sexta-feira, 1 de maio de 2009

MÚSICA SAGRADA

O PONTO CANTADO NA UMBANDA

A música é utilizada desde os tempos mais remotos, como uma forma de contato entre nós, seres humanos e a Divindade. Na própria Bíblia existe muitas passagens que nos mostram isso.

A Umbanda, também se utiliza desse processo, através dos pontos cantados, que são verdadeiras preces musicais, que dinamizam forças naturais e nos fazem entrar em contato íntimo com as Potências Espirituais que nos regem.

O ponto cantado está entre os fundamentos de maior importância para os trabalhos dentro de uma tenda de Umbanda e por isso, os curimbeiros e ogãs devem conhecer o mínimo necessário sobre a magia musical gerada por esses cânticos, para que os mesmos sejam entoados no momento certo, uma vez que possuem vibrações e finalidades próprias para cada momento ou tipo de trabalho.

Isso é importante, pois, quando entoados em hora imprópria, os pontos podem perder o sentido, ou até atrapalhar a sessão.

Quanto à origem, dividem-se em pontos de raiz, que são enviados pelos espíritos (incorporados ou através de outra manifestação mediúnica, como a inspiração), ou pontos terrenos, são feitos pelas pessoas, sem intervenção espiritual.

Irmão umbandista, "cante com o coração", pois palavras jogadas ao vento não trarão as energias necessárias que ele poderia gerar e vibrar dentro do terreiro.

Sinta o que você está entoando e deixe a energia fluir, envolvendo sua casa com as forças positivas do Astral.

Os Orixás agradecem!


Texto de Sandro da Costa Mattos – autor de “O Livro Básico dos Ogãs”
e Ogã Alabê da APEU.

Nenhum comentário: