sábado, 22 de janeiro de 2011

A INTOLERÂNCIA, O EVANGELHO E A UMBANDA

Evangelho palavra essa que tem o significado de "boas novas" ou "boas notícias". A palavra evangelista provém da palavra do grego koiné que significa grego popular ou comum, disseminada com grande propriedade na mensagem cristã

E boas novas ou boas noticias é o que a Religião de Umbanda vem trazendo e semeando na seara religiosa onde infelizmente Deus O Divino Criador é disputado a "tapas" como propriedade única a serviço de seus fiéis e religiões.

Deus, o Divino Criador concebeu e gerou-tudo e todos, para que através de sua criação pudesse manifestar-se. E Deus manifesta-se em nós seus filhos através dos sentidos divinos o qual nós somos herdeiros e O manifestamos em nosso intimo como o sentimento da fé, do amor, do conhecimento, da lei, da vida, da evolução, da justiça, da tolerância, da compreensão, da misericórdia, etc. Ou seja, tudo que seja a manifestação da vontade de se fazer o bem ou a virtude que é representada por Sua presença divina.

Quando vibramos sentimentos negativos através dos nossos atos, palavras e pensamentos, nos ausentamos da presença de Deus, e como na ausência Dele nada existe então passamos a sentir-nos vazios.

Sabemos que os sentimentos negativos não existem por si só, pois o Divino Criador não gerou nada de forma negativa, pois a ignorância é a ausência da sabedoria, o ódio a ausência do amor e a as trevas a ausência da luz, e com a presença da luz a escuridão dissipa-se, com a presença do amor o ódio cessa e com a presença da sabedoria a ignorância anula-se.

Na verdade o mal é a ausência do bem, ou seja, o vicio e a ausência da virtude, e se Deus é virtude, no vicio estamos ausente de Sua presença divina que é preenchida pelo vazio como sendo o estado da ausência divina em nós.

Todas as religiões têm como um de seus principais fundamentos a evangelização que é a boa noticia ou a boa nova da renovação ou a mudança de um estado de consciência anterior para um novo despertar consciente e renovador das virtudes que devemos manifestar através dos nossos sentidos.

Embora a palavra evangelizar tomou corpo e foi propagada com maior propriedade pela religião Cristã, o ato de evangelização esta presente em toda religião e deve ser divulgada e expandida como base fundamental em seu todo, pois se a religião é acima de tudo um meio de nos voltarmos ou de nos religarmos à Deus , pois fomos concebidos a Sua imagem e semelhança então somos a extensão da Sua presença quando O manifestamos através dos nossos sentimentos , pois a Umbanda é uma religião, e toda religião é em sí uma via divina e a Religião de Umbanda traz em si os caminhos do Amor, da Fé, do Conhecimento, da Evolução, da justiça, da Lei e da Vida, assim também deve ser seus adéptos caminhos luminosos por onde passam todo aquele que através da Umbanda querem se voltar a Deus

A Umbanda é tolerância, paciência, misericórdia, compaixão, respeito, amor, ou seja, a virtude e a vontade que comporta todos esses sentimentos, assim também deve ser todos os umbandistas ou qualquer fiel de outra religião, pois sabemos que religião é algo concebível a partir de uma idealização de Deus, e a mesma somente se concretiza quando os fiéis que a compõe manifesta esses sentimentos e atitudes a partir de si, ou não é verdade que o cristianismo simboliza a fé, o amor, a caridade, a sabedoria, a compaixão e muitas outras virtudes, justamente porque o Divino Mestre Jesus assim manifestou essas qualidades de si com tanta intensidade que fundou uma religião ou um corpo religioso com essas qualidades, atributos e atribuições.

Devemos entender que não devemos definir Deus em uma única via , forma ou religião, pois Ele é todas as formas, vias e religião , pois está presente em tudo e em todos e de forma ecumênica devemos respeitar todas as religiões, pois são muitas as formas de chegar ao Pai ou manifesta-Lo .

Ecumenismo eis a palavra que melhor define a Religião de Umbanda, ou seja, o respeito ás varias formas de cultuar o Divino Criador . Os Umbandistas portanto a Umbanda entende que Deus é a verdade absoluta e manifesta-se através das virtudes dos sentidos que são verdades relativas ou meios de chegarem até Ele, pois aquele que segue as mensagens de Jesus o Cristo chega a Deus por meio das virtudes expressa nela, mas sabemos que aquele que segue Budah (Sidarta Gautama) também chegam a Deus por meio das virtudes expressa por sua mensagem redentora, porem jamais devemos afirmar que a mensagem de um ou de outro mestre é a única verdade absoluta, pois estaríamos anulando aquela a qual não seguimos, o correto seriamos dizer que são tão somente verdades relativas que direciona à Deus que é todas a verdades em si mesmo, portanto a única verdade absoluta.

A razão de acreditarmos em algo não pode anular a razão alheia

O ecumenismo já se mostrou logo no nascedouro da Umbanda como uma de suas muitas qualidades virtuosas, pois nos centros de Umbanda há muitas imagens de santos católicos e nosso amado mestre Jesus Cristo tem um lugar especial em nosso coração.

A Umbanda no silêncio da manifestação dos espíritos de velhos sacerdotes negros e índios já combatia a desigualdade e o preconceito racial existente de forma arraigada há um século atrás ao atenderem os brancos que até eles recorriam através dos centros de Umbanda. Religião essa que sintetiza toda a sua grandeza na frase celebre e profunda do seu fundador o Caboclo das Sete Encruzilhadas que incorporado no seu médium o saudoso Pai Zélio de Moraes disse:

"Com os espíritos mais evoluídos aprenderemos, aos espíritos menos evoluídos ensinaremos e a nenhum renegaremos"

e no dia 16 de novembro de 1908 foi fundada a Umbanda Nascida em solo estéril pelo preconceito, mas que em pouco tempo com a sabedoria dos pretos velhos e o amor do caboclos encantariam a todos e plantariam no coração mais petrificado a semente redentora de sua mensagem humanizadora.

Por: Pablo Araujo de Carvalho

Nenhum comentário: