segunda-feira, 21 de julho de 2008

PENTAGRAMA



Pentagrama (estrela de 5 pontas) simboliza o Homem Integral (de braços e pernas abetos) interagindo em perfeita harmonia com a plenitude da existência.
Simboliza evolução. É usado para proteção, além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cincos sentidos. Também conhecida como o Pentagrama.
Simboliza proteção. É usado como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David. A Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está à cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior.

Alguns planetas e o asteróide Kiron formaram no céu de novembro a belíssima estrela de seis pontas chamada de estrela de Davi ou Maguen David [escudo de David]. Que serve de proteção contra as energias negativas.

Cada planeta trocará aspectos cinco vezes com os outros da formação de trígonos, oposições e sextis. Enriquecendo e ampliando seus potenciais, compartilhando e buscando a mais plena harmonia.

Essa estrela evoca a integração do em cima com o embaixo.

A estrela em hexagrama aponta para seis direções, onde cada direção é de dimensão dupla. Sendo uma referência aos 12 Signos do Zodíaco onde o homem vivenciará cada signo ou nível em suas diversas vidas.

"Há seis direções que compreendem o universo físico, são os que ocultam os mistérios mais profundos."

Sefer Yetsirá


Na árvore da vida, o hexágono localiza-se nas esferas de Chessed, Gevurah, Tifered, Hod, Netzach e Yesod que significam: Amor /Compaixão, Força, Beleza, Vitória, Esplendor e Fundação. Qualidades estas que o Rei David expressou tão bem em sua vida.


Foram descobertos, do período Bíblico, mais de cem selos, da época da monarquia. Todos com os nomes dos proprietários e suas características pessoais. E os selos das mulheres eram os que tinham mais adornos decorativos. Salomão também tinha o seu, assim como David tinha o seu próprio selo pessoal que ficou eternizado como o selo de David.


A estrela de cinco pontas - pentagrama -[selo de Salomão] muitas vezes é confundida com a estrela de David. O selo de Salomão era uma figura com a qual ele podia atrair, selar e domar espíritos.


David expressou compaixão, até mesmo para aqueles que intencionavam lhe fazer o mal. Por um outro lado, David que significa "O Amado", possuía o Dom de despertar simpatia e auxílio por parte das pessoas.: Abigail que ajudou David e seu exército com provisões; Jonatas, filho de Saul que o protegeu; Sadoc, o sacerdote, e seus filhos que arriscaram suas vidas por ele; e Joabe que foi o seu fiel general.

DAVI, OS FILISTEUS
E A UNIFICAÇÃO DAS
TRIBOS DE ISRAEL

David enfrentou e venceu os Filisteus, que possuíam poderio superior; unificou as Doze Tribos de Israel, trazendo àquele povo simples, crescimento material, espiritual e cultural nunca antes alcançados; conquistou e fundou a cidade de Jerusalém chamando-a de Ir Salém [Cidade da Paz].

David não teve vergonha de se despir e dançar nu, entre os místicos profetas. Ele tocava lira e compôs vários Salmos; e ainda assim teve tempo para viver seus grandes e complicados amores.




A estrela de seis pontas é uma figura muito poderosa, pois aparece na natureza, e através dos ângulos dos planetas que formam no céu. Se uma pessoa a tiver em seu mapa natal. Possuirá um grande carisma e a capacidade de despertar a simpatia de todos. Será portador de grande sensibilidade, criatividade, capacidade de liderança e será beneficiado pelo casamento.


No interior da estrela de David se forma a figura de um grande retângulo chamado na Astrologia de Retângulo Místico. Que é como a Arca Sagrada e a voz de HÁ-SHEM [D-us] falando àqueles que estão preparados para receber à "Sua Presença". O Sacerdote que não estivesse purificado, morria fulminado ao entrar no Santuário.


No Egito este retângulo simbolizava o caixão de Osiris, que foi morto e esquartejado por seu irmão Set [o princípio do mal]. Isis, também chamada "A Redentora", juntou suas partes espalhadas e conseguiu fazê-lo ressuscitar num plano mais elevado. Esse era o grande mistério bem guardado pelos sacerdotes egípcios. Ressuscitamos também em vida ao reunificarmos nosso ser, corpo, sensações e sentimentos, resgatando assim a nossa plenitude.

Em Hebraico costumamos, chamar cemitério, não com o significado ocidental, mas por Bet Olam ["Casa da Eternidade"] ou Bet Chayym ["Casa da Vida"], que é uma concepção originada de Isías:.

"Teus mortos viverão, meus mortos se levantarão".

Havia um rito de túmulos entre os Judeus. No Monte das Oliveiras e em suas encostas foram encontrados mais de setenta mil túmulos judaicos.


Era costume na Judéia, deixar os corpos dos mortos em uma câmara de pedra, por um tempo, até que só restasse o esqueleto. Em seguida juntava-se cuidadosamente os ossos, que eram enrolados em linho, ungidos com finos óleos, e vinhos aromáticos. E amarrados firmemente à maneira das múmias egípcias. Em um segundo momento eram colocados em uma urna de pedra. Preparando assim , para o dia da ressurreição dos mortos.


O ponto mais elevado da estrela na Árvore da Vida aponta para Daat, que é a conquista da imortalidade. Por isso não podemos esquecer, que buscamos compartilhar com outras pessoas porque sempre seremos incompletos.
2

A ESTRELA E O
ASPECTO SEXTIL

Os sextis que ligam os triângulos da estrela de David formam a estrela chamada de a Rosa dos Ventos. Hoje ela está fincada numa boa e fértil mistura das três terras [Touro, Virgem e Capricórnio], regada pelas três águas [Câncer, Escorpião e Peixes], exalando seu perfume doce e envolvente, nos convidando a sentir o cheiro de terra molhada após a chuva, que nos brindará com o ar puro que nos revitalizará. É um convite para o amor, e para o prazer dos nossos corpos.


A Lua cheia em Touro fazendo oposição ao Sol em Escorpião, nos ensina que a natureza e o corpo são Divinos, que se reprimir não é saudável.


A estrela de seis pontas é de natureza feminina. Geometricamente na Cabala cada ângulo possui um som, e o seu é o "Lá", que é nota da harmonia universal. Lá em Hebraico significa "Para Ela" , que é o próprio encontro da alma.

3 comentários:

serginho (13) disse...

Foi muito bom , encontrar neste site , a vossa explicação ,sobre a estrela de seis pontas !! fui procurar entender o que significava, talvez por não ter encontrado uma explicação bem plausível em um comentário, quaze que tirava uma que uso no pescoço; por sinal, já á uso a muito tempo, mas li tudos os comentários em vosso site, voltei a usala-la, até com mais força e fé !!!Gostei muito, tem muito a ver comigo, e jamais irei deixar de usa-la .muito obgada e um forte abraço para todos que a usam !!!

RG AEON disse...

Feliz em saber que após uma ordem cigana para usar um cordão de ouro ao mesmo tempo eu comprei um pingente da Estrela de David, que agora sei que é também Estrela Cigana. Protegido. Obrigado.

Cris disse...

Por favor a estrela de David tem seis pontas? E a estrela de Salomão? É a mesma coisa que a estrela de David? Porque dizem que a primeira é proteção e a segunda é satânica? Ai que fugida me ajudem!