quinta-feira, 14 de junho de 2012

SOBRE CORRER GIRA

Algumas vezes na vida nós sentimos que está na hora de seguir em frente. Na maioria das vezes é uma decisão difícil, nos faz remexer em estruturas muitas vezes sólidas, mudar rotinas, sair da nossa zona de conforto. É muito difícil, às vezes traumático e nem sempre bom em curto prazo. Mas a vida chama e temos que ir adiante.
E como agir quando isso acontece no terreiro?

Sim, isso acontece. Algumas vezes ficamos anos em um determinado centro, trabalhamos, adoramos o lugar. Mas aí, de repente e sem aviso, sentimos um incômodo. E esse incômodo vai ganhando forma, aumentando de intensidade até que pensamos: é hora de levantar âncora.

Bom… Acredito que o primeiro pensamento tem que ser: Por que estou assim?

Pode ser besteira de nossa parte. Pode ser uma simples situação que se resolve em um conversa sincera. Um mal entendido, uma falta de atenção… Algo bobo. Mas no geral, o pensamento é: hora de visitar outras casas.

Cada centro tem uma política com relação a isso. E é muito certo que seja assim. Visitar outras casas pode ter seu risco com relação ao médium e seu campo mediúnico. A diferença energética de uma casa para outra pode influenciar de alguma forma o médium e isso pode dar trabalho depois. Não é por mal, é só uma diferença mesmo. Mas pode ser por mal também afinal, existe todo tipo de gente por aí. Por isso sempre recomendo: converse com seu dirigente antes. Avise. Só isso. Ele poderá te dar instruções de como agir melhor e pode ser que nessa conversa sua situação seja resolvida.

Mas digamos que não, você está decidido a visitar outras casas.

É comum que um médium, quando reconhecido como tal, seja convidado a entrar e “dar passagem” para seu Guia. Particularmente eu recomendo que o filho dê uma desculpa educada e recuse a oferta. E por um simples motivo: Seu Guia não tem o que fazer ali. Guia em terra é Guia trabalhando e seria um desperdício de tempo seu e de seu Guia essa incorporação. Muitas vezes, por educação, acabamos deixando que isso aconteça, porém isso realmente não tem muita função a não ser que o médium esteja em real desequilíbrio precisando ser reequilibrado e isso é uma coisa que você, médium, tem que saber reconhecer.

Aliás, outro protocolo muito educado para o médium que visita um terreiro é: identifique-se para o dirigente. Ou para um dos responsáveis pela casa. Procure alguém da casa e diga sua condição, diga que você é médium de outra casa em visita. Isso também ajudará o dirigente a tomar suas providências, seja te dando um tratamento diferenciado, seja somente cantando um ponto de boas vindas. É educado de sua parte, que conhece o rito, que já é frequentador, que já trabalha, se apresentar. Com certeza os médiuns mais atentos da casa saberão que você já é filho de outra casa, nós carregamos este estigma, mas não custa nada, não é?

Não vá visitar outra casa com um milhão de guias no pescoço. A função da Umbanda é ensinar, entre outras coisas, a humildade e usar todas as suas guias só será sinal de presunção. Sei que você pode pensar que muitas guias é igual a muita proteção, mas no final das contas, que tanta proteção você precisa naquele momento, já que você é que está indo atrás de outro centro? Seja humilde, coloque a guia de Oxalá no pescoço e vá sossegado.

Não pré-julgue o centro que você vai visitar em função do tempo de trabalho do dirigente em função do seu próprio tempo, por exemplo. Se você tem 80 “anos de santo” mas está atrás de ajuda, o que importa se quem está disposto a te ajudar tenha só 5 anos? Ele está disposto a te ajudar! Preste atenção nessa frase: Você está atrás de ajuda e encontrou alguém disposto a te ajudar. Aproveite! Não se prenda a essa situação mítica de que esse alguém tem que ser mais velho que você, porque você é que está procurando ajuda! Parece óbvio quando escrevo, mas é meio difícil algumas pessoas entenderem isso. Claro que entendo a tradição, mas mesmo assim isso me parece meio absurdo: É como você, com 80 anos de idade, 60 de carreira, não aceitar ajuda de um médico porque ele tem somente 20 anos de medicina. Muitas vezes esse médico está mais apto a te ajudar do que você mesmo, está mais “antenado nas novas tecnologias” ou nas novas teorias… ou simplesmente está mais disposto a te ajudar mesmo. Isso me soa tão arrogante que fico até meio bravo… rs… É tradição? Sim. Mas na hora do sufoco, o que importa?

Por que estou escrevendo tudo isso afinal de contas?

Porque com certeza você verá coisas diferentes quando iniciar essa busca. Algumas coisas te agradarão, outras não, mas o respeito deve SEMPRE existir. Você encontrará alguns terreiros sábios; que trabalham com muitas mirongas, ervas, receitas, flores, incorporações características e palavreado típico dos Guias; e também encontrará muitos terreiros eruditos, onde encontrará Guias mais independentes, que acendem seus próprios cigarros, ou se servem sozinhos, que te dirão sobre computadores, internet, celulares como coisas de seu dia a dia, onde não haverá tantas mirongas, tantos trabalhos, tantos palavreados característicos. Mas em nenhum momento poderá passar pela sua cabeça que isso é mais correto que aquilo, assim como não exemplifico os dois modelos de terreiro aqui com distinção de importância entre um e outro: se estão na Terra, se existem aqui, é porque têm que existir, cumprem um propósito maior que não conhecemos. Se eles possuem assistência, é porque fazem de alguma forma, o bem para quem visita, mesmo que não consigamos identificar, a priori, que bem é esse. E de nenhum modo esses terreiros serão melhores que o que você já frequenta, só serão diferentes no formato, não na essência.

Não trabalhe em dois lugares. Seja honesto consigo mesmo e, acima de tudo, seja leal. Se você deseja essa situação, comunique aos dois dirigentes e veja o que eles dizem. Fazer isso escondido é perigoso e vergonhoso para você.

Se você vai fazer algum curso de alguma coisa… bom, tenha em mente que cada casa trabalha de um jeito e se você não for maduro e centrado pra entender isso, esse curso só vai servir pra te deixar mais confuso ainda.

Ah! E não saia procurando outro terreiro igual ao que você já frequenta. Você não encontrará e, se o terreiro que você frequenta é bom pra você, porque você está saindo?

Mas sempre tenha em mente que cada casa é uma casa e os problemas estão muito mais em você do que nelas. Seja sincero consigo mesmo, sempre. E quando esse dia chegar, procure se acalmar e pensar, sem egoísmos, sem prepotência, o real motivo para seu incômodo. Só assim você conseguirá tomar uma boa decisão.

Nino Denani

www.artefolk.com.br

10 comentários:

Anônimo disse...

RAINHA MARIA PADILHA que (CEF)nesse momento esteja pensando em mim e querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver me abraçar,e me beijar que a sua boca sinta muita vontade de me beijar e que na sua mente so tenha a minha presença. Que(CEF)me procure ainda hoje, agora me chamando para ficar ao seu lado dizendo que me ama, e que tomou a decisão certa e definitiva.Assim Seja! MINHA RAINHA DA SETE ENCRUZILHADAS Peço assim: Và onde (CEF) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo pelos poderes da terra!!! pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das aguas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos coraões sagrados e das lagrimas

Anônimo disse...

derramadas por amor, para que se dirija onde(CEF)estiver me de muito amor carinho e que queira ficar comigo para sempre.Que(CEF) jamais deseje outra pessoa QUE NÃO SEJA EU(NCG) E QUE ELE TENHA OLHOS SO PARA MIM.SALVE POMBA GIRA MARIA MULAMBO,RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS, peço assim:Gira vai mulher, gira, gira ao meu favor, e traga (CEF) PRA MIM. E pedindo assim: AR MOVE, FOGO TRANSFORMA,AGUA FORMA,TERRA CURA,e vai girando a roda, vai girando vai trazer pra mim (CEF) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado que dessa vez ele volte definitivamente pros meus braços.Que (CEF) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja carinhoso comigo que não consiga olhar pra nenhuma outra mulher QUE NÃO SEJA EU. Que sinta bem somente ao meu lado que sinta a minha falta e venha ao meu encontro e peça pra que eu nunca o abandone.! Que(SLE) queira FICAR COMIGO PRA SEMPRE. Assim seja, assim será, assim esta feito. SALVE POMBA GIRA MARIA MULAMBO SALVE SETE SAIAS SALVE SUAS IRMÃS MARIA PADILHA ARREPIADA e todas outras falanges. SALVEM SETE SAIAS MINHA BOA E GLORIOSA PRINCESA, conheço a tua força e o teu poder te peço atenda o meu pedido (CEF) Não durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntos, que o corpo de (CEF) queime de desejo por mim. Que(CEF) fique cego para outras mulheres que ele não consiga ver ninguém como mulher, que outras mulheres nunca consigam chamar a atenção dele somente Eu terei esse poder.Que (CEF) não consiga ter desejo nem fazer sexo com NENHUMA outra mulher QUE NÃO SEJA EU. Que(CEF) ME ASUMA DE VEZ EM SEU CORAÇÃO.Faça MARIA ´PADILHA MULAMBO RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS COM QUE (CEF) sinta-se bem somente em ouvir minha voz. E que ele me deseje para sempre.(CEF) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentira.Pelos sete Exus que acompanha seus passos, rogo e suplico que amarre(CEF) nos setes nos de sua saia e nos sete guizo de sua roupa somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido minha GLORIOSA POMBA GIRA MARIA PADILHA traga(CEF) para mim hoje AGORA e sempre fazendo com que ele se torne meu definitivamente.Ainda que (CEF) RESISTA que com o seu poder MARIA PADILHA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADA sopre o meu nome no ouvido dele para que ele me procure hoje. Que (CEF) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder. Que venha como uma cobra rastejante humilde e manso, que venha dizendo que me quer sempre ao seu lado, e assim possamos ter um bom convívio. Assim seja e Assim sera! Eu profetizo em nome do PAI DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO que (CEF) vai vir correndo atrás de mim AGORA!louco e apaixonado o mais rápido possível pedindo para ficar comigo PRA SEMPRE pois somente a minha boca terás vontade e prazer beijar(CEF) você vai me assumir de vez em seu coração.Confio no poder das falanges da POMBA GIRA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS cada vez que for lida esta oração,mais forte ela se fará .Estarei publicando esta oração como oferenda. Pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (CEF) fique para sempre comigo. SEI QUE O ESPIRITO DA FALANGE DA POMBA GIRA JA ESTA soprando o meu nome no ouvido de (CEF) e ele NÃO CNSEGUIRA FAZER mais nada ENQUANTO não vier falar comigo.Confio no poder das SETE ENCRUZILHADAS e vou continuar divulgando essa oração poderosa. QUE ASSIM SEJA, ASSIM SERÁ, E ASSIM ESTÁ FEITO.

Mirna disse...

O que me ajuda é sempre: exercitar. Assim, o corpo libera serotonina, que ajuda a ter um bom humor. Eu sou um médica especialista em mastologia, mas é algo que todos os médicos sabem. beijos

Viper disse...

RAINHA MARIA PADILHA que (CEF)nesse momento esteja pensando em mim e querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver me abraçar,e me beijar que a sua boca sinta muita vontade de me beijar e que na sua mente so tenha a minha presença. Que(CEF)me procure ainda hoje, agora me chamando para ficar ao seu lado dizendo que me ama, e que tomou a decisão certa e definitiva.Assim Seja! MINHA RAINHA DA SETE ENCRUZILHADAS Peço assim: Và onde (CEF) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo pelos poderes da terra!!! pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das aguas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos coraões sagrados e das lagrimas

Viper disse...

derramadas por amor, para que se dirija onde(CEF)estiver me de muito amor carinho e que queira ficar comigo para sempre.Que(CEF) jamais deseje outra pessoa QUE NÃO SEJA EU(NCG) E QUE ELE TENHA OLHOS SO PARA MIM.SALVE POMBA GIRA MARIA MULAMBO,RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS, peço assim:Gira vai mulher, gira, gira ao meu favor, e traga (CEF) PRA MIM. E pedindo assim: AR MOVE, FOGO TRANSFORMA,AGUA FORMA,TERRA CURA,e vai girando a roda, vai girando vai trazer pra mim (CEF) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado que dessa vez ele volte definitivamente pros meus braços.Que (CEF) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja carinhoso comigo que não consiga olhar pra nenhuma outra mulher QUE NÃO SEJA EU. Que sinta bem somente ao meu lado que sinta a minha falta e venha ao meu encontro e peça pra que eu nunca o abandone.! Que(SLE) queira FICAR COMIGO PRA SEMPRE. Assim seja, assim será, assim esta feito. SALVE POMBA GIRA MARIA MULAMBO SALVE SETE SAIAS SALVE SUAS IRMÃS MARIA PADILHA ARREPIADA e todas outras falanges. SALVEM SETE SAIAS MINHA BOA E GLORIOSA PRINCESA, conheço a tua força e o teu poder te peço atenda o meu pedido (CEF) Não durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntos, que o corpo de (CEF) queime de desejo por mim. Que(CEF) fique cego para outras mulheres que ele não consiga ver ninguém como mulher, que outras mulheres nunca consigam chamar a atenção dele somente Eu terei esse poder.Que (CEF) não consiga ter desejo nem fazer sexo com NENHUMA outra mulher QUE NÃO SEJA EU. Que(CEF) ME ASUMA DE VEZ EM SEU CORAÇÃO.Faça MARIA ´PADILHA MULAMBO RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS COM QUE (CEF) sinta-se bem somente em ouvir minha voz. E que ele me deseje para sempre.(CEF) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentira.Pelos sete Exus que acompanha seus passos, rogo e suplico que amarre(CEF) nos setes nos de sua saia e nos sete guizo de sua roupa somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido minha GLORIOSA POMBA GIRA MARIA PADILHA traga(CEF) para mim hoje AGORA e sempre fazendo com que ele se torne meu definitivamente.Ainda que (CEF) RESISTA que com o seu poder MARIA PADILHA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADA sopre o meu nome no ouvido dele para que ele me procure hoje. Que (CEF) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder. Que venha como uma cobra rastejante humilde e manso, que venha dizendo que me quer sempre ao seu lado, e assim possamos ter um bom convívio. Assim seja e Assim sera! Eu profetizo em nome do PAI DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO que (CEF) vai vir correndo atrás de mim AGORA!louco e apaixonado o mais rápido possível pedindo para ficar comigo PRA SEMPRE pois somente a minha boca terás vontade e prazer beijar(CEF) você vai me assumir de vez em seu coração.Confio no poder das falanges da POMBA GIRA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS cada vez que for lida esta oração,mais forte ela se fará .Estarei publicando esta oração como oferenda. Pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (CEF) fique para sempre comigo. SEI QUE O ESPIRITO DA FALANGE DA POMBA GIRA JA ESTA soprando o meu nome no ouvido de (CEF) e ele NÃO CNSEGUIRA FAZER mais nada ENQUANTO não vier falar comigo.Confio no poder das SETE ENCRUZILHADAS e vou continuar divulgando essa oração poderosa. QUE ASSIM SEJA, ASSIM SERÁ, E ASSIM ESTÁ FEITO.

Chris disse...


NÍVEA KALIXTO15 de dezembro de 2012 09:02
RAINHA MARIA PADILHA que (CEF)nesse momento esteja pensando em mim e querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver me abraçar,e me beijar que a sua boca sinta muita vontade de me beijar e que na sua mente so tenha a minha presença. Que(CEF)me procure ainda hoje, agora me chamando para ficar ao seu lado dizendo que me ama, e que tomou a decisão certa e definitiva.Assim Seja! MINHA RAINHA DA SETE ENCRUZILHADAS Peço assim: Và onde (CEF) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo pelos poderes da terra!!! pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das aguas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos coraões sagrados e das lagrimas

Responder

NÍVEA KALIXTO15 de dezembro de 2012 09:02

Chris disse...

derramadas por amor, para que se dirija onde(CEF)estiver me de muito amor carinho e que queira ficar comigo para sempre.Que(CEF) jamais deseje outra pessoa QUE NÃO SEJA EU(NCG) E QUE ELE TENHA OLHOS SO PARA MIM.SALVE POMBA GIRA MARIA MULAMBO,RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS, peço assim:Gira vai mulher, gira, gira ao meu favor, e traga (CEF) PRA MIM. E pedindo assim: AR MOVE, FOGO TRANSFORMA,AGUA FORMA,TERRA CURA,e vai girando a roda, vai girando vai trazer pra mim (CEF) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado que dessa vez ele volte definitivamente pros meus braços.Que (CEF) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja carinhoso comigo que não consiga olhar pra nenhuma outra mulher QUE NÃO SEJA EU. Que sinta bem somente ao meu lado que sinta a minha falta e venha ao meu encontro e peça pra que eu nunca o abandone.! Que(SLE) queira FICAR COMIGO PRA SEMPRE. Assim seja, assim será, assim esta feito. SALVE POMBA GIRA MARIA MULAMBO SALVE SETE SAIAS SALVE SUAS IRMÃS MARIA PADILHA ARREPIADA e todas outras falanges. SALVEM SETE SAIAS MINHA BOA E GLORIOSA PRINCESA, conheço a tua força e o teu poder te peço atenda o meu pedido (CEF) Não durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntos, que o corpo de (CEF) queime de desejo por mim. Que(CEF) fique cego para outras mulher

Chris disse...

Assim seja e Assim sera! Eu profetizo em nome do PAI DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO que (CEF) vai vir correndo atrás de mim AGORA!louco e apaixonado o mais rápido possível pedindo para ficar comigo PRA SEMPRE pois somente a minha boca terás vontade e prazer beijar(CEF) você vai me assumir de vez em seu coração.Confio no poder das falanges da POMBA GIRA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS cada vez que for lida esta oração,mais forte ela se fará .Estarei publicando esta oração como oferenda. Pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (CEF) fique para sempre comigo. SEI QUE O ESPIRITO DA FALANGE DA POMBA GIRA JA ESTA soprando o meu nome no ouvido de (CEF) e ele NÃO CNSEGUIRA FAZER mais nada ENQUANTO não vier falar comigo.Confio no poder das SETE ENCRUZILHADAS e vou continuar divulgando essa oração poderosa. QUE ASSIM SEJA, ASSIM SERÁ, E ASSIM ESTÁ FEITO.

viagenseturismo disse...

RAINHA MARIA PADILHA que (CEF)nesse momento esteja pensando em mim e querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver me abraçar,e me beijar que a sua boca sinta muita vontade de me beijar e que na sua mente so tenha a minha presença. Que(CEF)me procure ainda hoje, agora me chamando para ficar ao seu lado dizendo que me ama, e que tomou a decisão certa e definitiva.Assim Seja! MINHA RAINHA DA SETE ENCRUZILHADAS Peço assim: Và onde (CEF) estiver e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo pelos poderes da terra!!! pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das aguas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos coraões sagrados e das lagrimas

negranice batista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.