domingo, 12 de abril de 2009

DESOBSESSÃO

Aos que lidam com desobsessão

A profilaxia às afecções psíquicas se inicia com a busca pela harmonia do próprio indivíduo, nos esforços que fez em se melhorar como pessoa.
Além disso, ao que se conhece com o nome de reforma íntima, deve-se acrescentar o desenvolvimento equilibrado da mediunidade.

O trabalho de esclarecimento às entidades desencarnadas,bem como os esforços para que os complexos processos que provocam tragédias e sofrimentos que duram séculos se resolvam,são atividades ligadas à desobsessão, que trazem importante contribuição ao equilíbrio e à harmonia do planeta. É um trabalho quase anônimo e silencioso que as instituições espíritas executam através de seus trabalhadores. Uma sessão de desobsessão pode, quando bem conduzida e com propósitos típicos, equivaler a algumas sessões de psicoterapia. Conversar com os espíritos desencarnados através de médiuns experientes é uma arte que requer, além de habilidades específicas, muita paciência, humildade e amor.
Lidar com o psíquico do outro exige que o próprio esteja em harmonia. O trabalho de autotransformação é fundamental a fim de se evitar a contaminação psíquica. Tenho visto alguns operários da desobsessão com graves transtornos psíquicos,e outros, após certo tempo, não realizados na vida pessoal.

É preciso se estar atento não só ao doente desencarnado como também ao suposto sadio encarnado que o atende, pois nem sempre o ´médico se cura a si mesmo´. As recomendações para que utilize a oração, para que vigie, para que se melhore, são úteis, porém necessitam de detalhamento maior. A oração é tranqüilizadora e induz a um estado de paz e equilíbrio íntimo.

Porém, ela não resolve por si só os problemas pessoais. A vigilância é oportuna,pois induz a um estado de alerta quanto às possibilidades de equívoco, mas sozinha não soluciona os conflitos íntimos da personalidade. A reforma íntima requer o contato
direto com o próprio processo de vida e encarar os problemas de frente sem fugir da responsabilidade pessoal.

O Centro Espírita que possui reunião de desobsessão deveria criar um grupo terapêutico específico para aqueles que nela trabalham.

O grupo seria coordenado por pessoas habilitadas a lidar com os processos psíquicos humanos e que saibam acolher devidamente aqueles que desempenham tão delicada função. Por outro lado, o trabalhador da desobsessão, quando não sentir satisfeita sua necessidade íntima de auto-transformar-se e estiver com problemas psicológicos, pode e deve buscar ajuda individual especializada. Nem sempre o curador consegue curar a si mesmo. É comum o trabalhador da desobsessão achar que seus problemas psicológicos se devem à obsessão, descuidando-se de seu mundo íntimo.

Trabalhar com a desobsessão assemelha-se a lidar com fogo,que exige habilidade e cuidados pessoais a fim de evitar-se queimaduras.

Não é atividade para amadores nem se admite ingenuidade.

Lida-se com o psíquico e o espiritual simultaneamente.

O trabalhador da desobsessão deve buscar estudar e conhecer os mecanismos inconscientes e o funcionamento da psiquê humana. Ela funciona no desencarnado à semelhança do encarnado.

Quanto mais conheça uma, mais se familiarizará com a outra.

Deve dedicar-se ao estudo das técnicas psicoterápicas para melhor exercer sua atividade, bem como para se prevenir quanto às contaminações psíquicas.

Nenhum comentário: