domingo, 22 de junho de 2008

CONTRA-EGUM

O contra-egum compõe-se de um trançado de palha da costa previamente imantado com banho de ervas peculiares ao orixá do filho que irá utilizá-lo.

Normalmente, é colocado no médium durante obrigações de cabeça, amarrando-se nos braços, tornozelos e/ou cintura.

Destina-se à proteção do filho de fé contra a aproximação de desencarnados e perturbadores, que estão por toda parte.

Muito utilizado para afastar estes eguns após obrigação do filho de santo, que recebem este artefado durante as mesmas e guardam após consigo como símbolo de proteção.

Pode ser usado toda vez que o médium tiver que enfrentar locais propícios a estes espíritos tais como cemitérios, hospitais, delegacias, presídios, hospícios, enfim, lugares tidos como "carregados".

Se na sua casa for preceito utilizar contra-egun, faça-o sem se envergonhar, ninguém tem nada com a sua religião, não precisa mostrar nem esconder.
Aja com naturalidade.

11 comentários:

luciana disse...

Contra - Egum
É incrível como as pessoas são curiosas e mesquinhas. Muitas delaS nem sabem daquilo que se trata e insistem em adicionar ridículos significados. O preconceito toma conta de muitas e deixa até que se afastem pelo simples fato de disconhecerem seu real significado.

Unknown disse...

USO O MEU NO BRAÇO E QUANDO OS CURIOSOS PERGUNTAM, ESCLAREÇO DA MELHOR FORMA POSSIVEL, PORÉM, TAMBÉM PERCEBO OLHARES PRECONCEITUOSOS, MAS ISSO NÃO ME CHATEIA...

Unknown disse...

No começo do meu desenvolviento, tive que fazer obrigação para o santo, tive ue usar o conta-egum, de inicio sentia sim vergonha...tanto que utilizava escondido, mais com o passar do tempo...se torno até um acessório, que não deixo de usar...
Uso todos os dias!

Roza azul disse...

gostei muito deste esclarecimento pois não sabia e não tinha idéia do quanto esse simples trançado é importante, pois não sou da umbanda e me orientaram o uso. muito legal.

Unknown disse...

luciana;realmente as pessoas que não sabe como nossa religião e maravilhosa;uso meu contra-egum no tornozelo direito´;detalhe á família toda do meu marido e crente, imagine quando me viram, que eu estava amarrada com´,capeta

Katia disse...

Estou me desenvolvendo e não sabia nada sobre o contra egum. Gostei da explicação e se fizer necessário irei utilizar sem problema.

Katia disse...

Estou me desenvolvendo e não sabia ainda sobre o contra egum. Agora que tenho conhecimento, se for necessário farei uso.

Ciça Balducci disse...

Eu faço uso ,mas o dificil é o preconceito ,mas uso assim mesmo e sempre eles estouram e tb dificil de encontra-los

Ciça Balducci disse...

Eu faço uso ,mas o dificil é o preconceito ,mas uso assim mesmo e sempre eles estouram e tb dificil de encontra-los

Unknown disse...

Não sabia ao certo o que é o contra egun e estou e sentindo esclarecido com as informações contidas na matéria.

Unknown disse...

Quais são as ervas para energizar- lo.