terça-feira, 13 de maio de 2008

POVO CIGANO



AS SETE FILOSOFIAS CIGANAS

FELICIDADE
um campo aberto,um luar,uma fogueira,o canto do sabiá e a magia de uma cigana.
"Somos os verdadeiros boêmios da vida"

ORGULHO
é saber que nunca participamos de guerras,que nunca nos armamos para matar nossos semelhantes.
"Somos os menestréis da Paz"

AMOR
amar é vivermos em comunidade,é repartir nosso pão,nossas alegrias,e até mesmo nossas aflições

LEALDADE
é não abandonar nossos irmãos quando mais precisamos.
É nunca negar o ombro amigo,a mão forte e o incentivo a vida

RIQUEZA
é termos o suficiente para seguirmos pela estrada da vida

NOBREZA
é fazermos de cada humilhação um incentivo ao perdão

HUMILDADE
não importar-se em ser súdito ou nobre, importar-se apenas em saber servir



SER CIGANO

Fogo, música, dança, alegria, sedução, paixão.
Ser cigano é percorrer esta estrada sem se prender a nenhuma estação.
Ser cigano é acender uma fogueira no próprio coração para dançar a vida com magia, coragem e paixão.

Ser cigano é brincar com fogo sem se queimar.
Ser cigano é beber vinho sem se embriagar.
Ser cigano é se apaixonar sem se aprisionar.
Ser cigano é sempre dançar sem, jamais tropeçar.
Ser cigano é cantar as palavras do seu coração com beleza, força e sedução.
Ser cigano é sempre estar atento para ver em que direção vai soprar o vento.
Ser cigano é nunca temer a liberdade do risco de viver.
Ser cigano é aceitar a vida como uma melodia que, como tudo, tem seu princípio, meio e dia.
Ser cigano é saber seduzir, sem se seduzir pela própria sedução.
Ser cigano, enfim é ser humano e brilhar assim mesmo.
Aiyan Zahck








A DANÇA CIGANA

os ciganos adoram dançar.A dança nasce com eles no momento em que abrem os olhos para enfrentar a dura vida de cigano.Desde criança os ciganos ouvem e dançam as SEGUIDILHAS,RUMBA,FLAMENCO,etc...
são ritmos e sons tradicionais produzidos pelas guitarras,violinos,violões,acordeões,castanholas,pandeiros,palmas das mãos,e batidas dos pés,que aprendem desde cedo com parentes e amigos nas festas da KUMPANIA(acampamento)





CASAMENTO CIGANO

Os casamentos ciganos são festas enormes que podem durar até 5 dias.
Campinas é a cidade brasileira com maior número de ciganos e dizem que acontecem muitas festas assim por lá.De qualquer forma, se você não está inserida em um clã cigano, dificilmente consiga fazer um casamento cigano, principalmente porque em sua origem, os ciganos não aceitavam casamento com não ciganos e tinham que ser pessoas de grupo.
E caso você encontre um marido cigano, provavelmente você terá que ser aceita no grupo dele para poder casar-se dentro da tradição.
nas festas ciganas,as mulheres casadas são obrigadas a usar uma faixa no cabelo para identificar que são casadas,mesmo as mais velhas.
Portanto,os ciganos sabem diferenciar uma cigana casada de um cigana solteira, quando ela esta com ou sem a faixa nos cabelos.
Os ciganos formam casais legítimos unidos pelos laços do matrimônio, não fazendo parTe de seus costumes viverem amasiados ou aceitarem o concubinato.
Vivem juntos geralmente até a morte e raramente ocorrem entre eles separações ou divórcios, que somente acontecem se existir uma razão muitíssimo grave e com decisão do Tribunal reunido para julgar a questão.
Os pares ciganos, marido e mulher, são muito reservados e discretos em público, não trocando nenhum tipo de carinho que possa ser entendido como intimidade, que é vivida somente em absoluta privacidade.

Desde meninas, as mulheres deste povo são prometidas e se comprometem em noivado com primos ou ciganos de outros grupos que desejam unir-se em famílias, às vezes, por interesses comerciais. Os pais dos noivos são quem decidem esses acertos. O casamento é uma das tradições mais preservadas do povo, pois representa a continuidade da raça.
Por isso, a união com os não ciganos é proibida.
Quando isso acontece, a pessoa é excluída do grupo.
Os noivos não podem ter nenhuma intimidade antes do matrimônio.
Assim é que o casal entra no mundo dos adultos.
Durante três dias e três noites os noivos ficam separados para festejar e dar atenção aos convidados, somente na terceira noite é que ficam a sós pela primeira vez.
A virgindade é de suma importância, tem de ser comprovada no dia seguinte ao casamento, com a mancha de sangue no lençol branco.
Se a noiva não for virgem é devolvida aos pais e estes pagam indenização, em ouro, aos pais do noivo.
Se ela for virgem, no outro dia veste uma roupa bem tradicional e um lenço colorido indicando ser casada.
Durante a festa do casamento os convidados homens sentam ao redor de uma mesa, no chão.
E, com um pão grande e sem miolo, recebem os presentes dos noivos, em dinheiro ou ouro, ao mesmo tempo em que abençoar o casal. As mulheres recebem lenços e flores.




FAMILIA CIGANA

A familia é sagrada para os ciganos.
Os filhos normalmente representam uma fonte de subsistencia.As mulheres atraves da pratica de esmolar e da leitura de mãos.
Os homens,atingida uma certa idade,são frequentemente iniciados em outras atividades como acompanhar o pai as feiras para ajudá-lo na venda de produtos artesanias.
Alem do nucleo familiar,a familia extensa,que comprende os parentes com os quais sempre são mantidas relações de convivencia no mesmo grupo,comunhão de interesses e de negocios,possuem frequentes contatos,mesmo se as familias vivem em lugares diferentes.Aos filhos é dada uma grande liberdade,mesmo porque logo deverão contribuir com o sustento da familia e com o cuidado dos menores.
O comando da família é exercido de maneira completa e responsável pelo homem.
Ele é o líder e à ele competem a proteção, a segurança e o sustento da família. A mulher e os filhos o respeitam como máxima autoridade e lhe são inteiramente subordinados.
São os homens que resolvem as pendências, acertam o casamento dos filhos, decidem o destino da viagem e se reúnem em conselhos sobre assuntos abrangentes e comuns ao Clã.






AS MULHERES CIGANAS

Para elas,o milagre mais importante da vida é o da FERTILIDADE porque não concebem suas vidas sem filhos.
Quanto mais filhos a mulher cigana tiver,mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo.A pior praga para uma Cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCO(ventre seco).
Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.A mulher cigana é considerada impura durante os quarenta dias de resguardo após o parto.
As mulheres ciganas não trabalham fora do lar e quando vão às ruas para ler a sorte, esta tarefa é entendida como um cumprimento de tradições e não como parte do sustento da família, apesar de elas entregarem aos maridos todo o dinheiro conseguido.
Cabe às mulheres cuidarem das tarefas do lar e as meninas ficam sempre ao redor da mãe, auxiliando nos trabalhos da casa, ajudando a cuidar dos irmãos menores e aprendendo as tradições e costumes como a execução da dança, a leitura das cartas e das mãos, a realização dos rituais e cerimônias, os preceitos religiosos.
Se uma criança ou jovem cigano sai dos eixos, tem um comportamento inadequado ou procede mal, geralmente mulher é responsabilizada por tais feitos.




REFEIÇÕES CIGANAS

Os ciganos têm alguns hábitos peculiares.Entre eles, está o de não permitir que alguém os espere e muito menos fique olhando, enquanto estão fazendo uma refeição.
Para nós, é preferível deixar a comida esfriando e ir resolver o problema.
Caso contrário, corre-se o risco de adquirir um tipo especial de mau-olhado que não entra pelos olhos, mas pela boca e vai se instalar no estômago, provocando a prisão de ventre e todos os males que vem com ela.
Se alguém quiser fazer mal a uma pessoa, é só passar diante da casa dela, no momento em que ela está fazendo uma refeição, e dizer em voz baixa: "— Fulano(a), estou esperando por você!"Para se proteger desse verdadeiro ataque à traição, em todas as refeições é bom incluir um pouco de gengibre ralado numa salada.


CULTURA CIGANA

HABITAT
Amantes da liberdade, os ciganos apreciam o ar livre e adoram dor-mir ao relento.Habitam em tendas, de porta aberta para o sul ou na direção opostaao vento ou em grandes carros pintados sobre rodas ou, por vezes, constro-em uma casa no mesmo modelo da tenda, térrea e com um único cômodo.
Cada família cigana estabelece-se num determinado local onde tira osuficiente para sua sobrevivência.




VESTUÁRIO
Sempre alegres, os ciganos apreciam as cores também alegres ondeas mulheres usam cores vivas, com saias rodadas e compridas, visto que éproibido mostrar as pernas, para que não sejam tratadas com merimé (im-puras).
Usam cabelos longos, geralmente com tranças e, quando casadas,usam um lenço que simboliza a aliança.
Os homens costumam usar calças de tecidos brilhantes e camisa, eas crianças, muitas vezes, andam nuas.

IGUARIAS
Adoram comer, sobretudo doces e frutas, sendo peritos na fabrica-ção de pães.
Os ciganos têm horror à agricultura e à pesca, tanto que nunca hou-ve uma tribo cigana próxima a rios, mares ou campos onde haja agricultura.
Preferem cerveja ao vinho, amam as aguardentes fortes e tanto os ho-mens quanto as mulheres são adeptos do fumo.

OCUPAÇÕES
Com valores diferentes dos nossos, os ciganos estão longe de querero poder e o acúmulo de riquezas, prova disso é que tudo que ganham divi-dem entre eles de forma igual.
Exploram o artesanato do cobre e da palha, com exceção da triboLovarias, onde os homens que se dedicam a venda de cavalos e as mulheres à leitura de mãos.
Já na tribo Macwarias os homens se ocupam distribruindo folhetos indicando o endereço para consultas.

RITUAIS
Para os ciganos, uma criança que nasce é uma esperança de conti-nuidade da cultura cigana. A união entre duas pessoas representa o fortale-cimento dos vínculos de amizade contra o mundo dos gadjés (não -ciganos).
Finalmente, cada velho que morre leva junto parte das tradições.
O nascimento, o casamento e a morte são, para os ciganos, as coisasmais importantes da vida, fazendo desses acontecimentos grandes rituais,onde não existe um calendário cíclico, mas sim o ano em que alguém nas-ceu, casou ou morreu.

NASCIMENTO
Motivo de festa.
Toda a criança é bem-vinda entre os ciganos. A preferência é dos filhos homens,
para dar continuidade ao nome da família. Após o parto a mulher cigana é considerada impura durante os 40 dias de resguardo. Logo que nasce uma criança, o mais velho do clã prepara um pão e um vinho para oferecer às três "fadas do destino", que visitarão a criança no terceiro dia para designar sua sorte. No dia seguinte, o pão e o vinho serão repartidos com os demais do grupo, principalmente as outras crianças, para atrair proteção e prosperidade. Para espantar os maus espíritos, a criança recebe um patuá com uma cruz bordada e com incenso. O batismo é feito por qualquer membro do grupo e consiste em benzer o recém-nascido com água, sal e um galho verde. O batismo pode ser em uma ou mais religiões mas, o verdadeiro batismo cigano é o nome, este sim deve ser planejado.
O ritual tem início na primeira mamada, quando a mãe sopra onome no ouvido da criança, sendo esse o primeiro nome que só será reve-lado no dia do casamento.
O segundo nome é dado durante a festa, para ser somente pelos gadjés.

Além de dar continuidade às tradições ciganas,a vida do pai muda, ganhando autoridade, responsabilidade e privilégios iguais aos de qualquer adulto casado.
Já a mulher, deixa de ser bori(nora)e passa a ser mãe, o que dá mais autoridade à figura feminina.Para comemorar, uma festa de dois ou três dias.

CASAMENTO
Ao contrário do que se pensa, a sensualidade cigana de nada vale noseu casamento.
Na formação dos pares, o romantismo dá lugar à critériosmais objetivos como a capacidade da noiva em ganhar dinheiro.
A escolhado par pertence ao pai, podendo também ser feita pelos filhos, que dificil-mente o fazem em respeito ao mais velho. Nesse momento não há infideli-dade, poligamia e nem homossexualismo.
Agora quanto ao ritual, há vari-ações de tribo para tribo, podendo o noivado durar de alguns dias a meses.
O pedido é feito à família da noiva pelo pai do pretendente que tam-bém combina o valor do dote que será pago pela perda da moça.
Se os noivos arquitetam uma fuga e mais tarde pedem aos pais que reconheçam a união. Se a família concordar, eles voltam para uma festa decinco dias para que o público conheça o novo casal, mas, para essa chega-da, a noiva recebe dois tapas que simbolizam o perdão. No decorrer dafesta alguém respeitado falará sobre a importância e responsabilidades docasamento.Nas demais tribos as festas duram três dias, armando-se duas ten-das. O primeiro dia de festa é dedicado a preparação da comida, o segundoà uma reunião na tenda da noiva e a distribuição de flores e, o terceiro dia,o ponto alto da festa. Acompanhando o pai carregando uma bandeira ver-melha, o noivo vai à tenda da noiva onde entra forçando a passagem, éconvidado a beber com os pais num dela diálogo pré-estabelecido e, en-fim, a noiva é erguida em cima da mesa e entregue a ele. Ambos terão asmãos unidas num lencinho vermelho onde um ancião faz votos de felicidade Terminada a festa, mais duas cerimônias: a entrega do lenço a serusado na cabeça, que é o símbolo da aliança e a prova do lençol, que ao serusado entre os noivos, deverá ser apresentado ao público sujo de sanguepara provar a virgindade da moça.Há também tribos que fogem desses rituais, como os Homs quecasam no ritual ortodoxo e os Caloms, que casam no ritual católico.

MORTE
O povo cigano acredita na vida após a morte e costuma fazer todos os rituais de purificação da alma para que ela se livre do karma da terra e siga em paz seu caminho de luz.
Não existe missa para os entes queridos.
Mas, os ciganos oferecem uma cerimônia com água, flores, frutas e suas comidas prediletas, onde esperam que a alma compartilhe com a festa e se liberte das coisas da terra.
Antigamente, enterravam os membros do grupo com todos os seus bens, para pagar o canoeiro que atravessa o grande rio que separa a vida da morte.
As oferendas são feitas também nos túmulos e as celebrações duram um ano.
Para o cigano, a alma de quem morre permanece na terra por mais
quarenta dias lembrando de tudo que lhe fizeram e vingando-se dos inimigos.
Para evitar essa ira, todos os parentes procuram manter-se próximossempre que há alguém doente na tribo sendo que, por mais que estejamesperando a morte, quando esta acontece todos gritam, choram e desmai-am.
O cigano deve morrer segurando uma vela nas mãos para chegar mais rápido ao céu. Na visita ao morto leva-se licor, flores e velas, moderando atristeza pois, logo mais em outra sala, aguarda um banquete onde serácelebrado as alegrias do falecido tentando "alegrá-lo".


OS 12 MANDAMENTOS DOS CIGANOS

1-amar a Deus acima de tudo e respeitar todos os Santos

2-respeitar a semana santa

3-respeitar todas as religiões e credos,que elevam o nome de Deus nosso Pai

4-ajudar-se mutuamente

5-amar e não desmerecer nenhuma criança

6-respeitar os idosos e não desprezar suasabedoria

7-não mostrar o corpo

8-não se prostituir

9-manter a fidelidade entre casais

10-não se envergonhar de sua origem

11-não deixar de praticar o dom da advinhação

12-não trair seu povo






O BARALHO CIGANO (MISTICISMO CIGANO)

Todo cigano é fadado a fazer previsões do futuro, por meio da quiromancia (leitura das linhas das mãos) e interpretação das cartas.
Essas, por sua vez, podem ser descobertas pelo Baralho Cigano, baralho comum e o próprio Tarô.
Esse processo é natural e intuitivo e é passado de mãe para filha.
Alguns antropólogos acreditam que o povo cigano herdou esse hábito das castas mais baixas da Índia e alguns ciganos crêem que herdaram dos egípcios os segredos do tarô. Segundo os ciganos "As cartas não mentem jamais".

O Baralho Cigano foi elaborado pelos ciganos com base no oráculo mais conhecido e difundido no mundo: o Tarô.
Supõe-se que os ciganos até chegaram a usar as 78 lâminas do Tarô, porém, sentiram a necessidade de terem um oráculo próprio e resolveram adaptar as 78 lâminas em 36, surgindo assim, o Baralho Cigano.
Acredito que a necessidade de se ter um oráculo próprio veio da natureza dos ciganos, que só usavam o que era deles e recusavam tudo o que fosse dos "Gadjos" (não-ciganos), pois não queriam ficar presos às idéias e símbolos que não pertenciam à sua cultura e cotidiano.
Sendo assim, eles transformaram os desenhos, mudaram os significados do tarô original e puderam trabalhar com um instrumento próprio.
Encontramos, basicamente, no Baralho Cigano símbolos que falam só da vida ao ar livre, a natureza, rios, árvores, animais, que são sempre retratados porque fazem parte do dia a dia dos ciganos.
Na maioria das cenas retratadas nas lâminas, vemos a necessidade que esse povo tem de liberdade e da vida em constante contato com a natureza.
Faz parte da tradição cigana a prática da adivinhação pelas mulheres, porém, elas possuem dois tipos de cartas: uma para o uso restrito ao grupo cigano, e outro para fazer adivinhação à comunidade.


A LEITURA DAS MÃOS

As linhas das mãos, tem grande importância, a saber:
Por toda energia que conduzem e alimentam .Por elas correm chaves que desvendam o futuro, o presente e o passado .
São expressões mutáveis Revela o comportamento e personalidade do indivíduo.

São quatro as linhas principais:
do destino, da vida, da cabeça e do coração

Quando uma linha é forte, bem marcada e com poucas divisões e sinais, significa que a energia que por ali corre e normal e repleta de vitalidade
Quando a linha é fraca e com outras demais difusas, significa que a energia é lenta e com vários obstáculos em questão.


LINHA DA VIDA
Passa informações sobre nossa saúde e também sobre o modo como lutamos pelo sucesso.

Normal:
Quando seu traçado é bem definido e regular, caracteriza pessoa equilibrada e saudável.

Interrompida:
Quando há falhas no seu traçado, indica problemas de saúde ou mudanças radicais na vida.

Em cadeia:
Quando o traçado lembra os elos de uma corrente, indica grande inteligência e saúde frágil.

Ramificada:
Quando a linha é cortada por traços ascendentes, voltados na direção dos dedos, promessa de riqueza e felicidade. Quando os tracinhos são descendentes, voltados para o pulso, possibilidade de desgostos e sacrifícios.

Dupla:
Identifica pessoas com capacidade de se recuperar das doenças e de agir com segurança nas situações difíceis.

LINHA DA CABEÇA
Representa inteligência, criatividade e capacidade de concentração. Longa: Quando se estende até o pulso, indica pessoa calma, inteligente e responsável

.Curta:
Quando não chega até o pulso é porque a pessoa é dispersiva e um pouco limitada intelectualmente.

Em cadeia:
Quando seu traçado lembra os elos de uma corrente, indica pessoa nervosa, que pode ter problemas de saúde derivados de pressão alta.

Ramificada:
Se ela é cortada por traços ascendentes que se voltam na direção dos dedos, indica bons pensamentos e capacidade de tomar decisões acertadas. Se os traços são descendentes, voltados para o pulso, indicam possibilidade de remorso por decisões tomadas sem reflexão.
Chegando até o Monte da Lua: Define pessoas com tendência ao alcoolismo e outros vícios e a práticas esotéricas não recomendáveis, como a magia negra.


LINHA DO CORAÇÃO
Reflete as nossas tendências emocionais e afetivas.

Normal:
Quando seu traçado é regular e bem definido, revela pessoa generosa, simpática, cordial e amorosa.

Grossa:
Pessoa ciumenta e aventureira.
Quanto mais destacado for o seu traçado, maior o indício de que ela se deixa levar mais pela emoção do que pela razão.

Fina:
Identifica aquelas pessoas que, quando estão apaixonadas, se entregam totalmente, esquecendo até as regras morais.

Em cadeia:
Quando seu traçado lembra os elos de uma corrente, é sinal de vida amorosa complicada.

Ramificada:
Se essa linha é cortada por pequenos traços ascendentes, que sobem em direção aos dedos, é sinal de pessoa de temperamento alegre e sempre disposta a ajudar os outros.
Os tracinhos descendentes, que seguem em direção ao pulso, são sinais de inimizades e obstáculos à realização amorosa.

LINHA DO DESTINO
Refere-se à vida profissional as alegrias e dificuldades que poderemos encontrar no trabalho e nossas chances de sucesso social.

Linha dos filhos:
Indica a capacidade que a pessoa tem de gerar filhos. Se for apenas uma linha, é porque, provavelmente, ela sé terá um filho. Se forem duas, é porque ela poderá ter dois filhos.
Se forem três, três filhos, e assim por diante.

Linha da intuição:
Indica grande capacidade de perceber e seguir o que dita a intuição.

Linha das viagens:
Se o seu traçado for curto, é porque, possivelmente, a pessoa só fará uma viagem importante.
Se for longa, indica a possibilidade de viagens constantes.

Linha lasciva:
Sinal de pessoa leal e sincera, desejosa de ajudar os mais necessitados.

Normal:
Quando ela tem traçado bem definido, promete uma vida profissional sem grandes problemas ou turbulências.

Interrompida:
Quando seu traçado não é contínuo, indica possibilidade de mudanças súbitas de profissão ou de situação financeira.

Ramificada:
Quando ela é cortada por traços ascendentes, que apontam na direção dos dedos, anuncia sucesso profissional.
Quando esses traços são descendentes, apontando para o pulso,
apontando para o pulso, anunciam problemas no trabalho.
Começando junto à Linha da Vida ou dentro do Monte de Vênus: - Mostra interferência da família ou dos filhos nos rumos da vida profissional.
Começando no Monte da Lua: Indica possibilidade de sucesso em atividades religiosas, políticas e artísticas e ainda chances de grande projeção social. LINHA SOLAR
Pode não aparecer em todas as mãos, porque indica características muito especiais, relacionadas ao talento e qualidades artísticas.

Reta e bem definida:
Indica que a pessoa terá sucesso no ramo artístico.

Curta:
Para que a pessoa tenha sucesso na área artística, terá de lutar muito.
Possivelmente não receberá ajuda de ninguém e tudo o que conseguir virá pelo esforço próprio.

Ramificada:
Quando ela é cortada por traços ascendentes, que apontam na direção dos dedos, é sinal de grande sucesso artístico.
Quando os traços são descendentes, apontando para o pulso, indicam sucesso apenas regular.
Começando no Monte de Vênus: Indica que a pessoa já nasceu com talento para as artes ou que pode ser ajudada pela família nessa área.
Começando acima da Linha da Cabeça: Indica que o sucesso nas atividades artísticas vai demorar para chegar.


LINHA MERCURIANA
Também chamada de Linha da Intuição ou linha da inteligência, refere-se à inteligência, aos dons intuitivos ou à mediunidade.
Pode também dar indicações sobre nossa saúde e vida social.

Longa:
Prenúncio de vida saudável e dons para o comércio e para as atividades científicas.

Curta:
É um alerta para a necessidade de cuidar bem da saúde, porque o organismo apresenta alguns pontos fracos.

Em cadeia:
Quando seu traçado lembra os elos de uma corrente, sugere que a pessoa está sujeita a passar por problemas afetivos e deve, por isso, evitar situações de confronto e conflito.
Seguindo até o Monte da Lua: Quem tem essa linha na palma da mão possui muita imaginação e talento para a poesia.
Usa sua inspiração para se orientar nos negócios e quase nunca erra, o que lhe garante uma boa situação financeira.
Seguindo até entre as Linhas do Coração e da Cabeça: Significa que a pessoa tem boa saúde, mas terá de superar muitos obstáculos na vida e trabalhar bastante se quiser progredir.


O Dom Da Vidência

Os ciganos acreditam que Deus os colocou no mundo para praticar o dom da adivinhação com a finalidade de ajudar seus semelhantes. Mas são as ciganas que mais exercem esse privilégio. Aos sete anos, elas aprendem a ler a sorte e depois de mais de sete anos seguidos, elas saem às ruas para atender as pessoas.
Além da Quiromancia (leitura das mãos), as ciganas podem exercitar a vidência através de vários objetos como pedras, moedas, borra de café, copo d’água, bola de cristal, jogos de carta e Tarô. As ciganas transmitem energia pelo olhar e recebem a mensagem das pessoas pelo olho místico, que se encontra localizado no meio da testa e na palma da mão. Esse dom da adivinhação não é usado somente para prever o futuro, como também para detectar algum problema de saúde. Para manter esse dom, a mulher cigana não deve nunca cortas os cabelos porque,ao faze-lo, terá sua força energética diminuída.


A VIDA CIGANA É MÁGICA

A integração dos ciganos com a natureza é permanente, obrigatória sob um ponto de vista imprescindível sob outro.
Dizemos que é obrigatória, pois com sua vida andarilha, suas caravanas muitas vezes viajando sem rumo absolutamente determinado, sua ânsia constante de viver de modo livre eaventureiro, onde mais montar suas barracas, arranjar seusacampamentos, arrumar suas bagagens pelo menos durante um certo período de tempo, senão a céu aberto, “dentro” da natureza, tudo muito próximo a rios, cachoeiras ou outros remansos de água – doce , de que eles necessitam para cozinhar,Lavar as roupas, se banharem.
Por esses fatos e pelos conseqüentes de uma maneira de viver nômade, é bastante fácil compreender a obrigatoriedade do Convívio entre os ciganos e a natureza.
A natureza é a generosa doadora da própria sobrevivência cigana. Nela o, povo cigano busca os mais variados tipos de alimentos e água, líquido precioso de sustentação da vida.
É verdade, que quando passam pelascidades, compram gêneros alimentícios, tecidos, ferramentas e outros bens necessários, mas a natureza que referenciam o principal apoio de vida.
Todavia, o povo cigano não entende a natureza somente como a doadora dos elementos fundamentais como alimentos e água, mas como fonte inesgotável deenergia.
Aí começa o lado mágico da natureza cigana por assim dizer, o fundamento etéreo da vida, o lado abstrato muitas vezes não compreendido racionalmente pelos próprios ciganos.
Eles entendem em vários aspectos, que a natureza é que fornece a vitalidade, o frescor da vida renovada a cada dia do ponto de vista da troca energética.
Do céu, dos astros do firmamento, doSol, da Lua em suas diferentes fases, desce a energia positiva de Deus, a força divina mantém o homem em pé, apto ao trabalho, às caminhadas, a geração de filhos e a todos os tipos de alegrias, sensações, emoções e sentimentos.
A terra, o solo onde pisam propositalmente sem sapatos é a Mãe-Terra, que recebe sem recusas e sempre aberta a todas as energias negativas, os temores, as angústias de um povo tantas vezes perseguido, as tristezas e os desconsolos que maltratam a alma e o coração.
A terra abençoada, que recebe sem reclamos os despojos daqueles que dormem nos braços da morte, transformando-os emformas de vida.
Os ciganos não são politeístas. Adoram e veneram um só Deus, mas tal como vários povos que viveram e vivem em estreito contato com a natureza, vêem as naturais manifestações desta como divindades.
Assimilam dos astros do céu, abençoam e pedem bênçãos à chuva, as águas dos rios, das cascatas, riachos, cachoeiras, às árvores das matas, respeitando os trovões, a força devastadora dos raios e o fogo, que aquece, protege e purifica.
Os ciganos admiram os pássaros, as flores, os animais, toda a forma de vida que brota da natureza, pois entendem que a todos são maneiras de Deus se revelar aos homens, sendo tratados portanto com carinho e respeito.
Eles compreendem que o ar é energia vital, o elemento vivificante da vida e oram para que asventanias, tufões e vendavais não destruam seus acampamentos e seus lares-tendas. Existe idéia enganosa de que os ciganos temem as águas do mar, o que é uma perfeita bobagem.
Eles singraram os mares nos tempos das colonizações, inclusive a brasileira, em caravelas e muitos deles viviam nestas embarcações como prisioneiros condenados colocando a força de seus braços nos remos, que moviam estes barcos (para um cigano a prisão é a pior coisa em sua vida que possa existir, preferem morrer do que ficar sem a liberdade que é o que mais prezam).
A verdade é que as águas salgadas não tinham serventia para beber, cozinhar, lavar as roupas etc., então elesprocuravam ficar sempre próximos a locais de água – doce .
Segundo seu conceito mágico da natureza os ciganos reverenciam as águas do mar e as deidades que nelas habitam, pois muitos trabalhos de magia são feitos nas areias do mar, para os ciganos as águas salgadas
têm a função de fazer a limpeza energética de todos os seres do planeta que nele habitam. Os ciganos respeitam e reverenciam os quatroelementos, terra, água, ar e fogo, cultuando os elementais ligados a estes elementos.
Eles podem não chamar os elementais pelos nomes tão em voga atualmente (gnomos, duendes, fadas, sílfides, salamandras, ondinas,nereidas, sereias), mas admitem sua existência e importância.
SendoMísticos do jeito que são, não deixariam de reconhecer nos elementos e nos elementais, uma força extraordinária, real e auxiliadora, tanto que nos seus trabalhos mágicos não deixam de pedir permissão a eles, para a manipulação das energias da natureza.
O povo cigano também acredita em presságios eavisos provenientes da natureza e de seus elementos.
Na verdade, eles são muito inteligentes a ponto de identificarem as mensagens oriundas das forças naturais e tomarem seus cuidados e prevenções, Eles são meteorologistas natos não necessitando de instrumentos ou outras sofisticações para saber quando vai chegar uma tempestade, uma nevasca, ou um sol de rachar.
Sabem reconhecer quando há água por perto, ou a viagem prosseguirá em terreno árido e seco. Pressentem os perigos das selvas, das matas pelos movimentos dos animais, pela revoada dos pássaros e outros sons peculiares da natureza.
É sábio o povo que sabe ouvir a natureza, convivendo com ela pacífica e respeitosamente, e nisto opovo cigano é mestre.
O convívio harmonioso, que de certa forma podemos dizer que um cigano é mais uma das nanifestações da Mãe Natureza ou Natureza travestida na forma humana, sinônimos, mãe e filho, ou ainda, uma expressãomais abrangente, uma autêntica família.
Por isso a Vida Cigana é mágica.


OS CIGANOS E AS PROFISSÕES

Junto com a modernidade, o aumento progressivo das cidades, os ciganos foram ficando cada vez mais limitados em suas andanças, tornando-se mais sedentários ou passando a morar mais tempo no mesmo lugar.
Assim as profissões mais freqüentes são as do comércio e as ligadas às artes, principalmente à musica. Cantores, compositores, músicos, dançarinos, surgem com suas melodias, passos marcantes de dança, como a flamenca da Espanha, trazendo alegria e energia contagiantes para os recintos onde se apresentam.
Ao longo do tempo fizeram e ainda fazem parte de troupes circenses, uma vez que o mundo do circo sempre mudando de lugar, combina perfeitamente com o pensamento e sentimento ciganos.
A leitura de cartas e das mãos pelas mulheres ciganas também rende dinheiro, porém essa atividade não é considerada uma atividade profissional, mas um ato de devoção à fé cigana.
O povo cigano é um povo honesto, que vive procurando manter sua dignidade e honradez, não sendo procedente a reputação de ladrões que lhes é imputada.


OS REPRESENTANTES DA SABEDORIA

Talvez em todo o clã cigano, sejam os idosos os merecedores da mais alta estima e respeito.
Eles são vistos e tratados como os detentores da sabedoria, da experiência de vida acumulada e seus conselhos são ouvidos pelos jovens e pelos adultos como sendo a voz do conhecimento aprendido na prática da vida do dia-a-dia.
Responsáveis pela transmissão oral dos ensinamentos e tradições, eles são considerados como sábios, o passado vivo e manda a tradição que os mais jovens lhes beijem as mãos em sinal de respeito.
Possuem lugar de destaque nas festividades e cerimônias, atuando também como conselheiros e consultores nos tribunais de justiça.
Eles são cuidados com desvelo e tratados com toda a dignidade pelos demais.
Esta forma de tratamento faz com que se mantenham lúcidos até o final de suas vidas, pois nada é mais doentio para uma pessoa idosa de qualquer sociedade do que ser tratada como resto, uma pessoa inútil e sem valor, um fardo ser carregado pelos mais jovens.




OS PRINCIPAIS GRUPOS CIGANOS

Atualmente, existe um sem-número de grupos ciganos, sendo os mais expressivos no presente os seguintes:

GRUPO KALON
Os componentes deste grupo fixaram residência especialmente na Espanha e Portugal, onde sofreram severas perseguições, pois sendo estes países profundamente católicos e conservadores, não podiam admitir os costumes ciganos, tanto que foram proibidos de falar o seu idioma, usar suas vestes típicas e realizar festas e cerimônias segundo suas tradições.
O que os ciganos sofreram na Península Ibérica, lembra de certa maneira o que os negros sofreram em terras do Brasil.
Os ataques da realeza ao grupo Kalon foram tão rigorosos, que ele foi obrigado a criar um dialeto, mescla de seu próprio idioma com o português e o espanhol, em particular em Portugal, onde as proibições não foram verbais, mas determinadas por decreto do rei D. João V. Apesar de todos os sofrimentos o Clã Kalon sobrevive até os dias atuais, sendo um dos grupos que mais fielmente segue as tradições ciganas.
Tem-se que os Kalons originaram-se no antigo Egito.

GRUPO MOLDOVANO
De pele mais clara e olhos azuis, este grupo originou-se em terras da Rússia, tendo de enfrentar os rigores do inverno russo em suas precárias carroças.
Sob as pesadas roupas e capotes escuros mal reconhecemos sua origem cigana.
A denominação moldavano vem da palavra Moldávia, região da Europa central, que chegou a fazer parte do Império Russo e da antiga URSS.

GRUPO HOHARANÔ
Surgiram em terras turcas e se destacaram em especial como grandes criadores de cavalos.
Os integrantes deste grupo chegaram ao Brasil bem depois do grupo Kalon, somente no final do século XVIII.

GRUPOS KALDERASH E MATCHUIYA
Os ciganos do grupo Kalderash são originários da Romênia e da antiga Iugoslávia, o berço dos Matchuiya.
Ambos os grupos chegaram ao Brasil no final do século XVIII. Os primeiros ciganos a chegarem no Brasil eram do grupo Kalon e vieram de Portugal em meados do século XVII.
Portugal, necessitando de mestres de forja no Brasil, enviou-os para cá para que fabricassem ferraduras, armamentos e ferramentas.
Faziam também artesanalmente utensílios domésticos, seus tachos e alambiques para o fabrico da cachaça, famosos até hoje por serem extremamente bem feitos e resistentes

TRIBOS OU CLÃS
Os Ciganos não gostam e não aceitam a palavra tribo para denominar seus grupos, pois não possuem chefes equivalentes aos caciques das tribos indígenas, nas mãos de quem está o poder. Os ciganos também não possuem pajés ou curandeiros, ou ainda um feiticeiro em particular, pois cada cigano e cigana tem seus talentos para a magia, possui dons místicos, sendo portanto um feiticeiro em si mesmo.
Todo povo cigano se considera portador de virtudes doadas por Deus como patrimônio de berço, cabendo à cada um desenvolver e aprimorar seus dons divinos da melhor e mais adequada maneira.
Existem autores que citam que cada grupo cigano tem seu feiticeiro particular denominado kakú, porém esta palavra no idioma romani significa apenas tio, não tendo qualquer credibilidade esta afirmação.
Os ciganos preferem e acham mais correto o termo clã para denominar seus grupos.



CIGANOS NA UMBANDA

Esta linha de trabalhos espirituais já é muito antiga dentro da Umbanda, e "carregam as falanges ciganas juntamente com as falanges orientais uma importância muito elevada, sendo cultuadas por todo um seguimento espírita e que se explica por suas próprias razões, elegendo a prioridade de trabalho dentro da ordem natural das coisas em suas próprias tendências e especialidades.
Assim, numerosas correntes ciganas estão a serviço do mundo imaterial e carregam como seus sustentadores e dirigentes aqueles espíritos mais evoluídos e antigos dentro da ordem de aprendizado, confundindo-se muitas vezes pela repetição dos nomes comuns apresentados para melhor reconhecimento, preservando os costumes como forma de trabalho e respeito, facilitando a possibilidade de ampliar suas correntes com seus companheiros desencarnados e que buscam no universo astral seu paradeiro, como ocorre com todas as outras correntes do espaço.
A argumentação de que espíritos ciganos não deveriam falar por não ciganos ou por médiuns não ciganos e que se assim o fizessem deveriam faze-lo no idioma próprio de seu povo, é totalmente descabida e está em desarranjo total com os ensinamentos da espiritualidade sua doutrina evangélica, até as impossíveis limitações que se pretende implantar com essa afirmação na evolução do espírito humano e na lei de causa e efeito, pretendendo alterar a obra divina do Criador e da justiça divina como se possível fosse, pretendendo questionar os desígnios da criação e carregar para o universo espiritual nossas diminutas limitações e desinformação,
fato que nos levaria a inviabilização doutrinária.
Bem como a eleger nossa estada na Terra como mera passagem e de grande prepotência discriminatória, destituindo lamentavelmente de legitimidade as obras divinas.
Outrossim, mantêm-se as falanges ciganas, tanto quanto todas as outras, organizadas dentro dos quadros ocidentais e dos mistérios que não nos é possível relatar.
Obras existem, que dão conta de suas atuações dentro de seu plano de trabalho, chegando mesmo a divulgar passagens de suas encarnações terrenas.
Agem no plano da saúde, do amor e do conhecimento, suportam princípios magísticos e tem um tratamento todo especial e diferenciado de outras correntes e falanges.
Ao contrário do que se pensa os espíritos ciganos reinam em suas correntes preferencialmente dentro do plano da luz e positivo, não trabalhando a serviço do mau e trazendo uma contribuição inesgotável aos homens e aos seus pares, claro que dentro do critério de merecimento, tanto quanto qualquer outro espírito teremos aqueles que não agem dentro desse contexto e se encontram espalhados pela escuridão e a seus serviços, por não serem diferentes de nenhum outro espírito humano.
Trabalham preferencialmente na vibração da direita e aqueles que trabalham na vibração da esquerda, não são os mesmo espíritos de ex-ciganos, que mantêm-se na direita, como não poderia deixar de ser, e, ostentam a condição de Guardiões e Guardiãs.
O que existe são os Exus Ciganos e as Moças Ciganas, que são verdadeiros Guardiões à serviço da luz nas trevas, como todo Guardião e Guardiã dentro de seus reinos de atuação, cada um com seu próprio nome de identificação dentro do nome de força coletivo, trabalhando na atuação do plano negativo à serviço da justiça divina, com suas falanges e trabalhadores, levando seus nomes de mistérios coletivos e individuais de identificação, assunto este que levaria uma obra inteira para se abordar e não se esgotaria.
Contudo, encontramos no plano positivo falanges diversas chefiadas por ciganos diversos em planos de atuação diversos, porém, o tratamento religioso não se difere muito e se mantêm dentro de algumas características gerais.
Imenso é o número de espíritos ciganos que alcançaram lugar de destaque no plano espiritual e são responsáveis pela regência e atuação em mistérios do plano de luz e seus serviços, carregando a mística de seu povo como característica e identificação.

Dentro os mais conhecidos, podemos citar os ciganos;

Pablo, Wlademir, Ramirez, Juan, Pedrovick, Artemio, Hiago, Igor, Vitor e tantos outros, da mesma forma as ciganas, como Esmeralda, Carme, Salomé, Carmensita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também.
É imprescindível que se afirme que na ordem elencada dos nomes não existe hierarquia, apenas lembrança e critério de notoriedade, sem contudo, contrariar a notoriedade de todos os outros ciganos e ciganas, que são muitos e com o mesmo valor e importância.
Por sua própria razão diferenciada, também diferenciado como dissemos é a forma de cultuá-los, sem pretender em tempo algum estabelecer regras ou esgotar o assunto, o que jamais foi nossa pretensão, mesmo porque não possuímos conhecimento de para tanto.
A razão é que a respeito sofremos de uma carência muito grande de informação sobre o assunto e a intenção é dividir o que conseguimos aprender a respeito deste seguimento e tratamento. Somos sabedores que muitas outras forças também existem e o que passamos neste trabalho são maneiras simples a respeito, sem entrar em fundamentos mais aprofundados, o que é bom deixar induvidosamente claro.

É importante que se esclareça, que a vinculação vibratória é de axé dos espíritos ciganos, tem relação estreita com as cores estilizadas no culto e também com os incensos, pratica muito utilizada entre ciganos.
Os ciganos usam muitas cores em seus trabalhos, mas cada cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual e uma outra cor de identificação é utilizada para velas em seu louvor.
Uma das cores, a de vinculação raramente se torna conhecida, mas a de trabalho deve sempre ser conhecida para prática votiva das velas, roupas, etc
.Os incensos são sempre utilizados em seus trabalhos e de acordo com o que se pretende fazer ou alcançar.
Para o cigano de trabalho se possível deve-se manter um altar separado do altar geral, o que não quer dizer que não se possa cultua-lo no altar normal.
Devendo esse altar manter sua imagem, o incenso apropriado, uma taça com água e outra com vinho, mantendo a pedra da cor de preferencia do cigano em um suporte de alumínio, fazendo oferendas periódicas para ciganos, mantendo-o iluminado sempre com vela branca e outra da cor referenciada.
Da mesma forma quando se tratar de ciganas, apenas alterando a bebida para licor doce.
E sempre que possível derramar algumas gotas de azeite doce na pedra, deixando por três dias e depois limpá-la.
Os espíritos ciganos gostam muito de festas e todas elas devem acontecer com bastante fruta, todas que não levem espinhos de qualquer espécie, podendo se encher jarras de vinho tinto com um pouco de mel.
Podendo ainda fatiar pães do tipo broa, passando em um de seus lados molho de tomate com algumas pitadas de sal e leva-los ao forno, por alguns minutos, muitas flores silvestres, rosas, velas de todas as cores e se possível incenso de lótus.

As saias das ciganas são sempre muito coloridas e o baralho, o espelho, o punhal, os dados, os cristais, a dança e a música, moedas, medalhas, são sempre instrumentos magísticos de trabalho dos ciganos em geral.
Os ciganos trabalham com seus encantamentos e magias e os fazem por força de seus próprios mistérios, olhando por dentro das pessoas e dos seus olhos.
Uma das lendas ciganas, diz que existia um povo que vivia nas profundezas da terra, com a obrigação de estar na escuridão, sem conhecer a liberdade e a beleza.
Um dia alguém resolveu sair e ousou subir às alturas e descobriu o mundo da luz e suas belezas. Feliz, festejou, mas ao mesmo tempo ficou atormentado e preocupado em dar conta de sua lealdade para com seu povo, retornou à escuridão e contou o que aconteceu.
Foi então reprovado e orientado que lá era o lugar do seu povo e dele também. Contudo, aquele fato gerou um inconformismo em todos eles e acreditando merecerem a luz e viver bem, foram aos pés de Deus e pediram a subida ao mundo dos livres, da beleza e da natureza.
Deus então, preocupado em atende-los, concedeu e concordou com o pedido, determinando então, que poderiam subir à luz e viver com toda liberdade, mas não possuiriam terra e nem poder e em troca concedia-lhes o Dom da adivinhação, para que pudessem ver o futuro das pessoas e aconselha-las para o bem.
É muito comum usar-se em trabalhos ciganos moedas antigas, fitas de todas as cores, folha de sândalo, punhal, raiz de violeta, cristal, lenços coloridos, folha de tabaco, tacho de cobre, de alumínio, cestas de vime, pedras coloridas, areia de rio, vinho, perfumes e escolher datas certas em dias especiais sob a regência das diversas fases da Lua..."




SANTA SARA A PADROEIRA DOS CIGANOS

Santa Sara Kali (A cigana escrava que venceu os mares com sua fé e virou santa) Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar.
Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.
Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Segundo Míriam Stanescon - Rorarni (princesa do clã Kalderash), deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço).
Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar.
Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem.
E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça. Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos.

Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo.

A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco).
Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.


OFERECER LENÇOS SINAL DE GRATIDÃO POR ALGO ALCANÇADO


Oferecer lenços para Santa Sara Kali é sinal de gratidão por algo alcançado.

O lenço é um simbolismo forte entre os ciganos.

Significa a aliança da mulher casada em sinal de respeito e fidelidade. Santa Sara Kali protege as mulheres que querem ser mães e sentem dificuldades em engravidar. Protege, também, os partos difíceis. Basta ter fé na sua energia.

Peça mais importante do vestuário dos ciganos. Quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz:"Dalto chucar diklô" (Te darei um bonito lenço). Oferecer um lenço para Santa Sara Kali, é uma forma de agradecer uma graça ou reforçar um pedido. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas para ela, no sentido de que, se concebessem, iriam para Saintes-Maries-de-La-Mer no Sul da França onde existe a cripta de Santa Sara Kali, na qual existem muitos lenços em sinal de graças de mulheres que engravidaram e tiveram seus filhos sadios.

O lenço pode ser oferecido em nome de qualquer pedido,não apenas com relação a fertilidade, Santa Sara Kali protege o povo cigano e atende os pedidos de qualquer natureza de quem tem fé.


Amarelo ou Dourado: Louvores Agradecimento por Vitória Alcançada


Azul: Proteção, Luz Espiritual poder Intuitivo, Filhos.


Branco: Paz de Espírito, Casamento Agradecimentos em Geral.


Lilás: Carinho Amor Correspondido


Púrpura: Prestigio e Vantagens Profissionais


Prateado: Benefícios em geral


Rosa: Amor, Compaixão e Maternidade.


Verde: Saúde, Bens Adquiridos e Vitalidade.


A maneira mais indicada é colocar o lenço sobre a cabeça da Imagem de Santa Sara Kali e Deixar por 21 dias consecutivos.





ORAÇÕES A SANTA SARA KALI

Em Romani (1)
Manglimos Katar e Santa Sara Kali Tu Ke San Pervo Icana Romli Anelumia Tu Ke Biladiato Le Gajie Anassogodi Guindiças Tu Ke daradiato Le Gajie, Tai Chudiato Anemaria Thie Meres Bi Paiesco Tai Bocotar Janes So Si e Dar, E Bock, Thai O Duck Ano Ilô Thiena Mekes Murre Dusmaia Thie Açal Mandar Thai Thie Bilavelma Thie Aves Murri Dukata Angral O Dhiel Thie Dhiesma Bar, Sastimôs Thai Thie Blagois Murrô Traio Thie Diel O Dhiel.

Versão em Português
Tu que és a única Santa Cigana do Mundo. Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceitos. Tu que fostes amedrontada e jogada ao mar. Para que morresses de sede e de fome. Tu sabes o que é o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração. Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem. Que Tu sejas minha advogada perante à Deus. Que Tu me concedas sorte, saúde e que abençoe a minha vida.AMÉM.



SANTA SARA
Sara, Sara, Sara, fostes escrava de José de Arimatéia, no mar fostes abandonada (pedir para que nada nos abandone: amor, saúde, felicidade, fé, amigos, dinheiro...).
Teus milagres no mar se sucederam e como Santa te tornastes; à beira do mar chegastes e o ciganos te acolheram. Sara, Rainha, Mãe dos Ciganos, ajudaste e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas.
Sara, Mãe dos Aflitos, a ti imploro proteção para o meu corpo, luz para os meus olhos enxergarem até no escuro (pedir forças para os seus olhos, vidência), luz para o meu espírito e amor para todos os meus irmãos, brancos, negros, mulatos, enfim, a todos os que me cercam. Aos pés de Maria Santíssima, tu, Sara, me colocarás e a todos que me cercam para que possamos vencer as agruras que a terra nos oferece.
Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores, espíritos perdidos não me encontrarão e assim como conseguistes o milagre do mar, a todos que me desejarem mal, tu com as águas me fará vencer (quando a pessoa não está bem e querendo resolver algo muito importante, nesse momento, beber três goles de água).
Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores e continuarei caminhando sem parar, assim como as caravanas passam, no meu interior tudo passará e a união comigo ficará; e sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro de alegria e felicidade.
Teus ensinamentos deixarás!
Amai-nos Sara, para que eu possa ajudar a todos que me procurem, ajudados pelos poderes de nossos irmãos ciganos.
Serei alegre e compreensiva(o) com todos os que me cercam.
Corre no Céu, corre na Terra, corre no Mundo e Sara, Sara, Sara, estará sempre na minha frente.
Assim como os ciganos pedem:
Sara fique sempre na minha frente, sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito.
E assim dizemos:
Somos protegidos pelos ciganos e pela Sara que me ensinará a caminhar e a perdoar.


SANTA SARA KALI
Minha Mãe e querida Sara Kali,que em vida atravessaste os marese com vossa fé levaste à vida novamentetodos que contigo estavam;
Vós que Divina e Santa ésamada e cultuada por todos nós,mãe de todos ciganos e do nosso PovoSenhora do amor e da misericórdia .
Protetora dos RomVós que conhecestes o preconceito e a diferença
Vós que conhecestes a maldade muitasvezes dentro do coração humano
Olhai por nós
Derramai sobre vossos filhos, vosso amorvossa Luz e vossa paz
Dái-nos vossa proteção para que nossos caminhos
Sejam repletos de prosperidade e saúde
Carrega-nos com vossas mãos e protegei nossa liberdade,nossas famílias e colocai no homem mais fraternidade
Derramai vossa Luz nas vossas filhas, para que possamgerar a continuação livre do nosso povo
Olhai por nós em nossos momentos dedificuldade e sofrimento,
acalmai nossos corações nos momentos de fúria,
guardai-nos do mal e dos nossos inimigos,
derramai em nossas cabeças vossa Paz para que em paz possamos viver
abençoai-nos com Teu amor Santa Sara Kali,
que ao Pai celestial possas levarnossas orações e abrandar nossos caminhos
Que Vossa Luz possa sempre aumentar em Teu Amor, misericórdia e no Pai
E que asssim sejas
louvada para todo o Sempre.


tradução da anterior
Tradução para o idioma Romani(ou romanez):
Morri Dei Santa SaraQue andro traio naclin e moriaTiro patiamos tsodian o traio nevoAs le manuchi que tussa sasTu que san Deulicani Kai sa amem camastoDei as le RomengDei lachi Kai ertisKai les sama le Romen Tu kai janes so amem nacasTu kai janes o nassulimos but data ândreAndar ando ilo le manuchesco Dik pe amendeChude pe tire chavê , tiro lusso, dragussuimeLe amem sama ai amare droma, te aven bárrtalêAi sativesteNinguer amem tche vastessa ai droma putardeAmare familía , ai tso ando manuchi mai draguestossoTe avelChude tiro lusso, ande tire cheia, te chai aven lê chave,Ande pesco traioDik pe amende, ando nassulimos, le sama amaro ilô Le chassuriaLe rrolharico, le sama nassulimos e catar amarê dusmaiaAi chude pe amaro chêro tiro bragossuimosSara Kali, amaro Dat Baro chai ningueras amarorudimos ai putrel amare dromaque tiro lusso bariol ando DelAi te aves Bari mascar amende sorro traio.


PAI NOSSO (ROMANÊ)
Dat AmarôDat amarô cai san andô tchêriSúnto si Tirô anávAv aménde ando tirô rhaioAi te avêl pô tirô Katê pe luma sar ando tchêriÔ mânro amarô sáco diêsco, deamemAdiês, ai ertisar amarhê bezerrhá,Sar amê ertisarás codolêngue caiQuerém nassulipê aménguêNa muk te querás nassulipê, ai dik pala amendêSóstar tírôi ô rhaio ê zôr ai blichís míndikAmém

Pai NossoPai nosso, que estais no céu
Santificado seja o Vosso nome
Venha a nós o Vosso reino
Seja feita a Vossa Vontade
Assim na terra como no céu
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai as nossas ofensas
Assim como nós perdoamosa quem nos tiver ofendido
E não nos deixais cair em tentação
Mas livrai-nos de todo o mal
Amém


AVE MARIA CIGANA

SUNTÔ MARIÔNÊ ( Ave Maria Cigana )
"Suntô Mariônê, pérdô san andô svêtô ô Del tu sai.
Uusi san angla sá e juvliá uusôi ô fruktô kai arakádilas tutar Jesus.
Suntô Mariônê Del leski dei rudissar paala amarrê becerra akaanak ai kana méérassa.
Amém"


ORAÇÃO CIGANA DO AMANHECER

Salve o sol,a natureza,o orvalho da manhã!
Salve Deus todo Poderoso,
que me dá a felicidade de tomar a benção de toda a Natureza.
Salve o Vento,o Sol,a Chuva,as Nuvens,as Estrelas e a Lua!
Salve as forças das Aguas,a Terra,a Areia e o Sólo fértil!
Que belo seja seu remédio.
O Pão que parto a mesa seja multiplicado!
O trigo que trago comigo,seja minha prosperidade!
O Universo me abraçe!
E que os quatro elementos Terra,Agua,Fogo e Ar me deem as forças necessarias para todas as dificuldades de minha vida.
Meus caminhos sejam abertos,hoje e sempre,com toda a pureza dos Elementais e dos Anjos Mensageiros de Deus.
Salve!


O INCENSO NAS FALANGES CIGANAS

Alguns dos incensos e suas funções astrais:

MADEIRA:para abrir os caminhos
ALMISCAR: para favorecer os romances
JASMIM: para o amor
LOTUS: paz, tranqüilidade
BENJOIM: para proteção e limpeza
SANDALO: para estabelecer relação com o astral
MIRRA: incenso sagrado usado para limpar após os rituais e durante eles e também usado quando vai se desfazer alguma demanda ou feitiço.
LARANJA: para acalmar alguém ou ambiente


MODO DE USAR
Todo incenso deve ser usado com cautela nunca em demasia como fazem algumas pessoas e deve ser sempre dirigido a alguma causa.
Não deve ser utilizado simplesmente por usar, por nada ou sem motivo, deve sempre ter um dono que o receba e que tenha seu nome pronunciado no momento do pedido.
O incenso é um expediente sagrado e tem sido usado em rituais sagrados de toda espécie desde que o homem é homem.
Mantém um poder grande de evocação espiritual e astral e não deve ser usado tão somente para perfumar ambientes ou sem causa porque sempre estaria alcançando uma egrégora qualquer com a vibração que provoca e que está quieta em seu lugar, tem o condão de atrair energia de toda espécie e dos dois planos astrais, negativo e positivo, tem força de ritual e de alimento também, tem força de rejeição ou de atração dependendo do patamar alcançado e da situação especial de quem as ascende.
É por demais conhecido no mundo da mística astral e por vezes seu uso ou o que emana no mundo imaterial chega a ser disputado quando não pertence a ninguém que o esteja recebendo, podendo muitas vezes provocar visitas ansiosas por novos incensos a serem utilizados.

Pode parecer simples e de nenhuma gravidade, bem como aconselhado em outras egregoras como de bom agouro e condutor de sorte, limpeza e bom astral, em algumas vezes até como calmante ou nivelação energética de ambientes, contudo, seu uso como tudo no mundo deve ser feito com o critério necessário e mantida a relação correta com o que e quem se pretende atingir, na sua ardência e utilização, sem contar com as preferencias milenares já existentes em alguns casos, no mundo imaterial por uma avalanche de viventes e energias de tipos diversos.
O uso inadvertido ou pouco conhecido de determinados instrumentos destinados, regra geral a rituais, consagrações e outros tantos motivos, não é aconselhável.
Fato que nos leva à necessidade de orientação, pesquisa e instrução à respeito.
As coisas que por vezes nos parecem muito simples e que por qualquer motivo nos faz um aparente bem, mas que não esteja dentro de nosso domínio de conhecimento, requer maior atenção e aprendizado.
Quando se tratar de espírito cigano, com certeza ele indicará o incenso de sua preferencia ou de sua necessidade naquele momento, regra geral o incenso mantêm sempre correspondência com a área de atuação dele ou dela ou do trabalho que estará sendo levado a efeito.
Quando se tratar de oferendas e já não estiver estipulado o incenso certo para acompanhar e houver sua necessidade solicitada, bem como nas consagrações o incenso que deve acompanhar devera sempre ser o de maior correspondência com o próprio cigano ou cigana.
No caso de uma oferenda normal e tão somente necessária para manutenção, agrado ou tratamento sugere-se o incenso espiritual ou de rosa, que mantém efeito de evocação de leveza, de elevação ou mesmo de louvação espiritual.

Quando se pretender que alguma coisa , objeto ou ambiente seja bem energizado, ou mesmo se tratar de alguma consagração de algum instrumento utilizado por eles, e for feito sem a participação efetiva do cigano ou cigana e com a devida autorização, pode-se usar o incenso de ópio ou mesmo sândalo, se nenhum foi indicado.
É interessante que se tenha sempre a mão esses incensos, no caso de algum cigano pedir para exercer qualquer vibração de energização em algum objeto qualquer que deseje dar ou mesmo preparar para alguém.
uma dica:
Usados de maneira correta, criam uma atmosfera no ambiente, de energia, equilíbrio e harmonia, que ajuda o ser humano a sintonizar mais facilmente com os planos superiores.


Como ainda hoje acontece, em épocas passadas o incenso era usado para quatro finalidades:

1) Para Agradar aos Deuses:
Acreditava-se que o cheiro agradável e aromático que o próprio homem sentia agradaria aos deuses ou à divindade.
Vamos chamá-lo de função de oferenda do incenso.

2) Meio de Oração:
O incenso era visto como um meio para a oração. Acreditava-se que a fumaça ascendente levaria aos deuses as petições daqueles que queimavam o incenso.
Por causa de seu cheiro agradável acreditava-se que deveria ser um meio ao qual os deuses não podiam se fechar.

3) Meio de Neutralização:
O incenso era queimado para mascarar ou neutralizar o mau cheiro oriundo de imolações (animais e outros materiais).
Pela mesma razão também era usado nos funerais.

4) Meio de Influência Inter-Humana:
O aroma e as vibrações do incenso sintonizam aquele que o queima com uma determinada finalidade ou dão um determinado estado de ânimo às diversas pessoas que se encontram no ambiente onde o incenso é queimado.
O aroma e as vibrações despertam em todas as pessoas determinadas sensações e lembrança e sintonizam a psique e a mente com certos objetivos


SIMBOLOS CIGANOS

CORUJA
Simboliza "o ver a totalidade".
É usado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver a totalidade: o consciente e o inconsciente.

ÂNCORA
Simboliza segurança
É usada para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro, e para se livrar de perdas materiais.

CHAVE
Simboliza as soluções.
É usado para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave quando trabalhado no fogo costuma atrair sucesso e riquezas.

ESTRELA DE 5 PONTAS
Simboliza evolução.
É usado para proteção, além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cincos sentidos. Também conhecida como o Pentagrama.

ESTRELA DE 6 PONTAS
Simboliza proteção.
É usada como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David. A Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está a cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior.

FERRADURA
Simboliza energia e sorte.
É usada para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.

LUA
Simboliza a magia e os mistérios.
Usada geralmente pelas ciganas, para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo atentando sempre as fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.

MOEDA
Simboliza proteção e prosperidade.
Usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual

PUNHAL
Simboliza a força,o poder, vitória e superação
É muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grande símbolo de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado na cerimônia cigana de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos, em seguida o pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.x

RODA
Simboliza a Samsara, representando o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio. A roda é o grande símbolo cigano, que é representado pela roda dos vurdón que gira.

TAÇA
Simboliza união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.

TREVO
É o símbolo mais tradicional de boa sorte.
Trevo de quatro folhas: traz felicidade e fortuna. Quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza, pode-se esperar sempre boas notícias.


ZODÍACO CIGANO

• Punhal (21/03 a 20/04)
Cigana Regente – Paloma
Planeta – Vênus
Flor – Rosa Vermelha
Pedra – Esmeralda•

Coroa (21/04 a 20/05)
Cigano Regente – Vladimir
Planeta – Marte
Flor – Tulipa
Pedra – Ametista
Cor – Azul•

Candeias (21/05 a 20/06)
Cigana Regente – Zaira
Planeta – Júpiter
Flor – Lótus
Pedra – Turquesa
Cor – Azul•

Roda (21/06 a 21/07)
Cigana Regente – Carmecita
Planeta – Marte
Flor – Margarida
Pedra – Brilhante
Cor – Coral•

Estrela (22/07 a 22/08)
Cigana Regente – Madalena
Planeta – Sol
Flor – Hortência
Pedra – Rubi
Cor – Rosa•

Sino (23/08 a 22/09)
Cigano Regente – Pablo
Planeta – Júpiter
Flor – Jasmim
Pedra – Esmeralda
Cor – Branco•

Moeda (23/09 a 22/10)
Cigano Regente – Iago
Planeta – Netuno
Flor – Violeta
Pedra – Turmalina
Cor – Roxo•

Adaga (23/10 a 21/11)
Cigana Regente – Sulamita
Planeta – Urano
Flor – Dama da Noite
Pedra – Lazulita
Cor – Azul•

Machado (22/11 a 21/12)
Cigano Regente – Sandro
Planeta – Lua
Flor – Violeta
Pedra – Granada
Cor – Verde•

Ferradura (22/12 a 20/01)
Cigano Regente – Ranuir
Planeta – Urano
Flor – Lírio
Pedra – Pérola
Cor – Vermelho•

Taça (21/01 a 19/02)
Cigana Regente – Salomandra
Planeta – Marte
Flor – Antúrio
Pedra – Cristal
Cor – Creme•

Capela (20/02 a 20/03)
Cigana Regente – Paloma
Planeta – Plutão
Flor – Acácia
Pedra – Ônix
Cor – Amarelo


PUNHAL 21/03 a 20/04
o punhal é a imagem da luta e vontade de vencer.Representa a honra,vitória e exitos.Os ciganos tambem usavam o punhal para abrir matas,sendo então,simbolo de superação e pioneirismo.A pessoa sobe esta influencia é uma pessoa irrequieta,firme e dona de si mesma.Ousada,tem uma personalidade forte e odeia ser subestimada.Quando isso ocorre,torna-se agressiva.Ama demais,é fiel e adora sexo.Não é economica,mas sabe controlar o dinheiro.Sai-se bem em desportos,artes maciais e cargos de chefia e liderança.


COROA 21/04 a 20/05
Relaciona-se ao ouro e a nobreza.É simbolo de amor puro,força,poder e elegancia,oque torna a pessoa desse elemento valorizada e importante.A pessoa sob esta influencia luta pelo que quer,pois a estabilidade financeira lhe é fundamental.Nasceu para administrar e querer ser dona do seu proprio trabalho.É fiel no amor,sensivel e não suporta que brinquem com seus sentimentos.Gosta das artes e tem grande criatividade para trabalhar nesse setor.



CANDEIAS 21/05 a 20/06
Representa as luzes e a verdade,portanto a sabedoria e a clareza de eideias.As candeias eram usadas para iluminar os acampamentos.Tambem simbolizam a esperteza e a vivacidade.A pesoa sob esta influencia é comunicativa e tem uma inteligencia brilhante fazendo muitos amigos.Adora estudar e pesquisar,principalmente o que se relaciona com ela mesma.É romantica e nunca desiste de uma conquista,mesmo que não se envolva por completo.Quando quer algo,consegue.


RODA 21/06 a 21/07
Por representar o ir e vir e estar relacionada a lua,pela forma arredondada, as pessoas regidos por este signo tem uma forte ligação com as mulheres destantes em geral.A emoção é a palavra que traduz a sua maneira de ser.A RODA move a sua vida na alegria,e na tristeza.É dócil e tranquila,mas quando se irrita,"sai de baixo".Éum pouco insegura e tem certa tendencia a nostalgia.Ama com intensidade e sente muito ciume.


ESTRELA 22/07 a 22/08
A estrela cigana possui 6 pontas formando dois triangulos iguais que indicam a igualdade entre o que esta acima e oque esta abaixo.Representa sucesso e evolução interior.A pessoa que nasce sob esta influencia é otimista e "alto astral",nasceu para brilhar.Vive a vida intensamente e tem um talento especial para atrair as pessoas.Vive rodeada de amigos,mas tem a mania de querer que tudo seja como deseja.Conseguirá otimas oportunidades como atriz,dançarino,modelo,cantor(a),etc


SINO 23/08 a 22/09
Exatidão e perfeição.Nos seculos passados,o SINO era usado como relogio, e os ciganos associaram-no a pontualidade, a disciplina e a firmeza.A pessoa sob esta influencia é bastante organizada,ambiciosa e supera empre as suas proprias expectativas.Acha que a vida é para ser aproveitada nos minimos detalhes,porem,com consciencia e sem exageros.Muito inteligente,analisa e critica tudo o que esta ao seu redor.Dá-se bem trabalhar em administração

MOEDA 23/09 a 22/10
a MOEDA é associada ao equilibrio e a justiça e relacionada a riqueza material e espiritual,que é representada pela cara e coroa.Para os ciganos,cara é o ouro fisico, e coroa, o espiritual.A pessoa sob esta influencia é sensivel,charmosa,vive de amores e sentimentos.Tem de estar apaixonada sempre.As atenções voltam-se para si facilmente.Tem talentos artisticos e decorativos.Adora ajudar as pessoas e vive para isso.Razão pela qual esta sempre cercada de amigos e companheiros.


ADAGA 23/10 a 21/11
A ADAGA é entregue ao cigano quando ele sai da adolescencia e ingressa na vida adulta.Por isso, é associada tambem a morte,ou seja, as mudanças necessarias que a vida nos oferece para crescermos.A pesssoa sob esta influencia tem um temperamento forte e enigmatico,torna-se irresistivel e respeitada.Possui uma mente analitica, percebendo tudo o que esta ao seu redor.Procura sempre se aprofundar no que esta a sua volta, seja no amor ou no trabalho.Ama de maneira sensual e arrebatadora.

MACHADO 22/11 a 21/12
O machado é o destruidor de bloqueios e barreiras.Ele simboliza a liberdade, pois rompe com todas os obstáculos que a natureza impõem. A pessoa sob esta influência tem a liberdade como a palavra que mais gosta de falar e curtir. Aventureira, jamais permanece parada em um só lugar. É como o vento, que tudo toca, em tudo está, mas em nada fica.Otimista, até as dores para você são sinais de alegria. Apaixona-se e se desapaixona facilmente. Se dá bem com trabalhos sem rotinas em que possa aprender sempre.Pessoas de personalidade forte, possuem auto disci- plina. Trabalhadoras e dedicadas.Consegeum superar os obstáculos.

FERRADURA 22/12 a 20/01
A ferradura representa o esforço e o trabalho.Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta o azar. A pessoa sob esta influência tem seu bom senso, às vezes se torna séria demais. Tem, então, que se soltar um pouco mais.Raramente, confia em alguém. Busca amores estáveis e concretos.Pretende casar e ter filhos. É completamente familiar, ama os poucos amigos e se dedica à profissão.Pessoas fortes, lutadoras, benevolentes, comunicativas e otimistas.


TAÇA 21/01 a 19/02
União e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma.Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão.A pessoa sob esta influência sente uma grande preocupação com os assuntos à sua volta.Inteligente, humana, inquieta, tem vários amigos sinceros. Original, está sempre inovando.Vive atrás da felicidade. No amor, aprecia a sinceridade e a fidelidade.Pessoas que gostam da verdade; idealistas e cordiais.De temperamento variável, pensam num amanhã melhor.



CAPELA 20/02 a 20/03
Representa o grande Deus.É sinal de religiosidade e fé. É o local em que todos entram em contato com seu Deus interno e desperta a força e o amor.A pessoa sob esta influência é emotiva, sensível, leal, justa, espiritualizada e sonhadora, é o próprio amor encamado.Tem muita força espiritual e dons para a clarividência. Ama cegamente e, às vezes, se desilude. É romântica e carinhosa.Quanto ao trabalho, gosta de tudo o que se relaciona a ajudar ao próximo.Pessoas ligadas ao misticismo; sensíveis e sentimentais. Confiam na vida e em mudanças positivas.


O IDIOMA

Uma das maneiras de os ciganos se manterem unidos, vivos, com suas tradições preservadas é o idioma universalmente falado por eles, o romani ou rumanez, que é uma linguagem própria e exclusiva.
É expressamente proibido ensinar o romani para os não-ciganos;
e os ciganos fieis às tradições, que prezam sua origem, seus irmãos de raça, que são verdadeiros ciganos, sabem disto.
Portanto, quando alguém que se diz cigano quiser ensinar o romani, geralmente às custas de dinheiro, ou então passar segredos e as íntimas particularidades da vida cigana é bom ter cuidado, pois com certeza, ele ou ela não é um autêntico cigano, obediente aos preceitos e princípios de seu povo.
Ele poderá ser até cigano de origem, mas não será mais um cigano de alma e coração capaz de manter a honradez de seus antepassados e contemporâneos autênticos.
Dicionário Cigano?
Pode ser que um dia estas pessoas de vida tão reservada quanto às suas peculiaridades desistam desse estilo de ser e estar, abram as fronteiras de seus acampamentos e aceitem sem reservas a miscigenação. Então surgirão dicionários ciganos. Contudo, será que ainda existirão ciganos?

O romani é uma língua ágrafa, ou seja, uma língua ou idioma sem forma escrita.
Portanto, para sua perpetuação o romani conta somente com a transmissão oral de uma geração para outra, de pai para filho.
Não existem livros ensinando uma linguagem, que não tem sequer uma apresentação gráfica definida, pois se os ciganos tivessem se originado na Índia teríamos os caracteres sânscritos, mas como encontramos ciganos em quase todas as partes do mundo, o romani poderia ter os caracteres da escrita russa, ou egípcia, latina, grega, árabe ou outra qualquer.
Assim como o idioma, todos os demais ensinamentos e conhecimentos da cultura e tradição ciganas dependem exclusivamente da transmissão oral.
Os mais velhos ensinam aos mais jovens e às crianças os conhecimentos do passado, o pensamento e a maneira de viver herdados dos ancestrais.


.....................................................................................


O QUE SÃO RUNAS?

As Runas são um conjunto de alfabetos relacionados que usam letras características (as runas) e eram usadas para escrever as línguas germânicas, principalmente na Escandinávia e nas ilhas Britânicas.
EM todas as suas variedades, as runas podem ser consideradas como uma antiga forma de escrita da Europa do Norte.
A versão escandinava que também é conhecida como Futhark (derivado das suas primeiras seis letras: ‘F’, ‘U’ ‘Th’, ‘A’, ‘R’, e ‘K’), e a versão Anglo-saxónica conhecida como Futhorc (o nome também tem origem nas primeiras letras deste alfabeto).
As inscrições rúnicas mais antigas datam de cerca do ano 150, e o alfabeto foi substituído pelo alfabeto latino com a cristianização, por volta do século VI na Europa central e no século XI na escadinávia.

................................................................................

TARÔ

A palavra tarô na língua portuguesa (ou em outras línguas: tarot, tarock, tarok, tarocco, tarocchi etc) não possui uma tradução específica, ninguém sabe ao certo sua real etimologia; contudo, podemos entender que a função de seus jogos e estudos seja revelar “um novo caminho ou postura perante os objetivos”. Ele é considerado um alfabeto simbólico composto por imagens arquétipicas as quais estão baseadas na vida humana em seu complexo sentido de começo-fim-recomeço. O tarô também pode ser considerado como um diagrama da vida, uma mensagem do inconsciente ou até a ponte entre o plano terrestre e o espiritual. Assim, neste contexto, o tarô serve tanto para uma orientação psicológica ou terapêutica quanto para a adivinhação ou predição do futuro; também, para muitos, é considerado o melhor veículo para o autoconhecimento.
O tarô tradicional possui 78 cartas, cada qual é denominada de arcano, palavra que significa “mistérios ou segredos a serem desvendados” e foi incorporada pelos ocultistas do século XIX que até então se chamava trunfos.
Atualmente, tanto os estudiosos quanto as modernas editoras estão tentando desmembrar o que seja um tarô ou não e, geralmente, se tem classificado de baralho ou cartas tudo aquilo que não seja os peculiares 78 símbolos do tarô tradcional. Por exemplo, as cartas ciganas, as cartas xamânicas, as cartas dos anjos etc - todas possuem um espetacular valor e, no entanto, suas imagens arquetípicas estão baseadas em outra codificação espiritual.

....................................................................................


CULINÁRIA CIGANA

ARROZ GITANO


Ingredientes:
2 xícaras de arroz cozido
½ xícara de manteiga derretida
½ xícara de cebola picada
½ xícara de queijo suíço picado
2 ovos batidos
2 xícaras de leite
1 ramo de espinafre cozido e picado
1 ramo de brócolis cortado em pequenos galhos e cozido
1 colher de sal com alho


Misture todos os ingredientes e asse por cerca de 20 minutos.

.
FEIJÃO GITANO

Ingredientes:

2 xícaras de feijão
1 cebola pequena ralada
3 folhas de louro
½ colher de café de noz-moscada ralada
pétalas de rosa fresca
4 colheres de azeite de oliva
1 colher de chá de gengibre ralado
2 dentes de alho cortado em pequenas fatias
1 pequeno pau de canela
sal a gosto
Salsinha
Água mineral para cozinhar
Lave o feijão, coloque a água, o feijão, o sal e deixe cozinhar. Quando o feijão estiver pronto, reserve-o. Em uma frigideira, junte o óleo, o alho a cebola e os demais ingredientes e de uma leve fritada mexendo tudo com cuidado, se utilizando de uma colher de pau. Quando os ingredientes estiver pronto, despeje tudo dentro do feijão e mexa tudo .
.

BATATAS ASSADAS

Ingredientes:

6 batatas grandes
¼ de xícara de manteiga
200 gramas de iogurte
1 colher de chá de alecrim
2 colheres de chá de salsa
1/8 de colher de chá de sálvia
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 xícara de salsa picada para enfeitar
Cozinhe as batatas até ficarem macias. Descasque-as e faça um buraco em cada uma delas. Pegue o que tirou da batata e amasse bem.
Adicione a massa ¼ de manteiga, e mexa. Adicione o iogurte, alecrim, salsa, sálvia, sal e pimenta e bata tudo até que obtenha uma mistura cremosa e fofa.
Recheie as batatas, pincele-as com a manteiga derretida.
Arrume-as numa assadeira de cerâmica e asse-as em forno quente por 15 minutos.
Salpique com a salsa.


chás

Chá Cigano

feito com Chá Preto ou Mate com pedaços de frutas (maçã: felicidade; uva fresca: prosperidade; uva passa ou ameixa: progresso; morango: amor; damasco: sensualidade; pêssego: equilíbrio pessoal; limão: energia positiva e purificação da alma).

Fazer o chá em água fervente e deixar amornar. Colocar as frutas maceradas, misturar bem, coar e beber


doces

BOLO DE ESPECIARIAS

Ingrediente:
Massa:

1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de mel
1 colher (sopa) de café solúvel
2 ovos inteiros
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento químico (em pó)
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó
1/2 xícara (chá) de amêndoas
1/2 xícara de uva passa branca
1/2 xícara de ameixa picada

Glacê
2 xícaras (chá) de açúcar deconfeiteiro
2 claras em neve
1 colher (sopa) de limão

Leve o leite condensado, mel e café solúvel aofogo brando e misture pôr cerca de 5 minutos. Retire do fogo e mexa até ficar morno. Bata os ovos e acrescente à mistura, sempre batendo.
Aos poucos, coloque a farinha, chocolate em pó, fermento, sal, canela e noz-moscada, misturando até formar uma massa homogênea. Acrescente as amêndoas, as passas e as ameixas, mexendo devagar com a colher de pau e pedindo prosperidade.
Coloque em uma assadeira untada eleve ao forno médio.
Depois de assado e ainda quente,enfeite-o com o glacê.

..................................................................................





HOMENAGENS AO POVO CIGANO


AH,ESSE POVO CIGANO!

maravilhoso,que nos encanta com suas magias,
com suas musicas maravilhosas,
com sua beleza,doçura e encanto
Ah,esse Povo!
que em seus ensinamentos trazem palavras belas
que em suas atitudes mostram o melhor caminho
Ah,esse Povo!
Povo Cigano!
sinônimo de amor
sinonimo de liberdade
Ah,esse Povo!
que ama a natureza
Ah,esse Povo!
que tem como lema "SER FELIZ"
Ah,esse Povo!
que dignifica seus velhos,
que glorifica suas crianças,
que respeita todos os Povos
Ah,esse Povo!
que acima de tudo ama a Deus e glorifica seu filho Jesus
Ah,esse Povo!
que sabe ter a lucidez de saber esperar
que não esgota todos os recursos
Ah,esse Povo!
Que vive e deixa viver.
Ah,esse Povo!
Povo Cigano!

autoria: Aurea Oliveira(para o meu Povo Cigano)



..................................................................................




CANTO CIGANO

“Que se ouça o canto cigano
nos quatro cantos da Terra
pois quem crê na Liberdade
não acredita na guerra
quem respeita os seus irmãos
não sabe o que é ferir!
Na tenda de um cigano
está o coração do mundo
mesmo que nada tenhamos
o Senhor Deus nos deu tudo!!!
e tempo certo de estar
e hora certa de partir!
acreditamos que as mãos
unidas são elos fortes
que a fé caminha na vida
lado a lado com a sorte
que o tesouro de um ser
é o amor e a paz que ele tem
e mesmo que encontremos
a dor e a ingratidão
nós jamais desistiremos
de ouvir nosso coração
de respeitar e lutar
e sempre em nome do bem
enquanto vida existir
e a música tocar
nada pode nos ferir
nada vai nos derrotar
estrelas vão nos guiar!!!

Pai Sergio do Ogun


....................................................................................




HISRTÓRIA DA VIDA DO CIGANO PABLO


Vivi nesta terra a muito e muito tempo atrás. Quando vivo, chefiava uma tribo de ciganos que na maior parte do tempo acampava pelas terras de Andaluza, como em minha tribo as tradições eram passadas de geração para geração e de pai para filho, herdei a chefia da tribo ainda jovem de meu pai.


Aprendi tudo que era necessário aprender com os antigos da tribo, que para nós ciganos, são as pessoas mais sábias sobre a face da terra.


Durante o tempo em que chefiei a tribo sempre recorri a eles em busca de sabedoria para solucionar problemas ou quando tinha dúvidas ou quando necessitava tomar qualquer decisão que fosse de maior responsabilidade, nunca gostei de tomar qualquer decisão, sem antes consultar a sabedoria dos antigos.


Quando nasci, fui prometido como todos os ciganos a filha de um dos ciganos da tribo, crescemos juntos e aprendemos a gostar um do outro e assim foi até atingirmos a idade necessária para contrairmos o matrimonio, enquanto isso aprendi com os antigos, todos os truques e todas as magias ciganas.


Tornei-me um grande conhecedor de magias e adquiri um pouco da sabedoria dos antigos. Chegada à época das núpcias, casamo-nos aos quinze anos de idade, aprendemos juntos como liderar a nossa tribo. Tivemos três filhos machos. Segundo a tradição todos foram prometidos e assim seguimos nossos caminhos, com muita alegria e muita fartura. Trabalhávamos arduamente cada um em seu oficio em prol da coletividade.


Com os filhos crescendo e a nossa felicidade a largos passos, começaram os problemas, o meu primogênito, ao qual cabia substitui-me na liderança da tribo, resolveu rebelar-se contra a nossa tradição, não querendo aceitar o acordo de núpcias feito entre nossa família e a de sua prometida, assim causando um conflito na tribo, como se não bastasse, resolveu envolver-se com outras moças da tribo, causando o desagrado de todos os homens que já se estavam como ele prometidos a essas moças, até que seus atos o levaram a um conflito direto com um dos jovens da aldeia, e pelas leis da tribo, levaram a um duelo pela honra.


Eu já sabia de antemão como terminaria esse duelo, pois, com a sua revolta, o meu filho não quis aprender comigo a arte de duelar, com isso encontrava-se despreparado para o duelo. Vendo-me com grande dor no coração por saber-me impotente em relação ao fato de também se fazer cumprir a lei da tribo (essa lei nunca havia sido utilizada na tribo).


Tornei-me introspectivo e voltei-me para os antigos em busca de consolo. Sabendo os antigos pelo grande amor que nutria por meu primogênito, mostraram-me que havia uma maneira não muito ortodoxa de poupar o meu filho da morte certa, porem, sendo um bom lutador e tendo o conhecimento da magia do duelo, sabia também que não deveria vencer o jovem. Assumi o lugar de meu filho (deveria morrer em seu lugar).


E assim fiz, desencarnei nas mãos de um jovem cigano irado com o fato de meu filho ter desonrado a sua prometida. Deixei em desgraça uma jovem mulher e três filhos rezando a Santa Sara para que cuidasse de todos. Durante o tempo que me foi permitido velar por minha tribo e minha família, fiquei ao lado de todos tentando colocar algum juízo na cabeça de meu filho, esperando que depois do fato acontecido ele resolvesse aceitar o seu destino, mesmo depois de tudo o que fiz, esse meu filho ainda se rebelou com o que fiz, continuou em sua busca de algo que nem ele sabia o que era.


Nessa sua busca desse algo, foi levando em seus passos o meu segundo filho, que sem o pai, estava completamente envolvido pelo irmão mais velho, tentei de todas as maneiras que pude e me foi permitido, influenciar ao primogênito o sentido de dever, não conseguindo meu intento e vendo que o meu tempo estava se escoando, fiz o que qualquer pai amoroso faria, mudei o meu objetivo para o segundo filho, que com mais jeito que o mais velho aceitou tudo o que eu pude passar para ele.


Descobri então que com o segundo filho, tudo era mais fácil, pois, este já trazia de berço todos os dons que me foram passados por gerações, então investi neste, sempre com o intuito de regenerar o mais velho, indicando ao mais novo o caminho dos antigos, fiz com que este filho conseguisse com o seu carinho trazer o mais velho de volta, pois o segundo filho mostrou-se mais sábio que o pai e abrindo os olhos do primeiro filho o trouxe para o seio da tribo.


Depois de regenerado o meu primeiro filho retomou o seu lugar na tribo, ocupou o meu lugar, o qual o meu segundo filho controlou com muita sabedoria, ate a volta do irmão. Ai eu pude seguir o meu caminho no astral ate o dia em que pude tornar a encontrar a minha amada, e voltar a montar a minha tribo no astral.

Nenhum comentário: