quarta-feira, 3 de setembro de 2008

EGUM

Eguns nada mais são do que os espíritos que já desencarnaram e Kiumbas quer dizer exatamente a mesma coisa.
Apenas se dá entre eles uma diferença de evolução.

Senão vejamos:
Eguns, são todos os que desencarnaram, tiveram vida humana, em contraposição aos Orixás que são forças da natureza.

Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças, e Exus (entidade de Umbanda), são Eguns.

Obs:
Quando digo que Exus (entidades de Umbanda) são Eguns, é por que no Candomblé, Exu é Orixá, divindade.

É o Orixá intermediário entre os demais Orixás e os homens.

Kiumbas são Eguns ainda muito atrasados na escala de evolução espiritual, são considerados negativos e que por vezes, se fazem passar por outras entidades, normalmente por Exus, criando no leigo, um ponto de vista muito negativo em relação a estas entidades, os Exus, por eles mistificados.

É sabido que o termo evolução é extremamente relativo, e dentro de uma mesma qualidade de entidades, poderá variar muito o grau de evolução entre cada um deles.

O que quero dizer é que entre os Caboclos, assim como entre os Pretos-Velhos e outras entidades, sempre haverá um que esteja um pouco acima, e um outro um pouco abaixo na escala de evolução espiritual.

O certo, no entanto, é que estas entidades, Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças, Exus e algumas outras, já chegaram a um nível de evolução tal, que os permitem diferenciar o certo do errado e procurarem humildemente ajuda e colaboração das entidades de níveis mais altos, no sentido de auxiliar aos filhos que os procuram, nos momentos em que seus conhecimentos, permissão ou capacidade de trabalho são impotentes para a ajuda.

Normalmente se ouve:
- Você está com o encosto de um Egum muito perigoso!
- Você precisa fazer uma obrigação para despachar este Egum que está complicando sua vida!

Isso realmente pode acontecer, pois como já dissemos, Egum é todo espírito desencarnado.

E pode acontecer que por ainda estar num momento de evolução espiritual ainda atrasada, esteja sendo usado para feitiços ou malefícios e até mesmo por ignorância sobre sua atual condição de desencarnado (egum).

Por vezes, em virtude de desencarnes violentos ou inesperados, o espírito não se apercebe ou não aceita sua nova condição fluídica e sente-se como um de nós, ainda encarnados, sendo assim ele mantém-se muito próximo, principalmente de seus entes queridos quando em vida, tumultuando suas vidas, em virtude da diferença de vibração de suas energias.

Este Egum, precisa certamente ser esclarecido e afastado.

Várias doutrinas se ocupam deste mister de maneiras diferentes, comprovando que é necessário que os níveis de vida, encarnada e desencarnada, mantenham suas independências.

Nota-se a diferença então entre os Eguns, Entidades e Kiumbas.

Na realidade Egum é a qualificação de todo e qualquer espírito desencarnado.

O seu nível de evolução é que o especificará!

Quando nos referimos aos espíritos vampirizadores, aos incitadores ao vício ou àqueles que se aproximam de nós sempre para o mal, os quais são comprados por quem tem a alma maculada pela maldade, para nos impor males ou feitiços, esses serão certamente os Kiumbas, mas numa generalização muito comum, sempre nos referimos a eles como Eguns.

Pela vaidade e as vezes pela ignorância, muitos não admitem que possam estar sendo mediunizados por um Egum, qual seja, um Caboclo, um Preto-Velho ou mesmo um Exu, para um trabalho de caridade.

Desmistifiquemos então o conceito de Egum e tentemos de todas as maneiras, pela caridade, pela fé, pela oração e pelo trabalho espiritual, elevarmos cada vez mais nossos Eguns de fé para que, pelo trabalho deles, possam ser cada vez mais, atraídos para os caminhos de luz, aqueles Eguns, os Kiumbas, que ainda se encontram nos lamaçais da espiritualidade.

14 comentários:

Moré disse...

Parabéns pelo seu blog, e gostaria que vc visitasse o meu também
http://misteriosumbanda.blogspot.com

Luis disse...

Muito esclarecedoras as informações sobre eguns. Muito claras e bem expressadas mesmo. Talvez seria importante dizer tbém que, devido aos sincretismos e misturas que a umbanda frequentemente assume, Exu tbém é elevado ao posto de Orixá, assim como no candomblé. Varia,na verdade de terreiro para terreiro. No terreiro em que trabalho, Exu é Orixá, com a função que vc descreveu, de mensageiro, entre outras. Já os Eguns são referidos sempre como irmãos desencarnados sofredores e/ou obsessores não evangelizados. Os cultos afro são muito ricos e a troca de informações é preciosa, obrigado por vc existir, axé!

bolgardan@gmail.com (Luis)

Moré disse...

Obrigado! E fico feliz em saber que irmãos da cultura afro, estão ativos na luta para que nossas religiões de matrizes africanas, seja mais bem compriendidas, e a troca de informações e sempre importante. Axé para todos irmãos de FÉ.

Anônimo disse...

como se chamam os espiritos ruins, que falam e te empuram pro erro, que não tem luz alguma?

Unknown disse...

parabens, esto sempre tentando aprender e vc me ajudou muito.Obrigada.

Eptaphilus disse...

Olá, gostei do artigo, parabéns. Quero tirar uma duvida, diferenciar um espirito atrasado de um mais esclarecido, basta saber se ele se propoe a fazer o bem e o mal, ou só o bem, porque um exu ajudou minha irma, parece que mandaram pra cima dela um kyumba, ele segurou até que o preto velho fizesse a limpeza da matéria, mas esse mesmo exu também se propoe a fazer coisas ruins. Ele também disse que eu tenho mediunidade, que deveria trabalhar com os povos da minha cabeça, ele mencionou o povo da justiça, é o que grita mais alto dentro de mim, o depois o povo da mata, que também grita muito alto para mim, mencionou também que eu tenho muitas brigas com minha esposa por não exercer minha mediunidade. se puder me esclarecer alguns pontos e dividir o que sabe a respeito, já sou grato pela matéria. meu email é eptaphilus21@gmail.com

Eptaphilus disse...

Olá, gostei do artigo, parabéns. Quero tirar uma duvida, diferenciar um espirito atrasado de um mais esclarecido, basta saber se ele se propoe a fazer o bem e o mal, ou só o bem, porque um exu ajudou minha irma, parece que mandaram pra cima dela um kyumba, ele segurou até que o preto velho fizesse a limpeza da matéria, mas esse mesmo exu também se propoe a fazer coisas ruins. Ele também disse que eu tenho mediunidade, que deveria trabalhar com os povos da minha cabeça, ele mencionou o povo da justiça, é o que grita mais alto dentro de mim, o depois o povo da mata, que também grita muito alto para mim, mencionou também que eu tenho muitas brigas com minha esposa por não exercer minha mediunidade. se puder me esclarecer alguns pontos e dividir o que sabe a respeito, já sou grato pela matéria. meu email é eptaphilus21@gmail.com

Eptaphilus disse...

Olá, gostei do artigo, parabéns. Quero tirar uma duvida, diferenciar um espirito atrasado de um mais esclarecido, basta saber se ele se propoe a fazer o bem e o mal, ou só o bem, porque um exu ajudou minha irma, parece que mandaram pra cima dela um kyumba, ele segurou até que o preto velho fizesse a limpeza da matéria, mas esse mesmo exu também se propoe a fazer coisas ruins. Ele também disse que eu tenho mediunidade, que deveria trabalhar com os povos da minha cabeça, ele mencionou o povo da justiça, é o que grita mais alto dentro de mim, o depois o povo da mata, que também grita muito alto para mim, mencionou também que eu tenho muitas brigas com minha esposa por não exercer minha mediunidade. se puder me esclarecer alguns pontos e dividir o que sabe a respeito, já sou grato pela matéria. meu email é eptaphilus21@gmail.com

Eptaphilus disse...

Olá, gostei do artigo, pbnz.Quero tirar uma duvida, diferenciar um espir atrasado de um ms esclarecido, basta sabr se ele se propoe a fazr o bm e o mal, ou só o bem, pq um exu ajudou minha irma, parec que mandaram pra cima dela um kyumba, ele segurou até que o preto velho fizece a limpeza da matéria, mas ese mesmo exu tbm se propoe a fazr coisas ruins. Ele também disse que eu tenho mediunidad, que deveria trabalhar com os povos da minha cabeça, ele mencionou o povo da justiça, é o que grita mais alto dentro de mim, o depois o povo da mata, que também grita muito alto para mim, mencionou também que eu tenho muitas brigas com minha esposa por não exercer minha mediunidade. se puder me esclarecer alguns pontos e dividir o que sabe a respeito, já sou grato pela matéria. meu email é eptaphilus21@gmail.com

Eptaphilus disse...

um exu me disse que eu tenho mediunidade, que o povo de justiça, grita mais alto, e que o da mata vem em segundo dentro da minha cabeça, que eu brigo muito com minha esposa pq não trabalho com eles, voce pode dividir o que sabe a respeito comigo. eptaphilus21@gmail.com parabens pelo artigo, esclarecedor

Eptaphilus disse...

Olá, gostei do artigo, pbnz.Quero tirar uma duvida, diferenciar um espir atrasado de um ms esclarecido, basta sabr se ele se propoe a fazr o bm e o mal, ou só o bem, pq um exu ajudou minha irma, parec que mandaram pra cima dela um kyumba, ele segurou até que o preto velho fizece a limpeza da matéria, mas ese mesmo exu tbm se propoe a fazr coisas ruins. Ele também disse que eu tenho mediunidad, que deveria trabalhar com os povos da minha cabeça, ele mencionou o povo da justiça, é o que grita mais alto dentro de mim, o depois o povo da mata, que também grita muito alto para mim, mencionou também que eu tenho muitas brigas com minha esposa por não exercer minha mediunidade. se puder me esclarecer alguns pontos e dividir o que sabe a respeito, já sou grato pela matéria. meu email é eptaphilus21@gmail.com

The voice of love disse...

Nossa esse site eh bem interessante parabéns!!! Vlw aprendi mto com issu bjs Michelly

Áurea Oliveira disse...

Nossa adorei seu Blog , esclarecedor parabens !!!

Unknown disse...

gostei muito da sua explicação sobre egum vc poderia falar mais sobre eles pois eu gostaria muito.obrigada