segunda-feira, 8 de setembro de 2008

OS DEGRAUS DA ORAÇÃO

Os místicos costumam apontar quatro degraus na oração.

São quatro níveis de oração e de vida interior.

São eles:

- ORAÇÃO VOCAL - Usa-se fórmulas elaboradas, como o Rosário, a Liturgia das Horas, ou outras orações compostas, como Pai-Nosso, Salve-Rainha, Novenas, etc.

- ORAÇÃO MENTAL OU DISCURSIVA - Consiste em conversar espontâneamente com Deus. É uma conversa a sós com quem sabemos que nos ama. Conversamos com Deus como quem conversa com seu Amigo. Essa forma de oração, com o passar do tempo, vai ganhando em criatividade e intimidade.

- ORAÇÃO DE UMA PALAVRA - Também chamada pelos Padres do Deserto de "oração monológica", ou "oração de simplicidade"; modernamente chamam-na de "contemplação ativa". Consiste em repetir uma única palavra, ou uma pequena frase, continuamente, com grande amor e afeto.
Jesus ensinou: "Quando fores orar, não multipliques as palavras".

- ORAÇÃO SEM PALAVRAS - Também chamada de "contemplação passiva". É uma oração em que se permanece silencioso e mudo diante de Deus. Teresa de Ávila chama-a de "oração de simples olhar", ou "oração de quietude". Esse modo de orar é puro dom de Deus; não pode ser conquistado e nem exercitado. A nós cabe unicamente a fidelidade à oração de uma palavra ou contemplação ativa, até que Deus queira conceder-nos a oração sem palavras.

Percebe-se, assim, um movimento em nossa vida de oração, que vai se simplificando, e conduzindo-nos a uma forma de oração cada vez mais simplificada e unitária. Percebe-se também uma contínua interiorização na dinâmica da oração. Também percebe-se uma contínua passagem para a passividade.

Assim, do discurso, passamos para o silêncio; da multiplicidade, passamos para a simplicidade; do exterior, passamos para o interior; da atividade, passamos para a passividade.

Esse é o movimento e a dinâmica do nosso crescimento espiritual, que se expressa e manifesta em nossa vida de oração.

Nenhum comentário: