sexta-feira, 20 de junho de 2008

ATABAQUES



A função dos atabaques (rum, rumpi e lê) é de grande importância dentro do ritual. Algumas umbandas se negam a usar, por motivos variados.

A maior função do atabaques (representantes do Orixá Ilú dentro do culto de nação) é facilitar a ligação Orun-Ayê (Céu-Terra), "conduzindo" os iniciados a um estado de transe.

Por função hipnótica, leva aquele que incorporar a se desligar da materialidade, afastar preocupações e pensamentos que por ventura dificultaria a ligação médium-entidade.

Além disso o som por si só vibração, e mantendo-se o toque durante o ritual (num volume que não atrapalhe as consultas), que é o momento mais propenso a queda de vibração, pois passistas estão incorporados e cambonos estão atentos a entidades, restando poucas pessoas para a manutenção das cantigas e pontos.

O toque entretanto mantém a vibração energética da corrente dificultando assim a quebra do trabalho, entrada de kiumbas e facilitando no escoamento da carga negativa.

"A musicalidade do povo brasileiro está a mostra em todos os apspectos de sua vida." Não poderia haver frase mais correta, e a prova disso dentro do segmento religioso é o crescente número de cultos que inserem a música em seus cultos.


Os atabaques são importantes sim, mas não são fundamentais não.
Com eles as energias se movem mais facilmente (já que música é a linguagem universal,( e até mesmo os filósofos mais pessimistas, Nietzsche por exemplo, consideravam a música a voz de Deus) mas é perfeitamente possível seguir uma gira sem eles.

Nenhum comentário: