segunda-feira, 4 de agosto de 2008

ETAPAS DO SONO

O sono pode ser dividido em cinco etapas de profundidade crescente .
Nas duas primeiras ocorrem apenas , cochilos a terceira e a quarta se caracterizam por sono profundo, e durante a quinta ocorre os sonhos .
A terceira e a quarta são etapas consideradas as mais importantes pois nela há diminuição da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos e os músculos relaxam .

O ciclo de cinco etapas é repetido cerca de quatro vezes ao longo da noite, mas quem sofre de distúrbios do sono não consegue chegar às fases mais profundas, e acorda irritado, ansioso e cansado.
Isso porque o sono precário desequilibra ainda a produção do hormônio do estresse, o cortisol, que se mantém alta no dia seguinte, e reduz os níveis de leptina, substância responsável pela sensação de sociedade.
Assim, noites mal dormitas são sinônimo de veracidade e de capacidade de reflexos e aprendizagem prejudicadas.
Os especialistas comparam o sono ruim, ou as noites de imnsonia, a uma embriaguez, e, como em toda embriaguez, a coordenação motora e a concentração ficam comprometidas.
Aumentam ainda os riscos de obesidade, depressão, hipertensão, infarto e diabetes.

Mas não é fácil dormir bem, pois há vários distúrbios do sono que são muito prejudiciais, tais como:
o ronco, a apnéia (interrupção da respiração por breve período de tempo), e as várias modalidades de insônia (problemas para pegar no sono e para acordar).

Uma pessoa que não dorme o suficiente pode experimentar muitos desses problemas com o passar do tempo.

Duas outras coisas acontecem durante o sono.
O hormônio de crescimento nas crianças é secretado durante o sono, assim como algumas substâncias fundamentais para o sistema imunológico.
Você pode se tornar mais propenso a doenças se não dormir o suficiente, e as crianças podem ter seu desenvolvimento comprometido.

As crianças, devido à estrutura do corpo que ainda está em formação, precisam dormir por um período de 9 a 11 horas, e os jovens necessitam de 9 a 10 horas de descanso.

Para se ter um bom sono:
Procure manter um horário regular para se deitar e acordar.
Deixe o ambiente propício para um bom sono, sem luminosidade, ruídos e nem muito calor ou frio.
Evite instrumentos elétricos ou que emitam radiações em seu quarto.
Evite plantas pois essas absorvem oxigênio à noite e estarão retirando esse energia vital do mesmo ambiente que você.
Evite comer ou ver televisão na cama.
Evite bebidas alcoólicas ou com cafeína antes de dormir. Nada de café, refrigerantes, chá preto, achocolatados!
Mas evite dormir com sede ou fome.
Portanto faça refeições leves à noite.
E nunca pratique esportes em horário próximo ao de dormir.

Remédios para dormir sem orientação médica são proibidos.
A falta de sono ocasiona falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais, além da perda crônica de memória.
Se dormir de menos é prejudicial, dormir demais também o é, pois resultará em alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração durante o decorrer do seu dia-a-dia.

O sono é uma necessidade física primordial para uma boa saúde e uma vida saudável. Ele proporciona uma restauração física que nos protege do desgaste natural das horas acordadas.
Durante o sono há a suspensão da consciência, o relaxamento dos sentidos e dos músculos, bem como a diminuição do ritmo circulatório e cardíaco.
Também durante o sono há a atividade onírica, ou seja, os sonhos.
Precisando ampliar as horas úteis que passamos acordados, o trabalho e a vida moderna nos levam a reduzir o número de horas de sono diário.
Porém especialistas garantem que dormir é tão importante para conservar a saúde quanto ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Nenhum comentário: