quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

UMBANDA E ESPIRITISMO SÃO A MESMA COISA?

Umbanda é Espiritismo? Muito bem...Evitar discussões estéreis deve ser aplicável em qualquer situação, até porque de n...ada ajuda em um aprimoramento de ideias. Perde-se tempo demais e se ganha desafetos quase sempre.... Discussão construtiva é discussão evitada, principalmente diante de pessoas obtusas.
O fato é que a Umbanda surge dentro de um centro espírita, ou melhor, é anunciada numa sessão espírita.
Esta confusão existe por falta de informação de alguns praticantes, pois na maioria das vezes, as pessoas tem preguiça de pesquisar as origens, e ler parecia ser um martírio....Chega a incomodar tanta falta de interesse por aprender, utilizando os terreiros como simples pontos de encontros para futilidades e entretenimentos baratos, fugindo ao propósito de evolução espiritual, embora não deixe de ser estranho o desconhecimento que a maioria das pessoas tem sobre as diferentes denominações, justamente pela falta de querer entender o que significa o mediunato. Muitos pensam que espírita larga despacho nas encruzilhadas, que acende vela, que toca tambor, que faz trabalho no cemitério. A confusão é grande, pois associam tudo a espiritismo...

Existem terreiros totalmente diferentes uns dos outros. Desde humildes cômodos de madeira caiada até grandes salões, desde a chamada Umbanda branca, com cânticos sem o uso de tambores, até sessões de Exu, de uma energia pesada e de um barulho infernal, na maioria das vezes excessivo....
Certas confusões acontece com o próprio espiritismo, que às vezes é denominado de espiritismo kardecista para diferenciá-lo da Umbanda e de religiões africanas. Assim se chega num ponto sensível, pois muitos espíritas não gostam de ser chamados de kardecistas e nem os umbandistas gostam que se digam ser de uma Umbanda rotulada. Os espíritas explicam que o termo “espírita” foi criado por Allan Kardec. Os umbandistas dizem que só existe uma Umbanda, no entanto, percebemos uma infinidade de "denominações" girando na maioria interesses mais pessoais que provenientes do astral.
O fato é que o conteúdo filosófico legado por Allan Kardec é seguido pela Umbanda, principalmente o doutrinário, notável como regra de conduta. As diferenças entre Espiritismo e Umbanda estão na forma exterior, já que a Umbanda adota o uso de imagens, símbolos, pontos cantados e riscados, sendo uma religião magística por excelência, práticas que são evitadas no Espiritismo.
No plano material, como a Umbanda teve início numa sessão de Espiritismo, neste principio foi necessário a denominação de seus templos como de “Centro Espírita”, no tempo em que as religiões africanas ainda eram perseguidas pela polícia. Para evitar problemas, adotaram o nome de “Centro Espírita” ou “Centro Espírita de Umbanda”. Nem sempre houve liberdade religiosa no Brasil…
Espiritismo e Umbanda são religiões distintas, não há dúvida disto! Já o Espiritismo não tem muito um conceito de religião, embora seja definido como filosofia, ciência e religião. Afirma-se ser religião por ter uma caracterização do "religar-se" a algo superior, no entanto esta vertente é a menor das três, pois a temática envolve muito mais o estudo, a filosofia de vida, não admitindo rituais, atitudes típicas de práticas religiosas.
Espiritismo e Umbanda são duas correntes espirituais que se complementam harmoniosamente. É interessante observar que assim como quem não conhece o Espiritismo confunde conceitos muito claros entre ambos, também há espíritas que fazem julgamentos sobre a Umbanda sem nunca ter pisado num terreiro....
A espiritualidade responsável pela nossa orientação aqui na Terra certamente não faz essas distinções. O sectarismo é típico de mentes primárias, que ainda precisam se apegar ferrenhamente a algum rótulo ou título que lhe empreste alguma distinção. Jamais um espírito superior a nós, empenhado em esclarecer e fazer o bem, vai dar alguma importância pra denominação religiosa, muito menos perguntaria se você é espírita, umbandista, católico, protestante, budista, ou muçulmano...
O Espiritismo e nem a Umbanda são os únicos meios de salvação humana. E não existem donos da verdade! Nossas atitudes é que nos salvam de derrocadas na nossa existência!
E para finalizar e responder a pergunta que não quer se calar!....Umbanda é Espiritismo? Entendo que isto realmente pouco importa, sobretudo, uma das definições de Allan Kardec dizia que “espírita é aquele que crê nas manifestações dos espíritos”.

Fonte: Portal de Aruanda