quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O QUE É UM DÉJÀ VU ?

O Déjà vu é um sentimento inexato, subjetivo, já que é algo interno e somos pessoas diferentes. As descrições apresentadas variam bastante de grau e apenas possuem o ponto do comum de se ter a sensação de já haver vivido quando ocorre.

Dessa forma, existe a probabilidade de uma pessoa sonhar com algo, esquecer e ao vivenciar a cena estando acordada ter a sensação de já haver vivenciado antes. Mas essa é apenas uma das inúmeras tentativas de explicação para o fenômeno.

Existem teorias.
A medicina, por exemplo, possui uma que sugere que o déjà vu ocorre devido a um erro do cérebro ao armazenar a informação na memória. Ao invés de a informação da situação vivida no momento ser levada à área do cérebro responsável pela memória recente, ela, por um equívoco do sistema nervoso central, é conduzida até a área que guarda as informações sobre as vivências mais antigas. Dessa forma, o fenômeno de a pessoa presenciar um acontecimento e ter a sensação de que ele já havia acontecido há muito tempo se explicaria pelo simples fato de ao invés de o cérebro interpretar a situação como algo recente, se engana e a trata como algo remoto.

Mas esse sistema não é tão sólido pois existem situações que ele não explica. Como por exemplo aquelas ocasiões em que além de a pessoa sentir já ter vivido o momento, ainda prevê o que irá acontecer depois, até mesmo em semanas posteriores.

A partir daí surgem teorias mais sofisticadas. Uma, por exemplo, parte do princípio de uma faculdade do espírito, a de prever o futuro. Todos possuem essa capacidade, ainda que embrionária, e além disso, a vestimenta carnal dificulta muito a sua manifestação. O natural é que espíritos mais velhos a tenham mais desenvolvida.

Uma forma de explicar o porquê de previsões do futuro seria admitindo que em algum momento o espírito sai "um pouco" da bolha "espaço x tempo" e adentra "um pouco" na eternidade. Nesse momento o passado, presente e futuro "se aproximam" para constituir "uma coisa só" (eternidade). Quando se está influenciado pela linearidade do tempo, o passado, presente e futuro são facilmente vistos como coisas distintas. É o que sentimos agora. Mas em algumas ocasiões o espírito consegue sair um pouco dessa linearidade e observar um pouco mais de cima. Isso é o que o possibilitaria ter acesso a flashes do futuro.

Retornando do pequeno acesso à eternidade até bolha "espaço x tempo" (linearidade do tempo), o espírito traz consigo informações sobre o futuro (e o trata como se fosse passado, já que é como se já o houvesse vivenciado), e quando este futuro se concretiza no presente (quando está ocorrendo), o indivíduo tem a sensação de que já o vivenciou.

Outras teorias mais simples podem servir para explicar algumas situações isoladas. São exemplos:
- O indivíduo não lembrar que na atual encarnação (ainda que inconscientemente) já tinha visto o local ou pessoas constituintes da situação que sentiu como um déjà vu;
- A pessoa, em encarnações anteriores já ter passado por situações parecidas e por isso crer que já ocorreu;
- A pessoa ter previsto a situação em sonhos (podendo tanto ter sido desecadeado por uma faculdade que possui, quanto ter sido estimulada por mentores para prepara
á-la), e isso ter feito com que ela sentisse como se a situação já houvesse ocorrido (mesmo que não lembrasse do sonho);
- A pessoa durante algum sonho ter tido lembranças de vivências de outras vidas que se assemelhavam às que ocorreram na situação identificada como déjà vu.


Luidje

Nenhum comentário: