terça-feira, 14 de abril de 2009

OS SETE PECADOS CAPITAIS

É muito comum presenciarmos verdadeiras aberrações "mediunicas" em nome das entidades ancoradas na ignorancia, irracionalidade, manifestações de seu psique desequilibrado, mistificação, shows de animismo negativo e até má conduta moral dos médiuns.

Mas porque isso é tão gritante na umbanda e em outras searas espirtualistas de intercâmbio mediunico podemos observar em menor número ?

Talvez se os dirigentes de umbanda buscassem um conhecimento mais aprimorado sobre mediunismo e desenvolver seus médiuns com maior e amplo conhecimento de seus mecanismos , isso poderia ser melhorado, ficando mesmo a cargo, unicamente da vontade do médium e não por desconhecimento por uma falta de ensinamentos e estudos. Mas pelo menos, tentando combater as ervas daninhas que geram outras ervas que enveneram o jardim, já seria um bem feito enorme..

1- Vaidade - Talvez a mais daninha de todas, so perdendo para:

2 - Má índole - aquele que usa sua mediunidade para proveito proprio, agindo de mentira, poder e se aproveitando dos que cruzam em seu caminho.

3- fascinado - aquele que n ouve ninguem, nenhuma doutrina presta. Só o seus guias lhe dizem, pois se acha em total sintonia com eles.

4 - Egoísmo - aquele que apenas esta no terreiro para "cumprir o dever de 15 em 15 dias apenas durante a sessão" e o resto que se lasque. Tudo que aprende é pra ele e não para servir de veiculo para ajudar e socorrer seu próximo e compartilhar aprendizado.

5 - indisciplina -aquele q não cumpre nada que lhe é indicado. Tem preguiça de ensinamentos, dá sempre desculpas para as giras de desenvolvimento, não segue as prescrições das entidades, n estuda. A maioria das vezes so chega atrasado nas sessões..

6- fanatismo - aquele que direciona sua vida inteira as entidades. Vive e respira seu credo, centro e as entidades. Não dá um passo, sem invocar as entidades para lhe dizer o que fazer. Alguns até pra sair de casa, invoca em pensamento algum exu pra saber se n vai acontecer nada de ruim... (isso é grave desequilíbrio e precisa de tratamento)

7 - irracionalidade - aquele que vive cercado de crendices descabidas e nunca usa a razão para analisar o que os outros lhe vendem como verdades. Pq tem preguiça e falta de hábito de pensar. Querem tudo pronto, que simplesmente alguem chegue e diga tudo o que é e o que n é. É facilmente manipulado, pq pela falta de raciocínio, acredita em tudo o que lhe falam. E vive sob o poder dos outros, com medo de demandas, surras de santo, gerras de orixás, ataca de kiumbas, de morrer, de ser assaltado, de n casar, se ficar doente se n "cuidar " de seus guias , entre uma infinidade de coisas que se engole, pq n se pára, 5 minutos pra ponderar linguagens simbólicas que levam ao pé da letra, crenças ultrapassadas que a razão e a luz do conhecimento derrubaram faz tempo.

Em contra partida , há algumas posturas DE TERREIROS que são verdadeiros estupins de pólvoras e porta aberta para todo tipo de manifestação; psíquica e kiumbada na corrente médiunicas....

1- falta de instrução de seu corpo mediunico. E ainda reina o "bota a roupa, vem pra roda e o resto a entidade dá" - Lêdo engano !

2 - Interesses egoístas, vaidosos e financeiros, como mola central que conduz a egregora e objetivos dos trabalhos da casa.

3 - Ser omisso, tolerante, incentivador e agente de fofocas, malecidencias, intrigas, disputas de poder e gerra de vaidades entre seus médiuns.

4 - Não tem liderança, é passivo e permitem que os mais velhos "mandarem" no terreiro e dizer o que deve ser feito, o que n deve e o que fazer com médiuns iniciantes, intrometendo-se no desenvolvimento dos iniciantes.

5 - Faz e muda seus ritos conforme o "gosto do freguês" , pq tem receio de criticas e quer agradar a todos.

6 - Permite a revelia, certas condutas de médiuns como shows circences, plumas e paetês, abuso de poder, que qualquer médium iniciante as quais as entidades já falam, dar-se a consultas, receituarios, passes, manipular bebidas, fumos, e n passa estudos e ensimentos prévios e preparo psicologico para que possa haver consultas e manipulações de elementos materiais.

7 - fechado e não dá liberdade para os filhos perguntarem e se instruirem com ele. Dá preferencias e regalias a gosto pessoal pros preferidos.

Nenhum comentário: