quinta-feira, 7 de maio de 2009

POR QUE OCORREM AS COMUNICAÇÕES DE ESPIRITOS MISTIFICADORES?

Por que ocorrem as comunicações de espíritos mistificadores?

1. O médium as favorecem, seja por conduta moral pouco equilibrada; por inexperiência; falta de estudo; irresponsabilidade na tarefa mediúnica; vaidade; orgulho, etc.


2. O grupo as favorecem, quando não é uma equipe homogênea e afinizada, havendo rivalidades, melindres, ausência de amor e sinceridade entre os componentes, maledicência, etc.

3. Como um teste, para por à prova a humildade, a vigilância e o equilíbrio dos médiuns e de todo o grupo;

4. Como ajuda ao espírito mistificador - Neste caso os Mentores permitem a comunicação do mistificador porque sabem que o grupo mediúnico tem recursos para auxiliar no seu despertamento e esclarecimento.

São as seguintes as mistificações mais comuns nas reuniões mediúnicas:

* Espíritos supostamente guias e mentores, que através de orientações que fogem às diretrizes já delineadas para o trabalho mediúnico visam derrubar as defesas do grupo, afastar os componentes da reunião ou mesmo do Centro Espírita.

* Espíritos que levam o médium a dar comunicações incoerentes, objetivando a descrença e a desconfiança entre os integrantes e a desacreditarem do próprio grupo. Isto poderá ocorrer, gerando desapontamento do médium quando se descobre ludibriado ou porque se sente desacreditado pelos companheiros da reunião.

* Espíritos obsessores que se fazem passar por sofredores ou que disfarçam sua identidade por diversas formas, tentando enganar o grupo. Mistificadores existem que se comunicam aparentando, por exemplo, ser um sofredor, um necessitado com a finalidade de desviar o ritmo das tarefas e de ocupar o tempo. O médium experiente e vigilante, o grupo afinizado, os identificarão. Mas não se pode dispensar toda a vigilância e discernimento.

É importante ressaltar que quando a reunião mediúnica é bem orientada, realizando um trabalho sério, perseverante, quando os seus integrantes constituem um grupo homogêneo e afinizado onde prevaleçam o amor, o respeito e a união, as comunicações de espíritos mistificadores serão logo detectados pelo doutrinador, pelo médium e pelos demais.
Se isto ocorrer, o doutrinador deve dizer ao comunicante que conhece as suas reais intenções, buscando, em seguida esclarecê-lo de modo compatível com o que ele declarou inicialmente.

Fabio Fittipaldi

Nenhum comentário: