O jejum é a abstinência total ou parcial de alimentos por um período definido e propósito específico.
Tem sido praticado pela humanidade em praticamente todas as épocas, nações, culturas e religiões. Pode ser com finalidade espiritual ou até mesmo medicinal, visto que o jejum traz tremendos benefícios físicos com a desintoxicação que produz no corpo. Mas nosso enfoque é o jejum bíblico.
Muitos cristãos desconhecem o que a Bíblia diz acerca do jejum, ou receberam um ensino distorcido, ou não receberam ensinamento algum sobre este assunto.
Creio que a Igreja de hoje vive dividida entre dois extremos: aqueles que não dão valor algum ao jejum e aqueles que se excedem em suas ênfases sobre ele.
Não há regras fixas na Bíblia sobre quando jejuar ou qual tipo de jejum praticar, isto é algo pessoal. Mas a prática do jejum, além de ser recomendação bíblica, traz consigo alguns princípios que devem ser entendidos e seguidos.
Diz o Senhor (Isaías 58): Clame em alta voz,tão alto quanto uma trombeta! Anuncie ao meu povo todos os seus pecados.Para eles que fingem ser tão religiosos!
Eles vêm ao templo diariamente e se mostram muito alegres em ouvir a leitura da minha Lei, como se obedecessem a ela, como se não desprezassem os mandamentos do seu Deus.
Eles Me fazem perguntas sobre como cumprir a Lei e têm prazer em participar dos atos religiosos no templo.
Eles reclamam: "Nós jejuamos e o Senhor nem notou! Fizemos tanta penitência e o Senhor nem deu importância!"
Eu vou lhes explicar por que:
É que mesmo no dia do jejum, vocês pensam em ganhar mais e mais dinheiro; é porque vocês maltratam e exploram seus empregados.
Que adianta ficar jejuando, se vocês continuam a brigar e a fazer violência? Com um jejum desses, Eu nunca responderia às orações que vocês Me fazem.Será que o que Eu quero é apenas isso! Fazer penitência, andar curvado como bambu ao vento, vestir-se de pano de saco e sentar-se sobre cinzas?
Vocês acham que isso é o jejum que agrada ao Senhor? Não!
O jejum que Eu quero ver é o seguinte:
Que parem de explorar seus empregados, não os maltratem, perdoem as dívidas dos que não podem pagar, e não obriguem outros a trabalhar como escravos.
Além disso, Eu quero que vocês repartam sua comida com os famintos, ofereçam abrigo a quem não tem casa, dêem roupas aos que estão nus e não se escondam de quem precisa de ajuda.
Prezados irmãos em Cristo, Se fizermos isso, Deus nos dará uma luz mais brilhante que o sol. Ele vai nos curar num instante! Sim, Ele vai cumprir suas promessas.
A Sua piedade vai servir como proteção para os nossos passos, e atrás de nós a glória do Senhor nos protegerá.
Então, quando gritarmos, o Senhor responderá; quando pedirmos ajuda, Ele dirá: "Eu estou ao seu lado". Mas, não nos enganemos, isso somente acontecerá se deixarmos de escravizar nossos empregados, se paramos de fazer ameaças e de espalhar mentiras ou fofocas.
No momento em que damos comida aos famintos, ajudemos e consolemos os que estão desesperados, a nossa luz aparecerá brilhante nas trevas e, a escuridão se tornará dará como o meio dia.
O Senhor nos guiará para sempre. Mesmo em situações difíceis, Ele dará força e alegria; seremos como um jardim bem regado, como uma fonte de onde a água não pára de correr.
fonte: webartigos.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário