sexta-feira, 24 de abril de 2009

UMBANDA CONCEITO

Umbanda é um movimento religiosos que veio revigorar a mensagem de Cristo falando de perto ao coração dos mais necessitados material e espiritualmente, induzindo-os mediante a palavra amiga dos Caboclos e dos Pretos Velhos à prática das normas
evangélicas e, através da solução dos problemas de ordem material mais aflitivos, reconduzí-los aos caminhos da fé.

É hoje um Culta-ciência por encontrar na Física Quântica explicações para inúmeros fenômenos e porque se baseia na absorção das vibrações provindas de um espaço cósmico infinito atuantes sobre determinadas fontes de nosso planeta.

Exemplificando:

a vibração que vem do alto numa forma de energia que atua sobre as águas do mar. Esta vibração denomina-se Yemanjá.
Atuando sobre as rochas e trovões, denominamos Xangô.

Oxalá-vibração do ar (simbolizando o sopro da vida) Yemanjá - vibração do mar; Xangô - vibração das rochas; Ogum - vibração das estradas, dos caminhos;
Oxum - vibração das cachoeiras, rios, lagos;
Oxossi - vibração das matas
Iansã - vibração dos ventos e raios;
Obaluaê - vibração da terra;
Nanã - vibração dos rios e pântanos.

A Umbanda é um Culto de propósitos religiosos, embasada no Cristianismo.


É filosófica e é constituída de três partes distintas:

tradicionalista ou africanista;
doutrinária;
iniciática ou esotérica/exotérica.

Tradicionalista ou Africanista:
é a parte que estuda a Umbanda de raiz, como o Omolocô, religiões tribais, mistura de nações.

Doutrinária:
é a parte que estuda os fenômenos da mediunidade e o Kardecismo, sem o qual não haveria o conhecimento da Lei do Karma.

Iniciática ou Esotérica:
é a parte oculta destinada e reservada ao homem que está se preparando ou que já está em condições de receber a Luz da Iniciação. Atua nos poderes internos dos indivíduos ou das coisas.

Exotérica: Como religiosa, destina-se aos adeptos segundo seu aperfeiçoamento, mentalidade e cultura. Atua nos poderes externos (em torno) dos indivíduos e das coisas.

A Umbanda é uma congregação de espíritos evoluídos e involuidos, nos níveis superiores e inferiores do Plano Astral.
Sua cúpula orientadora busca suavizar e contribuir para a evolução dos irmãos mais atrasados ainda nos níveis inferiores da espiritualidade e no plano físico.

Como culto apresenta-se de forma racional, de maneira que qualquer adepto, desde que raciocine, compreenda sua estrutura e suas prioridades, das quais a mais importante é a evolução do homem e dos espíritos atrasados através da prática da
caridade.

Umbanda tem seus cultos próprios, reverenciando Zambi em primeiro plano e abaixo, os Orixás, Mensageiros, Guias, Falangeiros e os Espíritos de um modo geral.

Tem seus rituais nos campos vibratórios dos Orixás: matas, cachoeiras, pedreiras, cemitérios, rios e mares.

Umbanda não tem Orixás; tem Guias e Protetores.

Como filosofia seu campo é imenso, incluindo principalmente o fato de ensinar o homem a viver por seus próprios meios e a aprender a preservá-los evitando permanecer na eterna dependência dos outros.

Todavia, a Umbanda que ora praticamos, embora eclética, é liberta de muitos dos seus elos com outras religiões ou filosofias.
Livre de práticas e mitologias passadas renasceu neste início de século aqui no Brasil, crescendo desde então, dia a dia.

Umbanda é manifestação divina, culto de caráter místico-religioso, projetada pelo Plano Astral no Brasil, com fundamentos na caridade.

É uma vibração de amor transmitida pelas Entidades.

A Umbanda traz mensagem própria e adequada à índole do nosso povo.
Mensagem de esperança para uma massa sofrida, desejosa de um caminho iluminado para estes dias turvos e cinzentos na matéria, além de uma chance de redenção junto à Divindade.

Sabiamente, a matéria prima desse mesmo movimento é constituída de uma multidão de almas valorosas, resignadas, tolerantes, leais e trabalhadoras.

Elas não são inquietas porque confiam cegamente no poder maior e no roteiro de serviço que lhes foi entregue pelos Superiores da Cidade de Aruanda, uma das muitas moradas do Pai.

Muita Paz.

FÁTIMA DAMAS

Nenhum comentário: