sexta-feira, 15 de agosto de 2008

PERSONALIDADES



Dr. BEZERRA DE MENEZES

Cearense, nascido em 29 de agosto de 1831, Adolfo Bezerra de Menezes foi considerado o "Kardec Brasileiro".
No início de sua infância, seu pai ainda tinha fortuna proveniente de fazendas de gado, perdidas posteriormente com o pagamento de dívidas com credores que o exploravam.
A vida de Bezerra desde cedo foi muito dura.
A forte vocação para a medicina fez Adolfo vencer a precária situação financeira da família, enfrentando estoicamente a vida universitária no Rio de Janeiro através de aulas que ministrava a seus colegas para custear seus estudos.
Tal contexto ensejou a ocorrência de um fato aparentemente inexplicável: encontrando-se em vias de ser despejado de seu quarto de pensão, apareceu-lhe um jovem que lhe pagou adiantado por aulas particulares de matemática. Adolfo, não era brilhante com números, pôs-se a estudar intensamente, só que em vão, porque o misterioso e sábio aluno nunca retornou para as aulas...
A explicação para curiosa passagem só veio mais tarde, quando já mantinha contatos com o mundo espiritual. Encontrando-se novamente em penosa situação de finanças, foi-lhe avisado que, se necessário, seria enviado um "novo aluno de matemática"...
Concluído seu curso médico, aos 25 anos Bezerra instala seu primeiro e modesto consultório, paralelamente ao trabalho como cirurgião militar no Hospital Central.
Excelente clínico e operador, além de amigo dos pacientes, Adolfo logo começou a ter êxito na carreira.
Quanto aos honorários, ele somente os cobrava de quem podia pagar; com relação aos menos afortunados, não só não lhes cobrava as consultas, como distribuía-lhes boa parte de seus ganhos para a compra de medicamentos e roupas, donde lhe adveio o título de "Médico dos Pobres".
O desprendimento e o espírito fraterno de Adolfo eram tão intensos que ele não vacilou em doar o próprio anel de formatura (e pode-se imaginar quão valioso era tal símbolo no século passado!), para que um paciente o vendesse e pudesse adquirir os remédios necessários ao tratamento.
Em outra ocasião, procurado por um amigo em precária situação financeira e cujo filho acabara de falecer, Bezerra entregou-lhe a carteira de dinheiro, ficando sem nada para a condução de volta para casa.
O primeiro casamento de Adolfo foi com Maria Cândida Lacerda, que veio a falecer após cinco anos do matrimônio, deixando-o em dura provação com dois filhos pequenos. Neste período começou a inclinar-se para o espiritismo, através da leitura do Livro dos Espíritos, que recebeu de presente de um amigo.
Casou-se novamente em 1864, desposando a irmã de sua primeira mulher, com quem teve mais cinco filhos.
Paralelamente à medicina, Bezerra destacou-se como político, tendo sido eleito como vereador e deputado, cargos que exerceu com muita seriedade e dedicação, o que lhe rendeu calúnias e perseguições, mormente após ter-se declarado publicamente espírita. É que em 1889, com o advento das idéias positivistas implantadas com a República, surgiram dificuldades para a difusão do espiritismo no Brasil. Muitos centros espíritas foram fechados nesta fase.
Além dos obstáculos políticos, enfrentou no espiritismo, em sua fase incial, problemas internos, uma vez que os centros espíritas trabalhavam de forma autônoma, sem tomar conhecimento das atividades desenvolvidas pelos demais, além de haver rivalidades e discórdias entre os neo-praticantes, o que ensejou a fundação da Federação Espírita do Brasil por Adolfo Bezerra de Menezes, juntamente com outros companheiros de ideal, para unificar e harmonizar os kardecistas.
Adolfo implantou, ainda, a primeira escola de médiuns do Brasil.
Posteriormente, assumiu a presidência da FEB, cargo que ocupou até seu desencarne.
Adolfo exerceu, ainda, importantes atividades empresáriais nos ramos de transporte ferroviários, bem como teve destaque como escritor médico e espírita.
Suas obras mais relevantes foram "Diagnóstico do Câncer" e "A Loucura Sob Novo Prisma", esta última sobre as obsessões e os meios evangélicos para a sua cura.
Em 1900, uma congestão cerebral imobilizou-o por três meses no leito, antes de seu falecimento. Nete período recebeu inúmeras visitas que discretamente lhe deixavam ajuda financeira e saiam do aposento reconfortadas física e espiritualmente, tal a força dos fluídos transmitidos por Bezerra, mesmo agonizante.
Após sua morte, o "Médico dos Pobres", ao invés de elevar-se às alturas celestiais, que lhe estavam destinadas, preferiu permanecer em missão de auxílio e cura junto às paragens inferiores, especialmente no Brasil, orientando uma equipe de dedicados trabalhadores da espiritualidade.
Bezerra sempre foi um médico no mais nobre sentido que se pode dar a essa profissão, segundo suas próprias palavras: "Um médico não tem o direito de terminar uma refeição, nem de escolher hora, nem de perguntar se é longe ou perto, quando um aflito qualquer lhe bate à porta. O que não acode... por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alto da noite, mau o caminho ou o tempo,... ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro, esse não é médico, é negociante da medicina..."
Essa é a imagem que dele até hoje persiste e cujo contornos principais foram bem destacados por sua sobrinha-neta, Fausta Bezerra Silva, em entrevista a Ramiro Gama (Lindos casos de Menezes, p.77): "...a renúncia de Bezerra pelos bens materiais, sua paixão pelo dever de servir sem ser servido, de ser útil, de amar a seu próximo, sua preocupação de aliviar-lhe as dores, solucionar-lhe os problemas, dando-se sem pensar em si".
Marco na evolução do espiritismo brasileiro, Adolfo Bezerra de Menezes deixa-nos perene exemplo de vida - guia e parâmetro para todas as nossas atividades.

.................................................................................



JOANNA DE ÂNGELIS
Lc. (8,2) – Os doze estavam com Ele, como também algumas mulheres...

Aqui, serão reproduzidos trechos extraídos de “Boa Nova”, de Humberto de Campos por Chico Xavier e de “A Veneranda Joanna de Ângelis” por Divaldo Franco e Celeste Santos.

“Joana de Cusa...
Entre a multidão que invariavelmente acompanhava Jesus nas pregações do lago, achava-se sempre uma mulher de rara dedicação e nobre caráter, das mais altamente colocadas na sociedade de Cafarnaum. Tratava-se de Joana, consorte de Cusa, intendente de Ântipas, na cidade onde se conjugavam interesses vitais de comerciantes e de pescadores.
Joana possuía verdadeira fé; contudo não conseguiu furtar-se às amarguras domésticas, porque seu companheiro de lutas não aceitava as claridades do Evangelho. Considerando seus dissabores íntimos, a nobre dama procurou o Messias, numa ocasião em que Ele descansava em casa de Simão, e lhe expôs a longa série de suas contrariedades e padecimentos. Alto funcionário de Herodes, em perene contato com os representantes do Império, repartia as preferências religiosas, ora com os interesses da comunidade judaica, ora com os deuses romanos, o que lhe permitia viver em tranqüilidade fácil e rendosa.
Joana confessou ao Mestre os seus temores, suas lutas e desgostos no ambiente doméstico, expondo suas amarguras em face das divergências religiosas existentes entre ela e o companheiro. Após ouvir-lhe a longa exposição, Jesus lhe ponderou:
“ – Joana, só há um Deus, que é o nosso Pai, e só existe uma fé para todas as nossas relações com o seu amor. Certas manifestações religiosas, no mundo, muitas vezes não passam de vícios populares nos hábitos exteriores.
Todos os templos da terra são de pedra; eu venho, em nome de Deus, abrir o templo de fé viva no coração dos homens. Entre o sincero discípulo do Evangelho e os erros milenares do mundo, começa a travar-se o combate sem sangue da redenção espiritual. Agradece ao Pai o haver-te julgado digna de um bom trabalho, desde agora. Teu esposo não te compreende a alma sensível?
Compreender-te-á um dia. É leviano e indiferente? Ama-o, mesmo assim. Não te acharias ligada a ele se não houvesse para isso razão justa. Servindo-o com amorosa dedicação, estarás cumprindo a vontade de Deus. Falas-me de teus receios e de tuas dúvidas. Deves, pelo Evangelho, amá-lo ainda mais. Os sãos não precisam de médico. Além disso, não poderemos colher uvas dos abrolhos, mas podemos amanhar o solo que produziu cardos envenenados, a fim de cultivarmos nele mesmo a videira maravilhosa do amor e da vida”.
Joana deixava entrever no brilho suave dos olhos a íntima satisfação que aqueles esclarecimentos lhe causavam; mas, patenteando todo o seu estado d’alma, interrogou: “- Mestre, vossa palavra me alivia o espírito atormentado; entretanto, sinto dificuldade extrema para um entendimento recíproco no ambiente do meu lar. Não julgais acertado que lute para impor vossos princípios? Agindo assim, não estarei reformando o meu esposo para o céu e para o vosso reino?”
O Cristo sorriu serenamente e retrucou: “- Quem sentirá mais dificuldade em estender as mãos fraternas, será o que atingiu as margens seguras do conhecimento com o Pai, ou aquele que ainda se debate entre as ondas da ignorância ou da desolação, da inconstância ou da indolência do espírito? Quanto à imposição das idéias – continuou Jesus, acentuando a importância de suas palavras – por que motivo Deus não impõe a sua verdade e o seu amor aos tiranos da Terra? Por que não fulmina com um raio o conquistador desalmado que espalha a miséria e a destruição, com as forças sinistras da guerra?
A sabedoria celeste não extermina as paixões: transforma-as. Aquele que semeou o mundo de cadáveres desperta, às vezes, para Deus, apenas com uma lágrima. O Pai não impõe a reforma a seus filhos: esclarece-os no momento oportuno.
Joana, o apostolado do Evangelho é o de colaboração com o céu, nos grandes princípios da redenção.
Sê fiel a Deus, amando o teu companheiro do mundo, como se fora teu filho. Não percas tempo em discutir o que não seja razoável.
Deus não trava contendas com as suas criaturas e trabalha em silêncio, por toda a Criação. Vai!... Esforça-te também no silêncio e, quando convocada ao esclarecimento, fala o verbo doce ou energético da salvação, segundo as circunstâncias! Volta ao lar e ama o teu companheiro como o material divino que o céu colocou em tuas mãos para que talhes uma obra de vida, sabedoria e amor!...”
Joana de Cusa experimentava um brando alívio no coração. Enviando a Jesus um olhar de carinhoso agradecimento, ainda lhe ouviu as últimas palavras:
“- Vai, filha!... Sê fiel!”
Desde esse dia, memorável para a sua existência, a mulher de Cusa experimentou na alma a claridade constante de uma resignação sempre pronta ao bom trabalho e sempre ativa para a compreensão de Deus. Como se o ensinamento do Mestre estivesse agora gravado indelevelmente em sua alma, considerou que, antes de ser esposa na Terra, já era filha daquele Pai que, do céu, lhe conhecia a generosidade e os sacrifícios. Seu espírito divisou em todos os labores uma luz sagrada e oculta.
Procurou esquecer todas as características inferiores do companheiro, para observar somente o que possuía ele de bom, desenvolvendo, nas menores oportunidades, o embrião vacilante de suas virtudes eternas.
Mais tarde, o céu lhe enviou um filhinho, que veio duplicar os seus trabalhos; ela, porém, sem olvidar as recomendações de fidelidade que Jesus lhe havia feito, transformava suas dores num hino de triunfo silencioso em cada dia.
Os anos passaram e o esforço perseverante lhe multiplicou os bens da fé, na marcha laboriosa do conhecimento e da vida.
As perseguições políticas desabaram sobre a existência de seu companheiro. Joana, contudo, se mantinha firme.
Torturado pelas idéias de vingança, pelas dívidas insolváveis, pelas vaidades feridas, pelas moléstias que lhe verminaram o corpo, o ex-intendente de Ântipas voltou ao plano espiritual, numa noite de sombras tempestuosas.
Sua esposa, todavia, suportou os dissabores mais amargos, fiel aos seus ideais divinos edificados na confiança sincera. Premida pelas necessidades mais duras, a nobre dama de Cafarnaum procurou trabalho para se manter com o filhinho que Deus lhe confiara. Algumas amigas lhe chamaram a atenção, tomadas de respeito humano. Joana, no entanto, buscou esclarecê-las, alegando que Jesus igualmente havia trabalhado, calejando as mãos nos serrotes de modesta carpintaria e que, submentedo-se ela a uma situação de subalternidade no mundo, se dedicaria primeiramente ao Cristo, de quem se havia feito escrava devotada.
Cheia de alegria sincera, a viúva de Cusa esqueceu o conforto da nobreza material, dedicou-se aos filhos de outras mães, ocupando-se com os mais subalternos afazeres domésticos, para que seu filhinho tivesse pão. Mais tarde, quando a neve das experiências do mundo lhe alvejou os primeiros anéis da fronte, uma galera romana a conduzia ao seu bojo, na qualidade de serva humilde...
No ano de 68, quando as perseguições ao Cristianismo eram intensas, vamos encontrar, num dos espetáculos sucessivos do circo, uma velha discípula do Senhor amarrada ao poste do martírio, ao lado de um homem novo, que era seu filho.
Ante o vozerio do povo, foram ordenadas as primeiras flagelações.
Abjura!... Exclama um executor das ordens imperiais, de olhar cruel e sombrio.
A antiga discípula do Senhor contempla o céu, sem uma palavra de negação ou de queixa. Então o açoite vibra sobre o rapaz seminu, que exclama, entre lágrimas:
“- Repudia a Jesus, minha mãe!... Não vês que nos perdemos?! Abjura!... por mim, que sou teu filho!...”
Pela primeira vez, dos olhos da mártir corre uma fonte abundante de lágrimas. As rogativas do filho são espadas de angústia que lhe retalham o coração.
“Abjura!... Abjura!...”
Joana ouve aqueles gritos, recordando a existência inteira. O lar risonho e festivo, as horas de ventura, os desgostos domésticos, as emoções maternais, os fracassos
do esposo, sua desesperação e sua morte, a viuvez, a desolação e as necessidades mais duras... Em seguida, ante os apelos desesperados do filhinho, recordou que Maria também fora mãe e, vendo o seu Jesus crucificado no madeiro da infâmia, soubera conformar-se com os desígnios divinos. Acima de todas as recordações, como alegria suprema de sua vida, pareceu-lhe ouvir ainda o Mestre, em casa de Pedro, a lhe dizer: “-Vai filha! Sê fiel!”.
Então, possuída de força sobre-humana, a viúva de Cusa, contemplou a primeira vítima ensangüentada e, fixando no jovem um olhar profundo e inexprimível, na sua dor e na sua ternura, exclamou firmemente: “-Cala-te, meu filho! Jesus era puro e não desdenhou o sacrifício. Saibamos sofrer na hora dolorosa, porque, acima de todas as felicidades transitórias do mundo, é preciso ser fiel a Deus!”.
A esse tempo, com os aplausos delirantes do povo, os verdugos he incendiavam, em derredor, achas de lenha embebidas em resina inflamável. Em poucos instantes, as labaredas lamberam-lhe o corpo envelhecido. Joana de Cusa contemplou com serenidade a massa de povo que não lhe entendia o sacrifício.
Os gemidos de dor lhe morriam abafados no peito opresso. Os algozes da mártir cercaram-lhe de impropérios a fogueira: “- O teu Cristo soube apenas ensinaste a morrer?”, perguntou um dos verdugos. A velha discípula, concentrando a sua capacidade de resistência, teve ainda forças para murmurar: “- Não apenas a morrer, mas também a vos amar!...” Nesse instante, sentiu que a mão consoladora do Mestre lhe tocava suavemente os ombros, e lhe escutou a voz carinhosa e inesquecível: “- Joana tem bom ânimo!... Eu aqui estou!...”
Juana de Asbaje
No século XVII, ela reaparece no cenário do mundo, para mais uma vida dedicada ao Bem. Renascer na pequenina San Miguel Nepantla, há uns 80 quilômetros da cidade do México, com o nome de Juana y Ramires de Santillana, filha de pai basco e mãe indígena.
“... resolveu entrar no Convento das Carmelitas descalças, aos 16 anos de idade. Desacostumada com a rigidez ascética, adoeceu e retornou à corte. Seguindo orientação de seu confessor, foi para a Ordem de São Jerônimo da Conceição, que tem menos obrigações religiosas, podendo dedicar-se às letras e à ciência. Tomou o nome de Sóror Juana Inês de la Cruz”.
“Em 1695, houve uma epidemia de peste na região. Juana socorreu durante dia e noite as suas irmãs religiosas que, juntamente com a maioria da população, estavam enfermas. Foram morrendo, aos poucos, uma a uma, as suas assistidas e quando não restavam mais religiosas, ela, abatida e doente, tombou vencida, aos 44 anos de idade”.

Sóror Joana Angélica de Jesus
Passados 66 anos do seu regresso à Pátria Espiritual, retornou, agora na cidade de Salvador (BA), em 1761, como Joana Angélica, filha de uma abastada família. Aos 21 anos ingressou no Convento da Lapa, como franciscana, com o nome de Sóror Joana Angélica de Jesus.
“Foi irmã, escrivã e vigária, quando, em 1815, tornou-se Abadessa e, no dia 20 de fevereiro de 1822, defendendo corajosamente o convento, a casa de Cristo, assim como a honra das jovens que ali moravam, foi assassinada por soldados que lutavam contra a independência do Brasil”.
“... mantenhamos o indestrutível ideal e pensamento do Cristo, no mundo, através da ação do bem sem limites, não importando quanto tempo passe e quanto sacrifício ainda nos seja exigido”.
Em nossa caminhada, passo a passo com Jesus, reencontramos Joanna de Ângelis em duas lindas mensagens constantes de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Essas não nos chegaram assinadas, mas sim foram identificadas pela Espiritualidade Superior a virtuosos médiuns da atualidade.
A primeira encontra-se no cap. IX. A segunda consta no cap. XVIII e é apresentada a seguir:
A Paciência
A dor é uma benção que Deus envia aos seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes, mas bendizei, ao contrário, o Deus Todo Poderoso que vos marcou pela dor nesse mundo para a glória do céu.
Sede pacientes; a paciência é também uma caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus.
A caridade que consiste na esmola dada aos pobres, é a mais fácil das caridades; mas há uma bem mais penosa e, conseqüentemente, mais meritória: perdoar àqueles que Deus colocou sobre nosso caminho para serem os instrumentos dos nossos sofrimentos e colocar a nossa paciência à prova.
A vida é difícil, eu o sei; ela se compõe de mil nadas que são picadas de alfinetes que acabam por ferir; mas é preciso considerar os deveres que nos são impostos, as consolações e as compensações que temos por outro lado, e, então, veremos que as bênçãos são mais numerosas que as dores.
O fardo parece menos pesado quando se olha do alto, do que quando se curva a fronte para o chão.
Coragem, amigos, o Cristo é o vosso modelo; Ele sofreu mais que qualquer de vós e não tinha nada a se censurar, enquanto que vós tendes vosso passado e expiar e vos fortalecer para o futuro.
Sede, pois, pacientes, sede cristãos, essa palavra encerra tudo.

Joanna de Ângelis, Havre, 1862.

................................................................................


DR. ADOLFO SCHULTZ

Um médico alemão que conquistou a simpatia e a confiança do povo brasileiro.

O Dr. Adolfo Schultz foi um talentoso médico, clínico geral, que no início de sua carreira, interessava-se muito pela psicanálise e pela psiquiatria, ramo que viria se especializar mais tarde.
Nascido em família humilde, na Alemanha, no quarto final do século XIX, formou-se na Universidade de Berlim, onde fez graduação, doutorado e mestrado.
No desempenho de sua profissão, começou a perceber que os problemas das pessoas não se restringiam apenas aos de ordem física.
Como, àquela altura, já possuía grande assistência espiritual, por sua retidão de caráter, conversava, intuitivamente, com os seus pacientes, abordando questões sobre espíritos, áureas e outros assuntos correlatos.
Muitos dos enfermos o ridicularizavam por isso, pois, achavam que suas dificuldades eram somente físicas e que somente por esse critério deveriam ser tratados. Houve ocasiões em que o Dr. Schultz foi processado e preso, por difundir teorias médico-espiritualistas, e isso foi um dos motivos que pelo qual resolveu deixar a Alemanha, vindo a radicar-se no Brasil, no início do século XX.
Iniciou seu trabalho no Espírito Santo, onde prestava atendimento médico de forma ilegal, pois não se permitia, aos estrangeiros, o exercício regular dessa profissão, sem a devida permissão do governo brasileiro, que a tudo controlava.
Posteriormente, já estando com a sua situação regulamentada, Schultz atuaria bastante no combate às epidemias do início do século, passando pelos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Veio falecer no Rio Grande do Sul, com idade avançada, vitimado por uma doença contagiosa que acabou paralisando todos os seus membros e a coluna. Nos seus últimos dias, movimentava somente os olhos, e nada mais.
Voltando ao mundo espiritual, plenamente restabelecido, encontrou-se com seus pares da Alemanha, que, a essa altura, estava em guerra novamente (Segunda Guerra Mundial), sob o impulso do nazismo.
A exemplo de Schultz, outros médicos alemães também haviam se transferido, já na condição de espíritos, para o Brasil, atraídos pela simpatia e pelo conforto que o povo brasileiro oferecia aos imigrantes europeus que aqui se refugiavam das guerras, inclusive os germânicos. Portanto, a imigração para o Brasil, além do plano físico, deu-se também no plano espiritual, até porque muitos desencarnados acompanharam os seus familiares encarnados, na mudança da Europa para as Américas.
Na verdade, havia um compromisso com aqueles médicos, selado com o próprio Cristo e com os seus subordinados diretos, cuja execução ficara em aberto, por causa das instituições familiares e religiosas, pois, a sociedade em geral, não admitia a existência do Espírito, ainda mais no campo da medicina.
Por ser experiente, tendo reencarnado várias vezes como médico, o Dr. Schultz, já pertencia à equipe espiritual da falange de Maria Santíssima.
Na pátria espiritual do Brasil, foi o primeiro “estrangeiro” a procurar o
Dr. Bezerra de Menezes, o Governador Geral dos Trabalhos Espirituais na América Latina, para propor-lhe que se buscassem, em todos os pontos da Terra, outros espíritos compromissados com a missão cristã.
O Dr. Schultz e milhares de médicos de outras nacionalidades, igualmente devotados à causa cristã, foram calorosamente recepcionados pelo Dr. Bezerra de Menezes, com quem passaram a organizar grupos de atendimentos e socorro, de modo que pudessem atuar a partir de terras brasileiras, na Terra e no Espaço Etéreo, pois, o sofrimento está em toda parte.

................................................................................



LEÓN DINIZ

Léon Denis era de estatura mediana e tinha ombros largos. Andava balançando os ombros, como um velho lobo do mar.
Nele, tudo dava impressão de força e solidez. Quando jovem, esse loreno, filho de artesãos, devia possuir um real vigor físico mas, logo cedo, o trabalho intelectual intenso a que ele se entregou, dominou a maior parte de suas energias.
Sua saúde ficou delicada, mas isso não o impediu de ser um intrépido andarilho em seus últimos anos. Ele espantava seus amigos pela maneira como subia ao segundo andar. Quem se aproximasse dele, sentia que a força de vontade o dominava, soberanamente.
Queixo proeminente, sobrancelha cerrada e palavra lenta, clara, fácil, demonstravam autoconfiança. Denis adorava música, gostava de tocar piano para se distrair. Tinha admirável memória. Era quase exclusivamente vegetariano. Nada de fumo. Nem bebida alcoólica. Considerava a água como a bebida ideal. Sempre manteve intensa correspondência. A quinta-feira era reservada para compras e raras visitas. Léon Denis era adversário da tristeza. Não se aborrecia e nem aborrecia os outros. O extraordinário apóstolo do Espiritismo nasceu em Foug (França) e desencarnou em Tours (França) respectivamente a 1° de janeiro de 1846 e 12 de abril de 1927. Obrigado a ganhar durante o dia e a estudar a noite, sua vista foi prematuramente enfraquecida.
Quando estava com 18 anos de idade, comprou o “Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec.
Nele encontrou as respostas para todas as suas dúvidas. A moda, então, eram as mesas girantes. A cidade de Tours foi uma das primeiras a conhecer o espiritismo em 1867, ouvindo Kardec falar sobre a obsessão. Foi após a passagem do Mestre que se fundou um grupo do qual ele se tornou secretário. Em 1870, com a guerra, Denis contava com 24 anos e apesar de dispensado do serviço militar, por causa de sua vista abalada, prontificou-e a atender ao apelo das armas.
Era pontual e cuidadoso às ordens, sem contanto alterar o seu humor, seu sorriso e sua simplicidade.
O acaso quis que, mesmo em Chagnolet, a questão espírita fosse novamente objeto de suas preocupações quando esteve alojado em uma enorme casa mal-assombrada. Quando do fim da guerra, Denis voltou à casa, assumindo a responsabilidade de sustentar seus velhos pais.
O grupo da Rua do Cisne estava reforçado com o Capitão Harmant. Este possuía a faculdade da vidência. Léon Denis, que já era médium escrevente, torna-se médium vidente em 31 de julho. Numa das revelações, Denis revê um dos episódios mais importantes de suas vidas anteriores. Encontra em Sorella o espírito que o acompanhava durante os trabalhos e a companheira Joana D’Arc.
Orador, poeta, escritor dos mais destacados, médium intuitivo é uma das glorias do espiritismo, pelo quanto fez em prol da doutrina, lutando com todas as forças contra os adversários da verdade, na divulgação do espiritismo. Foi considerado sucessor de Allan Kardec, graças ao mérito dos seus esforços, sacrifícios e da sua capacidade intelectual quanto aos seus valores morais.
Tudo nos fala de Deus – escreve ele em “O Grande Enigma” – o visível e o invisível, a inteligência o discerne; a razão e a inteligência o proclamam. Mas o homem não é somente a razão e consciência, é também amor. O que caracteriza o ser humano, acima de tudo, é o sentimento, o coração. O sentimento é privilégio da alma, é por ele que ela se liga ao que é bom, belo e grande. A tudo que merece sua confiança e pode ser seu sustentáculo na desgraça.
Suas conferências produziam incomparável felicidade nos que tiveram a honra de escutá-las. Autodidata, não cursou academia oficial. Todavia, tornou-se verdadeiramente cultor das belas letras e profundo conhecedor da psicologia humana.
Em Tours, dirigiu um grupo de espiritismo experimental com excelentes resultados. Foi membro da Federação Espírita Internacional e presidente de honra da Federação Espírita da França.
Desencarnou vencido pela cegueira, áspera provação que soube superar com estoicismo e valor moral.
Desencarnou vencido pela cegueira, áspera provação que soube superar com estoicismo e valor moral. Viveu sempre sob dores e atribulação, porém, jamais desanimou.
Atingindo os 81 anos, alquebrado de forças físicas era, todavia, um gigante de fé. Tornou-se, ao lado de Gabriel Delanne, umas das colunas mestras do novo edifício, erguido na França para preparar a derrota do materialismo que tantos males causou e causa à Humanidade, sendo chamado de poeta do espiritismo.
Foi um filósofo que se esforçou em propagar a doutrina, reconfortando os aflitos, ao mesmo tempo que induziu os poderosos deste mundo a serem doces, fraternais e piedosos para com os fracos.
Observou que a educação que se dá às gerações é complicada, mas não lhes esclarece o caminho da vida; não lhes dá a têmpera necessária para as lutas da existência.
O ensino clássico pode guiar no cultivo, no ornamento da inteligência; não inspira, entretanto, a ação, o amor, a dedicação. Daí o pessimismo das sociedades decadentes. Procurou reagir com vigor contra esse desânimo, arrancando o homem na inércia, oferecendo uma ciência engrandecida e renovada. Obrigando a repor o espiritualismo na base da educação, trabalhando para refazer o homem interior e a saúde moral.
Léon Denis foi um escritor, cujo estilo claro levou o conhecimento preciso da doutrina espírita a todos os que lhe leram as páginas. Ele foi durante muitos anos, um orador consagrado. Escrevia seus discursos e palestras, tomando o cuidado com a forma, considerada, pelo seu biógrafo – Gaton Luce – como impecável.
Léon Denis começou a escrever em 1880, quando editou seu primeiro opúsculo, com o título “Túnis e a Ilha de Sardenha”.
Ao desenvolver esta tese, Denis começa a por respingos de filosofia espírita para o ambiente leigo, pois, diz-nos assim “quem sabe se um dia não viremos a colher na paz e na alegria o que teremos semeado na dor? O progresso só pode ser feito na imortalidade”.
“O homem é o artífice de seu destino, sua felicidade futura dependerá de suas obras”.
“Uma a uma forjaremos nossas próprias correntes”.
“Progredir é quebrar grilhões da escuridão à matéria, é consagrar-se exclusivamente aos prazeres da inteligência e às alegrias do coração. É sofrer em silêncio, aceitar as provações com resignação, confiar na justiça eterna”.
Léon Denis na época era conferencista da Liga do Ensino, entidade leiga consagrada à independência das escolas.
Perante a Igreja, teve bastante coragem para falar de espiritismo e isto de modo suave, mas claramente.
Esses primeiros ensaios literários o levaram a publicar em 1885, “O Porquê da Vida”. Este compacto livro de apenas 9 capítulos, com uma apresentação feita pelo próprio autor, seria, por muito tempo, o seu mais popular livro. Começa, assim, esta admirável apresentação – prefácio – “É a vós, irmãos e irmãs na humanidade, a vós todos a quem o fardo da vida curvou, a quem as lutas árduas, as angústias e as provações tem acabrunhado, que dedico estas páginas. É em vossa intenção, aflitos e deserdados deste mundo, que as escrevi”. Léon Denis mostra que sua inclinação literária seria voltada para dar ao homem a força – o ânimo – a esperança e a determinação.
Escreveu:
O Problema do Ser, do Destino e da Dor;
O Porquê da Vida;
O Invisível e a Guerra;
Cristianismo e Espiritismo;
O Além e a Sobrevivência do Ser;
O Grande Enigma;
Depois da Morte;
O Gênio Celta e o Mundo Invisível;
Provas Experimentais da Sobrevivência;
Socialismo e Espiritismo;
No Invisível e outros...
Em seu livro “Depois da Morte”, Léon Denis pergunta a si mesmo o mistério da morte, que é o ponto de interrogação incessantemente colocado.

Pelas incertezas do futuro, o homem levanta os olhos para o céu, e pergunta-lhe a verdade, interroga a natureza e o seu próprio espírito. Pede à ciência os seus segredos, à religião os seus entusiasmos, mas, a natureza parece-lhe muda, as respostas dos sábios não satisfazem a razão do seu coração.

Entretanto, existe uma solução para esses problemas, solução mais racional, melhor, mais consoladora que todas as oferecidas pelas doutrinas e filosofias do dia, o testemunho dos sentidos e a experiência da razão.

No momento em que o materialismo atingia seu apogeu, e por toda parte espalhava a idéias do nada, surge uma crença nova apoiada em fatos. Ela oferece ao pensamento um refúgio onde se encontra, afinal, o conhecimento das leis eternas de progresso e de justiça.

Léon Denis resume a doutrina sob uma forma diferente, na intenção daqueles que estão cansados de viver como cegos, ignorando-se a si mesmos, daqueles que aspiram a uma ordem de coisas mais elevada, um degrau para a verdadeira luz, provando-vos que a vida não é uma ironia da sorte nem resultado de um acaso, mas a conseqüência de uma lei justa e eqüitativa, abrindo as perspectivas do futuro.

................................................................................



FRANCISCO WALDOMIRO LORENZ

Às 13 horas de 24 de maio de 1957, na cidade de Porto Alegre (RS), regressou à Pátria espiritual o nosso venerando Irmão, nascido na pequena aldeia de Zbislav, perto da cidade de Tcháslav, na Boêmia, no dia 24 de dezembro de 1872, mas que adquiriu cidadania brasileira e aqui viveu como cidadão utilíssimo durante 64 anos de sua preciosa existência.

É difícil imaginar como uma pessoa, que não crê na imortalidade da alma, nas vidas sucessivas, no constante progresso do espírito, veja passar pela terra figuras como Lázaro Ludivico Zamenhof que, aos 14 anos já conhecia inúmeros idiomas e compôs uma língua internacional para o uso de toda a humanidade: o Esperanto.

São verdadeiros gênios, no dizer deles. Nós, porém, acreditamos que são espíritos milenares que adquiriram, no fluir das suas várias vidas, certa capacidade especial, em áreas específicas. Vejamos o caso do nosso homenageado, que passou pela terra deixando um rastro de luminosidade: Francisco Waldomiro Lorenz.

Filho de pais muito pobres, sem recursos para estudar, nem meios de comprar livros, a imensa cultura de Lorenz não poderia ser compreendida sem a doutrina das encarnações sucessivas e da mediunidade superior. Ele chegou a dominar bem oitenta idiomas diferentes, do Ocidente e do Oriente, antigos e modernos, inclusive o velho sânscrito, do qual fez a maravilhosa tradução de “Bhagvad-Gitá”, em versos no mesmo ritmo do original. Seu conhecimento da língua do antigo Egito, lhe permitiu preparar um livro admirável para nossa Federação, intitulado – “A Voz do Antigo Egito”.

Seu primeiro livro sobre Esperanto foi publicado na Boêmia, em 1890, com o título “Plena Lernolibro de Esperanto por Cehoj”. Logo depois de publicar esse compêndio, teve de deixar a pátria, onde suas idéias religiosas de espírita e seu ideal de política democrática eram coisas proibidas pelo Governo imperial católico e reacionário. Para comemorar o jubileu de ouro desse livro, os amigos do poeta fundaram em Santos (SP), no ano 1940 o “Grupo Esperantista Francisco Waldomiro Lorenz”.

No Brasil, foi habitar em Dom Feliciano, no Município de Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul, onde tinha conhecidos. Vivendo num pequeno lugar, sem relações nos grandes centros, ser-lhe-ia impossível publicar um livro sobre Esperanto. Realmente, entre seu primeiro livro e o segundo decorreram 51 anos.

Nesse meio tempo, escreveu em jornais e revistas, e, em 1929, deu ao público a importante obra – “Iniciação Lingüística”, que lhe granjeou grande autoridade a respeito de assuntos lingüísticos. Só quando a FEB criou sua seção de edições em Esperanto, em 1937, abriu-se uma Editora para recomeçar ele sua missão espírita-esperantista. Publicou-se, então, em 1941, a coletânea de poemas traduzidos de 40 línguas, com o título “Diverskolora Bukedeto”; em 1942, sua tradução de “Bhagvad-Gitá”. Em 1944, apareceu a primeira coleção de poemas mediúnicos em Esperanto, com o título “Vocoj de Poetoj la Spirita Mondo”, formado em grande parte por poesias recebidas pelo próprio Lorenz como médium, e outras por ele traduzidas de “Parnaso de Além-Túmulo”. O valor literário desse livro foi posto em relevo por “La Nica Literatura Revuo”, em seu número 5, de 1956, que transcreveu do livro dois poemetos como modelo de bela poesia.

Refez e permitiu fosse publicado sob seu respeitado nome o livro didático “Esperanto Sem Mestre”, editado pela Federação Espírita Brasileira e que já conta inúmeras edições. Sua última obra de Esperanto foi “Antologia de Brazilaj Poetoj”, cujo manuscrito foi preparado a pedido da Liga Brasileira de Esperanto.
Em português publicou muitos livros interessantes. A vida intelectual de Lorenz revelou desde a infância um Espírito de Alta Esfera, mas não só intelectualmente foi um ideal que todos teremos que lutar por alcançar; moralmente, foi também um modelo e deu exemplos que viverão na lembrança de gerações.

Levando-se em conta que idiomas são códigos, próprios de raças e povos, e devem ser decorados, é difícil crer que alguém numa existência possa desenvolver tamanha capacidade lingüística e simplicidade no viver.
Isso é trabalho de vidas passadas, cujo aprendizado torna-se patrimônio do espírito. Explica, ainda, a causa de diferentes graus de adiantamento moral e intelectual e dos nossos destinos na terra.

Lorenz nunca poderá ser esquecido. Três dias antes de sua partida, um de nossos amigos recebeu do Rádio-Roma um pedido de notas biográficas para uma homenagem que o Rádio oficial da Itália lhe iria prestar, pelo fato de ser ele, então, o mais antigo esperantista vivo. Esses dados foram logo remetidos por via aérea para o Sr. Luigi Minnaja, que dirigia o programa de Esperanto naquela grande estação de rádio. A revista oficial da Universala Esperanto-Asocio publicou, em seu número de maio, que Lorenz era esperantista desde 1887, por isso a Rádio-Roma lhe prestaria aquela homenagem. Antes, porém, de ser irradiado o programa, já se havia transformado em homenagem póstuma.

Nosso preito de muita gratidão a esse espírito de escol por tudo o que fez e pelo maravilhoso exemplo de vida que deixou a toda a humanidade.
Segundo depoimento do Espírito Waldomiro Lorenz no livro “O Esperanto como Revelação”, psicografado por Chico Xavier em 1976, a criação do Esperanto deu-se primeiro no plano espiritual. Lorenz, que quando encarnado era conhecedor do idioma, relata no livro sobre a preocupação dos espíritos com a criação de uma linguagem fundamentada na confraternização e no entendimento entre diferentes sociedades. No planeta Terra, a missão de desenvolvê-la foi de Lázaro Luiz Zamenhof, médico polonês que foi o criador do esperanto.
A técnica de projeção de Francisco W. Lorenz
Francisco Waldomiro Lorenz foi um grande espiritualista brasileiro, divulgador do Esperanto e autor de várias obras esotéricas importantes como: “O Filho de Zanoni”, “Raios de Luz Espirituais” e o excelente “Lições Práticas de Ocultismo Utilitário”, que contém um ótimo capítulo sobre a projeção, intitulado: “A Projeção do Corpo Astral à Distância”. Deste capítulo, extraímos alguns trechos para melhor análise do leitor.

A projeção do corpo astral, processo a que também se chama “exteriorização da neuricidade” ou “saída em corpo astral” é a operação que provoca a desassociação dos princípios superiores (o corpo mental e o Eu Superior) dos princípios inferiores (corpo físico e corpo vital como no Hipnotismo, ou por influência própria, o que se consegue por meio de auto-hipnotismo).

De noite, quando dormimos, o corpo astral acha-se sempre fora do corpo físico e pode ser visto por clarividentes como flutuando sobre o corpo físico adormecido. Há, porém, pessoas que viajam no astral durante o sono, com consciência de seu estado; porém, ao acordarem, perdem a recordação do que, durante o sono, se passou.

O que chamamos “sonhos”, são verdadeiras e positivas realidades, porém, de ordem supra física. O nosso espírito deixa o corpo adormecido, anda, vê pessoas e lugares, alguns dos quais nos são conhecidos e outros desconhecidos; mas, ao despertar, a nossa memória retém muito pouco do que foi visto no ‘sonho’, e ainda esta pequena parte recordamos confusamente. A causa disso é que a nossa memória do corpo não está educada suficientemente para encerrar ou conter a memória do espírito.

Se, antes de adormecerdes, fixais no vosso espírito firmemente a idéia de que dentro do corpo físico, possuís o corpo astral e que é possível servir-vos, durante o sono, dos sentidos astrais, chagareis, perseverando nesses exercícios, a tornar-vos consciente do mundo astral, e podereis dirigir-vos, no vosso corpo astral, aonde quiserdes.
Notemos que não se deve empregar tal faculdade para fins egoístas, nem para divertimentos ou para satisfazer a curiosidade, mas sim, para fins úteis a pessoas que sofrem, porque podeis, visitando-as em astral, suavizar-lhes a situação ou para fins convenientes ao vosso progresso espiritual.

Eis uns dos métodos que servem para projetar o corpo astral: Deitai-vos (preferivelmente à noite) sobre as costas, fechai os olhos e, conservando-os fechados, movei os globos dos sonhos como se quisésseis enxergar a ponta do vosso nariz e o hálito que sai das narinas e pela respiração.

Sugestionai-vos sobre o tempo quando quereis acordar-vos, concentrai-vos firmemente sobre a pessoa que desejais visitar e declarai (mentalmente) que quereis ver a respectiva pessoa. Conservai a vossa mente assim concentrada por alguns minutos; depois imaginais que vedes como vossa respiração emana das vossas narinas, em forma de vapor branco. Continuai assim, até que passeis ao sono de transe.

Quem desenvolver suficientemente a força de sua vontade e conseguir concentrar firmemente a sua mente sobre o objeto do seu desejo, poderá ver a pessoa que deseja visitar e até tornar-lhe perceptível a sua presença.

O método que apresentamos é um dos mais fáceis. Não vos esqueçais que, antes de começardes a experiência, deveis fazer sincera prece e pôr-vos a serviço das Grandes Inteligências que velam pelo Bem e o Progresso da Humanidade.

Naturalmente, quem já conseguiu tornar-se consciente no mundo astral, não precisa fazer semelhantes exercícios, pois, a sua vontade é suficiente para realizar a saída para o astral.

....................................................................................


RAMATIS
QUEM É RAMATIS ???

Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo espiritual conhecido no Oriente sob a denominação de TEMPLÁRIOS DAS CADEIAS DE AMOR profundamente ligado às tradições e princípios orientalistas. Exerce no espaço, a função de Secretário Geral da FRATERNIDADE DA CRUZ E DO TRIÂNGULO, que se empenha em divulgar os ensinamentos de JESUS, paralelamente com a tradição espiritualista do Oriente, estabelecendo assim, um profícuo intercâmbio entre as correntes espiritualistas do Ocidente e as fraternidades iniciáticas do mundo Oriental, com significativo proveito para toda a Humanidade.

Segundo Hilarion de Monte Nebo e outros sublimes mensageiros, RAMATÍS viveu anteriormente na roupagem de NATHAN, o grande conselheiro de SALOMÃO; de KUT-HEME; de ESSEN, filho de Moisés e fundador da fraternidade ESSÊNICA, fiel seguidora dos ensinamentos Kobdas; e mais recentemente, como FILON de Alexandria, contemporâneo de JESUS, por cuja segurança muito lutou.

Sua bagagem espiritual, porém ele a trouxe de muito mais longo, tendo militado na ATLÂNTIDA, ao tempo de ANTÚLIO e onde conviveu com ALLAN KARDEC, o futuro Codificador do Espiritismo. Viveu também no Egito, na era de Ramsés II e do Faraó Mernephtah, quando reencontrou –se com Kardec, então o sacerdote Amenófis.

Sua última encarnação na Terra ocorreu na INDO-CHINA, já como Ramatís, no século X. Continua, entretanto, militando em nosso pequeno mundo, em obras de transformações sociais e como insigne mensageiro que, não obstante as conhecidas limitações mediúnicas, ainda consegue ditar obras de envergadura de FISIOLOGIA DA ALMA, MENSAGENS DO ASTRAL, EVANGELHO À LUZ DO COSMO, além de outras, contendo mais de uma dezena de preciosidades de inegável valor doutrinário e filosófico.

Como mensageiro sideral, ombreia-se RAMATÍS com as mais destacadas entidades, tais como Emmanuel ou Hilarion. E, como luzeiro espiritual, não há prisma terráqueo capaz de mensurá-lo.
De notar em que toda a sua literatura, RAMATÍS curva-se à majestosa personalidade de Allan Kardec, com importantes referências ao seu inexcedível pentatêuco – a CODIFICAÇÃO ESPIRITA, salientando sempre que o ESPIRITISMO sem KARDEC não é ESPIRITISMO.

O Templo que RAMATÍS fundou foi erguido pelas mãos de seus primeiros discípulos e admiradores. Cada pedra de alvenaria recebeu o toque misterioso que não pode ser explicado a contento na linguagem humana. Sentem no, por vezes e tal modo, que as lágrimas lhes afloram aos olhos, num longo suspiro de saudade.

Embora tendo desencarnado ainda moço, RAMATÍS pode aliciar 72 discípulos que, no entanto, após o desaparecimento do mestre, não puderam manter-se à altura do mesmo padrão iniciático original. Eram adeptos de diversas correntes religiosas do EGITO, da ÍNDIA, da GRÉCIA, da CHINA e até da ARÁBIA.

Apenas 17 conseguiram envergar a simbólica “TÚNICA AZUL” e alcançar o último grau daquele círculo iniciático. Os demais, seja por ingresso tardio, seja por menor capacidade de compreensão espiritual, não alcançaram a plenitude do conhecimento das disciplinas ensinadas pelo MESTRE. 26 adeptos estão no Espaço (desencarnados), cooperando nos trabalhos da “CRUZ E DO TRIÂNGULO”. O restante disseminou-se pela Terra, em diversos lugares. Sabemos que 18 reencarnaram no Brasil, 6 nas Américas, enquanto os demais espalharam-se pela Europa e Ásia.

Como a Europa está atingindo o final de sua missão civilizadora, alguns discípulos reencarnados emigrarão para o Brasil, em cujo território – afirma RAMATÍS – se reencarnarão os predecessores da generosa humanidade do terceiro milênio.
No templo que RAMATÍS fundou na ÍNDIA, esses discípulos desenvolveram seus conhecimentos sobre magnetismo, astrologia, clarividência, psicometria, radiestesia e assuntos quirológicos, aliados à filosofia do “duplo etérico”. Os mais capacitados tiveram êxito no campo da “Fenomenologia mediúnica” dominando fenômenos de levitação ubiqüidade, vidência e psicografia de mensagens que os instrutores enviavam para aquele templo de estudos espirituais.

Mas, o principal “toque pessoal” que RAMATÍS desenvolveu em seus discípulos foi o pendor universalista, devido ao próprio fundamento fraterno e crístico para com todos os esforços na esfera espiritualista.
Não se preocupam com os invólucros dos homens, movendo-se para solucionar o mistério da vida. Sentem a realidade contínua do Espírito, que só lhes inspira o amor e a fraternidade, a qualquer momento e em qualquer local.
Respeitam e compreendem a necessidade que os homens tem de buscar a verdade a fim de se exercitarem para os vôos crísticos do futuro. Não se adaptam a exclusivismo algum e evitam postulados doutrinários que cerceiam a liberdade da razão.

VISÃO PSÍQUICA DE RAMATIS
Ele nos apresenta com um traje composto de ampla capa aberta, descida até os pés, com mangas largas que lhe cobre a túnica ajustada por um largo cinto de um verde esmeraldino. As calças são apertadas nos tornozelos, como as que usam os esquiadores. Toda veste é de seda branca, imaculada e brilhante, lembrando um maravilhoso lírio translúcido.

Os sapatos, de cetim azul-esverdeado, são amarrados por cordões dourados que se enlaçam acima do calcanhar, à moda dos antigos Gregos. Cobre-lhe a cabeça, um turbante de muitas pregas, encimado por cintilante esmeralda e ornamentado por cordões finos, de diversas cores, caindo sobre os ombros.

Sobre o peito, uma corrente formada por pequeninos elos, de fina ourivesaria, da qual pende um triângulo lilás, luminoso que moldura uma delicada cruz alabastrina.

FALSO PROFETA ???
*** Resposta de Ramatis *** - Falso Profeta?
Outra crítica insistente classifica-vos de lobo vestido de ovelha; diz que sois um dos "falsos Profetas" anunciados pela Bíblia; um dos "Espíritos iníquos" mencionados por Jesus. Qual a vossa resposta?
RAMATIS: — Na figura desse lobo vestido de ovelha ou do falso profeta bíblico, queremos deixar-vos, então, a seguinte mensagem mefistofélica: — Antes de irdes ao vosso centro, loja, cenáculo, igreja, templo, terreiro ou instituição iniciática, reconciliai-vos com os vossos inimigos; antes da prece recitada em público, lamuriosa e poética, dedicai-vos tão abnegadamente aos vossos irmãos necessitados, de modo tal que nem vos sobeje tempo para orardes. Não julgueis a embriaguez do irmão sem lar e sem ânimo para viver, mas estendei-lhe as mãos fraternalmente; abandonai o vosso veículo caríssimo e luxuoso, até que o infeliz aleijado do vosso caminho tenha o seu carrinho de rodas. Reduzi a quantidade excessiva de ternos, que possuís, para que possais vestir alguns maltrapilhos da vizinhança; diminuí o uísque e as compotas da vossa adega, para que sobre pão ao faminto e vitaminas para a criança anêmica; economizai no gasto da boate, para socorrerdes a infeliz lavadeira que precisa de descanso, a parturiente que pede fortificante ou o operário desvalido que não cobre com o seu salário as suas despesas mensais. Buscai colocação para o desamparado e para a jovem doméstica que luta com dificuldades financeiras; providencial medicamento para o doente deserdado e livro para o estudante pobre.

Aprendei que a doutrina é sempre um meio e não um fim. O Espiritismo é maravilhosa revelação da imortalidade da alma; convite divino para que o homem modifique a sua conduta desregrada e assuma a responsabilidade da vida espiritual; mas, acima de tudo, que se cumpra a universalidade do Cristo, antes que o separatismo de seitas. E que "vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" seja o compromisso incessante a que deveis atender, porque nunca podereis pregar a união sob a exclusividade religiosa. Podeis afirmar que estais com a melhor doutrina, mas isto é apenas uma opinião humana, com a qual pode discordar a opinião crística. A melhor doutrina é, ainda, o amor pregado por Jesus, doutrina que não possui postulados ou diretrizes tipografadas fora do coração! Se assim fizerdes, asseguramos-vos que estareis livres do imenso perigo dos "lobos vestidos de ovelhas", dos "falsos profetas", dos mefistófeles com aparência evangélica ou dos "Espíritos iníquos" preditos na Bíblia. Se eles vos conduzem ao erro e à iniqüidade, tornar-se-ão inofensivos, em virtude de não encontrarem em vós próprios as condições favoráveis para implantarem em vós a iniqüidade e o separatismo.

Extraído do livro Mensagens do Astral, psicografado por Hercílio Maes.

...............................................................................



ALLAN KARDEC

Nascido em Lion, a 3 de outubro de 1804, de uma família antiga que se distinguiu na magistratura e na advocacia, Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail) não seguiu essas carreiras. Desde a primeira juventude, sentiu-se inclinado ao estudo das ciências e da filosofia.

Educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdun (Suíça), tornou-se um dos mais eminentes discípulos desse célebre professor e um dos zelosos propagandistas do seu sistema de educação, que tão grande influência exerceu sobre a reforma do ensino na França e na Alemanha.

Dotado de notável inteligência e atraído para o ensino, pelo seu caráter e pelas suas aptidões especiais, já aos catorze anos ensinava o que sabia àqueles dos seus condiscípulos que haviam aprendido menos do que ele. Foi nessa escola que lhe desabrocharam as idéias que mais tarde o colocariam na classe dos homens progressistas e dos livre-pensadores.

Nascido sob a religião católica, mas educado num país protestante, os atos de intolerância que por isso teve de suportar, no tocante a essa circunstância, cedo o levaram a conceber a idéia de uma reforma religiosa, na qual trabalhou em silêncio durante longos anos com o intuito de alcançar a unificação das crenças. Faltava-lhe, porém, o elemento indispensável à solução desse grande problema.

O Espiritismo veio, a seu tempo, imprimir-lhe especial direção aos trabalhos.

Concluídos seus estudos, voltou para a França. Conhecendo a fundo a língua alemã, traduzia para a Alemanha diferentes obras de educação e de moral e, o que é muito característico, as obras de Fénelon, que o tinham seduzido de modo particular.

Era membro de várias sociedades sábias, entre outras, da Academia Real de Arras, que, em o concurso de 1831, lhe premiou uma notável memória sobre a seguinte questão: Qual o sistema de estudos mais de harmonia com as necessidades da época?

De 1835 a 1840, fundou, em sua casa, à rua de Sèvres, cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia comparada, Astronomia, etc., empresa digna de encômios em todos os tempos, mas, sobretudo, numa época em que só um número muito reduzido de inteligências ousava enveredar por esse caminho.

Preocupado sempre com o tornar atraentes e interessantes os sistemas de educação, inventou, ao mesmo tempo, um método engenhoso de ensinar a contar e um quadro mnemônico da História de França, tendo por objetivo fixar na memória as datas dos acontecimentos de maior relevo e as descobertas que iluminaram cada reinado.

Entre as suas numerosas obras de educação, citaremos as seguintes: Plano proposto para melhoramento da Instrução pública (1828); Curso prático e teórico de Aritmética, segundo o método Pestalozzi, para uso dos professores e das mães de família (1824); Gramática francesa clássica (1831); Manual dos exames para os títulos de capacidade; Soluções racionais das questões e problemas de Aritmética e de Geometria (1846); Catecismo gramatical da língua francesa (1848); Programa dos cursos usuais de Química, Física, Astronomia, Fisiologia, que ele professava no Liceu Polimático; Ditados normais dos exames da Municipalidade e da Sorbona, seguidos de Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas (1849), obra muito apreciada na época do seu aparecimento e da qual ainda recentemente eram tiradas novas edições.

Antes que o Espiritismo lhe popularizasse o pseudônimo de Allan Kardec, já ele se ilustrara, como se vê, por meio de trabalhos de natureza muito diferente, porém tendo todos, como objetivo, esclarecer as massas e prendê-las melhor às respectivas famílias e países.

Pelo ano de 1855, posta em foco a questão das manifestações dos Espíritos, Allan Kardec se entregou a observações perseverantes sobre esse fenômeno, cogitando principalmente de lhe deduzir as conseqüências filosóficas. Entreviu, desde logo, o princípio de novas leis naturais: as que regem as relações entre o mundo visível e o mundo invisível. Reconheceu, na ação deste último, uma das forças da Natureza, cujo conhecimento haveria de lançar luz sobre uma imensidade de problemas tidos por insolúveis, e lhe compreendeu o alcance, do ponto de vista religioso.

Suas obras principais sobre esta matéria são: O Livro dos Espíritos, referente à parte filosófica, e cuja primeira edição apareceu a 18 de abril de 1857; O Livro dos Médiuns, relativo à parte experimental e científica (janeiro de 1861); O Evangelho segundo o Espiritismo, concernente à parte moral (abril de 1864); O Céu e o Inferno, ou A justiça de Deus segundo o Espiritismo (agosto de 1865); A Gênese, os Milagres e as Predições (janeiro de 1868); A Revista Espírita, jornal de estudos psicológicos, periódico mensal começado a 1º de janeiro de 1858. Fundou em Paris, a 1º de abril de 1858, a primeira Sociedade espírita regularmente constituída, sob a denominação de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, cujo fim exclusivo era o estudo de quanto possa contribuir para o progresso da nova ciência. Allan Kardec se defendeu, com inteiro fundamento, de coisa alguma haver escrito debaixo da influência de idéias preconcebidas ou sistemáticas. Homem de caráter frio e calmo, observou os fatos e de suas observações deduziu as leis que os regem. Foi o primeiro a apresentar a teoria relativa a tais fatos e a formar com eles um corpo de doutrina, metódico e regular.

Demonstrando que os fatos erroneamente qualificados de sobrenaturais se acham submetidos a leis, ele os incluiu na ordem dos fenômenos da Natureza, destruindo assim o último refúgio do maravilhoso e um dos elementos da superstição.

Durante os primeiros anos em que se tratou de fenômenos espíritas, estes constituíram antes objeto de curiosidade, do que de meditações sérias. O Livro dos Espíritos dez que o assunto fosse considerado sob aspecto muito diverso. Abandonaram-se as mesas girantes, que tinham sido apenas um prelúdio, e começou-se a atentar na doutrina, que abrange todas as questões de interesse para a Humanidade.

Data do aparecimento de O Livro dos Espíritos a fundação de Espiritismo que, até então, só contara com elementos esparsos, sem coordenação, e cujo alcance nem toda gente pudera apreender. A partir daquele momento, a doutrina prendeu a atenção de homens sérios e tomou rápido desenvolvimento. Em poucos anos, aquelas idéias conquistaram numerosos aderentes em todas as camadas sociais e em todos os países. Esse êxito sem precedentes decorreu sem dúvida da simpatia que tais idéias despertaram, mas também é devido, em grande parte, à clareza com que foram expostas e que é um dos característicos dos escritos de Allan Kardec.

Evitando as fórmulas abstratas da Metafísica, ele soube fazer que todos o lessem sem fadiga, condição essencial à vulgarização de uma idéia. Sobre todos os pontos controversos, sua argumentação, de cerrada lógica, poucas ensanchas oferece à refutação e predispõe à convicção. As provas materiais que o Espiritismo apresenta da existência da alma e da vida futura tendem a destruir as idéias materialistas e panteístas. Um dos princípios mais fecundos dessa doutrina e que deriva do precedente é o da pluralidade das existências, já entrevisto por uma multidão de filósofos antigos e modernos e, nestes últimos tempos, por João Reynaud, Carlos Fourier, Eugênio Sue e outros. Conservara-se, todavia, em estado de hipótese e de sistema, enquanto o Espiritismo lhe demonstrara a realidade e prova que nesse princípio reside um dos atributos essenciais da Humanidade. Dele promana a explicação de todas as aparentes anomalias da vida humana, de todas as desigualdades intelectuais, morais e sociais, facultando ao homem saber donde vem, para onde vai, para que fim se acha na Terra e por que aí sofre.

As idéias inatas se explicam pelos conhecimentos adquiridos nas vidas anteriores; a marcha dos povos e da Humanidade, pela ação dos homens dos tempos idos e que revivem, depois de terem progredido; as simpatias e antipatias, pela natureza das relações anteriores. Essas relações, que religam a grande família humana de todas as épocas, dão por base, aos grandes princípios de fraternidade, de igualdade, de liberdade e de solidariedade universal, as próprias leis da Natureza e não mais uma simples teoria.

Em vez do postulado: Fora da Igreja não há salvação, que alimenta a separação e a animosidade entre as diferentes seitas religiosas e que há feito correr tanto sangue, o Espiritismo tem como divisa: Fora da Caridade não há salvação, isto é, a igualdade entre os homens perante Deus, a tolerância, a liberdade de consciência e a benevolência mútua.

Em vez da fé cega, que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inabalável, senão a que pode encarar face a face a razão, em todas as épocas da Humanidade. A fé, uma base se faz necessária e essa base é a inteligência perfeita daquilo em que se tem de crer. Para crer, não basta ver, é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega já não é para este século. É precisamente ao dogma da fé cega que se deve o ser hoje tão grande o número de incrédulos, porque ela quer impor-se e exige a abolição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio.

Trabalhador infatigável, sempre o primeiro a tomar da obra e o último a deixá-la, Allan Kardec sucumbiu, a 31 de março de 1869, quando se preparava para uma mudança de local, imposta pela extensão considerável de suas múltiplas ocupações. Diversas obras que ele estava quase a terminar, ou que aguardavam oportunidade para vir a lume, demonstrarão um dia, ainda mais, a extensão e o poder das suas concepções.

Morreu conforme viveu: trabalhando. Sofria, desde longos anos, de uma enfermidade do coração, que só podia ser combatida por meio do repouso intelectual e pequena atividade material. Consagrado, porém, todo inteiro à sua obra, recusava-se a tudo o que pudesse absorver um só que fosse de seus instantes, à custa das suas ocupações prediletas. Deu-se com ele o que se dá com todas as almas de forte têmpera: a lâmina gastou a bainha.

O corpo se lhe entorpecia e se recusava aos serviços que o Espírito lhe reclamava, enquanto este último, cada vez mais vivo, mais enérgico, mais fecundo, ia sempre alargando o círculo de sua atividade.

Nessa luta desigual não podia a matéria resistir eternamente. Acabou sendo vencida: rompeu-se o aneurisma e Allan Kardec caiu fulminado. Um homem houve de menos na Terra; mas, um grande nome tomava lugar entre os que ilustraram este século; um grande Espírito fora retemperar-se no Infinito, onde todos os que ele consolara e esclarecera lhe aguardavam impacientemente a volta!

A morte, dizia, faz pouco tempo, redobra os seus golpes nas fileiras ilustres!... A quem virá ela agora libertar?

Ele foi, como tantos outros, recobrar-se no Espaço, procurar elementos novos para restaurar o seu organismo gasto por um vida de incessantes labores. Partiu com os que serão os fanais da nova geração, para voltar em breve com eles a continuar e acabar a obra deixada em dedicadas mãos.

O homem já aqui não está; a alma, porém, permanecerá entre nós. Será um protetor seguro, uma luz a mais, um trabalhador incansável que as falanges do Espaço conquistaram. Como na Terra, sem ferir a quem quer que seja, ele fará que cada um lhe ouça os conselhos oportunos; abrandará o zelo prematuro dos ardorosos, amparará os sinceros e os desinteressados e estimulará os mornos. Vê agora e sabe tudo o que ainda há pouco previa! Já não está sujeito às incertezas, nem aos desfalecimentos e nos fará partilhar da sua convicção, fazendo-nos tocar com o dedo a meta, apontando-nos o caminho, naquela linguagem clara, precisa, que o tornou aureolado nos anais literários.

Já não existe o homem, repetimo-lo. Entretanto, Allan Kardec é imortal e a sua memória, seus trabalhos, seu Espírito estarão sempre com os que empunharem forte e vigorosamente o estandarte que ele soube sempre fazer respeitado.

Uma individualidade pujante constituiu a obra. Era o guia e o fanal de todos. Na Terra, a obra subsistirá o obreiro. Os crentes não se congregarão em torno de Allan Kardec; congregar-se-ão em torno do Espiritismo, tal como ele o estruturou e, com os seus conselhos, sua influência, avançaremos, a passos firmes, para as fases ditosas prometidas à Humanidade regenerada.

.................................................................................

2 comentários:

Adrian Giese disse...

Olá Áurea, obrigado pelas informações sobre esses espíritos maravilhosos, ótimo material. Só faltou citar as fontes. Abs, Adrian.

Adrian Giese disse...

Olá Áurea, obrigado pelas informações sobre esses espíritos maravilhosos, ótimo material. Só faltou citar as fontes. Abs, Adrian.