quarta-feira, 26 de março de 2014

BOIADEIRO ZÉ DO LAÇO


Um bandeirante tropeiro.

José Aparecido nasceu em Sorocaba-SP e moleque ainda já acompanhava seu pai na lida como bandeirante a serviço dos portugueses. Ele era um mameluco. Seu pai era português e sua mãe uma índia tupinambá a serviço dos brancos. Quando José tornou-se adulto, seu pai o levou para as campinas do Rio Grande do Sul; era o ano de 1780 e os portugueses já haviam dominado quase todo o sul do país.
José ouviu falar da guerra que ocorreu entre índios e brancos e da matança desmedida e sentiu tristeza, porque parte de seu sangue era de índio. Ao ver os pampas gaúchos apaixonou-se pelas pradarias, vegetação, o gado, as construções e decidiu morar nesse local. Era uma região entre São Miguel e São Borja e havia muito gado solto devido a revolta e fuga dos índios.
José desde cedo descobriu que era bom no laço e em pegar gado arrisco; então foi apelidado de "Zé do Laço". De bandeirante Zé passou a tropeiro e de tropeiro passou a boiadeiro. Adquiriu um terrinha nas cercanias de São Borja e passou a cuidar do gado para os bandeirantes paulistas. O sul ainda era uma terra sem lei e a disputa entre espanhóis e portugueses ainda era visível. Por isso, Zé andava armado e cercado de jagunços. Foi nessa época que Zé conheceu a índia Potira da Aldeia São Borja das Missões e decidiu roubá-la.
Antigamente, índio se pegava no laço e laçar era o que Zé fazia melhor. Então ele "laçou" Potira e a levou para seu sítio, mas isso desencadeou uma pequena revolta e uma lutou se travou entre os jagunços e os irmãos de Potira. Os dois lados perderam pois morreram homens de ambas as partes. Zé quedou em combate atingido no peito. Mas, ainda conseguiu dizer a Potira: - Eu também sou índio!
Potira voltou ao acampamento, mas carregava em seu ventre uma criança gaúcha. O filho de Potira cresceu catequizado pelos Jesuítas e mais tarde lutou na Revolução Farroupilha. Zé do Laço tornou-se boiadeiro espiritual e passou a trabalhar em Aruanda.

fonte umbandaempaz.blogspot

2 comentários:

Marcelo Passos disse...

Adorei a história de Zé do laço e em meu enredo ele faz moradia na minha coroa. Eu sempre me senti muito bem nos pampas gaúcho e a própria cultura, sem ao menos saber o porque e agora esta confirmado o porque. Axe e que Oxalá abençoe você.

Len@... disse...

LEIA SOZINHO porque no passado eu.
também não acreditava que ia dar.
certo, mas… funciona mesmo! Entrei
neste site e fiz esta prece. Fiz para ver.
se ia dar certo e deu, assim que acabei.
meu amor ligou. A pessoa que eu.
copiei também não acreditava mas.
para ela também funcionou! AGORA
VEREMOS…
Diga para você mesmo o nome do.
único rapaz ou moça com quem você.
gostaria de estar (três vezes)….
Pense em algo que queira realizar na.
próxima semana e repita para você.
mesmo (seis vezes).
Se você tem um desejo, repita-o para.
você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ.
eu te INVOCO para que Desenterre a.
de.
onde estiver ou com quem estiver e.
faça ele ME telefonar ainda hoje,
Apaixonado e Arrependido, desenterre.
tudo que esta impedindo que a venha.
para MIM , afaste todas aquelas que.
tem contribuído para o nosso.
afastamento e que ele a não pense.
mais nas outras… mas somente em.
MIM. Que ele ME telefone e ME AME.
Agradeço por este seu misterioso.
poder que sempre dá certo. Amém…).
Publique esta simpatia por três vezes ,
basta copiar e colar por três vezes em.
in forum diferente esta simpatia abaixo.
e logo em 48hs você terá uma linda.
surpresa, beijos Ainda esta noite de.
madrugada o TEU amor dará conta de.
que TE ama, algo assim acontecerá.
entre 1 e 4 horas the manhã esteja.
preparada para o maior choque de sua.
vida! Se romper esta corrente terá má.
sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá.
e sua vida não será mais a mesma.