quarta-feira, 29 de abril de 2009

LINHA,FALANGE E VIBRAÇÃO

Os trabalhadores espirituais de Umbanda que assumem a vestimenta fluídica de Caboclos Preto Velhos e Exus são espiritos que ao adentrarem no movimento umbandista como trabalhadores da seara da caridade, entram ou são direcionados a uma classificação que os identifica no grande agrupamento de trabalhadores umbandistas.

Essa classificação é o seguinte:

1) LINHA:
Linha é a grande e magnífica força energética que direciona esses espiritos para o trabalhona caridade. Essa emergia é comandadapor determinado Orixá, daí, em se tratando de trabalhadores espirituais na Umbanda, essa linha receber o nome desse Orixá.

Assim vejamos:

a) Os Caboclos Índios, boiadeiros e baianos atuam na energia vegetal, daí,serem da linha de Oxossi.

b) Pretos Velhos atuam na energia telúrica, dentro da essência da Sabedoria, na Confraria das Santas Almas, pertencendo, portanto,'a Linha de Obaluaiê( Linha das Almas,Yorimá, Africana e Iofá).

c) Os Caboclos Marujos ou Marinheiros, tendo em vista sua essência aquática,pertencem a linha de Iemanjá.

d) As Crianças na Umbanda não tem linha específica, dizemos pertencer a Linha de Ibêji.

e)Exús são espiritos como nós na biusca da evolução que, ao adentrarem na Umbanda para trabalhar, na Linha de Exú do orixá do médium.

2) FALANGE:
É o agrupamento dentro da Linha a que pertence aquela Entidade. Espiritos de muita luz e escol iniciam as diversas falanges ,dando o seu nome a todos os espiritos que nela integrem.Assim a Cabocla Jupira pertence à falange da Jupira,Pae Benedito pertemce à falange de Pae Benedito , Exu Tranca Ruas, pertence a Falange dos Trancas Ruas ,e assim por diante.Daí num mesmo terreiro poderemos estar presentes, incorporados tantas Jupiras, tantosPaeBeneditos,Tranca Ruas, quantos médiuns que trabalhem com Entidades que estão integradas nessas mesmas falanges.

3) VIBRAÇÃO:
Cada Entidade trabalha com as energias da Natureza.
É a natureza magística dos trabalhos de Umbanda e que é tão bem manipulada pelos seus trabalhadores espirituais.

Embora manipulem e trabalhem com todas as sete forças energéticas da natureza, sempre haverá a predominância de uma, que é regida por determinado Orixá, sendo como se fosse o Ancestral daquela Entidade.

Assim, temos a Cabocla Jupira que trabalha sob a Vibração Sagrada da Água tendo como,orixá Regente a Mãe Oxum.

Querer identificar a Vibração de uma Entidade pelo seu nome ou Falange é confundir-se pois não será a realidade dita e apresentada por eles, além, do que estaríamos congelando o movimento energético vibracional e irradiador dos Guias.

Nenhum comentário: