terça-feira, 12 de agosto de 2008

OS ELEMENTOS DA TRANSMUTAÇÃO NA UMBANDA

A Umbanda apresenta como mensagem religiosa a prática da caridade pura, o amor fraternal, a paz e a humildade.
Entretanto ela também se propõe a produzir, pela magia, modificações existenciais que permitam a melhora da vida ao ser humano.

A sua magia consiste em reaproximar o homem da natureza, manipulando, através de vibrações sonoras, os elementos primordiais que a constituem, como também usando o ponto neutro dos fluxos e refluxos da onda modulada , equilibrando a consciência material do ser humano quantitativa e qualitativamente com os quatro agentes naturais que formam o Grande Agente Mágico Universal que é a força vital.

A força mágica e uma espécie de atividades universal ou vida cósmica de natureza misteriosa. O principal ramo da arte mágica consiste justamente na transmutação dos valores energéticos universais através da utilização dos elementos Fogo, Terra, Água, Ar.

Estes elementos estão em toda a parte e em todas as coisas, sendo bastante conhecido em sua manifestação na natureza. Como eles formam o nosso próprio corpo, fica fácil compreendê-los.
Vejamos:

O ELEMENTO AR

O ar é um elemento da natureza considerado ativo e masculino. Em geral é considerado como o primeiro dos elementos dos elementos. Possui natureza dupla e é ao mesmo tempo atmosfera tangível, volátil, que pode ser chamado de Ar espiritual. Esta essencialmente relacionada com três conjuntos de idéias: o respiro criativo da vida, a palavra criadora; o vento como ar dinamizado, conectado em muitas mitologias, como idéia de criação, e, finalmente, o próprio espaço como meio onde se produzem os movimentos e de onde emergem os processos de criação e desenvolvimento da vida.

No campo humano o Ar esta relacionado aos pulmões, purificando e vitalizando o sangue que conduz o elemento vital ou Agente Mágico Universal. O sentido do olfato esta relacionado com o importante simbolismo do ar, cuja representação mágica é a espiral. Ele é ainda o hálito que respiramos e que se acha simbolizado nas fumaças que usamos na Umbanda.

A força mágica da fumaça reside no fato dela representar o ato de libertação da forma como imediata dissolução do ar, em forma espiralada.

Isso permite ao elemento ar atuar como intermediário entre o mundo da forma e o mundo espiritual envolvente e invisível, tornando-se assim um agente mágico capaz de transformar em resultado eficaz a intenção com que a fumaça é libertada para dissolver-se no ar.

Portanto, pode-se explicar o poder da magia pela sua própria condição de se fortalecer pela transmutação e pelo retorno a plenitude. Uma vez fortalecida por sua identificação com o global, a intenção do ato mágico vai refletir-se como retorno do outro mundo formal para alcançar o objetivo mágico com eficácia. Estas são as raízes do pensamento mágico.


O ELEMENTO ÁGUA

A água é um elemento considerado passivo e feminino. O conceito de água estende-se de maneira geral a toda matéria em estado liquido. Símbolo universal do principio feminino, das emoções e do inconsciente, de todas as substancia a água é a de mais complexa interpretação. Este elemento esta sendo ligado aos conceitos de fertilização, de materialidade e de geração. A água consiste num fluido denso e numa essência potencial de natureza fluídica.

Está bem definida sua presença como elemento primordial no primeiro instante de criação. Diz a Gênese de Moisés: "... a escuridão encobria a face do Infinito, e o Espírito divino vibrava sobre as Águas..." As águas citadas por Moisés são a matéria prima homogênea ainda não diferenciada ou o elemento do nascimento da gestação.

A água se manifesta de modo bem visível do mundo da forma e seu valor é incontestável. Em nosso Planeta a água segue um ciclo de transformações com quatro etapas sendo que cada etapa se completa da seguinte forma: sol aquece as águas da superfície do mar ou rios que evaporam, sobem em forma de vapor para formarem as nuvens, sofrendo ai uma transformação; as massas frias de vento sopradas dos pólos entram em contato com as nuvens (que são vapor) e a água se condensa precipitando-se para o solo em forma de gotas; uma vez no solo, a água penetra na terra e, em seu interior, sofre transformações e é impulsionada para cima pela força da pressão, saindo nas fontes para forma os rios que, pela lei da gravidade, correm de volta para o mar ou rios.

Nos rituais da Umbanda, a água é considerada com os seus valores de cada etapa e ciclo das águas. Assim,cada etapa esta ligada a um determinado Orixá ou força da natureza, todas de origem feminina.

A água do mar esta relacionada à Iemanjá e a do rio esta ligada a Oxum que representa o amor, a bondade a doçura, a beleza e a riqueza da material e espiritual. O sal sempre teve importância e valor mágico devido a sua propriedade de conservar e evitar putrefação e. como símbolo, acompanha a água. Sua presença é sempre marcante nas cerimônias de exorcismo. Por isso, o mar e os rios se investem da propriedade de receber os detritos físicos e espirituais bem como objetos de trabalhos feitos. Colocar objetos no mar significa remetê-los ao caos primordial representado pelas águas marinhas.

A água serve como elemento condutor de emergia vibratória como agente mágico que religa o ser humano a Deus pelo batismo. No corpo humano, aliás, ela se manifesta como o elemento liquido que representa cerca de 70% do volume do corpo.

Na magia, ela representa ainda o caos diferenciado, a essência divina não-formalizada. É representada graficamente por três linhas paralelas horizontais e onduladas, simbolizando as ondas do mar.


O ELEMENTO TERRA

A terra é um elemento da natureza considerado passivo e feminino. Tem duas partes essenciais, sendo a interior fixa, terrena, imóvel e virtual. Este elemento se manifesta de forma sólida e a ele e atribuída a propriedade de receber descargas etéreas e matérias. Tomado como limite espacial, apresenta-se como a vestimenta envolvente da materialidade.

Elemento mágico de transformação, a terra mantém guardados, em seu interior, os segredos da purificação pela transformação agindo como filtro magnético que retém a impureza e liberta a pureza, afim de que o impuro se transforme pelo fogo e volte ao estado primitivo, mantendo-se do lado oposto do agente liberado, fazendo permanecer o equilíbrio.

Todos os minerais pertencem ao elemento terra e são encontradas nos mais diversos tipos, formas e combinações de moléculas, inclusive algumas que ainda estão em fase de transformação; por geram espontaneamente uma energia tão forte que o simples contato ou aproximação dos outros seres os envolve no seu campo magnético e os domina levando-os a destruição de suas moléculas (radioatividade).

Na Umbanda, o elemento terra representa a energia capaz de aliviar as pessoas das cargas dirigidas por alguém e alguma coisa. No seio da terra esta o mistério da vida e da morte, onde a semente adquire a força vital para nascer e transformação do corpo se processa na decomposição ou simplesmente onde se morre. A sua capacidade é de atração e transformação; como exemplo, temos a pedra que é do elemento terra e que representa o símbolo da unidade, da durabilidade e da força estática. A terra representa também a solidificação do ritmo criador, que é o contrario do ritmo biológico, pois este é submetido às leis de mudança, decadência e morte.

No corpo humano está representado pelo sais minerais que fortificam o corpo e o agente vital. Sua simbologia gráfica é a cruz, que 'e o signo de sua crucificação e da do homem.


O ELEMENTO FOGO

O fogo é um elemento da natureza considerado ativo e masculino. Dos quatro elementos são o que mais constantemente se acha associado às religiões, desde os tempos pré-históricos. É considerado o símbolo da própria alma e vidas humanas. É ao mesmo tempo visíveis e invisíveis, discernível e inservível - uma flama etérea e espiritual que se manifesta através de uma flama substancial e material.

Esotéricamente, é a representação ou reflexo mais perfeito na chama uma, o principio divino que é, por sua vez, e como conceito, o mais alto símbolo de toda humanidade. O fogo representa a vida e a morte, a origem e o fim de todas as coisas, e nesse sentido é um dos mais importantes emblemas de transformação e regeneração. Como sinônimo de vida, o fogo tem muitos aspectos: pode ser encontrado tanto no nível da paixão animal e do erotismo (o fogo da paixão), como no nível dos mais ingentes esforços espirituais. Ele alcança e transcende o plano do bem (calor e energia vital) e o plano do mal (destruição e conflito), tendo a função de purificador supremo, como no caso das cremações ritualísticas de cadáveres.

A Umbanda considera, dentre os quatro elementos, que o fogo é o mais enigmático e surpreendente, pois sua energia e extremamente poderosa. A essência ígnea não se mostra com tanta evidencia como ocorre nos outros três elementos, pois no mundo visível o fogo só se mostra em sua forma luminígena. Apenas esta modalidade é comumente chamada de fogo.

Pela mítica, o fogo é um elemento com duração na potencia. Em outras palavras, pode-se dizer que ele preexiste as suas manifestações nas modalidades sutis de manifestação do fogo, cuja percepção se dá através de emoções e de imagens anímicas. Além disso, o fogo, enquanto símbolo, tem enorme amplitude: significa divino, energia motora cósmica, energia sexual (sentido este bastante nítido no sincretismo fogo-serpente a que os hindus chamam de Kundalini, a força latente responsável pela atividade sexual e pela consciência superior); a afetividade (compreendendo a ternura e a agressão). O fogo da vela simboliza a ligação matéria-espirito, homem-Deus.

No corpo humano, o fogo se manifesta não só pela temperatura do corpo como também pelas manifestações emotivas e psíquicas. Seu símbolo gráfico é o corisco, ou o fogo que vem do alto, do céu ou de Deus.

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