domingo, 12 de abril de 2009

O SISTEMA ENERGÉTICO HUMANO

Elementos fundamentais do sistema energético humano

Os corpos sutis ou corpos energéticos:

CORPO FÍSICO:
Instrumento de suporte passivo, recebendo a ação dos elementos anímico-espirituais, constituído de compostos químicos originários do próprio planeta. Propriedade: Oportunizar ao Espírito sua manifestação no campo físico. Condução da vida encarnada.

CORPO ETÉRICO:
Estrutura tênue, invisível, de natureza eletromagnética densa, mas de comprimento de onda inferior ao da luz ultravioleta, quase imaterial, elo conectivo entre o homem interior e o exterior, receptáculo da energia vital ou prana recebida do sol; -sede dos chacras-. Propriedade: Estabelecer a saúde automaticamente, sem interferência da consciência.

CORPO ASTRAL OU EMOCIONAL: (Psicossoma)
Veículo das emoções, dos desejos, das paixões; -ponte entre o Corpo Etérico e o Corpo Mental-. Formado por matéria astral: quanto menos evoluído o indivíduo, tanto maior é a predominância de matéria mais grosseira, pertencente aos sub-planos astrais inferiores. Separado do corpo físico, assume a forma e o aspecto deste, porém o funcionamento dos aparelhos sensoriais é totalmente diferente. Propriedade: Sensibilidade, dor ou prazer, registro das emoções sob vontade, desejos, vícios, sentimentos, paixões, etc.

CORPO MENTAL INFERIOR (Concreto e mortal):
Alma inteligente, mentalidade, associação de idéias, sua aura ovalada envolve todo o corpo, é o corpo que engloba as percepções simples, através dos cinco sentidos comuns, avaliando o mundo através do peso, cheiro, cor, tamanho, gosto, som, etc. Formado por matéria dos quatro sub-planos mentais inferiores, sua constituição e forma são tanto mais elevada, quanto mais evoluído o individuo é. Funciona em estreita conexão com o corpo astral, sendo chamado também de Kama-Manas (astral-mental) a estes dois corpos estreitamente reunidos durante a vida física. Propriedade: Primeiro grande bando de dados, onde a mente física busca as informações que precisa, raciocínio seletivo.

CORPO MENTAL SUPERIOR (Causal e imortal):
Veículo dos pensamentos abstratos, dos altos ideais e o receptáculo da memória das vidas passadas. No Corpo Causal subsiste a recordação das vidas passadas e ficam, em germe, as qualidades e defeitos adquiridos durante a vida física. Desenvolve-se a medida que o homem evolui, sendo permanente, indestrutível enquanto dura a evolução humana (os corpos precedentes a esse são mortais). Formado pela matéria dos 3 sub-planos superiores do Plano Mental. Enquanto o corpo mental inferior é o corpo da dedução, da lógica, do raciocínio, dos pensamentos concretos, o Corpo Causal é o da razão pura e dos pensamentos abstratos.

CORPO BÚDICO (imortal):
Veiculo da intuição espiritual – Sede das três almas: Moral, Intuitiva e Consciencial. Formado pela matéria do plano Búdico. Veículo da intuição divina, da não separatividade e da fraternidade universal. O princípio Búdico não está ainda individualizado em corpo, no homem comum.

CORPO ÁTMICO:
Veículo da vontade espiritual; - Deus interno, o real ser. Acima do conjunto homem setenário, está a Mônada ou Centelha Divina.


Os chacras ou centros energéticos:


Os Centros Energéticos ou Chacras são nossos "órgãos espirituais", localizados no Corpo Etérico, eles captam a energia vital e a distribuem para o corpo, mantendo nossas funções físicas.
São verdadeiros metabolizadores com forma espiralada que possuem hélices girando, esses vórtices emitem não só energias, mas padrões de consciência. Tudo isso é distribuído ao corpo através das Glândulas Endócrinas.
Os chacras também são dispositivos que "sentem" a energia e nos informam sobre o mundo a nossa volta. O Descontrole ou Obstrução do chacra pode atingir nossa energia vital e nosso psiquismo, trazendo conseqüências para a saúde e a vida.
Já o seu bom funcionamento estimula o auto-conhecimento e a realização não só na vida material como espiritual.
A palavra chacra, do sânscrito, significa roda e evoca o caráter dinâmico desses centros magnéticos, que, segundo o hinduísmo, captam, armazenam e distribuem a energia.
Relacionados a órgãos e glândulas, eles têm importância decisiva para a nossa vida mental e espiritual, influenciam nossas emoções e são influenciados por elas. Atuam,então,diretamente sobre a nossa disposição e alegria de viver.
Os sete principais estão localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça, quando seu fluxo é bloqueado, surgem as doenças.
Para nos abastecer, os chacras captam a força vital (Prana, Ki) e espiritual (kundalini). Na verdade, trata-se da mesma energia, que se manifesta de modos diferentes e é obtida por meio do ar, luz solar, água, alimentação e pelo desenvolvimento da consciência.
Os Pranayamas, exercícios respiratórios da ioga, purificam os centros de força e favorecem a absorção dos nutrientes e o despertar da kundalini.


Os 7 chacras mais importantes são:

Coronário (branco)
Frontal (violeta)
Laríngeo (azul)
Cardíaco (rosa)
Plexo solar (amarelo)
Umbilical (laranja)
Básico (vermelho)


Os Canais Energéticos mais importantes são:

Sushumna

Canal Central, que passa pelo centro da coluna vertebral, do chacra coronário ao básico, em em torno dele entrelaçam-se outros dois canais. A força energética dentro deste canal é muito forte quando se consegue o equilíbrio entre estes dois canais, sendo certo que dentro deste canal corre a energia Kundalini. Também conhecido como canal de fogo, assemelha-se a um dos principais meridianos da acupuntura, ao meridiano Vaso Governador que se ergue na extremidade do cóccix, percorre a parte central das costas, passando pela parte posterior da cabeça e terminando no lábio superior. Para os hindus, Sushumna faz seu caminho do vértice passando pelo interior da medula terminando por atingir a região sacra. O próprio Sushumna tem uma natureza trina, contendo forças mais sutis dispostas umas dentro das outras

IDA

Liga-se do cóccix à narina esquerda através do canal sushumna e responde com a energia da lua – Energia Feminina - Emoção

PINGALA

Liga-se do cóccix até à narina direita através do canal sushumna e responde com a energia sola – Energia Masculina – Razão


O IDA e o PINGALA regem, ao nível físico, as respostas do sistema nervoso simpático e do parassimpático.
· Os 7 chacras principais são formados pelo encontro dos nadis Ida e Pingala entre si entreçados dentro do canal Sushumna.



CHACRAS E SEUS FUNDAMENTOS:

· Os chacras principais são 7, do segundo ao sexto, os chacras têm vórtices à frente e atrás, enquanto o primeiro (Básico) e o sétimo (Coronário) são unitários, sendo o sétimo o responsável por receber a energia vital, que chega em formato aspiralado e em forma anti-horária adentra no canal energético.

· Os chacras secundários são 10 e estão localizados nas palmas das mãos, nas solas dos pés, nos ombros, cotovelos e joelhos. Há ainda milhares de chacras menores por todo o corpo, sendo entendido que a cada uma célula humana corresponderá a um chacra menor.

· Os três chacras localizados na parte inferior do nosso corpo são os que administram as energias que recebemos da Terra, são considerados de polaridade feminina (yin, ou negativa), enquanto os três chacras na parte superior do nosso corpo, que gerem as energias que recebemos do Universo, são considerados de polaridade masculina (yang, ou positiva).O quarto chacra (do coração ou cardíaco) tem uma polaridade neutra.

· No que tange a rotação da energia vital cósmica, esta diferencia-se pelo sexo, se observando que na mulher o primeiro chacra vibra anti-horário, o segundo em sentido horário, o terceiro anti-horário, e alterna-se assim até chegar ao sétimo que terá rotação horária, já no homem observamos que esta ordem se inverte, então teremos o primeiro chacra girando em sentido horário, o segundo em anti-horário e assim alterna-se até chegar ao sétimo chacra quando se observará a rotação anti-horária.

· Para haver equilíbrio entre estes centros energéticos se faz necessária esta rotação energética variada, caso contrário não teríamos o equilíbrio. Para tanto necessária é a atenção do médium para o equilíbrio do chacra do paciente, devendo o mesmo atentar-se as rotações de cada centro de força.

· O chacra estará equilibrado, desequilibrado ou obstruído, cabendo ao médium analisar o status baseando-se nas características positivas e negativas de cada um destes chacras. Após identificado o estado em que se encontra o chacra, caberá ao médium mantê-lo, equilibra-lo ou desobstruí-lo por meios de técnicas expostas na parte prática de nosso curso.

· Os rituais de manutenção energética, equilíbrio de chacras e desobstrução dos chacras deverão ser feitos atentando-se sempre para sua energia pessoal primeiramente, pois que se faz necessário antes de aplicar a técnica no próximo, estar bem consigo mesmo para que possa vibrar energias positivas ou neutras ao necessitado, jamais negativas, para tanto o médium deve realizar a técnica quando estiver certo que está em boas condições para tal trabalho.

Álan Madureira

Nenhum comentário: