAS ENTIDADES

São aquelas guias que não tem um padrão, ou seja, cada entidade pede sua guia de trabalho de acordo com suas necessidades. Por isso é que temos tantos modelos de guias tão diferentes umas das outras; temos guias feitas com contas (bolinhas) coloridas e intercaladas com outros materiais, como dentes, olho de cabra, coquinhos e etc.

As guias das entidades devem ser feitas exatamente como elas pediram, pois tem grandes significados para elas que nós nem sequer imaginamos, é como um ponto riscado, cheio de mistérios. Algumas dão até para adivinhar, por exemplo, uma guia toda verde com sete flechas intercaladas e com o fechamento vermelho.
Bem, vamos lá... A cor verde quer dizer que é um Caboclo (jamais vi um Preto-Velho ou um Exu com uma guia verde), as sete flechas poderia indicar o nome desse Caboclo e o fechamento vermelho pode estar indicando a linha que a entidade trabalha, nesse caso linha de Ogum. Então teríamos aí o Caboclo Sete Flechas de Ogum.
Isso foi só um exemplo, bem fácil por sinal. Existem muitas outras guias que são indecifráveis para nós.

CORES DAS GUIAS

Existem cinco tipos de guias que tem cores e formato “padrão”.
•Branco e Verde - Caboclo
•Branco e Preto - Preto Velho
•Azul e Rosa - Crianças
•Vermelho e Preto - Exu
•Branco, Vermelho, Azul, Verde, Amarelo, Marrom e Roxo - 7 Linhas (Orixás)

Essas guias, modelo padrão, são encontradas nas lojas especializadas. E são feitas na contagem de sete contas de cada cor.
Outros modelos de guias, só a pedido das entidades.

UTILIZANDO AS GUIAS

Geralmente os médiuns usam as seguintes guias no trabalho:
•De proteção
•Do seu Orixá
•Dos seus Guias (entidades que trabalham com o médium)

As guias são geralmente usadas no pescoço, porém em alguns casos pode-se notar que alguns médiuns as usam atravessadas no peito, outros na mão e etc.
Isso ocorre por vários motivos.

Vejamos alguns:
•As guias usadas no pescoço servem como um elo de ligação entre seu Orixá (faixa vibratória) e a entidade atuante naquele momento.
Usa-se a guia no pescoço para dar mais intensidade no lado mental do médium, melhorando a comunicação ou transmissão daquilo que a entidade pretende passar ou até mesmo ajudando na ligação do médium ao espírito na hora da incorporação das entidades, onde o médium precisa elevar a sua faixa vibratória e a entidade descer a sua para que ocorra a comunicação.

•Quando um médium utiliza a guia atravessada no peito, geralmente do lado direito para o esquerdo, é por causa do coração (estado emocional).
A entidade percebe que seu filho está ou tem algum problema ou desvio emocional que poderia influenciar no trabalho, geralmente corações endurecidos, então a guia será imantada para agir na parte emocional do médium.

Utiliza-se a guia atravessada também em tratamentos de certas partes do corpo, mas somente quando for ordenado que seja dessa forma, caso contrário a guia deve ser colocada no pescoço normalmente.

•Guias nas mãos ou enroladas no pulso, somente quando o médium está incorporado. Nesse caso, a entidade utiliza a guia para dar passes.
Quando a entidade enrola sua guia na mão, às vezes nas mãos do consulente, ela está direcionando energias.
Uma guia enrolada na mão da entidade serve como um condutor de energia que será emitida àquela pessoa, quando enrolada nas mãos do consulente, pode ser que a entidade esteja retirando energias negativas daquela pessoa.

Lembre-se que nem todas entidades trabalham dessa forma, cada um com seu jeito de trabalhar. Muitas entidades, ao invés de usar a guia para retirar ou emitir energias, preferem trabalhar com seu charuto ou cachimbo.

•Existem entidades que colocam suas guias no chão e pedem para que o consulente entre dentro daquele círculo na hora que forem passar pelo passe.
Esse círculo forma um campo magnético, onde a entidade vai trabalhar as diversas energias que está sendo trazida pelo consulente.

Existem entidades que não colocam sua guia, mas fazem um círculo riscado no chão, e trabalham da mesma maneira.

•Algumas entidades usam suas guias no pescoço do consulente na hora do passe, outras usam as guias para formar um círculo no ponto riscado e etc.

Muito bem, aí foram algumas formas que as guias são usadas nos trabalhos. Podem existir muitas outras maneiras diferentes de se usar uma guia, mas tudo deve ser feito com orientação.

Uma guia cruzada, usada sem orientação ou de forma errada, pode causar problemas a quem as utiliza.

RELEMBRANDO

-As guias são elementos ritualísticos pessoais, individuais e intransferíveis, devendo ser confeccionadas, manipuladas e utilizadas somente pelo médium a quem se destinam.

-Deve-se observar que cada indivíduo e cada ambiente possuem um campo magnético e uma tônica vibracional próprios e individual (tanto positivo quanto negativo).

-A confecção ou manipulação das guias por outras pessoas, ou ainda, seu uso, em ambientes ou situações negativas ou discordantes com o trabalho espiritual, fatalmente acarretará uma "contaminação" ou interferência vibracional.

-Como elemento de atração e isolamento, funcionam como um tipo de "Para-Raios", atraindo para si, toda (ou quase) a carga negativa ou estranha ao médium, isolando-o até certo ponto. No entanto, as guias irão permanecer "carregadas", até serem devidamente "limpas".

-Excepcionalmente, podem ser utilizadas pelo médium, para "puxar" uma determinada vibração, de forma a lhe proporcionar alivio em seus momentos de aflição. Nestes casos, 10 a 15 minutos de uso são suficientes.

-Em qualquer dos casos, a guia ira proporcionar uma interferência no campo magnético do médium. Dependendo da situação ou circunstância, poderá até mesmo causar-lhe um certo desconforto aparente ou mal-estar, devido a um aceleramento de sua Faixa Vibratória.

-Mesmo durante um trabalho espiritual ou ritualístico, notadamente antes de uma incorporação, o uso indiscriminado de diversas guias ao mesmo tempo, poderá prejudicar a sintonia do médium, uma vez que, diversas falanges serão atraídas ao mesmo tempo.

-Apenas em casos muito raros e excepcionais, podem ser utilizadas em outra pessoa, como forma a favorece-la com uma vibração positiva específica (notadamente em relação à saúde), observando-se, contudo o cuidado de ao retira-las, limpa-las adequadamente antes de serem reutilizadas pelo médium.

Como vimos, as guias são elementos ritualísticos muito sérios e como tal que devem ser respeitados e cuidados.

Seu uso deve se restringir ao trabalho espiritual, ao ambiente cerimonial (terreiro) e aos momentos de extrema necessidade por parte do médium.

Utilizar a guia em ambientes ou situações dissonantes com o trabalho espiritual, ou por mera vaidade e exibicionismo, é no mínimo um desrespeito para com a vibração a qual representam.

A guia é um objeto muito sério e deve ser utilizado com seriedade.
Lembre-se que as guias são objetos sagrados e como tais devem ser tratadas.

Mas, o mais importante de fato, é que o Filho aprenda a ter fé e confiança nas Entidades e em Deus, não se apoiando em verdadeiras "muletas psicológicas" para se sentir protegido.

Lembre-se:
o que está escrito aqui não é regra geral para a Umbanda!

93 comentários:

Fabner disse...

olá irmao da Umbanda. Me permita fazer um comentario. Jesus Cristo não é Oxala Ele é apenas sincretizado. OBS: não quer dizer que Jesus não seja poderoso

Abraço

jane disse...

amei suas explicaçao obrigado

Unknown disse...

Gostaria de saber com quantas miçangas de cristal deve ter uma guia preta com 7 pontos vermelhos para pomba gira.

Fausto disse...

Axé a todos os companheiros de Fé. Minha pergunta: posso utilizar minha guia no meu dia a dia? Obrigado

s2 Sys! s2 disse...

OI, OBRIGADA PELAS INFORMAÇOES.
EU QUERO SABER COMO SE CHAMA A PEDRA CHAMADA DE FIRMA QUE SE USA PARA FECHAR A GUIA.
PRECISO DO OUTRO NOME QUE POSSA PESQUISAR PARA COMPRA PELA INTERNET.AS CONTAS JA ENCONTREI.
AGUARDO RESPOSTA,

MUITO OBRIGADA S2!

ana araujo disse...

Ganhei de uma mae de santo uma guia amarela ,,pediu que a usa sem mostra a ninguem, me deu em forma de amizade pois mora em fortaleza e ela na bahia gostaria que me explica o motivo de tanta gentileza

CORAÇÃO DE OYÁ disse...

Áurea, adorei a forma como você expôs o assunto sobre a utilização das nossas guias, foi o texto mas coerente e completo que eu já li. Vou repassar para os irmãos dos grupos de Umbanda e Candomblé, nos quais participo com minhas opiniões. Muito obrigada por partilhar esse conhecimento com todos !

Muito Axé minha irmã !

Unknown disse...

Olá, eu fui pela primeira vez na umbanda, e lá fui conversar com o preto velho, ele me deu um colar das sete cores, e disse para usar sempre, o que isso significa?

Karina disse...

Tenho uma guia toda verde com o fechamento de uma branca. Foi cruzada, e uso todo dia no pescoço. Mas não entendi muito bem o porque da cor. Foi ao centro pedir orientações para aflições que venho passando.

Heylel disse...

Axé meu irmãos! Gostaria que tirasse minha dúvida. Tive um sonho em que minha mãe trazia uma guia azul, branco e preto, o que ou significado dessa guia.por favor me ajude sou da umbanda mas essa guia não me parecia muito com o que eu estou acostumado ver aqui no terreiro.

Unknown disse...

ganhei um guia branco para a proteção não sou espirita o que eu faço?

Unknown disse...

O nome é "firma de murano"

Unknown disse...

Olá, Luiz... pode ter vários significados e entre eles o de uma proteção de algum preto velho ( linha que tem por princípio a energia da terra- Obaluaê) mas que deve cruzar com Yemanjá! Todos os pretos velhos fazem parte da falange de Obaluaê, mas nada impede que utilizem uma segunda fonte de energia... mas é bom que converse com o mentor dirigente de sua casa espiritual! Axé

Unknown disse...

Bom dia Áurea Estou com algumas guias da minha cunhada e ela faleceu gostaria de saber o que fazer com elas,se posso da-las,jogas em água corrente ou simplesmente jogas fora.

Obrigado
Marcio Marcondes.

Unknown disse...

Algum irmão saberia porque alguns pretos velhos usam guia branco preto e vermelho, se a maioria usam branco e preto?

Unknown disse...

Ganhei de uma amiga uma guia de aço!ainda nao frequento nenhum centro mas quero muito usa la !oque devo fazer?

Martina H.A. disse...

Gostaria de saber qual a diferença entre as guias feitas com uma cor de cada, ou duas ou três cores de cada. Exemplo: a entidade pede para uma pessoa fazer uma guia com duas miçangas brancas e duas vermelhas e para outra pessoa pede de três em três.

Unknown disse...

olá meu nome e ernandes e fui consulta um pai de santo muito famoso ele pediu minha foto para coloca no alta dos guias o que significa minha foto no alta dos guias aguardo sua resposta

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

olá meu nome e ernandes e fui consulta um pai de santo muito famoso ele pediu minha foto para coloca no alta dos guias o que significa minha foto no alta dos guias aguardo sua resposta

Tania disse...

Olá! um guia mandou fazer uma guia verde e vermelha com firma verde??? o que significa?

Unknown disse...

Vá estudar e deixe de falar asneiras em locais indevidos! Abraço.

Unknown disse...

Vá estudar e deixe de falar asneiras em locais indevidos! Abraço.

Tania disse...

JESSICA DIAS, sua imbecil, meta-se com a sua vida ao invés de ficar por ai fazendo comentários desnecessários das postagens dos sites alheios, quem tem que estudar mais aqui é vc, alías não só estudar como também ter mais respeito por quem vc sequer conhece, pessoas do seu tipo são solitárias, mal amadas, sem carinho de família, tu deve ser uma pessoa muito digna de pena.

Unknown disse...

É só por Deus

Unknown disse...

É só por Deus

natalia disse...

Eu ganhei há uns doze anos atrás um colar muito bonito por sinal de um ex namorado na cor vermelho verde e aquele clarinha do bambu, eu nunca consegui tirar ele da cabeça mesmo ele estando em outro estado do brasil estou casada à treze anos e após todo esse tempo ele está ressurgindo em minha vida, joguei esse colar fora não tem muito tempo não conseguia me desfazer dele, será que tem alguma coisa a ver?

natalia disse...

Eu ganhei há uns doze anos atrás um colar muito bonito por sinal de um ex namorado na cor vermelho verde e aquele clarinha do bambu, eu nunca consegui tirar ele da cabeça mesmo ele estando em outro estado do brasil estou casada à treze anos e após todo esse tempo ele está ressurgindo em minha vida, joguei esse colar fora não tem muito tempo não conseguia me desfazer dele, será que tem alguma coisa a ver?

Unknown disse...

As guias geralmente pra ficar no tamanho certo são 140 contas 70 de cada cor no caso de exu e 70 preta e 70 vermelha

Unknown disse...

As guias geralmente pra ficar no tamanho certo são 140 contas 70 de cada cor no caso de exu e 70 preta e 70 vermelha

LEKE e JÔ disse...

Um pai de santo disse que me cruzaria no centro dele para eu mesma fazer os trabalhos pois tenho uma entidade juntô comigo e forte isso pode acontecer?

LEKE e JÔ disse...

Um pai de santo disse que me cruzaria no centro dele para eu mesma fazer os trabalhos pois tenho uma entidade juntô comigo e forte isso pode acontecer?

aledark disse...

Não frequento a umbanda, mas amo e tenho muita vontade de fazer parte, ainda não achei uma casa para frequentar, queria poder uma pulseira de proteção e me indicaram a 7 linhas da umbanda, posso comprar e usá-la normalmente, ou tenho que fazer algo ou levá-la para benzer num centro?

Unknown disse...

Boa tarde eu ouvi um comentário de um rapaz do candomblé falando que Exu não tem guia e que não podemos usar a guia de Exu junto das outras guias dos orixas alguém pode me ajudar sobre isso

Unknown disse...

Boa tarde eu ouvi um comentário de um rapaz do candomblé falando que Exu não tem guia e que não podemos usar a guia de Exu junto das outras guias dos orixas alguém pode me ajudar sobre isso

Unknown disse...

Antes de perguntar asneira procura ler primeiro

Unknown disse...

Olá, boa noite, eu tenho um colar de quartzo rosa que a "minha preta", tenho esse carinho por esta entidade por ser a primeira a me atender, bom ela crozou este meu colar, e hj ele lascou, ele era lapidado, e lascou ao meio.
Oque devo fazer? Pois sou apenas visitante (por enquanto) no centro e não sei como conversar com a entidade novamente.
Devo continuar usando-o mesmo lascado?
Obrigado pela atenção!

Unknown disse...

Olá, sou do Paraná e a algum tempo adquiri um veículo em um leilão em São Paulo. Quando o veículo chegou e fui fazer uma limpeza, verifiquei constar um lenço envolvendo um colar com uma sequência de 9 miçangas azuis e 4 pretas intercaladas por 3 brancas concluindo essa mesma sequência por 24 vezes até fechar com uma pedra cilíndrica azul com manchas brancas leitosa. Isso já faz uns 2 anos e até hoje não consegui desfazer dela muito menos devolvê-la ao dono, pois nunca respondeu meus contatos. Por respeito não a descartei até mesmo por não saber o significado. Sou Católico, não tenho preconceito algum e também não senti energia negativa no mesmo. Gostaria de saber se alguém pode me dar uma luz quanto a isso, como faço para desfazer dela uma vez que não me pertence e qual o significado dela.

Unknown disse...

Olá, sou do Paraná e a algum tempo adquiri um veículo em um leilão em São Paulo. Quando o veículo chegou e fui fazer uma limpeza, verifiquei constar um lenço envolvendo um colar com uma sequência de 9 miçangas azuis e 4 pretas intercaladas por 3 brancas concluindo essa mesma sequência por 24 vezes até fechar com uma pedra cilíndrica azul com manchas brancas leitosa. Isso já faz uns 2 anos e até hoje não consegui desfazer dela muito menos devolvê-la ao dono, pois nunca respondeu meus contatos. Por respeito não a descartei até mesmo por não saber o significado. Sou Católico, não tenho preconceito algum e também não senti energia negativa no mesmo. Gostaria de saber se alguém pode me dar uma luz quanto a isso, como faço para desfazer dela uma vez que não me pertence e qual o significado dela.

Tata de ogum disse...

Eu tenho as guias de todos os orixás sei lá as vezes acho que e muito primeiro ganhei a de proteção depois de oxalá e depois ogum e iansa ( são os donos da minha coroa)e com o tempo foram pedindo as outras ate fechar as 7 linhas e depois a guia de preto velho depois de eres e claro a de exu esta certo ou com o passar dos anos eu fui adquirindo esse direito??? Q um dia ouvi q como trabalho com as 7 linhas porque não... (Obs não tenho guia de caboclo mas sonhei várias vezes com uma guia verde com firma vermelha

Tata de ogum disse...

Eu tenho as guias de todos os orixás sei lá as vezes acho que e muito primeiro ganhei a de proteção depois de oxalá e depois ogum e iansa ( são os donos da minha coroa)e com o tempo foram pedindo as outras ate fechar as 7 linhas e depois a guia de preto velho depois de eres e claro a de exu esta certo ou com o passar dos anos eu fui adquirindo esse direito??? Q um dia ouvi q como trabalho com as 7 linhas porque não... (Obs não tenho guia de caboclo mas sonhei várias vezes com uma guia verde com firma vermelha

Tata de ogum disse...

Eu tenho as guias de todos os orixás sei lá as vezes acho que e muito primeiro ganhei a de proteção depois de oxalá e depois ogum e iansa ( são os donos da minha coroa)e com o tempo foram pedindo as outras ate fechar as 7 linhas e depois a guia de preto velho depois de eres e claro a de exu esta certo ou com o passar dos anos eu fui adquirindo esse direito??? Q um dia ouvi q como trabalho com as 7 linhas porque não... (Obs não tenho guia de caboclo mas sonhei várias vezes com uma guia verde com firma vermelha

Unknown disse...

Minha pulseira de contas de pérolas arrebentou sozinha do nada e as contas ficaram espalhadas pelo chão, alguém pode me dizer o que significa, tenho mais pressentimentos.

Unknown disse...

Boa tarde, um orixa me pediu uma guia de cores vermelha e verde, qual o significado?

Unknown disse...

Boa tarde, um orixa me pediu uma guia de cores vermelha e verde, qual o significado?

Unknown disse...

Boa tarde, um orixa me pediu uma guia de cores vermelha e verde, qual o significado?

Unknown disse...

Boa tarde, um orixa me pediu uma guia de cores vermelha e verde, qual o significado?

silsil disse...

Meu amigo, provavelmente energias cruzadas (Oxóssi e Ogum).


Axé!!

Unknown disse...

Boa noite meu filho saiu d casa, nao quer voltar e está na casa da minha irmã, e ela colocou uma guia d exu no pescoço dele, como faço para desfazer tudo isso. E traze lo d volta, nao tenho contato com ele e ela

Jeferson disse...

Vc esqueceu um pequeno detalhe mas não menos importante "toda guia independente de ser de proteção, de obrigação, etc... O total de contas tem q fechar com número ímpar"
Pelo menos foi assim q me ensinaram em todas as casas q passei
Axé pra nois!!!
E mt boa sua explicação aprendi mt continue assim!
Q a benção de nosso pai Oxala caia sobre nós !!!

Unknown disse...

Se for uma guia colorida, é de sete linhas, quer dizer que VC sera protegida pelas sete linhas de umbanda.só isso. Ele lhe deu uma guia protetiva. Sem problemas.

Unknown disse...

É uma guia de oxalá. Se quiser guarde a ou use a consigo.al não lhe fara.

Unknown disse...

São as cores de pai Obaluaê. Linga das almas. Cada linha de falange tem seus orixás como força e tem determinadas cores correspondentes.

Ajuda disse...

Por favor. Minha filha ganhou uma pulseira com contas verde, vermelho, e preto E com 8 pretas que é pessoa disse ser as letras do nome dela.oque significa? A pessoa que deu a ela é um rapaz que frequenta umbanda. Poderiam me explicar por favor. Agora ela está se sentindo mal . Oque podemos fazer??

Ajuda disse...

Alguém poderia me explicar pó favor?

Ajuda disse...

Boa tarde Jeferson.
Gostaria muito que me explicasse sobre a questão que coloquei logo a baixo.obrigada

Unknown disse...

Pode ser chamado de Firma ou Cabo. Você encontra em diversos armarinhos de confecções. Casas de costura, lojas de peças para fabricação de Bijuterias. Procure sempre no comércio da sua cidade.

Unknown disse...

Oi sonhei com duas guias branca e vermelho e preto e vermelho mais No sonho eh iria usa a branca e vermelho
Mais umas pessoas começaram a aparece e fala que eu tinha que usa a preta e vermelho quais o significado dessas guias e uma explicação para o meu sonho?

Anônimo disse...

Cada um tem um ponto de vista. Uma dutrina respeitamos o pensamento de cada um. Estamos sempre a procura de conhecimentos. Axe p quem escrevei blog p q criticou. Somos todos filhos de deus,sem importar a crenca a religiao.




Roberta Torre disse...

Oi Karina, deve ser uma guia da linha de caboclo para lhe proteger e aliviar essas aflições.

Unknown disse...

Posso usar a guia de pai oxalá mesmo se ir na umbanda ou no candomblé? Me faria mal?

Unknown disse...

Concordo com você, Fabio. São duas energias diferentes.
Existe o sincretismo pois a Umbanda não tem uma imagem para este Orixá, a única imagem de orixá exclusiva e de Iemanjá.

Unknown disse...

Uma pessoa que não e médium mais frequenta o terreiro da umbanda e gosta muito Pode ter algum objeto com a proteção dos orixás ou tem que ser dada pelas entidades

Unknown disse...

Sonhei com várias guias uma da Maria Padilha uma de Yemanjá que é meu orixa,uma preta e vermelha de Exu ,e no sonho minha irmã me pediu a da ponba gira e eu disse que eu não poderia dar pois tinha ganho da minha amiga que é cavalo de dona Maria Padilha !! O que significa

Unknown disse...

Uma senhora bem velhinha que é minha amiga me deu a guia dela isso é certo?

Unknown disse...

Eu quero saber qual a cor da guia do Zé pelintra

Unknown disse...

Teve uma. Pesoua que me deu uma guia serar se posso usar

Unknown disse...

Vermelha branca e preta

Unknown disse...

Ganhei uma guia azul com um Dente de o médio tiro do pescoço dele e me deu qual o siguinificado

josé adami disse...

O que significa usar guia com duas voltas no pescoço

Unknown disse...

Olá, frequento a Umbanda a alguns meses e estou passando por problemas espirituais(fico muito carregada por passar em lugares ruins e isso esta me deixando doente) queria saber se posso usar alguma guia para a minha proteção?

Unknown disse...

Eu quero fazer um pacto com seu Zé pelintra como fasso

Unknown disse...

Minha guia pode ser lavada em ervas mesmo eu não sendo iniciado na umbanda ?

Unknown disse...

Ganhei a um ano atrás tipo uma pulseira vermelha, quem me presenteou disse que era de yansã meu orixá. Ontem quando do peguei para usar quebrou sem eu colocar no pulso, nem força fiz! Tinha uma coisa branca nas pedrinhas como se fosse pó, como se tivesse passado creme dental e ficou endurecido. O que pode ter sido eu descartou em que lugar as contas?

Unknown disse...

Meu sogro achou uma guia de exu de baixo do step do seu carro , alguém pode ter feito algum trabalho para ele ? Pois estava escondido no seu carro .eu não entendo muito , alguém poderia me ajudar ?

Taina disse...

Eu tenho uma duvida eu ganhei duas guias e gostaria de saber se posso usalas?

Cléo disse...

Não sei sobre o candomblé, mãe na umbanda, não se usa guias de orixás em giras de exu. Só se usam as guias de Exu. Tiram-se as outras, inclusive a de Oxalá.

Cléo disse...

Oi, se ela lascou foi porque te protegeu de algo. Se é realmente de quartzo rosa (natural) devolva-a a natureza mas antes agradeça pela proteção.

Cléo disse...

Pode ser uma coisa de preto-velho com fundamento em Iemanjá ou Oxum, dependendo do azul que a casa usava. Deixe no Cruzeiro, em uma igreja, mas antes peca licença a Obaluae para coloca-la lá e pronto.

Cléo disse...

Todos trabalham nas 7 linhas. Mesmo se sua coroa é Ogum e Iansã , você pode ter um ere de Xango. Estranho você não ter guia de caboclo. Voce nao riscou ponto de um dos principais da linha da direita da Umbanda? Tem algo errado aí então.

Cléo disse...

Te protegeu de algo ruim. Jogue fora

Cléo disse...

Orixá? Kkkkkkkkkk

Cléo disse...

Sim, pode usar.

Rayssa Moreira disse...

Se num momento de ira iu eatourei a guiada do meu companheiro , oqe pode aconrecer cmg ?

Jhony Santos disse...

Boa noite.. Não frequento umbanda mas acredito e tenho muita fé nessa religião e comprei uma guia 7 linhas.. posso usá-la normalmente estou deixando a vela que acendi pra oxum proximo ao colar, tem algum problema?

Unknown disse...

Boa tarde não sei meu orixa mais queria usar guia de proteção

Unknown disse...

Sonhei com uma guia amarela oq significa?

Unknown disse...

ola ! me tira uma duvida eu arrebentei sem querer a guia do meu marido , ele ficou muito mal e eu nao sei o que fazer. voce poderia me dar uma instruçao.?

Unknown disse...

O que significa sonhar com guia verde?

Unknown disse...

Boa noite ganhei uma corrente 7 linhas cruzada de proteção como devo usar

Joe amorim disse...

Vc deve levá-la ao algum centro de preferência para ser cruzada por uma entidade .

Joe amorim disse...

Sim , vc deverá levá-la em algum centro para cruza-la!

MARCELOFOREST disse...

Gostaria de saber porque o guardião que me acompanha, SR. Tranca Ruas de Embaré pedia sua guia com 01 conta preta e 3 vermelhas. Qual o significado, pois sei que por ele ser da encruza o vermelho vem de Ogum e o preto de Exú, mais 3 vermelhas???