domingo, 17 de maio de 2009

DE OLHOS FECHADOS

“Quem só procura Exu na Umbanda para satisfazer seus interesses puramente materiais, ou seja, quando estes problemas materiais não abrem caminhos para a libertação espiritual, está sumamente comprometido consigo mesmo e com forças de baixo nível astral.

Exu,senhor das Leis cármicas, carmanicas, é um servo,sim! Mas também é um manipulador de energias emanadas e imantadas de cima, para dar o engendramento, o sustentáculo e a organização mediúnico-astral de seus aparelhos; claro está, que para isso, muitos resgates existentes através da vida material, são encaminhados por seres (pessoas) que procuram o “Senhor Exu”, dando-se então a necessária combinação de forças “Matéria-Espírito”, para o encontro maior da vida e da existência.

Exu de Lei, vanguardeiro das lides espirituais, conhece a fundo que é desejável, agradável e satisfatório àqueles que o procuram e procuram ao seu modo: dar ou trocar forças para que as idealizações sejam feitas.

Exu é uma força de atrito ou de choque contra o baixo nível astral e só ele sabe como modificar isso, manipulando-o e servindo-se dele, sem que esse baixo nível astral saiba, para transformá-los para um ideal maior. Claro que isso não é fácil, mas só assim é que se consegue, através de subornos ou da força bruta mesmo. Isso explica porque Exu é tão procurado para curar, adivinhar e mostrar coisas que todos querem para sua íntima satisfação material.

O desvirtuamento conceitual do que é Exu mostra claramente a cegueira espiritual em que pessoas mesquinhas tentam se aproveitar, mas o importante é saber que atraindo o baixo nível astral é que ele poderá encontrar os verdadeiros parâmetros e encaminhá-lo no seu devido tempo, às origens essenciais desses seres.

Um Exu de verdade deve ser respeitado por tudo aquilo que faz, e como faz, sendo a responsabilidade do médium que ele utiliza checada a todo instante, porque a luta não termina numa batalha vencida. Ao contrário, como uma fera ferida e magoada, o baixo nível astral quer se infiltrar e minimizar suas forças interessado somente em denegrir suas imagens (Exu e Médium).

Cada médium de verdade deve saber utilizar as forças de intermediação a que o Senhor Exu se propõe e nem por isso está imunizado contra as forças contrárias, mas quando se tem interesse maior, um guardião de verdade lhe acoberta e mostra como sair de tais situações.

Não estou dizendo que Exu de Lei é um espírito puro, é sim o sustentáculo para que a escada da evolução fique sempre firme e que seus degraus nunca quebrem, pois se quebrarem, já se pode saber o que estará embaixo a aguardar.

Não se pode menosprezar um Exu de Lei. Procure compreendê-lo. Não se pode brincar, satirizar ou ironizar seus métodos, sua importância maior está em atrair aqueles que gostam de ficar de olhos vendados para a luz; dentro de Aumbandan foi assim determinado e somente deste modo é que os “cegos” poderiam saber da existência da luz.

Seus conhecimentos ultrapassam aquilo que muitos querem, ou seja: dar a solução aos casos financeiros, de romance, de sexo e de toda ordem material, só ele sabe como bem resolver tudo isto, mas ele é acima de tudo o ponto de equilíbrio entre os que estão na escuridão e os que estão na luz, mesmo que muitas vezes use essa mesma escuridão para que muitos dêem valor para a luz.

E a vocês, que se consideram “cegos”, não guardem essa primazia de serem os únicos a não conseguirem ver tudo isso. E se seus olhos acostumaram e gostam de ficar vendados, não se espantem, serei eu, Exu de Lei, a tirar suas vendas no tempo certo, do meu modo e do meu método, quer você queira ou não.”


Fonte: Umbanda é Luz (livro)
- Ed. ìcone

Nenhum comentário: