quarta-feira, 29 de julho de 2009

O MAL

Questiona-se a não-existência de um Ser Superior e Supremo, pois alguns alegam como prova da não-existência desse Ser, a existência do que chamam de Mal.
Seguido ao Mal, vem a existência do Sofrimento.

Com a percepção da realidade e da verdade encobertas pelas paixões e desejos ilusórios, o Ser não consegue ver e entender as questões relativas ao Mal e ao Sofrimento. Com a consciência desperta e com a visão aberta para a Verdade, o Ser então entende que o que ele chama de Mal e de Sofrimento são apenas partes do Conjunto do Todo. O Mal e o Sofrimento fazem parte da Consciência Suprema, Deus.

O Mal é uma manifestação da Consciência Suprema, assim como tudo que existe é.

O período da evolução em que o Ser experimenta e sente o Mal, faz parte de seu processo evolutivo rumo à Essência.
Quando a Consciência Cósmica, a Consciência do Um, de que Tudo é Um, é atingida pelo Ser, ele então entende que a existência do Mal é necessária, pois tudo que existe faz parte do Todo e não há a imperfeição, não há nada que não exista por uma causa, por uma razão Superior.

Com a consciência limitada não se pode entender que tudo está certo, que o que chamamos de "Mal" é apenas uma manifestação do próprio Ser Supremo.

As atitudes que as pessoas julgam de más são apenas o reflexo do nível consciencial do Ser. No estágio evolutivo do Reino Animal Racional, o Ser age conforme a sua condição de Ser cego pela ilusão, ou seja, o Ser não sabe quem ele é, não sabe o que faz e nem porquê faz.
O Ser apenas "sofre" as conseqüências de suas ações de acordo com a Lei de Causa e Efeito.
Na verdade, o Ser que sofre, que sente dor, que sente o mal, não sabe nem que existe, ou melhor, ele sabe que existe, mas essa percepção não dá a consciência de SER, ele sabe que existe mas não É.

Quando a Consciência da Verdade é atingida, quando o Ser evolui e chega a Consciência Plena, ele vê que o Mal não existe. Esse "Mal" que tem um sentido pejorativo, de discriminação, de inferioridade, não existe, pois tudo é perfeito e Divino. Mas, o "Mal" como sendo reflexo da ignorância e da cegueira ilusória existe, é um estágio na evolução do Ser.

Todos os Seres, todas as individualizações e manifestações da Consciência Suprema, Deus, ao entrarem no Mundo da Forma, passam pelo estágio da ignorância, sentem e fazem o que chamam de "Mal". Isso é uma Lei e uma condição que todas as manifestações da Consciência Suprema passam e "sofrem".

Deus se auto-manifesta, se torna muitos e Ele mesmo "sofre" a Si Mesmo, pois Ele é o Ser que sente o mal e sofre, e é o próprio Mal e Sofrimento.

Nenhum comentário: