terça-feira, 20 de maio de 2008

CROMOTERAPIA




A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.


Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na India, na Grecia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.


Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.


A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.


Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente antagônica para conseguir o mesmo efeito.

Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.

Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então se acalmaria.

O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.


Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora.


Cromoterapia é um tratamento terapeutico baseado em cores que podem ajudar a curar moléstias que se apresentam em nosso corpo físico.

O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos.

A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza. As técnicas descritas aqui, podem ser utilizadas no tratamento das moléstias conforme tabela (na opção "tratamento").




Um pouco sobre a História da CROMOTERAPIA :

Quando o Homem surgiu na Terra, os Raios Solares o alimentaram e o mantiveram aquecido, a Cor da Flora e da Fauna foram relevantes para determinar seu Humor e Temperamento. Talvez não tenha tido o conhecimento e as habilidades Técnicas do Homem Moderno, mas o Homem Primitivo possuia a Sabedoria de viver seguindo as Leis da Natureza.
A CROMOTERAPIA foi utilizada em altos níveis por Culturas da Antiguidade mais remota como, ATLANTES, EGÍPICIOS, GREGOS, CHINESES E TIBETANOS (Os Dois últimos mais recentes).
Onde se aplica a CROMOTERAPIA ?
Para o Cromoterapeuta a Saúde Plena, é o resultado do EQUILÍBRIO DAS ENERGIAS que animam o Corpo Somático. Qualquer Alteração nesse Equilíbrio, na visão da Medicina Materialista á chamado de DOENÇA. Na Cromoterapia será sempre um DESEQUILÍBRIO ENERGÉTICO, que se tentará corrigir através de Reposição, Restauração ou Regeneração dos Campos Eletromagnéticos em defasagem, isto é, perdas ou alterações no Conjunto das Quatro Cores Básicas que compõem o Organismo.

A formação das estruturas Humanas é composta basicamente de Quatro das Sete Cores do Espectro Solar :

AZUL, VERDE, AMARELO E VERMELHO.



1) AZUL : Responsável pela formação e manutenção dos Espaços Intersticiais das Células, dos Tecidos Conjuntivos, dos Nervos.

2) VERDE : Reúne e mantém toda a Estrutura Digestiva (Onde se concentra o grande contingente das Energias Telúricas).

3) AMARELO : Fortalecimento estrutural dos Ossos e Músculos, além das Importantes Atividades Peristáticas.

4) VERMELHO : Formação e Manutenção da Corrente Sanguínea.




Existem 02 Regras Básicas para a Prática da CROMOTERAPIA


A) LEI DE AFINIDADE : Interesse entre 02 Seres ou Elementos com os mesmos Objetivos. O Terapeuta chega no Mental do Paciente com a sua Permissão.

B) REAÇÃO FOTOQUÍMICA : Reposição Eletromagnética do Campo, através da Onda Colorida, que busca restabelecer o Equilíbrio Físico / Espiritual.




As Cores possuem propriedades terapêuticas que podem ser utilizadas no tratamento de inúmeras doenças, aliviando os sintomas e proporcionando uma recuperação mais rápida, agindo não somente no Corpo Físico, mas também nos Planos Mental e Emocional do Ser Humano. Sem restrições, podendo ser aplicadas em todas as idades. Inclusive a Cromoterapia é aplicada também nas Cores que usamos para nos alimentar, vestir e utilizar no nosso ambiente tanto ded trabalho com em casa. Conheça mais sobre as propriedades das Cores e veja os resultados dessa terapia secular atuando ainda em nossas vidas.



Luz do Espectro Solar

Para essa técnica utiliza-se um copo, garrafa, ou recipiente de vidro transparente, e neste, coloca-se água potável, envolvendo-o com papel colorido (na cor recomendada conforme tabela de tratamento).


A exposição ao sol deverá ser de, no mínimo, 4 horas, para que a água possa ser carregada com a energia solar refletida pelo papel colorido.
Deverá ser tomado dois copos de água carregada ao dia, sendo um pela manhã em jejum e o outro à noite antes de dormir. A duração desta técnica de tratamento extende-se até a melhora do sintoma.


Essa técnica também pode ser usada com óleo de amêndoas para massagens locais (apenas uso externo).

Luz de Lâmpadas Coloridas

Nessa técnica utiliza-se um bastão com bocal para lâmpada, escolhe-se uma lâmpada de 25Watts com a cor estabelecida na tabela de tratamento.


Aplica-se em movimentos circulares, sentido horário, numa distância de 5cm da pele. Essa exposição deve ser por um perído de 5 minutos, uma vez ao dia, até o desaparecimento dos sintomas.


- Aplicação da luz azul para problema muscular

- Aplicação de luz amarela para tratamento do fígado

- Luz azul no tratamento das articulações

- Luz verde para infecções

- Alimentação Natural

Como coadjuvante do tratamento, a alimentação natural tem sua devida importância na harmonização do nosso sistema. Para isso, devemos selecionar alimentos que têm sua cor relacionada com o seu tratamento Cromoterápico. Exemplo: se estiver tratando com a cor amarela, procurar ingerir mais alimentos com essa tonalidade.


Mentalização das Cores

Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.

Contato com a Natureza

Como nosso corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se necessário que esvaziemos a mente do estresse diário para tanto, o contado com a natureza é uma fonte benéfica para a tranquilização da mente e harmonização do corpo.





Vermelho: Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)

Rosa forte: Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue

Rosa: Ativador, acelerador e eleminador de impurezas do sangue

Laranja: Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas

Amarelo forte: Fortificante do corpo, age em tecidos internos

Amarelo: Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele

Verde forte: anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador

Verde: Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos

Azul forte: Lubrificante das juntas e articulações

Azul: Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório

Índigo: Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas

Violeta: Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações


Reunimos, em uma tabela, os casos de enfermidades mais comuns e sua recomendação de tratamento. Enfermidades e seu tratamento.


MOLÉSTIA COR

- Indigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula-biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele (Amarelo)

- Asma, bronquite e pulmões (Laranja)

- Problemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários (Verde)

- Resfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e articulações (Azul forte)

- Inflamação de garganta, tireóide, prisão de ventre e espasmos (Azul)

- Inflamações dos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, epistache (sangramento nasal) e nevralgias (Índigo)

- Incontinência urinária e psicoses (Violeta)

..................................................................................


AS CORES

O que são as Cores?

A cor é um fenômeno óptico provocado pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo ótico, impressões para o sistema nervoso.

A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor.

Assim, um objeto é Vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.

A cor é relacionada com os diferentes Comprimento de Onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgaos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.

Considerando as cores como luz, a cor Branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o Preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um Prisma. Na natureza, esta decomposição origina um Arco Íris

Veja tabela abaixo :



Cores do Espectro Visível

COR
COMPRIMENTO DE ONDA
FREQUÊNCIA

VERMELHO
~ 630-780 nm
~ 480-405 THz

LARANJA
~ 590-630 nm
~ 510-480 THz

AMARELO
~ 565-590 nm
~ 530-510 THz

VERDE
~ 500-565 nm
~ 600-530 THz

CIANO
~ 485-500 nm
~ 620-600 THz

AZUL
~ 440-485 nm
~ 680-620 THz

VIOLETA
~ 380-440 nm
~ 790-680 THz



Cores no Espectro Contínuo





Mapa de Cores







O VERMELHO E SUAS PROPRIEDADES

A Cor Vermelha é uma Cor que nos Anima e Vivifica. É a Cor do Coração, no sentido poético, mas com a qual poderemos socorrer as nossas Funções Cardiacas.

FUNÇÕES :

* Em CROMOTERAPIA, o uso da Cor VERMELHA é dirigido quase que exclusivamente à Corrente Sanguinea.

* Atua como ATIVADOR, ACELERADOR e ELIMINADOR de Impurezas do Sangue, queima Gorduras e Desobstrui depósitos de COLESTEROL dos Vasos.

* É TONIFICADOR do Sangue em Processos Anêmicos e de Estafa quando aplicado no Terceiro Chakra.

* É a Cor do PRANA BÁSICO que é absorvido pelo CHAKRA DO PLEXO SOLAR , tendo ação direta no AQUECIMENTO do Sangue e como ACELERADOR da Corrente Sanguinea.

* ENERGIZADOR (Ativa) do Fígado.

* É Criador da HEMOGLOBINA

* É a Cor da Paixão, Raiva, Ânimo pela vida, Fogo e Medo.

OBS : Usar com Cautela em Pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL, uma vez que o ROSA atua Aumentando a Pressão Sanguinea.

O Vermelho é também Contra Indicado em Casos de FEBRE (para Febre usar o Azul), Condições de Inflamação, Temperamentos Excitados, Neurite (Inflamação dos Nervos), Pessoas Emocionalmente pertubadas.





O LARANJA E SUAS PROPRIEDADES

FUNÇÕES :

É uma Cor Densa, resultado das misturas do VERMELHO com o AMARELO, atua PRINCIPALMENTE SOBRE A PARTE ÓSSEA nos casos de DESMINERALIZAÇÂO e FRATURAS.

* Sua ação se fará sempre necessária nos problemas que exigem, dentro do Grupo de Cores, uma Energia mais Forte e mais Densa.

* É um REGENERADOR em casos de Traumatismos Musculares.

* É ELIMINADOR DE GORDURAS da Corrente Sanguinea e de Gorduras localizadas.

* Devido à sua densidade, a Cor LARANJA deve ser SEMPRE PRECEDIDA DA COR AMARELA que criará a resistência necessária para que o LARANJA cumpra sua função revitalizadora

* É a Cor da Criatividade, Ambição, Orgulho e Preservação.


A COR LARANJA

O meio caminho entre o amarelo e o vermelho, o laranja é a mais angustiante das cores. Entre o ouro celeste e o vermelho ctônico, esta cor simboliza, antes de tudo, o ponto de equilíbrio entre o espírito e a libido. Agrega a luminosidade e alegria do amarelo com excitação e vibração do vermelho. Relaciona-se com o ardor e entusiasmo.
Ela é a cor das túnicas dos monges budistas e a cruz de veludo laranja dos Cavaleiros do Espírito Santo.
A energia dessa cor pode estimular o sangue e os processos circulatórios e influenciando as funções mentais e os sistemas respiratório e nervoso.
Segundo a tradição hindu, o laranja está ligado ao segundo chacra, um dos centros energéticos espalhados pelo corpo. Localizado entre o púbis e o umbigo, esse chacra, chamado sacro, rege os órgãos reprodutivos e a libido, e influencia todos os processos criativos. Em cromoterapia, técnica que usa luzes coloridas na cura, a gama dos alaranjados também é usada no tratamento de doenças do abdômen e dos órgãos reprodutores. "Ela ajuda a soltar as amarras que impedem a livre expressão da criatividade", diz o terapeuta Carlos Florêncio, de São Paulo, que sugere um exercício para estimular a capacidade criadora. "No local de trabalho, imagine-se envolto em uma luz laranja e procure se sentir estimulado por essa energia", ensina o especialista.
Na Idade Média, acreditava-se que o laranja simbolizasse crueldade, orgulho e ambição. Antes ainda, o próprio Buda cortou os cabelos e trocou as suntuosas vestimentas reais pela roupa alaranjada de mendigo. É por essa razão que os monges budistas usam até hoje túnicas laranja, simbolizando a renúncia.

Vamos agora mergulhar em mais uma cor quente, ao qual mostra toda sua força de ambientalização.
Com o laranja iremos trazer novamente o poder do estímulo e quentura. Ela é uma cor contagiante e quando usada em demasia poderá trazer irritabilidade devido a sua ardência.
A laranja é como todas as frutas de mumerosos carosos, é como um símbolo de fecundidade. No Vietnã, davam-se laranjas à todos os jovens casais. Na China antiga, provavelmente pela mesma razão, a oferenda de laranjas às moças significa um pedido de casamento.

A cor laranja é indicada para fortalecer as energias do lar. O dourado traz sorte e otimismo para os ambientes: uma sala decorada com quadros em tons alaranjados é um lugar agradável de ficar. As paredes pintadas de laranja ganham otimismo e leveza. Particularmente, as crianças se sentem muito bem quando se deparam com essa cor em seu dia-a-dia. Sua energia faz as pessoas se soltarem e se sentirem mais confortáveis.
Objetos de cor laranja estimulam a ambição, a vontade de vencer e despertam a cobiça nas pessoas. Paredes laranja tendem a atrapalhar os estudos ou o descanso, estudos indicam que ela pode deixar as pessoas do recinto eufóricas.
O meio caminho entre o amarelo e o vermelho, o laranja é a mais angustiante das cores. Entre o ouro celeste e o vermelho ctônico, esta cor simboliza antes de tudo o ponto de equilíbrio entre o espírito e a libido.
O Laranja é a cor da liberdade e independência, pode ter uma grande compatibilidade com sua cor complementar: o azul.
Quando a proximidade destas cores temos sensação de equilíbrio, unindo o calor laranja e o frio do azul.
Simbolicamente, o laranja, representa a prosperidade, a fatura de frutos e o Sol.
Agrega a luminosidade e alegria do amarelo com excitação e vibração do vermelho. Relaciona-se com o ardor e entusiasmo.
O laranja é o simbolo da energia. Na aura, um brilhante laranja-claro denota saúde e vitalidade; um laranja-escuro, orgulho; um laranja embaçado cor de lama, um intelecto fraco.
Um excesso de laranja na aura revela um abundância de força dinâmica vital.
Todo o equilíbrio que apresenta essa cor, tende a se romper, num sentido ou noutro, o alaranjado (como podemos chamar o laranja para que a mesma não seja associada a fruta) torna-se então a revelação do amor divino ou o emblema da luxúria.

Ela é a cor das túnicas dos monges budistas e a cruz de veludo laranja dos Cavaleiros do Espírito Santo.
O véu dos noivos é o emblema da perpetuidade do casamento e corresponde, no sentido profano, à auriflama (Bandeira,
estandarte, lábaro, pendão) do sagrado. O véu que Virgílio dá a Helena é açafroado.

As musas que aparecem em certas versões como filhas do céu e da terra e cuja importância nos cultos apolíneos é conhecida, também teriam vestes da cor do açafrão.
A pedra de Jacinto, de cor laranja, era considerada como um símbolo de fidelidade.
Essa cor constituía o emblema de uma das doze tribos de Israel sobre o peitoral do Grande Sacerdote de Jerusalém; voltamos a encontrá-la sobre a coroa dos Reis da Inglaterra, onde simboliza a temperança e a sobriedade do Rei. Passada no fogo, esta pedra se descolore, o que explica que se tenha visto triunfa sobre o ardor das paixões e as apaga.
O equilíbrio entre o espírito e a libido é algo tão difícil que o alaranjado se torna também a cor simbólica da infidelidade e da luxúria.
Segundo tradições que remontam ao culto da Terra-Mãe, era buscado na orgia ritual, que devia conduzir à revelação e à sublimação iniciatórias.

Diz-se que Dionisio usava vestimentas alaranjadas...
O laranja, é cor dominante do chacra do umbigo e está vinculado com os órgãos reprodutores femininos e com todas suas glândulas supra-renais. Ele tem a afinidade com a energia feminina, a energia da criação. E mais delicado do que a energia dinâmica e masculina do vermelho, mas e complementar deste.
O laranja reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural.
Essa cor traz as "bênçãos da vida" como a boa saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida.
Comunicação, movimento e iniciativa geralmente são os principais elementos da cor.
O efeito colateral da cor laranja pode incluir uma atitude autoritária ou esmagadora. Isso pode ser expresso como ostentação ou traço exibicionista.
As vibrações negativas do laranja estão associadas com descontentamento, melancolia e tristeza e, suas formas extremas são refletidas por perda da vitalidade, abatimento e destrutividade.

Pessoas que se irritam com facilidade ou pessoas estressadas, geralmente sustentam uma antipatia com o alaranjado.
A energia dessa cor pode estimular o sangue e os processos circulatórios e influenciando as funções mentais e os sistemas respiratório e nervoso.

O laranja e o azul devem ser trabalhadas em equilíbrio e harmonia.
O laranja e uma boa cor para ser usada nos casos de fadiga e de exaustão.
O laranja tem se mostrado benéfico em casos de bronquite crônica e com um tratamento regular pode ajudar a eliminar a formação de catarro e a tosse que acompanha essa moléstia.
O laranja tem um efeito antiespasmodico, devendo, portanto ser usado para espasmos e cólicas. No quarto do bebê, a exemplo do vermelho, deve ser utilizado com cautela.
Uma lâmpada laranja colocada no quarto de uma criança pode ser útil em casos onde existam as condições acima citadas.
Laranja, fogo, pôr do sol, luz, chama, calor, festa, perigo, força, luminosidade, dureza, euforia, energia, advertência e tentação. Essas são as relações materiais e afetivas desta cor quente, estimulante e angustiante.

Laranja, tangerina, damasco, nêspera... Frutas gostosas até de ver ainda no pé, radiantes e luminosas, simplesmente por causa da cor: o laranja, ou abóbora, como alguns preferem. Quente e intensa, a segunda cor do espectro solar é associada ao otimismo e à alegria de viver. "Ela irradia energia e vitalidade", afirma a psicoterapeuta Eliane Pedro dos Santos, de São Paulo. Como na casca das frutas, a mistura de vermelho e amarelo só faz bem: dá a sensação de bem-estar e disposição, estimula a comunicação e a sociabilidade, especialmente em pessoas introvertidas. "É aconselhável que crianças tímidas sejam estimuladas a usar lápis ou massa de modelar dessa cor", diz Eliane.
Segundo a tradição hindu, o laranja está ligado ao segundo chacra, um dos centros energéticos espalhados pelo corpo. Localizado entre o púbis e o umbigo, esse chacra, chamado sacro, rege os órgãos reprodutivos e a libido. Como um convite a desfrutar o sexo de forma alegre e prazerosa, os tons alaranjados são verdadeiros antídotos contra repressões ou inibições sexuais. Em cromoterapia, técnica que usa luzes coloridas na cura, a gama dos alaranjados também é usada no tratamento de doenças do abdômen e dos órgãos reprodutores. Todos os processos criativos se relacionam ao segundo chacra - desde a inspiração artística até a mais sublime forma de criação, a gestação de um bebê no útero - e, conseqüentemente, à cor. "Ela ajuda a soltar as amarras que impedem a livre expressão da criatividade", diz o terapeuta Carlos Florêncio, de São Paulo, que sugere um exercício para estimular a capacidade criadora. "No local de trabalho, imagine-se envolto em uma luz laranja e procure se sentir estimulado por essa energia", ensina o especialista.
Na Idade Média, acreditava-se que o laranja simbolizasse crueldade, orgulho e ambição. Antes ainda, o próprio Buda cortou os cabelos e trocou as suntuosas vestimentas reais pela roupa alaranjada de mendigo. É por essa razão que os monges budistas usam até hoje túnicas laranja, simbolizando a renúncia.
Injeção de ânimo
Em casa, o laranja aquece os ambientes, deixando-os mais acolhedores. E não importa se o espaço seja grande ou pequeno. "É uma cor muito alegre, nunca deixa uma sensação opressiva", diz a decoradora Nesa César, ela mesma uma entusiasmada fã dos tons alaranjados. Para atenuar a vibração, a decoradora sugere limitar a cor a apenas uma parede ou, então, pintar teto, portas e janelas de branco. "Usar roupas de cor laranja também tem um efeito estimulante contra depressão e desânimo",





O AMARELO E SUAS PROPRIEDADES


Fortalecimento estrutural dos Ossos e Músculos,

além das importantes atividades Peristáticas.


FUNÇÕES :

* Representa a Energia formada pela Natureza Cósmica que a tudo Revitaliza e Reproduz, Simboliza o Sol e é uma Cor ligada a Alegria, ao Poder e Liderança..

* Indica Atividade Mental, quando aplicado no CHAKRA FRONTAL, desenvolvimento do Intelecto, pois é uma Cor que é Excitante Mental.

* Sua Ação é dirigida principalmente para o Fortalecimento do Corpo Humano, onde funciona como REVITALIZADOR e ESTIMULANTE dos Campos Nervosos, Musculares e Tecidos.

* É um TONIFICADOR da Musculatura, Nervos e do Sangue em casos de Anemia.

* No Fortalecimento de Artérias, Veias e Vasos (Casos de Arteriosclerose), tem ação na eliminação de toxinas no organismo.

* É uma Energia DESINTEGRADORA nos Processos de Cálculos e Areias Renais e Biliares e em Processos degenerativos como Tumores.

* É Excitante dos Nervos e Músculos.

* Energia Auxiliar para todos os Ossos dos Esqueleto, tendo função Revitalizadora em casos de Fraturas ósseas.

* Energia de ajuste para a Cor LARANJA.

* Estimula o Peristaltismo Intestinal, o Fluxo da Bilis e Ativa o Sistema Linfático.

* A Combinação do AMARELO, ROSA e Azul atuam na Eliminação de Cicatrizes da Pele.

* Fortalece a AURA, é usado em casos de Fraqueza por perda de Energia.


OBS : O AMARELO é Contra Indicado nos seguintes casos :
FEBRE / SUPEREXCITAMENTO / DIARRÉIA




O VERDE E SUAS PROPRIEDADES

O Verde reúne e mantém toda a Estrutura Digestiva. ( Onde se concentra o grande contingente das Energias Telúricas ).


FUNÇÕES :

* É a Cor do Equilíbrio entre a Natureza Física e o Espírito

* Como Vibração Regeneradora, atua em toda área do ABDOME, sobre os Órgãos como o ESTÔMAGO, PÂNCREAS, VESÍCULA BILIAR, FÍGADO e INTESTINOS.

* Age sobre o Sistema Muscular, Artérias, Veias e Vasos, como ENERGIA DILATADORA, sendo muito usado nos problemas Circulatórios, em casos de Parto (Indica-se o uso sobre a Bacia para Relaxamento de toda a Região Pélvica).

* É usado como ISOLANTE da área.

* Tem ação de Limpeza e ANTI-SÉPTICA, é usado em qualquer quadro de ordem Infecciosa do Organismo.

* É relaxante muscular.

* É a Cor da Criatividade, Assimilação, Razão e Organização.




O AZUL E SUAS PROPRIEDADES


A Cor Azul é responsável pela formação e manutenção dos Espaços intersticiais das Células, dos Tecidos conjuntivos, dos Nervos.


Funções :

* É uma cor implícita em qualquer Tratamento, atua sobre o Sistema Nervoso, Artérias, Veias e Vasos, Sistema Muscular, Ossos e Pele.

* Ação Terapêutica como Regenerador Celular, Calmante, Lubrificante, Sedativo, Analgésico e Fixador Energético. É usado também na Limpeza e ajuste dos Campos Áuricos de Gestantes, Crianças e Idosos.

* Realiza função de Absorvente e Eliminador de gases, é Analgésico específico para todas as dores do Corpo e pode ser usado como Calmante do Sistema Nervoso. Sua ação é também dirigida para as Juntas e Articulações.

* Na Tonalidade ÍNDIGO é COAGULANTE NATURAL da corrente Sanguínea (Controle de Hemorragias, ferimentos, Vazamento de Bolsa de Gestantes).

* É um FIXADOR a Cor LILÁS, não só fixando a Vibração da Cor, como removendo os Excessos.

* Para os Processos de INQUIETUDE, INSÔNIA e ANSIEDADE, é aconselhável deixar uma lâmpada AZUL acesa no quarto.

* O AZUL possui AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA, ANTISSÉPTICA, ANTICANCERÍGENA, BACTERÍCIDA, é altamente penetrante.

* Ativa a GLÂNDULA PITUITÁRIA (HIPÓFISE), Baço, Fígado.

* Relaxamento total, acalma e limpa a AURA, traz paz, controla a fala e a Auto-Expressão.

* Cor Fria usada em casos de Febre.

OBS : Deve-se usar o AZUL com cautela em pessoas deprimidas e/ou depressivas.





O ÍNDIGO E SUAS PROPRIEDADES

FUNÇÕES :

* É um Potente COAGULANTE, e como tal é usado em casos de Ferimentos onde exista Sangramento.

* ESTIMULADOR da PARATIREÓIDE.

* DEPRESSOR da TIREÓIDE.

* É um potente ANESTÉSICO, elevando estados de Inconsciência e tomando insensível a dor.

* É a Cor relacionada com a prespicácia Inteletual.

* Devido à sua densidade, a Cor LARANJA deve ser SEMPRE PRECEDIDA DA COR AMARELA que criará a resistência necessária para que o LARANJA cumpra sua função revitalizadora.




O LILÁS E SUAS PROPRIEDADES

Em CROMOTERAPIA o LILÁS substitui o VIOLETA do ESPECTRO SOLAR.

FUNÇÕES :

* É um ANTIBIÓTICO natural da CROMOTERAPIA, possui uma Vibração profunda.

* ESTIMULA o Baço. é gerador de Leucócitos.

* É usado como Paralizador de Infecções e deverá ser usado em casos de Ferimentos infectados sempre seguido do AZUL, que além de Fixador da Cor LILÁS, remove os Excessos.

* Devido à potência e a profundidade de sua Vibração, o Lilás é usado com alguns cuidados, particularmente na área da Cabeça.

* Junto com o AZUL usamos nos CHAKRAS FRONTAL e CORONÁRIO, respectivamente como Despertador da Consciência.

* É usado para Limpeza do Ambiente, onde principalmente se dará as Aplicações de CROMOTERAPIA.

* É a Cor da Transmutação.


...................................................................................




Cromoterapia no Plano Astral (também denominada de Cromoterapia Mental)

É a aplicação de cores na terapia humana.
Sua ação amplia-se positivamene aplicada pela mente do operador, isto é, de forma invisível, agindo apenas no Astral.
Dessa forma, torna-se fácil de atingos os necessitados em diversos lugares ou ambientes. Temos observado o efeito da combinação de cores sob comando mental tanto sobre encarnados como em desencarnados.

Apresentamos algumas combinações aplicadas:

1. Indigo + Carmim = imobilização instantânea dos espíritos.
2. Prata + Violeta = elimina todo o poder mental dos magos.
3. Prata + Laranja = tratamento dos pulmões, vias aéreas superiores e asma.
4. Lilás + Azul esverdeado = aplicado em ginecologia — fibromiomas.
5. Dourado + Laranja + Amarelo = alivia crises de angústia.
6. Branco resplandecente = usado na limpeza
7. Verde efervescente = limpeza de aderências pesadas dos desencarnados.
8. Disco Azul = energização e eliminação das Trevas.
9. Vermelho + Laranja + Amarelo = representa o fogo, usado para o dominio da mente.
10. Prata + Azul claro em tons até o lilás ou azul turquesa = úlceras
11. Azul + Verde + Laranja = úlcera duodenal.
12. Roxo = energização.
13. Amarelo até laranja claro = dores em geral.
14. Prata + Violeta + Laranja + Azul = câncer
15. Branco Cristalino = Limpa e purifica.
16. Violeta intenso = transmuta, regenera e recompõe.
17. Lilás = desintegra a energia densa provinda de sentimentos e ações negativas.
18. Verde Escuro = cicatrizante.
19. Verde Claro = desinfecciona e esteriliza.
20. Azul Claro Médio = acalma e tranqüiliza.
21. Amarelo = energizante, tônico e vitamina para o corpo e o espírito.
22. Verde Limão = Limpeza e desobstrução dos cordões.
23. Rosa = Cor da fraternidade e do amor incondicional do Mestre Jesus.
24. Laranja = símbolo da energia, aura, saúde, vitalidade e elimina gorduras do sangue.
25. Prata = desintegra aparelhos e “trabalhos”, corrige polaridade dos níveis.
26. Dourado = cor da Divindade, fortalece as ligações com o Cristo.
27. Indigo = anestesiante. Provoca intensa sonolência no espírito.

2 comentários:

PALAVRAS AO VENTO disse...

O projeto Mundo Aruanda surgiu de uma conversa entre amigos (na própria internet),Umbandistas sérios e pessoas do bem que gostariam de ver um portal onde várias pessoas participassem, passando conhecimento sobre Umbanda, Candomblé, Kardecismo e todo tipo de cultura espiritual.

Não somos um grupo fechado, estamos em constante crescimento. Portanto, se quiser colaborar, as portas estarão sempre abertas.

Não temos a pretensão de sermos os donos da razão, apenas unir em um único portal as várias opiniões e pontos de vista sobre as religiões.


No portal temos muitos artigos (onde vc pode enviar seu artigo para mara@mundoaruanda.com, colaborando assim com o aprendizado e crescimento da nossa religião), notícias sempre atualizadas, uma rede social, a rádio AO SOM DOS ORIXÁS, com as melhores músicas 24hs por dia, onde vc pode pedir a sua música preferida.
Você pode tb fazer um direcionamento que leva direto ao seu blog é só enviar um e-mail com o endereço do blog.
Acesse e confira, se puder, divulgue aos seus amigos.

www.mundoaruanda.com

PALAVRAS AO VENTO disse...

Você me permitiria colocar esse artigo em nosso portal, dando, é claro, os devidos créditos, citando a fonte??
Abraço fraterno