quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Morte do Ego ou do Senso de Auto-importância

O ego, se o compreendermos como o nosso Senso de Auto-importância, não será dissolvido por qualquer uma das técnicas e disciplinas ensinadas pela maioria das escolas espiritualistas. O ego será dissolvido naturalmente quando colocado diante da amplidão cósmica do Universo, quando confrontado com a magnitude do Mistério Onipresente que nos envolve, quando vislumbramos a totalidade do Nagual (As infinitas dimensões ilimitadas do Cosmos).

Vivemos diariamente como que com a cabeça enterrada na areia, presos a nossos papéis de generais, psicólogos, arquitetos, médicos, professores, etc. Esquecendo-se da fragilidade das condições em que vivemos. Nós a raça humana,, em nosso conjunto, em toda a nossa história, somos um pequeno lampejo de vida, que vibra num átimo de tempo, num minúsculo planeta que flutua como um grão de poeira, orbitando uma estrela anã amarela, nosso sol, no qual orbita nosso diminuto sistema planetário, que orbita num dos braços de nossa galáxia que é apenas uma entre as muitas milhões de infinitas galáxias existentes na vastidão do Universo.

Quando confrontados, com as inúmeras possibilidades de um universo multidimensional, onde como dizia o astrônomo Carl Sagan “existem mundos de gelo, estrelas de diamante, átomos tão grandes quanto sóis e universos menores do que átomos”.

O que podemos dizer diante disso tudo, o que podemos afirmar é que estamos diante de um Mistério, a vida, o mundo e o Universo é um mistério magnifico. Diante dessa magnitude de infinita grandeza, só nos resta nos deslumbramos humilde e reverentemente.

Krisnha, Buda, Lao Tsé, Fo-hi, Joshua Ben Pandira (o Jesus Bíblico), Sócrates, Maomé, nos antecederam e o mundo continuou sua marcha. O mundo não muda, não há o que mudar no mundo, ele é perfeito, assim como o Universo e o homem.

O que mantêm o ego inflado é a ignorância. Quanto mais ignorantes, mais condicionados, mais cheios de si e cheios de Senso de Auto-importância somos. Quando obrigado a levantar a cabeça do monturo de preconceitos culturais e modismos sociais em que nos mantemos e colocado diante do Mistério Insondável e Imensurável que nos cerca o ego dissolve-se naturalmente, adquirindo suas reais proporções. As proporções que lhe são adequadas diante de tamanha grandeza.

O Universo é perfeito, o mundo é perfeito, a natureza é perfeita, o homem é perfeito, com todas as suas aparentes imperfeições.

Onde galáxias chocam-se e desaparecem, mundo onde seres inteligentes desenvolveram consciência e através das eras evoluíram e como muitas outras formas de vida deixaram de existir. Diante do Mistério incomensurável do Universo, nesse mundo de infinitas possibilidades, que mal podemos compreender e muito menos julgar através de nossos padrões morais limitados, o que podemos realmente o que podemos mudar, aperfeiçoar, tornar melhor, o que podemos fazer de realmente significativo diante da realidade avassaladoramente misteriosa que nos envolve?

Qualquer coisa que fizermos não será nada comparado a realidade que nos cerca. Assim a conclusão inteligente e lógica é que o que quer que façamos só poderá ser realmente significativo em relação a nós mesmos. Podemos aproveitar as múltiplas possibilidades que a vida nos oferece transformando-nos no que desejarmos, de acordo com o nosso Poder Pessoal. Essa é nossa última e verdadeira liberdade. Considerando isso, podemos compreender o que dizia Carlos Castañeda ao afirmar que; “A tragédia do homem não é sua condição social, mas a falta de vontade para mudar a si mesmo. É muito fácil desenhar revoluções coletivas, mas mudar a si mesmo genuinamente, acabar com a auto-compaixao, apagar o ego, abandonar o ego e nossos hábitos e caprichos... ah, isso é uma outra coisa! Os bruxos dizem que a verdadeira rebeldia e a única saída do ser humano como especie, é fazer uma revolução contra a sua própria estupidez. Como você compreendeu, esta é uma tarefa solitária. O objetivo dos bruxos é a revolução dos bruxos, o despego irrestrito de nossas possibilidades preconceituais. Eu não tenho conhecido alguém mais revolucionário do que meu mestre (Juan Matus). Ele não estava tentando mudar as tortas por pão, não! Ele foi fundo no assunto. Propôs o salto mortal do pensamente para o desconhecido, a libertação de todas as ataduras. E me mostrou que isso é possível!”.

Esse salto não só é possível como é necessário, pois a Terra é só um grande ninho de girinos, que pensam que atingiram o máximo de sua evolução.
.
Nós não somos seres da Terra, da terra são os vermes e as minhocas. Nós somos Seres Luminosos e fomos depositados aqui, nesse ninho que chamamos planeta Terra, pelos nossos Ancestrais Divinos, nossos verdadeiros Pais Espirituais.
.
Temos que nascer, crescer, transcender a forma humana, que é uma forma "larvática" que ocupamos no momento e retornarmos ao Grande Oceâno Cósmico do Espaço Sideral, nossa verdadeira morada.
.
Algo muito semelhante aquelas tartaruguinhas depositadas na praia, que ao nascer e romper a casca tem ainda que cavar metros e metros, tem que cruzar toda a faixa de areia da praia e finalmente chegar ao mar. Só os que sobreviverem a todo o processo, completam o seu ciclo existencial e se tornam adultos, verdadeiros representantes da espécie, a imagem e semelhança de seus pais.
.
Muitos porém ficam brincando, se iludem e perdem tempo as margens do oceâno da vida, pensando que o objetivo da vida é acumular dinheiro, objetos e poder e status social. Nosso problema é o mesmo dos demais seres vivos que ignoram como nós, a condição precária de sua atual fase de existência.

O problema não é morrer, o problema é morrer sem nem mesmo ter nascido totalmente, sem ter completado seu ciclo existêncial.
.
Conosco, apesar de nos considerarmos diferentes do reino animal, acontece o mesmo. Apesar disso, a maioria prefere perder tempo e se distrair com bobagens, como se diz; "a vida é curta, não pelo tempo que dura, mas pelo pouco que se vive".
.
Jamais esqueçam que o verdadeiro ser humano é aquele que vive em função de elevados ideais e por eles pauta sua vida.


-CIRCULO SAGRADO
O PORTAL DA SABEDORIA ESOTÉRICA

Nenhum comentário: