segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

QUARESMA NA UMBANDA - O MITO AINDA VIVE...

Ao longo de minha vivência dentro da Umbanda, tenho escutado muito sobre a época da Quaresma ( o tempo em que Jesus passou no deserto somando seus 40 dias e que segundo nos conta a Bíblia foi tentado pelo demónio)

Escuto dentro da Umbanda muita coisa a respeito deste assunto.

Determinada casa não trabalha com a esquerda, neste período, pois afirma que a energia dos guardiões é muito pesada para o médium neste época, mas no restante do ano isso não é medido e os mesmos servem para "guardar" o terreiro.

Outra casa ainda diz que nesta época as guias e colares de todos os médiuns são recolhidas para que os mesmos não se percam diante das tentações do demónio, então quer dizer que só as guias bastam? A reforma moral e o "orai e vigiai" ficam aonde? Nos 11 meses restantes para término do ano não rola uma tentação então? Contraditório isso...

Ainda escuto que existem casas que não atendem neste período, pregando a sintonia do medo em seus trabalhadores não pautando pelo uso do bem senso, onde me questiono: Qual hospital fica fechado determinado período recusando atender aos doentes?

Realmente muita coisa é dita em nome da Quaresma, mas vale lembrar que esta prática é de cunho católico e não Umbandista.

Infelizmente na Umbanda encontramos muitos "achismos" hoje em dia, gente que fala sem fundamento, alegando que " as coisas sempre foram assim, é por que é simplesmente e pronto..." e com isso vamos criando dentro da Umbanda um palco de falta de informação e pré-conceito, além de um misticismo desnecessário e prejudicado é o médium.

Creio que esteja na hora de acordarmos para algumas verdades e descortinarmos o véu dos anátemas feitos em nome da Umbanda.

As guias tem seu fundamento sagrado sim dentro da Umbanda, mas amarra-las sem uma doutrina moral não impedira este ou aquele filho de fé de cair se o mesmo não desejar mudar.

Tentações acontecem todos os dias de nossas vidas, pois estamos encarnados em um mundo de provas e expiações e vale aqui lembrar de um dito popular: "Diga-me com quem tu andas e direi quem tu és" tudo na vida rege sintonia acima de tudo, cada um faz sua escolha e tenham a certeza que ninguém cai de gaiato na história, pois temos o livre árbitrio para isso.

Umbanda é caridade acima de tudo e caridade não tem hora, nem dia e muito menos lugar para ser praticada, a casa que fecha suas atividades elegendo datas como desculpa, assina seu atestado de incompetência no compromisso assumido com os sagrados Orixas, já tão pouco compreendidos e respeitados.

Não devemos nos prender tanto a Umbanda somente pelos seus ritos, mas sim para essência de caridade que a mesma carrega em si.

Trabalhador pronto, o trabalho aparece, ninguém cresce sem estudo, portanto cada casa deve buscar formar seu corpo mediunico dentro de uma doutrina moral reta e não semear dogmas, mitos ou lendas para seus médiuns em formação.

Quaresma é bom para quem deseja segui-la e alimentar a "doutrina do medo", sou Umbandista acima de tudo e a doutrina que sigo com minha casa é " a manifestação do espírito para a caridade"
Que cada um reflita e tire suas próprias conclusões

Pai Géro
Dirigente e Sacerdote Umbandista

2 comentários:

Fábio Ieno disse...

ainda temos umbandista inteligentes pois quem tem fé e orixá na cabeça tem firmeza! eu sou totalmente a favor aos trabalhos na quaresma,pois sou umbandista e amo minha religião. um abraço Fabio de ogum

Fábio Ieno disse...

ainda temos umbandista inteligentes pois quem tem fé e orixá na cabeça tem firmeza! eu sou totalmente a favor aos trabalhos na quaresma,pois sou umbandista e amo minha religião. um abraço Fabio de ogum