segunda-feira, 14 de julho de 2008

O MÉDICO INTERNO




Crêem muitos discípulos do Espiritualismo que todas as ocorrências desagradáveis da existência terrestre resultam de punições da Divindade ou de resgates impostos pelos erros do passado, próximo ou anterior.

Certamente a crença generalizada merece reparos, por não se ajustar totalmente à linguagem dos fatos.

O conceito sobre uma Divindade punitiva e cruel encontra-se defasado diante da nova compreensão do amor, que é recurso dinâmico a viger em todo o Universo.

Jamais a Consciência Cósmica se imiscuiria mediante atos de perversidade aplicados contra as frágeis criaturas humanas, ignorantes da sua realidade e destinação, ainda atravessando as áreas primárias do seu desenvolvimento.

Deus-Amor irradia-se em energia vitalizadora e reparadora, a tudo e a todos mantendo em equilíbrio, mesmo quando, aparentemente, algumas desconexões e desarranjos parecem perturbá-lo.

O processo de evolução dá-se através do desgaste como do aprimoramento, da doença e da saúde, da queda e do soerguimento...

Da mesma forma, há ocorrências que são conseqüências da invigilância, da irresponsabilidade, do desamor de cada ser. Nem sempre, portanto, as enfermidades podem ser consideradas como processos cármicos em mecanismos de reparação.

O organismo é excelente máquina constituída por equipamentos delicados, que são comandados pelo Espírito através do cérebro.

Quando o indivíduo tem a propensão para o pessimismo, o ressentimento, o desamor, cargas deletérias são elaboradas e atiradas nos mecanismos encarregados de preservar-lhe a organização somática, produzindo-lhe inúmeros males.

Igualmente, as disposições otimistas e afetuosas produzem energias refazentes, que recuperam os desarranjos momentâneos dos complexos órgãos que constituem a maquinaria fisiológica.

O corpo humano é laboratório de gigantescas possibilidades, sempre suscetível de autodesarranjar-se ou auto-recompor-se conforme as vibrações emitidas pela mente.

A mente representa-lhe o centro de controle que envia as mensagens mais diversas para todos os pontos da sua organização.

Uma emoção qualquer ocasiona descarga de adrenalina na corrente sangüínea, produzindo sensações equivalentes ao tipo de agente desencadeador.

Assim sendo, encefalinas e endorfinas são secretadas pelo cérebro sob estímulos próprios, produzindo imediatos efeitos no aparelho físico. Enzimas outras são produzidas com cargas positivas ou negativas, conforme a ordem mental, que contribuem para a manutenção da saúde ou a piora da enfermidade.

Auto-reparador, o aparelho circulatório, de imediato à agressão, reúne a fibrina dos vasos procurando elaborar coágulos-tampões que impedem a hemorragia e preservam a vida. Também ocorre o mesmo em referência às enfermidades - o câncer, a "aids", as paralisias, as enfermidades cardíacas e outras - que sob o comando mental correto vitalizam o sistema imunológico, produzindo diversas células com poder quimioterápico mediante o qual bombardeiam as células rebeldes e doentes, destruindo-as, da mesma forma isolando as portadoras de degenerescência e favorecendo as saudáveis, assim restaurando a saúde ou facultando maior sobrevida.

Afinal, o mais importante na área da saúde não é o tempo de vida - o número de anos que se frua - mas a intensidade, o bem-estar, a alegria e os objetivos vivenciados.

A morte é inevitável e constitui bênção em relação à experiência física; no entanto, a forma como cada qual se comporta no corpo é que se torna essencial.

Há, no corpo humano, um médico às ordens da mente, que o Espírito encarnado comanda, aguardando a diretriz para agir corretamente.

Desconsiderado, deixa de atuar, superado pelos fatores destrutivos, igualmente ínsitos na organização fisiológica, prontos à desgastante tarefa da doença e da degenerescência celular.

Esse médico interior pode e deve ser orientado pelo pensamento seguro, pelas disposições do ânimo equilibrado, pela esperança de vitória, pela irrestrita fé em Deus e na oração, que estimulam todas as células para o desempenho correto da finalidade que lhes diz respeito.

Joanna de Ângelis

O ABORTO

O aborto é sempre um crime, pois se trata da eliminação de uma vida. Mais ainda, é um crime covarde e bárbaro, em que o ser aniquilado é completamente indefeso, inocente, não provocou a atual situação nem ofendeu a ninguém, aguarda apenas o carinho de uma mãe disposta a recebê-lo neste mundo de lutas, educá-lo com amor e desvelo. É um ser humano em formação, como todos nós o fomos um dia. Poderá, mais tarde, retribuir esse carinho, quando os futuros pais tiverem que enfrentar as agruras da velhice e doença, quando necessitarem dos braços jovens de um filho ou filha para ampará-los.

O ser em gestação corre o risco de enfrentar assassinos frios e impiedosos, não por parte de estranhos, mas por parte daquela que o gera, e que deveria ser a primeira a defendê-lo. Há exceções, claro, que por serem prescritas em lei, devem ser respeitadas./O aborto deve ser visto e estudado pelo lado espiritual, por ser o mais importante, ou seja, o lado “causal”.

O feto, a criança em formação, recebe um Espírito reencarnante, um Espírito com passado de lutas, com problemas a serem resolvidos, próprios, familiares, ou com relação à sociedade, e com futuro programado de realizações, trabalhos a serem desenvolvidos, no interesse próprio ou relacionado a outros. Problemas a serem solucionados através de sua atuação em nova existência, uma oportunidade, uma dádiva divina.

Quando se trunca um renascimento, cortando-se a gestação, não se está apenas matando o feto, mas destruindo toda uma programação de trabalho, que poderia representar a redenção do próprio reencarnante, de seus pais e de outros, pois os benefícios de uma reencarnação bem direcionada não se restringem ao próprio interessado, mas alcançam também e muitas vezes principalmente os seus familiares.

Há Espíritos com grandes e graves débitos que escolhem uma vida de sacrifícios, nascendo em ambientes adversos, para saírem vitoriosos após as lutas e as lágrimas, com a ajuda de seus pais. Há Espíritos de escol, pertencentes a ordens espirituais elevadas, que juntamente com seus pais podem trazer benefícios a toda a Humanidade.

Passar simplesmente um bisturi sobre tudo isso, jogando para futuro incerto a solução desses magnos problemas, é mostrar mesmo que a raça humana está completamente inconsciente de seus valores espirituais, e que por isso poderá permanecer por longos períodos nas consciências trágicas de sua própria irresponsabilidade.


ABORTO DELITUOSO

Comovemo-nos habitualmente, diante das grandes tragédias que agitam a opinião.

Homicídios que convulsionam a imprensa e mobilizam largas equipes policiais...

Furtos espetaculares que inspiram vastas medidas de vigilância...

Assassínios, conflitos, ludíbrios e assaltos de todo jaez criam a guerra de nervos, em toda a parte; e, para coibir semelhantes fecundações de ignorância e delinqüência, erguem-se cárceres e fundem-se algemas, organiza-se o trabalho forçado e em algumas nações a própria lapidação de infelizes é praticada na rua, sem qualquer laivo de compaixão.

Todavia, um crime existe mais doloroso, pela volúpia de crueldade com que é praticado, no silêncio do santuário doméstico ou no regaço da Natureza...

Crime estarrecedor, porque a vítima não tem voz para suplicar piedade e nem braços robustos com que se confie aos movimentos da reação.

Referimo-nos ao aborto delituoso, em que pais inconscientes determinam a morte dos próprios filhos, asfixiando-lhes a existência, antes que possuam sorrir para a bênção da luz.

Homens da Terra, e, sobretudo vós, corações maternos chamados à exaltação do amor e da vida, abstende-vos de semelhante ação que vos desequilibra a alma e entenebrece o caminho!

Fugi do satânico propósito de sufocar os rebentos do próprio seio, porque os anjos tenros que rechaçais são mensageiros da Providência, assomantes no lar em vosso próprio socorro, e, se não há legislação humana que vos assinale a torpitude do infanticídio, nos recintos familiares ou na sombra da noite, os olhos divinos de Nosso Pai vos contemplam do Céu, chamando-vos, em silêncio, às provas do reajuste, a fim de que se vos expurgue da consciência a falta de indesculpável que perpetrastes.

Emmanuel



O ABORTO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS

Segundo pesquisas de órgãos especializados, houve nos Estados Unidos, em 1978, 1 milhão e 100 mil abortos. Tais assassínios devem pesar na consciência de milhões de criaturas, sejam as que se submeteram a esse ato criminoso ou as que o executaram. É claro que muitos consideram o aborto como algo natural e que não devem estar preocupados com esse fato; entretanto, quando deixarem o corpo carnal e ingressarem no mundo espiritual, provavelmente irão defrontar-se com as suas vítimas, que as estarão aguardando, a fim de exigirem justiça para tais crimes. É evidente que se deve excluir os casos em que a vida da mulher esteja em perigo.

As pessoas que não acreditam na sobrevivência da alma, acham ridículo tais afirmações. Mas, apesar da incredulidade, terão que enfrentar a realidade da vida além-túmulo,quer creiam ou não. Assim sendo, muitas sofrerão amargamente por terem impedido tantas reencarnações. Suponhamos que o feto eliminado seja novo corpo de um Espírito que aguardou muito tempo para ter autorização para reencarnar e que, ao obter o prêmio de ingressar na vida terrena, vê-se frustrado. É um impacto terrível, principalmente porque terá que aguardar, nessa situação aflitiva, por um tempo imprevisível, pois ignora quando terá uma nova oportunidade de encontrar uma mulher que o aceite como filho.

Realmente é um drama terrível e que pode causar uma revolta, muitas vezes resultando em obsessões de difícil solução, mesmo porque, sempre há uma pré-aceitação por parte da futura mãe, em acordos estabelecidos durante o sono, ao desligar-se da carne e entrar em contato com a vida espiritual, ocasião em que os mentores da futura mãe e do reencarnante, conseguem tal concordância, tendo em vista que sempre é respeitado o livre-arbítrio das pessoas, com raras exceções de reencarnações compulsórias.

Vemos, portanto, que o aborto não é um simples trabalho material, mas também de implicações espirituais, porquanto nem sempre a eliminação do feto soluciona o problema, pois o Espírito poderá permanecer junto a seus agressores, prejudicando-os de todas as formas, levando-os até a mrote, tal o ódio que poderá votar por esse motivo, caso não os perdoe. Há casos relatados pelos Espíritos, que chegam a esses extremos. Assim sendo, aquilo que seria motivo de avanço espiritual, resulta em agravamento de problemas, exigindo reparações dolorosas no futuro.

Meditemos sobre esse problema crucial da atualidade.

DR. BEZERRA DE MENEZES



Cearense, nascido em 29 de agosto de 1831, Adolfo Bezerra de Menezes foi considerado o "Kardec Brasileiro".
No início de sua infância, seu pai ainda tinha fortuna proveniente de fazendas de gado, perdidas posteriormente com o pagamento de dívidas com credores que o exploravam.
A vida de Bezerra desde cedo foi muito dura.
A forte vocação para a medicina fez Adolfo vencer a precária situação financeira da família, enfrentando estoicamente a vida universitária no Rio de Janeiro através de aulas que ministrava a seus colegas para custear seus estudos.
Tal contexto ensejou a ocorrência de um fato aparentemente inexplicável: encontrando-se em vias de ser despejado de seu quarto de pensão, apareceu-lhe um jovem que lhe pagou adiantado por aulas particulares de matemática. Adolfo, não era brilhante com números, pôs-se a estudar intensamente, só que em vão, porque o misterioso e sábio aluno nunca retornou para as aulas...
A explicação para curiosa passagem só veio mais tarde, quando já mantinha contatos com o mundo espiritual. Encontrando-se novamente em penosa situação de finanças, foi-lhe avisado que, se necessário, seria enviado um "novo aluno de matemática"...
Concluído seu curso médico, aos 25 anos Bezerra instala seu primeiro e modesto consultório, paralelamente ao trabalho como cirurgião militar no Hospital Central.
Excelente clínico e operador, além de amigo dos pacientes, Adolfo logo começou a ter êxito na carreira.
Quanto aos honorários, ele somente os cobrava de quem podia pagar; com relação aos menos afortunados, não só não lhes cobrava as consultas, como distribuía-lhes boa parte de seus ganhos para a compra de medicamentos e roupas, donde lhe adveio o título de "Médico dos Pobres".
O desprendimento e o espírito fraterno de Adolfo eram tão intensos que ele não vacilou em doar o próprio anel de formatura (e pode-se imaginar quão valioso era tal símbolo no século passado!), para que um paciente o vendesse e pudesse adquirir os remédios necessários ao tratamento.

Em outra ocasião, procurado por um amigo em precária situação financeira e cujo filho acabara de falecer, Bezerra entregou-lhe a carteira de dinheiro, ficando sem nada para a condução de volta para casa.
O primeiro casamento de Adolfo foi com Maria Cândida Lacerda, que veio a falecer após cinco anos do matrimônio, deixando-o em dura provação com dois filhos pequenos. Neste período começou a inclinar-se para o espiritismo, através da leitura do Livro dos Espíritos, que recebeu de presente de um amigo.
Casou-se novamente em 1864, desposando a irmã de sua primeira mulher, com quem teve mais cinco filhos.
Paralelamente à medicina, Bezerra destacou-se como político, tendo sido eleito como vereador e deputado, cargos que exerceu com muita seriedade e dedicação, o que lhe rendeu calúnias e perseguições, mormente após ter-se declarado publicamente espírita. É que em 1889, com o advento das idéias positivistas implantadas com a República, surgiram dificuldades para a difusão do espiritismo no Brasil. Muitos centros espíritas foram fechados nesta fase.
Além dos obstáculos políticos, enfrentou no espiritismo, em sua fase incial, problemas internos, uma vez que os centros espíritas trabalhavam de forma autônoma, sem tomar conhecimento das atividades desenvolvidas pelos demais, além de haver rivalidades e discórdias entre os neo-praticantes, o que ensejou a fundação da Federação Espírita do Brasil por Adolfo Bezerra de Menezes, juntamente com outros companheiros de ideal, para unificar e harmonizar os kardecistas.
Adolfo implantou, ainda, a primeira escola de médiuns do Brasil.
Posteriormente, assumiu a presidência da FEB, cargo que ocupou até seu desencarne.
Adolfo exerceu, ainda, importantes atividades empresáriais nos ramos de transporte ferroviários, bem como teve destaque como escritor médico e espírita.
Suas obras mais relevantes foram "Diagnóstico do Câncer" e "A Loucura Sob Novo Prisma", esta última sobre as obsessões e os meios evangélicos para a sua cura.

Em 1900, uma congestão cerebral imobilizou-o por três meses no leito, antes de seu falecimento. Nete período recebeu inúmeras visitas que discretamente lhe deixavam ajuda financeira e saiam do aposento reconfortadas física e espiritualmente, tal a força dos fluídos transmitidos por Bezerra, mesmo agonizante.
Após sua morte, o "Médico dos Pobres", ao invés de elevar-se às alturas celestiais, que lhe estavam destinadas, preferiu permanecer em missão de auxílio e cura junto às paragens inferiores, especialmente no Brasil, orientando uma equipe de dedicados trabalhadores da espiritualidade.
Bezerra sempre foi um médico no mais nobre sentido que se pode dar a essa profissão, segundo suas próprias palavras: "Um médico não tem o direito de terminar uma refeição, nem de escolher hora, nem de perguntar se é longe ou perto, quando um aflito qualquer lhe bate à porta. O que não acode... por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alto da noite, mau o caminho ou o tempo,... ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro, esse não é médico, é negociante da medicina..."
Essa é a imagem que dele até hoje persiste e cujo contornos principais foram bem destacados por sua sobrinha-neta, Fausta Bezerra Silva, em entrevista a Ramiro Gama (Lindos casos de Menezes, p.77): "...a renúncia de Bezerra pelos bens materiais, sua paixão pelo dever de servir sem ser servido, de ser útil, de amar a seu próximo, sua preocupação de aliviar-lhe as dores, solucionar-lhe os problemas, dando-se sem pensar em si".
Marco na evolução do espiritismo brasileiro, Adolfo Bezerra de Menezes deixa-nos perene exemplo de vida - guia e parâmetro para todas as nossas atividades.

domingo, 13 de julho de 2008

10 MANDAMENTOS PARA O TRABALHO ESPIRITUAL

1. Não se desconectar da matéria. O excesso de espiritualismo pode criar uma descompensação com graves prejuízos para a vida pessoal e material de uma pessoa. A matéria é tão importante quanto o espírito; ambos são matizes, graus da mesma manifestação. Nenhum dos dois pode prevalecer sobre o outro.

Antídoto: equilíbrio.

2. Não despertar os poderes antes da consciência. Os poderes estão a serviço da consciência. Não é preciso buscá-los; quando chega o momento, eles surgem naturalmente. Buscar o poder antes do saber é inverter a ordem natural do processo. Para que sirvam a consciência, os poderes devem ser doados a partir de algo além de nossa vontade.

Antídoto: eqüanimidade.

3. Não fixar-se em pessoas em vez de em suas informações. Você não monta uma casa em um túnel. Ele é só um meio para se chegar até ela. Quem depende de um mestre volta à infância psicólogica. Em um processo de iniciação ou terapêutico isso pode ser necessário, mas somente como uma fase a superar, e não como um estado onde parar.

Antídotos: discernimento e moderação.

4. Não sentir excesso de autoconfiança. Quem se crê autosuficiente é uma presa fácil para os agentes do engano e não raro se vê envolvido por eles. Quem crê demais na própria capacidade está fadado a equivocar-se.

Antídoto: desconfiar de si mesmo.

5. Não sentir-se superior. Nunca julgue que a própria linha de trabalho é superior às demais. Essa superioridade é a antítese do esoterismo, que afirma justamente a omnipresença da consciência em todos os seres e caminhos. Essa postura desconecta uma pessoa das autênticas correntes da consciência amplificada, e é o ponto de partida para a via negra.

Antídoto: eqüidade.

6. Não deixar-se levar por impulsos messiânicos. A vontade de salvar os demais é uma armadilha fatal. Sua tela de fundo é a vaidade e a insegurança.

Essa fobia paranóica rompe com os canais de conexão com o mestre interior, bloqueia o processo de autoconhecimento e lança a espiritualidade numa espiral involuta, além de inibir o direito ao “livre-arbítrio de cada um”.

Antídoto: confiança na existência.

7. Não tomar medidas inconseqüentes. O entusiasmo pode levar uma pessoa a romper com seu círculo profissional e familiar sem necessidade. Com o “fluir” ou o “fechar os olhos e saltar” — axiomas que só deveriam ser usados em situações muito especiais —, os idiotas mais entusiasmados do mundo esotérico incentivam os recém-chegados a se arrebentarem logo na largada.

Antídoto: responsabilidade serena.

8. Não agir com demasiada rigidez. Encantada com as novas informações que lhe ampliam a consciência, uma pessoa pode-se tornar intolerante. Ela tem a tentação de impor sua forma de pensar e seus modelos de conduta aos demais. Limitando sua capacidade de ver a partir de outras perspectivas, ela perde o acréscimo de consciência que havia conquistado.

Antídoto: tolerância e relaxamento.

9. Não se dispersar. Estudar ou praticar demasiadas coisas ao mesmo tempo sem aprofundar-se em nenhuma delas leva a uma falsa sensação de saber.

Nessa atitude, pode-se passar uma vida inteira andando em círculos, enquanto se faz passar por um sábio.

Antídoto: concentração.

10. Não abusar. Manipuladas, as informações espirituais servem de álibis ou justificativas convincentes para os piores atavismos. Usar essas informações para fins muito particulares é um crime. Ninguém profana impunemente o que pertence a todos.

Antídoto: retidão e integridade.



Parte do Texto COMO COMBATER A MISTIFICAÇÃO - Fabio Fittipaldi

quinta-feira, 10 de julho de 2008

AS PRECES E ORAÇÕES

As preces e orações são realizadas naqueles momentos em que estamos em comunhão com o nosso "Pai Criador" ou nossos Mentores Espirituais, visando a louvação, pedido e agradecimento de graças alcançadas.
A melhor e mais eficaz prece é aquela que falamos ou dizemos através de nossos pensamentos, sentimentos e, por conseqüência, de nossas ações. Se uma imagem representa mil palavras, uma boa ação em relação ao nosso ambiente, envolvendo pessoas e coisas, representarão mil preces.
As preces devem ser ditas com aquilo que pensamos e sentimos num determinado momento, evitando alguns modelos que podem não representar efetivamente o que passamos. Mas, alguns têm, por algum motivo, dificuldade de expressar o seu pensamento e sentimento, precisando num momento inicial, de uma estrutura formatada de prece para conduzir o seu "Eu espiritual" ao "Cosmos". Não é demérito a utilização daquilo que está disponível, pois o que será mais levado em conta é o sentimento, ou melhor, a emoção colocada naquilo que está sendo verbalizado.
As vezes, especialmente quando ficamos mais maduros, devido a nossa própria formação, cremos que temos de fazer grandes elaborações, justificando-se perante ao Plano Espiritual e perdemos de vista aquela inocência e praticidade das crianças, pois quando queremos achar a melhor fórmula, perdemos de vista a intimidade das crianças com os Planos Superiores. As crianças, de forma bem simples, chegam lá! "Deus, tudo bem, obrigado pelo dia de hoje e as coisas boas que fiz hoje. Até amanhã." Simples, não? Mas a emoção colocada nestas simples palavras é que farão a diferença.
Originado numa das raízes do Movimento Umbandista da atualidade, o Catolicismo, temos um cem números de preces, que certamente é de conhecimento de quase todas as pessoas, a exemplo do Pai Nosso e Ave Maria. Devemos utilizá-las? Certamente! Pois são mais que antológicas. Expressam forças, tanto verticais, quanto horizontais. Assim, ao realizar uma prece, mesmo que percebida como "comum", coloque a sua emoção naquilo que está sendo dito e a Espiritualidade, de acordo com o seu merecimento, estará ouvindo e conduzindo para a melhor conclusão.
Para auxílio, abaixo, há dois modelos que o auxiliarão em expressar os seus pensamento e sentimentos. E, não se esqueça, de que você tem a responsabilidade de ajustar o que você diz ao que você pensa e sente.
Não se esqueça de que prece é magia, pois se está processando a "força do verbo", num determinado momento, expressando uma vontade.

AS FIRMEZAS

Firmezas são, toda e qualquer forma material de magnetização, em determinado local, de freqüências adequadas à proteção do ambiente.

As firmezas se dividem em três grandes grupos, à saber:

Interna
Externa
Contra terceiros
FIRMEZA INTERNA - É toda aquela que é feita no interior do recinto de trabalho, à saber:

Firmeza do Stadium (terreiro)- Ponto feito à esquerda (entrada) e outro à direita (saída)
Firmeza do Pegi (material e espiritual)
Firmeza dos trabalhos (Defumador)
FIRMEZA EXTERNA - É toda aquela destinada a barrar fora do terreiro as influências espirituais negativas.

Cruzeiro das Almas
Casa dos Empregados (Exus em geral)
Tronqueira (firmeza para os Exus da casa)
FIRMEZA CONTRA TERCEIROS - Para evitar interferência espiritual de terceiros (visitantes, vizinhos, etc..)

Portas e Janelas
Assistência
Ambiental

Firmeza Interna
- Colocada no Peji, 1 (um) copo com água (calunguinha) e uma vela; para não permitir a entrada de cargas negativas e também firmeza para o Anjo de Guarda dos participantes. Além disso tem também a Quartilha e a firmeza dos Orixás (o atabaque), que os representa.

Firmeza externa
Rua - Entrada - A tronqueira situa-se do lado esquerdo do portão principal, de quem entra em um terreiro e destina-se à magnetização de freqüências especiais, para que o Empregado da casa possa dar a sua parcela de trabalho, tomando conta de quem entra. Neste local, normalmente são colocados os pontos riscados do Exú da casa, copos e/ou taças com as bebidas preferidas e velas, para iluminar a vigilância dos sentinelas.

Firmeza contra terceiros
- É distribuída e praticada, desde a tronqueira, até o Peji, a saber: Portas, janelas, entrada e saída do Stadium, todas firmadas pelo Chefe do Terreiro (Babalorixá/Ialorixá) antes da abertura inicial dos trabalhos do terreiro.

Firmeza da Assistência
- É feita através do Defumador e serve para magnetizar todos numa freqüência positiva e uníssona. Por isso não se deve entrar num terreiro depois de começados os trabalhos.

Firmeza Ambiental
- É feita em partes iguais, pelo defumador, pelo calunguinha do Pegí e pelo cruzeiro das almas.


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A CURA PELO PENSAMENTO

O avanço da medicina no século 20, principalmente nas últimas décadas, tem-nos impressionado profundamente. Basta que vejamos uma sala cirúrgica ou um laboratório de check up e nossa imaginação parece nos transportar a um mundo fantástico, semelhante ao da ficção dos filmes americanos.

Mesmo assim, estes esforços não foram suficientes para que os homens descobrissem as causas verdadeiras das doenças. Para sanar tal embaraço intelectual-científico, os médicos falam no "acaso probabilístico",coisa que nós espiritualistas, temos que repudiar, visto compreendermos que "Deus não joga- Deus cria, e cria perfeito".

A resposta está na flagrante existência da alma ou espírito, que como ess6encia de vida e consciência, vontade e ação, vive dentro de um corpo mental que ativa o nosso corpo perispiritual (corpo astral), e este o corpo físico.

Na psicologia holística, o homem é visto como um todo integrado, onde qualquer comportamento está envolvendo toda a estrutura humana. Realça-se, assim, o importante comando do espírito sobre as suas outras áreas.

Sendo o espírito algo etéreo, é dentro da mente que ele atua mais diretamente. Ali , sua vontade move os intrincados mecanismos de seus corpos. Escolhe o mercado das idéias, os pensamentos em que quer acreditar, e ali imprime sua convicção, injetando-lhes força de ação. Estes pensamentos, chamados pensamentos-padrões , vão acionar- segundo sua qualidade- nossos aparelhos astrais e físicos desta ou daquela maneira.

Assim tanto os bons aspectos de nossas vidas como as doenças são freqüentemente resultado dos pensamentos- padrões que formam nossas experiências. Claro que não temos a intenção de mudarmos os bons pensamentos-padrões, pois gozamos seus bons resultados; são os pensamentos – padrões não saudáveis que nos preocupam mais.

Percebendo que ara esse problema físico já existe uma causa psíquica, podemos parar de culpar a vida e outras pessoas pelo que estava errado conosco e assumirmos inteira responsabilidade pelas nossas próprias experiências. Sem nos reprovarmos ou nos sentirmos culpados, podemos aprender como evitar criar pensamentos-padrões que levem a doenças no futuro.

Um exemplo particular: eu não podia entender como repentinamente minha nuca ficava tensa. Depois de aprender o conceito dos pensamentos-padrões, descobri que a nuca representa flexibilidade nas atividades, vendo diferentes lados das questões.

Eu fora muito inflexível e constantemente recusava ouvir outros pontos de vista; mais depois que me tornei mais maleável em meus pensamentos e habilidades, com uma agradável compreensão para ver os outros pontos de vista, minha nuca parou de perturbar-me. Agora se ela começa a doer um pouco, observo-me para ver onde meus pensamentos estão tensos e rígidos.

Para se eliminar permanentemente uma condição, precisamos primeiramente dissolver a causa. Mas, desde que freqüentemente não sabemos qual é a causa, achamos difícil saber onde começar.

Os pensamentos
–padrões que causam mais doenças no corpo são todos aqueles resultantes das críticas, da raiva e do ressentimento.

Por exemplo:
a crítica conservada por longo tempo conduzirá a pessoa a uma doença como artrite.

Raiva a levará a doenças que fervem, inflamam e queimam no corpo. Ressentimentos longamente mantidos retêm alimentos apodrecidos, que finalmente geram tumores e câncer .
É bem mais fácil dissolver esses pensamentos – padrões negativos da nossa consciência quando nosso estado é sadio do que tentar elimina-los quando estamos em pânico e sob a ameaça de um bisturi de um cirurgião.

A seguinte lista de equivalentes mentais foi compilada a partir de um estudo feito pela psicóloga americana Louise L Hay e do nosso próprio trabalho com clientes, como terapeuta psicoespiritual, na "Aldeia da Vida". Ela deverá ajuda-lo na busca da cura; é-lhe oferecida com amor e o desejo seguro de dividir com você os efeitos positivos de uma saúde mental mais consciente.



DOENÇAS CAUSAS (Pensamentos – padrões negativos)
CURA ( pensamentos- padrões positivos)

Abscessos
A pessoa se sente ferida: menosprezo,vingança
- Eu não deixo meus pensamentos acelerarem, estou em paz

Acidentes
Rebelião contra autoridades: crença em violência, raiva.
-Paz e segurança. Eu amo e aceito tudo na vida.

Acne
Não se aceitar, desamor de si.
- Eu me amo, eu me aceito onde estou agora.Eu sou maravilhoso
Adenóides Atritos familiares,discussões, criança se sente mal querida A criança é querida e bem vinda

Alcoolismo
Sentimentos de futilidade, inadequação, culpa e auto-rejeição Eu relaxo o passado.
-Eu tenho valor.Eu me amo e me aceito agora

Alergias
A quem você é alérgico? Falso ego e sensibilidade
- Eu estou em paz, o mundo é seguro e amigo

Amidalite
Emoções reprimidas e medo; raiva reprimida Nada impede o bom de mim.
- Eu permito a liberdade de expressão das idéias divinas, que fluem e ganham significado em mim

Anemia
Falta de prazer; desinteresse da vida
-Meu mundo é cheio de alegria e estou interessado em tudo

Apendicite
Medo, medo da vida, bloqueio do fluxo das sensações
- Alegria, eu relaxo e deixo as minhas sensações fluírem.

Arteriosclerose
Resistência, tensão,abertura mental estreita.
- Eu estou completamente aberto para a vida e a alegria.a vida é bela.

Artrite
Amargura, ressentimento, crítica,sentimentos de desamor.
- Amor e perdão.Eu deixo os outros serem eles mesmos e eu sou livre.

Asma
Supersensibilidade, amor sufocado; supressão do choro, sentimentos sufocados
- Eu sou livre. Eu me encarrego da minha própria vida. Eu posso expressar meus sentimentos como eles são.

Ataques,
congestão,golpes Rejeição da vida, auto violência; resistência extrema
- Eu aceito a vida passada, presente e futura,vida e alegria.

Bexiga(problemas da)
Ansiedade: resistência a novas idéias
-Eu abandono o passado, despreocupo-me do futuro.
-Eu aceito o que é novo agora.

Boca(problemas da)
Incapacidade de engolir idéias; fixação de opiniões e mente fechada
- Eu dou boas vindas às idéias e conceitos novos.

Bronquite
Ambiente familiar inflamado
-Paz. Ninguém consegue irritar-me.

Bursite
Raiva reprimida, vontade de bater em alguém.
- Eu relaxo a raiva de maneira que ela não me cause mal.
-O amor relaxa e descansa

Cãibras
Tensão,segurar-se, oprimir-se
-Eu relaxo e deixo a vida fluir.

Câncer
Profundos segredos ou aflições corroendo o eu; retenção longa dos ressentimentos, ferimento profundo.
- Não existem segredos. Eu deixo que o passado se vá . meu presente será preenchido com alegria.

Catarata
Futuro pouco claro; inabilidade de ver à frente
- Eu sou livre, ávida eterna é cheia de alegria.

Ciática
Medo do dinheiro e do futuro
- Eu me movimento no melhor de tudo. Meu bem esta em todo o lugar e estou seguro.

Cisto
Crescimento falso,fomentação de choque, machucados emocionais.
-Eu dissolvo velhas raivas. Nada pode ferir-me.

Coceira
Desejos insatisfeitos, remorso, punição e culpa Tudo que eu precisar estará sempre aqui.
-Eu aceito tudo de bom sem sentimento de culpa

Colesterol(excesso de )
Entupimento dos canais de prazer; medo de aceitar o prazer
- O prazer é norma.meus canais estão largamente abertos.eu amo a vida

Colite
Pais superexcitados;opressão, menosprezo; necessidade de afeto.
- Eu sou livre-pensador. Eu estou em paz na minha mente.

Contensão, machucaduras, esgotamento
Pequenos impactos da vida
- Não existe razão para eu bater na vida. Estou agindo com amor

Coração (problemas do )
Problemas emocionais sérios, longamente suportados; falta de prazer, rejeição da vida, crença nas pressões e no esforço
- Alegria, alegria, alegria.Amor e paz. Eu prazerosamente aceito tudo da vida.

Corcunda
Raiva atrás de você; ressentimento conservado
- Eu vejo o passado com alegria. Ninguém jamais me fez mal.

Costas(problemas das)
Superior – falta de amparo emocional, retenção em pensamento do amor passado.
Inferior- falta de amparo econômico, medo do dinheiro
-A vida por si me suporta; eu confio no universo, eu divinamente dou amor e confiança.

Crescimento
Nutrir ferimentos emocionais;falso censo de valores e orgulho Perdão.
- Eu amo a mim mesmo e não irei fazer-me mal.

Dedos
Superexagerar nos detalhes da vida (unhas - superanalisar )
-Eu relaxo consciente de que a sabedoria da vida cuida de todos os detalhes

Defeitos de nascença
Necessidade reencarnatória, você pediu para vir assim
- Não se sinta culpado, você e seus pais têm algo a aprender

Dentes
Sustentar longas indecisões; incapacidade de derrubar idéias por análise ou decisão -Eu faço minhas decisões baseadas nos princípios da verdade e fico seguro com o resultado

Deslizamento de disco
Indecisão. Não se sentir emocionalmente amparado pelos outros.
-Eu sou corajoso e independente. Eu sou amparado pela vida.

Desmaios
Medo; não poder conviver;ou enfrentar, apagar-se de tudo.
- Eu tenho poder,força e conhecimento para lidar com tudo na vida.

Diabete
Profundo sentimento de mágoa, falta de açúcar na vida.
- Eu permito que a vida seja gostosa.Eu deixo o passado ser apenas passado. Eu aceito que a alegria e o prezar sejam as bases da minha vida.

Doenças venéreas
Culpa sexual;crença de que os órgãos genitais são pecaminosos e sujos, necessidade de punição.
- Eu amorosa e prazerosamente aceito minha sexualidade e sua expressão. Não há culpa sem punição.

Dor
Congestão, bloqueio, crença em barreiras, punição e culpa.
- Eu descanso minha necessidade de punição.

Dor de cabeça
Tensão, revolta, contrariedades emocionais, sentimentos feridos.
- Paz, amor, alegria, relaxamento. No meu mundo está tudo bem.

Dor de ouvido
Raiva; não querer ouvir.
- Eu ouço com amor e prazer. Sempre escuto o bom de tudo.

Eczema
Supersensibilidade, individualidade machucada,personalidade ferida.
-Eu sou seguro, ninguém ameaça minha individualidade.

Edema
O que ou quem não está deixando você sair?
- Não me permito ficar preso no passado. Eu sou seguro e livre.

Enjôo de carro
Medo- dependência, sentimento de ser pego em armadilhas.
- Eu ando facilmente no tempo e no espaço.Não existe o medo.

Enjôo do mar
Medo- medo da morte.
- A vida continua,não existe a morte, somente mudanças

Entorpecimento
Reter amor e consideração.
-Eu respondo à vida, reparto meus sentimentos e meu amor.Eu sinto...eu sinto...

Envelhecimento
Crença social, velhos pensamentos.
- Eu me amo e me aceito em todas as idades, cada idade é perfeita.Eu sou espírito. Eu sou eterno.

Enxaqueca
Resistência ao fluir da vida; medos sexuais, desperdícios emocionais.
-Eu descanso no fluxo da vida e deixo-a fluir através de mim com facilidade.

Epilepsia
Rejeição a vida, sensação de perseguição, violência contra si.
- Eu amo a mim mesmo e a tudo na vida. A vida é uma eterna alegria.

Esclerose múltipla
Dureza mental, coração endurecido, vontade de ferro, inflexibilidade.
-Eu não tento me controlar. Eu me solto com alegria na vida.

Espinhas
Crença na feiúra, culpa , ódio de si.
-Eu não propago pensamentos feios,não há culpa. Eu amo todo o meu corpo.

Estômago ( problemas do)
Incapacidade de assimilar idéias, medo de novas idéias.
-Eu assimilo novas idéias facilmente, a vida concorda comigo.

Excesso de peso
Insegurança- auto-rejeição; procura de amor; proteção do corpo; medo de perda, sufocar sentimentos.
- Eu me aceito e me amo como eu sou. Eu sou sempre seguro no alimento espiritual.

Face (doenças da)
Representa individualidade, reconhecimento.
- Eu reconheço meus próprios e verdadeiros valores. Minha individualidade está segura.

Fadiga
Resistência, aborrecimento, falta de amor pelo que faz
-Estou entusiasmado com a vida e cheio de energia.

Febre
Queimar-se com alguém ou algo; raiva.
-Eu sou a calma, expressão do amor e da paz.

Febre do feno
Congestão emocional; confusão nas crenças e medo do moralismo.
- Eu nego qualquer crença em moralismo. Eu sou uno em tudo na vida.

Gagueira
Insegurança; falta de auto-expressão.
- Eu me permito falar por mim mesmo. Eu sou seguro da minha própria expressão. Eu comunico com amor.

Garganta
É a avenida de expressão. Repressão de raiva; ferimentos emocionais engolidos.
- Eu me expresso livremente com alegria. Ninguém pode ferir-me pois estou em paz.

Gastrite (dores de gases)
Reter as idéias indigestas: sufocar o ar por medo.
- Eu relaxo e deixo a vida fluir facilmente através de mim.

Gengiva (problema da)
Inabilidade de levar avante as decisões uma vez que sejam tomadas.
-Eu sou uma pessoa decidida.Eu me deixo ir pela vida.

Glândulas (problemas de)
Desequilíbrio; falta de ordem; distribuição insuficiente.
- Eu estou em equilíbrio total. Meus sistemas estão em ordem.

Glaucoma
Pressão emocional por sustentar, por longo tempo, sentimentos feridos.
- Ninguém pode jamais me ferir.Eu vejo com amor e ternura.

Gota
Impaciência, raiva, dominação.
- Eu deixo o ego e sentimentos de superioridade irem-se. Eu deixo os outros serem o que são.

Gripe
Resposta à negatividade e crenças em geral; medo e crença em estatísticas.
-Eu não sou governado por crenças de grupos ou preconceitos.Eu sou livre de todas as congestões e influências.

Hemorroidas
Carga, pressão, tensão, medo, medo de deixar acontecer.
-Eu descanso todo o peso e as cargas e vivo na alegria do presente.

Hepatite
Medo, raiva, ser odiado .O fígado é o local da raiva e emoções primitivas.
- Eu deixo ir agora tudo o que não preciso mais . Minha consciência está limpa e meus pensamentos são frescos, novos e cheios de vida.

Hérnia
Carga, resistência mental, auto punição; raiva expressões criativas incorretas.
-Minha vida é calma e harmoniosa . Eu me amo com ternura.

Herpes
Prolongada suspensão nervosa
- Eu estou descansado de todos os meus pensamentos e de todas minhas atividades. Que a paz esteja comigo e não o medo.

Hipoglicemia
Desequilíbrio no sistema
-A aceitação do prazer equilibra o meu sistema.

Icterícia
Prejuízo, crenças descoloridas.
-Eu sinto tolerância,compaixão e amor por todos

Impotência
Pressão sexual, então, culpa; crenças sociais, rancor contra um antigo parceiro.
-Poder. Eu permito que todo o poder dos meus princípios sexuais opere com facilidade e prazer.

Inchaços,verrugas, manchas
Auto-rejeição, medo, falta de amor.
-Eu só adiciono amor em mim. Nada terá mais poder em mim.

Indigestão
Medo, ansiedade, pavor.
-Eu recebo o novo e facilmente o assimilo.

Infecções
Irritação, raiva , chateação.
- Nada tem o poder de irritar-me,eu sou pacífico e harmonioso.

Insanidade
Escapismo, recolhimento, violenta separação da vida; ressentimentos familiares.
-Minha mente sabe sua verdadeira identidade e eu sou o ponto criativo da expressão divina.

Insônia
Tensão, culpa e medo.
- Eu descanso do dia e mergulho em um sono perfeito, pacífico, sabendo que o amanhã cuidará de mim.

Laringite
Medo de verbalizar opiniões; ressentimento da autoridade; raiva.
- Eu posso falar por mim. Eu me expresso livremente

Mãos
A habilidade de segurar e deixar as idéias escaparem; medo de novas idéias.
- Eu lido com todas as idéias com amor e facilidade.

Mau hálito
Atitudes podres, pensamentos estúpidos.
- Eu falo com amor. Eu expiro somente o que é bom.

Menopausa (problemas de)
Medo de não ser mais querido; auto-rejeição , medo do envelhecimento.
- Eu sou equilibrado em todos os ciclos de mudança e abençôo meu corpo com amor.

Nervos
nervosismo Comunicação; luta, pressa, medo, ansiedade , pensamentos confusos.
-Estou na interminável jornada pela eternidade.Que a paz esteja conosco. Não existe nenhum lugar para qual devamos apressar-nos.

Olhos (problemas dos)
Não gostar do que vê na sua vida; medo do futuro, não ver a verdade.
- Eu vejo com olhos amorosos.Eu gosto do que vejo, eu vejo, eu vejo claramente, eu vejo a verdade.

Ombros (problemas dos)
Rebelião contra a autoridade (os ossos são a estrutura do universo)
- Eu estou em paz com a autoridade. Em meu mundo eu sou minha própria autoridade.

Paralisia
Medo, escapismo, resistência, choque.
- Eu sou uno com a vida.Eu bendigo minhas experiências.

Pele (problemas da)
Sentir-se ameaçado na individualidade, falta de segurança, impaciência,assadura; maneira do bebê ganhar atenção.
-Eu aceito minha individualidade.Eu sou emocionalmente seguro.Eu ganho atenção de maneira positiva.

Pernas
Medo do futuro (as pernas carregam você para a frente)
-Eu me movo com confiança e alegria.

Pés (problema dos)
Medo do futuro
-Eu paro na verdade.Eu vou adiante com prazer;eu tenho compreensão espiritual.

Pescoço
Inflexibilidade, recusa em ver os outros lados da questão; teimosia
-Eu sou flexível.Eu aceito outros pontos de vista.

Pneumonia
Desespero, cansaço da vida,preocupações emocionais, distúrbios internos.
-Eu recebo livremente idéias divinas, impregnadas com o hálito da vida

Pressão sanguínea Alta:
manter por longo tempo problemas insolúveis
Baixa:depressão, mágoa, derrotismo, raiva.
-Alta- eu sou alegria e deixo o passado dissolver-se
-Baixa-eu vivo com muito mais alegria agora.A vida é alegria.

Próstata (problemas da)
Desistência, derrotismo, sensualidade excessiva com sentimento de culpa; crença na velhice.
-Eu aceito minha masculinidade. Eu sou eternamente poderoso.Sexo é prazer.
Psoríase (descamamento da pele) Insegurança emocional. Eu sou pacífico e seguro .Eu estou em paz com tudo na vida.

Pulmões
Medo de receber e dar-se a vida.
- A respiração da vida flui facilmente através de mim.

Quadris (problemas dos)
Medo de ir avante em decisões importantes.
-Eu sigo adiante com alegria. Amparado e sustentado pelo poder da vida

Queimaduras
Raiva: queimar-se com os outros.
- As pessoas não têm poder contra mim.Eu tenho paz no meu ambiente.

Raquitismo
Desequilíbrio emocional; falta de amor e segurança.
- Eu sou seguro e nutrido pelo amor do universo.

Resfriados
Confusão, desordem,pequenos machucados;família e crenças estereotipadas.
- Eu sou um livre-pensador. Eu estou em paz com minha mente.

Retenção de líquido
O que é que você tem medo de perder?
- Eu descanso com alegria e espontaneidade.

Reumatismo
Falta de amor; ressentimento; amargura crônica, vingança.
- Eu tenho compaixão com os outros e comigo, eu aceito sentimentos prazerosamente.

Rins (problemas dos)
Crítica, sensibilidade, desapontamento.
- Eu vejo somente o bom em tudo.Ações corretas estão sendo tomadas e eu estou realizado.

Roer unhas
Separação dos pais;pedaço de si que se recalca.
-Eu sou um indivíduo naturalmente criativo.Eu aceito e sou seguro em minha maturidade.

Sangue (problemas no)
Falta de alegria; falta de circulação das idéias; pensamentos estagnados.
- Alegria. Com alegria as novas idéias circulam livremente.

Sinusite
Presença de pessoas que o irritam.
-Ninguém tem o poder de irritar-me a menos que eu permita.Paz e harmonia.

Surdez
O que você não quer escutar?Rejeição, teimosia, isolamento.
- Eu escuto Deus.Eu escuto o prazer e a vida.Eu sou parte da vida.

Tórax-
cisto doloroso Supersedimentação de atitudes e propósitos na vida; superproteção.
-Eu sou livre e permito liberdade a todos.

Tosse
Nervosismo, amolação, crítica.
- Eu me expresso pacificamente. Eu falo com amor.

Tuberculose
Egoísmo, possessão; crueldade.
-Eu não me sufoco na vida.Meus pensamentos desenvolvem-se sobre ótimas idéias. Todos os momentos da minha vida são cheios de sentido.

Tumor
Crescimento falso; ferimentos e choque emocionais alimentados.
- Descanso e perdão. O amor dissolve os ferimentos.

Tumor no cérebro
Crenças incorretas computadas; teimosia , recusa em mudar os velhos padrões.
-Tudo na vida é mudança. Meus padrões de crescimento são sempre novos.

Úlceras
Algo se corrói em você; ansiedade , medo , tensão, crença em pressões.
- Nada pode irritar-me. Sou pacífico, calmo e feliz.

Urinar na cama
Medo dos pais (normalmente do pai).
-Amor, compreensão e compaixão.

Urticária
Pequenos medos escondidos; exagero de pequenos problemas.
- Estou em paz com as pequenas coisas da vida.

Vaginite
Culpa sexual; sentimento de perda de alguém ou algo amado.
- As formas e as vias podem mudar, o amor nunca se perde. Todas as partes do meu corpo são bonitas.

Varizes
Negatividade,resistência; remoer emoções; sustentar um trabalho que você odeia; circulação antravada, atulhada de idéias; desencorajamento.
- Eu me movimento e vivo com prazer. Eu amo a vida e circulo livremente.

Vesícula (pedras na)
Amargura; pensamentos dolorosos que você não encontra meios de evitar. -Jubilosamente deixo o passado ir-se. A vida é boa, eu sou bom.


Por LUIZ ANTONIO GASPARETO

A LEI DA TRANSMUTAÇÃO

"Tudo começa com os princípios de energia.
O universo material é feito de várias formas de energia,
cuja única manifestação é o movimento. Pode ser energia
ativa ou cinética, como a dos raios do sol, das correntes
do oceano, dos ventos, das quedas d'água ou outras
formas de energia ativa, ou pode ser energia potêncial,
como a que é contida em combustível fóssil ou outras
formas de energia inerte. Ao ser convertida em energia
ativa, a energia passiva é transmutada em outros
materiais ou outras formas de energia.
A transmutação das formas de energia é um processo
contínuo do universo material."

"...Assim como no mundo material,a energia é continuamente
modificada em nossa vida, nossos pensamentos, nossas
ações, nossas palavras, nossos sentimentos são manifestações
de energias, são processos que transformam energias
circunstantes (energias presentes invisivelmente ao nosso
redor). As energias nos penetram, são transformadas pelos
nossos processos internos e depois são liberadas ao
mundo com o teor das nossas vibrações."

"Bons pensamentos geram boas ações, maus pensamentos
geram ações más. O ódio nunca cessa pelo ódio,
o ódio cessa pelo amor."

Efeitos do pensamento: Onda vibratória + forma-pensamento.
Esclarecendo a linha acima, o pensamento ocasiona dois efeitos,
o primeiro é a emissão de uma onda vibratório, e o segundo
é a formação de uma forma-pensamento que geralmente é um
punhado de energia astral com um centro formado de energia
mental.

Intenção -->Planejamento --> Sentimento --> Ação
Vontade --> Mente --> Astral --> Físico
Entrada --> Processo --> Saída.
As três linhas acima querem ilustrar processos de
transformações de energias; tomando como energia a
própria intenção sendo que o planejamento é tomado
como a transformação da energia intenção. Siga este
raciocínio para entender o restante das linhas.

Palavras boas do mundo da energia:
Transformação,transubstânciação, transmutação, transferência.

terça-feira, 8 de julho de 2008

VOCÊ CRIA SUA REALIDADE

O caminho pelo qual trilhamos é desenhado continuamente pela forma como entendemos o sentido da Vida.

Quando geramos um propósito elevado em nosso Existir, descobrimos a Verdadeira Realidade que nos cabe...

☜☞ Você cria a sua Realidade... ☜☞.

As histórias com que nos identificamos, os sentimentos que buscamos, as pessoas que encontramos, são frutos da Realidade que geramos...

E a partir do momento que isso se torna Consciente em nós, assumimos a responsabilidade pelas coisas que dão certo ou errado em nosso aprendizado e passamos a buscar uma Realidade na qual estejamos em Harmonia.

Podemos criar uma atmosfera positiva na qual teremos mais condições para observar o que nos cabe com Equilíbrio e Otimismo.

Em nosso Ser encontramos um mundo sem limites, onde se abre a possibilidade de sentir a tudo e onde o Todo sempre nos sente...

É um Elemento sutil, é a Energia que flui e que está continuamente presente...

Crie...

Viva...

Sinta...

Ouça o que esta Dimensão tem a lhe dizer...

Perceba em ti o que o Universo lhe deu.

Entre no Templo mágico de tua Natureza e pergunte o que teu coração deseja compreender e tenha confiança na resposta...

Quantas vezes criamos realidades que nos sufocam e não vemos que apenas estamos nelas por nossa própria vontade...

Deixe o Amor fluir, restaurando a liberdade de teu Espírito...

Assim, transformaremos-nos na melhor Realidade que a Vida pode oferecer...

TIPOS DE MEDIUNIDADE

Apresenta-se de várias formas, tanto olfativa, como auditiva, de incorporação, de desdobramento, vidência e de transporte.


MÉDIUM VIDENTE

É um médium muito útil e raro nos trabalhos, pois serve para ver os espíritos que vibram nos mesmos.
Os médiuns videntes descobrem a verdadeira identidade dos espíritos manifestados e verificam se está havendo mistificação. Pode haver a vidência no ambiente, no espaço ou à distância, no tempo, ou seja, fatos a ocorrer ou já ocorridos em outros tempos.
A vidência normalmente se manifesta na infância, estendendo-se até a maturidade, quando a mesma, na maioria dos casos desaparece, somente voltando quando o médium inicia seu desenvolvimento.


MÉDIUM OLFATIVO
É o médium que tem a faculdade de sentir a aproximação das Entidades, através do olfato.

MÉDIUM AUDITIVO
A forma mais comum desta faculdade é a Telepatia. ou transmissão direta de pensamentos, emoções ou impressões. É uma forma não sensorial relativa ao cérebro ou a parte dele chamado sensório, sensações, próprio para transmitir sensações, comunicação entre duas ou mais pessoas. O médium ouve sons, ruídos e etc...

MÉDIUM DE DESDOBRAMENTO
É aquele que possui a faculdade de aparecer ao mesmo tempo em dois lugares diferentes, quer durante o sono quer em atividade normal, podendo ocorrer por ocasião de emoções violentas, agonia de morte, doenças graves ou espontaneamente através de materialização da alma.



MÉDIUM DE TRANSPORTE
É aquele que possui a faculdade de, através da concentração, transportar-se a outro lugar, isto é, em transe, sua alma se afasta do corpo e vai a lugares distantes, mas não se materializam como os médiuns de desdobramento, permanecendo invisível para os demais.


MÉDIUM DE INCORPORAÇÃO
É aquele em que o espírito, o Guia, O Protetor, ou qualquer outra Entidade se manifesta através da incorporação.
A incorporação (Entidade incorporante) dá lugar ao espírito comunicante. É a forma mais útil, permitindo-nos o entendimento direto e pessoal com as Entidades, possibilitando-nos o esclarecimento espiritual; sendo assim, elas podem ser:


CONSCIENTE
O médium consciente que não foi instruído e preparado passa por dilemas e por vezes dúvida se é ou não um manifesto da Entidade. Essa dúvida ocorre porque mesmo o médium "tomado" pela Entidade, sente, ouve e vê e domina quase todas ou quase todas as reações físicas. Não sabe, no entanto, que a mediunidade de incorporação consciente nada tem a ver com a parte sensorial ou motora e sim com a parte mental intuitiva. Uma vez que desconhece a interferência direta exterior de uma força inteligente, que age sobre a sua aura, transferindo vitalidade para a aura da pessoa "carregada", acredita, que é a sua própria vontade.


SEMI-CONSCIENTE
É o médium cuja inconsciência não é total, porém é dominado em suas partes sensoriais e motoras, ou seja, a entidade incorporante consegue dominar seu corpo físico assim como envolver ou frenar todo o seu sistema nervoso ou neuro-sensorial e faz uma espécie de ligação com o psiquismo. Assim como que em passividade, deixando que a comunicação da Entidade incorporante se processe firmemente (na maioria das vezes, não consegue interferir), sente que seus órgãos, naquela ocasião ou transe, não são mais seus.
Dá-se com o médium semi-inconsciente uma espécie de afastamento forçado de sua vontade, de uma ação ou força de interferir na atuação ou na comunicação da Entidade incorporante.
Quando o médium é bem equilibrado acontece quase sempre um fenômeno curioso com ele. Durante a ocasião em que se processou a incorporação, sabe de tudo o que se passou (ou passa com ele ou em torno dele), ou guarda ligeiras recordações, ou acontece mesmo de esquecer ou ainda lhe é difícil reter corretamente na memória as comunicações faladas ou cantadas (na Umbanda). Guarda apenas na memória, por vezes, o sentido ou impressões boas ou más causadas por ela (a comunicação) ou pelo espírito incorporante sobre as outras pessoas. Mas isso acontece quando o médium tem de facto e de direito o dom da mecânica de incorporação.


INCOSCIENTE
Sem consciência ou com desconhecimento do alcance moral do que praticou. Parte de nossa vida psíquica da qual não temos consciência.
É muito comum o médium reclamar deste tipo. Após a incorporação o médium "dorme", acordando após a desincorporação sem noção de tempo e do que se passou com ele.


DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
A força mediúnica aumenta quanto mais ela for empregada no campo da CARIDADE. Para isso deve haver desenvolvimento metódico, regrado e bem conduzido. É necessário um período preliminar de adaptação do Médium com o ambiente e sobretudo, com o conjunto de forças magnéticas que se forma em dado local, quando pessoas de objetivos idênticos se reúnem e se afinizam. O desenvolvimento mediúnico se apresenta de duas formas:

NATURAL: à medida em que evolui e se moraliza, a pessoa adquire facilidades psíquicas e desenvolve suas qualidades mediúnicas.

PROVA: a muitos, entretanto, a mediunidade surge como prova de fogo, recebem-na com poderoso auxílio para sua evolução.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

A UMBANDA NÃO É SHOW!

Quando eu digo que a Umbanda é uma religião abarcadora de consciências, significa que suas portas estão constantemente abertas para todos.

A Umbanda não é discriminatória e no movimento umbandista sempre existe um terreiro em que nossas almas se harmonizam, adequado ao nosso nível de consciência e preparado para desenvolver o nosso reencontro com o Sagrado.

É verdade, que no primeiro momento, muitos procuram a Umbanda para tentar sanar os seus males, sejam eles de origem material, física e objetiva (saúde, dinheiro, emprego, amor, causas as mais diversas etc.), sejam as espirituais e subjetivas (mediunidade, saúde, distúrbios psíquicos e psicológicos, demandas etc.).

Para isso, em dias de reuniões nos terreiros, a maior parte do tempo é dedicado aos trabalhos mediúnicos.
Os médiuns incorporam as entidades espirituais e essas realizam o atendimento ao público presente.
Esse atendimento visa também a prática da caridade do ouvir, do deixar falar e desabafar, da palavra e do ombro amigo, da mão estendida, do conselho e da orientação proporcionada pelos caboclos, pretos-velhos, crianças, exús entre outros.

Nas reuniões o material vai ao encontro ou serve de instrumento ao espiritual, o visível se conecta ao invisível, objetivo e subjetivo se completam e encarnados e desencarnados se comunicam.
As palavras-chaves servir, conexão, completude e comunicação conseguem cumprir os seus significado nas reuniões em um terreiro, se existirem a contra-partida dos trabalhos espirituais.
E trabalhos espirituais em 99,9% dos terreiros do movimento umbandista acontecem com médiuns incorporados e entidades atendendo alguém.

A gira mediúnica é o auge ou o clímax de uma reunião umbandista que é dividida em três momentos básicos a saber:

-abertura, momento que se evocam as forças e entidades espirituais e se invocam as bênçãos, proteções, pedidos e auxílios;
- a gira mediúnica, instante em que os médiuns incorporam as entidades espirituais para atendimento ao público;
-encerramento, ou seja, o término da reunião, em que se agradece a assistência das forças e entidades espirituais.


Os ritos e liturgias utilizadas nas reuniões do movimento umbandista, variam de terreiro para terreiro, assim, como também, pode se diferenciar a decisão de como se processa a gira mediúnica, que tipos de entidades se fará presente e como deverá se proceder o atendimento ao público.
Isso acontece, por que os terreiros são células religiosas que se adequam a coletividade que os rodeia, oferecendo dentro de um determinado padrão mínimo, os ritos, as liturgias, as manifestações espirituais que mais afinizem com os adeptos e o público que freqüenta determinada casa.

Abarcar consciências é isso, atender as necessidades espirituais essenciais do indivíduo, mesmo que este processo se inicie por resolver suas necessidades materiais básicas, permitindo um equilíbrio mínimo da sua existência.
Proporciona-se assim, condições estáveis a alma para realizar vôos evolutivos mais altos e abrir sua consciência a entendimentos mais profundos e finalmente se religar a Deus.
Através do que já discorremos, podemos chegar a conclusão que o atendimento ao público é o objetivo primordial de todas as reuniões de um terreiro.
As pessoas que se encaminham a uma casa espiritual umbandista, possuem expectativas, estão ansiosas para encontrar a solução de seus problemas, desejam sair dali pelo menos reconfortadas, com esperança etc.
O público, portanto, deve ter um tratamento especial por parte dos dirigentes, dos organizadores e do corpo mediúnico da casa.

Tudo deve ser voltado para se fornecer um bom atendimento ao público presente.

Devem ser bem recebidos, encaminhados a um local apropriado para assistirem a reunião, informados de como se processará o andamento da mesma, como deve ser o seu comportamento durante os trabalhos, em qual momento e como devem se dirigir aos médiuns incorporados, se houver necessidade de se retirar antes da gira terminar como fazê-lo, devem também ser indicados a eles os banheiros, aonde beber água etc. É de bom tom, que o dirigente em algum instante na abertura, faça uma pequena e rápida preleção (palestra) trazendo para o público, informações, avisos, ensinamentos e doutrina.

Na gira mediúnica devem incorporar somente os médiuns que já tiverem mais experiência e estejam, como dizemos comumente, mais bem afirmados com suas entidades.
Desenvolvimento mediúnico deve ser uma reunião a parte e fechada ao público.

Após todos os médiuns incorporarem, os cambonos (pessoas que dão assistência as entidades espirituais e ajudam na organização durante a reunião) devem encaminhar o público para o atendimento.

O restante do corpo de adeptos, que não estiverem incorporados, devem sustentar a gira dos que estão em trabalhos mediúnicos através dos cânticos, de bons pensamentos e intenções.

É necessário, que se mantenha o bom nível vibratório, para que os trabalhos espirituais aconteçam em segurança e bem equilibrados. Todo o público deve ser atendido, sem exceção.

Uma reunião umbandista é algo bonito de se ver, os cânticos, os tambores e outros instrumentos formando um conjunto harmonioso de sons, a batida das palmas, os fardamentos, as guias coloridas, a decoração do ambiente, as imagens e símbolos do altar e mesmo a forma como se processa os ritos e liturgias enche os olhos e ouvidos de quem vem participar.

Visual e som somam-se a um sem número de detalhes para permitir a harmonização de todos os presentes, mas tudo isso não é um espetáculo, nem uma encenação para agradar o público.


Muitas casas umbandistas se ressentem pela existência de muito pouco ou quase nenhum público.
Geralmente são sempre as mesmas pessoas que se repetem em todas reuniões. Quando tem a casa lotada sempre é por ocasião de festas, comemorações e louvações especiais.

O terreiro já tem lá seus anos de existência, é um local bem decorado, limpo, asseado, de ambiente agradável e bastante arejado e iluminado.

Os adeptos presentes em grande número, com um fardamento impecável, guias coloridas no pescoço e todos os adereços e material de trabalho de suas entidades.

A reunião tem todo um processo organizado, bem estruturado, desde a abertura até o encerramento.

A hierarquia da casa é plenamente identificada, pais e mães pequenas, cambones, tambozeiros etc., no entanto, cadê o público?

Ou mediante as essas condições por que ele não é em grande número?

Diversos fatores contribuem para que tais fatos ocorram dentro de um terreiro:

a) Nas giras mediúnicas os médiuns trabalham para si mesmos;

b) Os médiuns incorporados se amontoam em frente ao tambor, em uma disputa para quem passa [cantar a curimba (ponto-cantado)] primeiro com a entidade;

c) Muitas vezes, existem guerras particulares, em que médiuns incorporados tentam demandar uns aos outros;

d) Ausência do Pai/Mãe-de-Santo na reunião, e quando presentes sem tomar as rédeas dos trabalhos na mão, nem uma iniciativa, nem participação a não ser ficar sentado olhando tudo acontecer como o público que ali se faz presente;

e) Sim, o público, porque se eles não tiverem iniciativa própria para falar com alguma entidade, terminam a reunião como iniciaram, apenas assistindo e nada mais;

f) Entidades tolhidas (impedidas) de fazerem quaisquer trabalhos espirituais, que não sejam apenas, falar com o consulente e no máximo aplicar-lhe um passe. Já que todos os trabalhos devem ser direcionados para o dirigente através de se provocar uma consulta particular;

g) Todos os médiuns trabalham, independente de sua condição de já estarem preparados o suficiente para dar consultas;

h) Giras mediúnicas confusas, barulhentas, com bebidas alcoólicas em excesso, tambor sem ritmo ou acelerado demais, adeptos tendo que gritar mais alto para poder cantar as curimbas, entra-e-sai de filhos-de-santo, conversas o tempo todo entre os que estão na corrente segurando a banda etc.

Eis, meus amigos o que ocorre quando o objetivo da Umbanda se perde, num jogo de interesses e mau condução, quando o dirigente perde o gosto pelas reuniões de sua casa em troca de questões extra-religiosas. O terreiro fica sem dono ou com várias pessoas querendo ser dono dele.

Ah! O público, sim, afinal é ele a nossa principal preocupação e da Umbanda, se os adeptos tem outras formas válidas de conseguirem a sua harmonização, o seu religare e conhecimentos, ao público só resta este contato momentâneo que as reuniões proporcionam.

Em situações como eu relatei, ao público, geralmente leigo e incapaz de identificar esses problemas, se perguntado por que ele freqüenta este terreiro a resposta será:

"É porque eu acho bonito!".

Amigo leitor, tenha certeza, a Umbanda não é um show!

Autor Caio de Omulu

CONDUTA NO TERREIRO DE UMBANDA

O sucesso dos trabalhos efetuados em uma sessão espiritual depende, em grande parte, da concentração e da postura de médiuns e assistentes presentes.

Os templos umbandistas são locais sagrados, especialmente preparados para atividades espirituais, e que têm sobre seus espaços uma cúpula espiritual responsável pelas diretrizes básicas de amparo, orientação e segurança daqueles que, ou buscam ali a solução ou o abrandamento de seus males, ou dos que emprestam sua estrutura física para servirem de veículos à prática da caridade.

Apesar disto, alguns participantes julgam que, por tratar-se de culto de invocação, não se deve dar a devida atenção e respeito, sendo tais virtudes ausentes nestes indivíduos.

Respeito, palavra que muitos bradam quando são contrariados, mas que cai no esquecimento daqueles que muito ofendem.

Temos visto, para nossa tristeza, que alguns dirigentes de terreiros deixam muito a desejar no que se refere ao assunto em pauta.

Permitem que pessoas de má índole façam parte de seu quadro mediúnico; permitem aconchegos e conchavos; são muito tolerantes ao permitirem ingressar no salão de trabalhos pessoas com trajes incompatíveis com o que se realiza ou pretenda realizar.

Permitem conversas paralelas, algazarras, exibicionismos, bajulações etc., esquecendo-se que tais comportamentos atraem e "alimentam" os kiumbas desqualificados, que, aproveitando-se das vibrações negativas emanadas por estas pessoas, desarmonizam e quebram a esfera fluídica positiva, comprometendo assim os trabalhos assistenciais.

Devemos lembrar que o silêncio e a pureza de pensamentos são essenciais ao exercício da fé.

Temos observado também que alguns assistentes, e mesmo alguns médiuns, dirigirem-se desrespeitosamente aos espíritos trabalhadores.
Debocham de suas características e duvidam de sua eficiência.

Entretanto, quando passam por uma série de sofrimentos físicos e espirituais, tendo recorrido inclusive a médicos, sem êxito, recorrem àqueles mesmos espíritos que outrora foram alvos de sua indiferença.
Restabelecidos, atribuem sua melhora ao acaso.

Que Deus na sua infinita misericórdia, abra estes os corações brutos à preciosidade dos trabalhos de Umbanda.

Devem, médiuns e assistentes, observar o silêncio e o pensamento em situações ou coisas que representem fluídos do bem.

Este procedimento tem como conseqüência a imanação energética com os espíritos, decorrendo daí o derramamento sobre o terreiro do elixir etéreo da paz e da fraternidade.

O que se consegue do mundo astral é, antes de tudo, fruto da bondade e do merecimento de cada um.

A conduta reta e positiva deve ser a tônica em uma agremiação umbandista, para que os Guias e Protetores possam instalar no mental e no coração de cada participante sementes de bondade, amor e proteção.

A homogeneidade de pensamentos é instrumento de poder do ser humano, rumo à concretização de seus desejos, sendo fundamental que se apresentem límpidos e sinceros em uma Casa de Umbanda.

(Jornal Umbanda Hoje, Edição 03
Editor - Marco V. V. Pellizer

ÉTICA

Precisamos repensar sobre os caminhos, sobre a forma de ligarmos ao Divino. É necessário que organizemos nosso templo interior.
Meu corpo é a semelhança de meu Deus, nele habita um templo, e é sobre esse templo que todos precisamos refletir. Qual a relação que você tem com seu templo interior?

Na Umbanda, os templos ainda refletem o estágio em que nossos irmãos se encontram, procurando maiores esclarecimentos.
Muitos deles ainda estão presos às lendas, às mitologias do passado, carentes de informação.

Falaremos da ética na Umbanda, a conduta que cada filho deve ter mediantes a busca pessoal do Divino.
Precisamos realmente tomar cuidado com tudo aquilo que é por demais extravagante ou “bizarro”.

Será que nosso Deus precisa ou quer esse tipo de manifestação? Pergunto-lhe: será nossas Entidades precisam de tanta decoração, de tantos adereços para praticarem a caridade e o amor ao próximo?
Muitos irmãos apresentam um exibicionismo exagerado, querem aparecer mais, querem ser mais importantes do que a própria necessidade obriga.
Na prática da caridade, do amor ao próximo, não podemos levar conosco toda uma herança de orgulho e vaidade. Onde existem orgulho e vaidade, o amor não prevalece.

São vários os caminhos que nos levam ao Divino, ao nosso Deus maior, ao “religare” que as religiões tanto oferecem.
Muitas vezes, as religiões não estão organizadas ou preparadas para exercer sua responsabilidade neste plano, neste planeta, de forma que, ficam a mercê dos dominadores, daqueles que colocam seu orgulho pessoal na frente de tudo, que são verdadeiros vampiros de almas.
Em nome de um Astral Superior, absorvem a energia dos seus filhos, tomando-os para si, deixando-os cada vez mais impotentes diante da grandiosidade que é o templo interior.

Muitas religiões se perdem em ritos, em cultos que não levam a nada e nem a lugar nenhum, a não ser a banalidade e ao lugar comum. Um hospital de caridade não é um palco para exibicionismo baratos, é sim um lugar de transparência, um lugar onde a vida corre em busca da evolução.

Em nosso grande hospital chamado Umbanda, precisamos realmente que predomine o amor ao próximo.
Chega de banalidades ritualísticas que não levam a nada, a não ser a enganações e mistificações de nosso povo, cada vez mais o distanciando do verdadeiro espírito racionalizado.
Precisamos, acima de tudo, entender esse estágio evolutivo e organizar cada vez mais a nossa Umbanda, a nossa religião, para que no Plano Astral ela possa ter uma função muito mais clara, porque, com a consciência, nossos irmãos, uma vez desencarnados, poderão trabalhar com muito mais satisfação, porque a consciência, nossos irmãos, uma vez desencarnados, poderão trabalhar com muito mais satisfação, porque a consciência os levou a um plano de participação cósmica, inserindo-os no equilíbrio universal, no amar o próximo, no dar e receber.

Essa é a Lei do Equilíbrio, a Lei do Processo Evolutivo.

Precisamos respeitar os cultos e as formas de direcionar o pensamento ao Divino.
Não podemos transformar a nossa religião em um amontoados de lendas e mistificações, de metáforas e metafísica.

A nossa religião é simples, é a religião dos mortos, é a religião da vida, e a religião do Divino em nós.

Fiquem em paz.
Sarava, meus irmãos.


Pelo Espírito Pedro Miguel – Mensagem recebida por meio de audiofonia e 28 de março de 2005, pelo Médium Marques Rebelo.

Revista Espiritual de Umbanda Nº 09 - Editora Escala

BRINCOS E PULSEIRAS

Certamente tal tema deixará de "cabelos em pé" parte da coletividade feminina que atua como médium nos vários Templos de Umbanda.

É cientificamente comprovado que dentre as matérias tangíveis encontradas em nosso planeta, os metais (ouro, prata, bronze etc.) constituem-se em substâncias de grande poder magnético atrativo (capacidade de atrair, conduzir e/ou condensar em seu corpo energias dos mais diferentes níveis e tipos).

O importante é que, com esta informação em mente, é bem fácil deduzir-se o que pode ocorrer a um médium que se apresenta como um autêntico cabide de bijuterias ambulante.

É fato que nos trabalhos mediúnico-espirituais, estando incorporados ou não, quase sempre enfrentamos forças de baixo teor vibratório (kiumbas, Formas-Pensamento negativas etc.) que acompanham e turbam a vida de muitas pessoas.

Estas, ao serem conduzidas ou procurarem o auxílio de um Templo Umbandista, para verem dissipadas as causas e os efeitos de tais assédios, apresentam seu campo áurico (Aura - Campo Energético) e perispiritual (Corpo Astral) completa ou parcialmente contaminados pelos fluidos hostis das forças supracitadas.

Não obstante os obsessores serem doutrinados e/ou detidos e encaminhados a prisões astrais, e as formas-pensamento serem desintegradas, durante todo o trabalho de assepsia espiritual, resíduos magnéticos destas individualidades tendem a agregar-se aos metais mais próximos, inundando-os com fluidos nocivos, neste caso, os metais que o intermediário utiliza.

Muitos podem estar se perguntando qual o papel das entidades espirituais nesta situação.

Bem, elas fazem a parte que lhes compete, cruzando e defumando as guias dos médiuns, solicitando somente o uso de vestimenta branca (cor branca - função refletora/repulsora de eletromagnetismo nocivo), banhos de mar e cachoeira, banhos com ervas, defumações especiais no templo, e uma série de outras providências salutares ao seu "aparelho".

No entanto, será que há preocupação em se fazer a assepsia de brincos, pulseiras, cordões e outras bijuterias, como colocá-las em um recipiente de barro com água e sal grosso? é claro que não!!!.

O que acontece então? paulatinamente tais adereços vão sendo encharcados por cargas densamente negativas, que acabam por jorrar no próprio médium.

Na Umbanda possuímos recursos não só repressivos, mas também preventivos para lidarmos com certas circunstâncias.

Não custa nada ao médium, principalmente do sexo feminino, antes de começar o labor caritativo, tirar e guardar os metais que ora utiliza, evitando com isto eventuais efeitos danosos a sua constituição espírito-física.

Os únicos adereços que podem ser usados nas sessões, são os indicados pelas entidades e alianças (casamento, noivado ou compromisso).

FONTE: Apostila do Irmão João Luiz

NÃO LEMBRO-ME DE NADA

O assunto objeto desta matéria com certeza trará para alguns bastante dissabor e repulsa, pois tocará na vaidade e no ego daqueles que não querem que venham à baila determinadas verdades atinentes ao fenômeno da incorporação.

No entanto, como o compromisso do Jornal Umbanda Hoje é ver os adeptos da religião mais esclarecidos e livres de determinados mitos que tanto prejudicam os iniciantes no culto, resta-nos tão somente esclarecermos um ponto nevrálgico sobre o presente tema.

Sabemos que na Umbanda fala-se muito em mediunidade de incorporação semiconsciente e inconsciente, que, via de regra, ensejam verdadeiras dicussões doutrinárias a respeito. Não vamos nos ater a explicarmos o processo de acoplamento de um espírito aos chakras e centros nervosos do médium, sendo tema para o futuro.

As incorporações em que os espíritos deixam completamente inconsciente o médium, com tomada integral de todas as faculdades biopsicomotoras, é fenômeno raríssimo nas religiões mediúnicas.

Em tempos imemoriais, foi a forma encontrada pelos espíritos para cumprirem suas missões no plano físico sem que o medianeiro pudesse interferir em suas tarefas, pois muitas pessoas não acreditavam na ação dos espíritos sobre o corpo humano e, por isto, se tivessem alguma porcentagem de consciência, acabariam por intervir, voluntária ou involuntáriamente, no labor dos amigos espirituais.

Com o passar do tempo, e através de um maior estudo e consequente entendimento do que ocorria, a inconsciência dos médiuns foi pouco a pouco sendo elevada à semiconsciência, fenômeno pelo qual os espíritos agem conjuntamente com a psiquê do médium, que, mesmo manifestados, sabem de quase tudo o que se passa a seu redor, inclusive que estão sob o domínio parcial de uma força externa.

Este tipo de incorporação (semiconsciente) predomina quase que inteiramente nos segmentos espiritualistas, porque é a que melhor se adequa às necessidades atuais.

Através da semiconsciência há uma interação entre o medianeiro e o espírito atuante, que são doutrinador e doutrinado ao mesmo tempo. Além disto, esta espécie de incorporação faz com que o médium seja co-responsável pela mensagem transmitida por um Caboclo, Preto-Velho, Exu etc.

O fato é que, na mediunidade de incorporação semiconsciente, que, diga-se de passagem, também tem seus graus de variação, o espírito ao desprender-se do médium com o qual trabalha, deixa neste quase que a totalidade das informações recebidas ou transmitidas durante uma sessão.

Caso haja alguma necessidade, o espírito, atuando no sistema nervoso central e também no cérebro, pode fazer com que o médium deixe de lembrar de alguma coisa, mas isto é exceção.

A regra é o médium lembrar-se de quase tudo que foi dito pelo espírito trabalhador.

Neste sentido, muito importante é o respeito e a obediência que os médiuns devem ter para com o segredo de sacerdócio, tópico que analisaremos oportunamente.

Infelizmente alguns médiuns que trabalham semiconscientemente insistem em dizer que não se lembram de nada depois que o espírito interventor se afasta.

E o fazem por duas razões básicas:
primeiro, querem dar um maior valor a sua mediunidade, dizendo: " eu sou especial porque trabalho sem consciência";
segundo, para se eximirem de responsabilidade, caso haja alguma comunicação equivocada, por influência do próprio médium, dizendo este depois: " eu sou inconsciente, quem errou foi o espírito".

Repito: a mediunidade de incorporação inconsciente ainda existe, mas é raríssima, e quem a tem geralmente não fala, porque é assunto pessoal, e também é circunstância difícil de ser provada.

Na atualidade, não se concebe deixar os iniciantes com a falsa idéia de que, incorporados por um espírito, sua mente se apagará temporariamente. Muitos médiuns sob a ação dos espíritos acham que não estão incorporados, visto terem ouvido de outros que, durante a manifestação dos espíritos, não há consciência no médium.

Criam com isto uma série de dúvidas na mente dos iniciantes, fazendo com que muitos pensem até não serem médiuns de incorporação.

A Umbanda vai crescer. E crescerá através de médiuns mais preparados, mais esclarecidos em relação aos fenômenos mediúnicos.

Desta forma, farão cair por terra falsas verdades que estão, infelizmente, ainda sendo difundidas irresponsavelmente por alguns.

fONTE: Jornal Umbanda Hoje

DIFERENÇAS DE MEDIUNIDADE

No livro "Lições de Umbanda e Quimbanda na Palavra de Um Preto-Velho" - W. W. da Matta e Silva, há um relato de Pai Ernesto de Moçambique sobre a diferença entre a mediunidade da "mesa kardecista" e a mediunidade de Umbanda :

"Pergunta : Existe alguma diferença entre a mediunidade da mesa kardecista e a mediunidade de Umbanda ?

Resposta : Sim. A mediunidade no chamado espiritismo de mesa é acentuadamente mental, as comunicações são quase telepáticas, predominantemente inspirativas, isto e’, os espíritos atuam mais sobre a mente dos médiuns, pois a atividade do espiritismo se processa mais no plano mental.

Espiritismo de mesa não tem a missão de atuar no baixo astral contra os elementos de magia negra, como acontece com a Umbanda.

Ele é quase exclusivamente doutrinário, mostrando aos homens o caminho a ser seguido a fim de se elevarem verticalmente a Deus. Sua doutrina fundamenta-se principalmente na reencarnação e na Lei da Causa e do Efeito.

Abre a porta, mostra o caminho iluminado e aconselha o homem a percorrê-lo a fim de alcançar a sua libertação dos renascimentos dolorosos em mundos de sofrimentos, como é o nosso atualmente, candidatando-se à vivência em mundos melhores.

Em virtude disso, a defesa do médium kardecista reside quase exclusivamente na sua conduta moral e elevação dos sentimentos, portanto os espíritos da mesa kardecista, após cumprirem suas tarefas benfeitoras, devem atender outras obrigações inadiáveis.

É da tradição espírita kardecista que os espíritos manifestem-se pelo pensamento, cabendo aos médiuns transmitirem as idéia com o seu próprio vocabulário e não as configurações dos espíritos comunicantes.

Em face do habitual cerceamento mediúnico junto às mesas kardecistas, os
espíritos tem de se limitar ao intercâmbio mais mental e menos fenomênico, isto é, mais idéias e menos personalidade.

Qualquer coação ou advertência contraria no exercício da mediunidade reduz-lhe a passividade mediúnica e desperta a condição anímica.

Por esta razão há muito animismo na corrente kardecista.

A faculdade mediúnica do médium ou cavalo de Umbanda é muito diferente da do médium kardecista, considerando-se que um dos principais trabalhos da Umbanda é atuar no baixo astral, submundo das energias degradantes e fonte primaria da vida.

Os médiuns de Umbanda lidam com toda a sorte de tropeços, ciladas, mistificações, magias e demandas contra espíritos sumamente poderosos e cruéis, que manipulam as forcas ocultas negativas com sabedoria.
Em conseqüência o seu desenvolvimento obedece a uma técnica especifica diferente da dos médiuns kardecistas.

Para se resguardar das vibrações e ataques das chamadas falanges negras, ele tem de valer-se dos elementos da natureza, como seja : banhos de ervas, perfumes, defumações, oferendas nos diversos reinos da natureza, fonte original dos Orixás ,Guias e Protetores, como meios de defesa e limpeza da aura física e psíquica, para poder estar em condições de desempenhar a sua tarefa, sem embargo da indispensável proteção dos seus Guias e

Protetores espirituais, em virtude de participarem de trabalhos mediúnicos que ferem profundamente a ação dos espíritos das falanges negras, isto e’, do mal que os perseguem, sempre procurando tirar uma desforra.

Por isso a proteção dos filhos de Terreiro é constituída por verdadeiras tropas de choque comandadas pelos experimentados Orixás, conhecedores das manhas e astúcias dos magos negros.

Sua atuação é permanente na crosta da Terra e vigiam atentamente os médiuns contra investidas adversas, certos de que ainda é muito precária a defesa guarnecida pela evocação de pensamentos ou de conduta moral superior, ainda bastante rara entre as melhores criaturas.

Os Chefes de Legião, Falanges, Sub-falanges, Grupamentos e Protetores, também assumem pesados deveres e responsabilidade de segurança e proteção de seus médiuns.

É um compromisso de serviço de fidelidade mutua, porem, de maior responsabilidades dos Chefes de Terreiro

Dai as descargas fluídicas que se processam nos Terreiros, após certos trabalhos, com a colaboração das falanges do mar e da cachoeira, defumação dos médiuns e do ambiente e dando de beber a todos água fluidificada.

Espírito que encarna com o compromisso de mediunidade de Umbanda, recebe no espaço, na preparação de sua reencarnação, nos seus plexos nervosos ou chacras, um acréscimo de energia vital eletromagnética necessária para que ele possa suportar a pesada tarefa que irá desempenhar.

Na corrente kardecista, isto não é necessário, em virtude de não ter de enfrentar trabalhos de magia negra, como acontece na Umbanda, e mesmo permitir aos guias atuarem-lhe mais fortemente nas regiões dos plexos, assumindo o domínio do corpo físico e plastificando suas principais características.

E nato vermos caboclos e pretos-velhos revelarem-se nos Terreiros com linguagem deturpada para melhor compreensão da massa humilde, assim como as crianças, encarnando suas maneiras infantis para melhor aceitação das mesmas. "


FONTE:- Livro "Lições de Umbanda e Quimbanda na Palavra de Um Preto-Velho" - W. W. da Matta e Silva

CURIMBA E ATABAQUES

Curimba é o nome que damos para o grupo responsável pelos toques e cantos sagrados dentro de um terreiro de Umbanda.

São eles que percutem os atabaques (instrumentos sagrados de percussão), assim como conhecem cantos para as muitas “partes” de todo o ritual umbandista.

Esses pontos cantados, junto dos toques de atabaque, são de suma importância no decorrer da gira e por isso devem ser bem fundamentados, esclarecidos e entendidos por todos nós.

Muitas são as funções que os pontos cantados têm.

Primeiramente uma função ritualística, onde os pontos “marcam” todas as partes do ritual da casa.

Assim temos pontos para a defumação, abertura das giras, bater cabeça, etc.

Temos também a função de ajudar na concentração dos médiuns. Os toques assim como os cantos envolvem a mente do médium, não a deixando desviar – se do propósito do trabalho espiritual.

Além disso, a batida do atabaque induz o cérebro a emitir ondas cerebrais diferentes do padrão comum, facilitando o transe mediúnico.

Esse processo também é muito utilizado nas culturas xamânicas do mundo afora.

Entrando na parte espiritual, os cantos, quando vibrados de coração, atuam diretamente nos chacras superiores, notavelmente o cardíaco, laríngeo e frontal, ativando-os naturalmente e melhorando a sintonia com a espiritualidade superior, assim como, os toques dos atabaques atuam nos chacras inferiores, criando condições ideais para a prática da mediunidade de incorporação.

As ondas energéticas – sonoras emitidas pela curimba, vão tomando todo o centro de Umbanda e vão dissolvendo formas – pensamento negativas, energias pesadas agregadas nas auras das pessoas, diluindo miasmas, larvas astrais, limpando e criando toda uma atmosfera psíquica com condições ideais para a realização das práticas espirituais.

A curimba transforma-se em um verdadeiro “pólo” irradiador de energia dentro do terreiro, potencializando ainda mais as vibrações dos Orixás.

Os pontos transformam-se em “orações cantadas”, ou melhor, verdadeiras determinações de magia, com um altíssimo poder de realização, pois é um fundamento sagrado e divino.

Poderíamos chamar tudo isso de “magia do som” dentro da Umbanda.

A Curimba também é de suma importância para a manutenção da ordem nos trabalhos espirituais, com os seus pontos de “chamada” das linhas, “subida”, “firmeza”, “saudação”, etc.

Entendam bem, os guias não são chamados pelos atabaques como muitos dizem. Todos já encontram-se no espaço físico - espiritual do terreiro antes mesmo do começo dos trabalhos.

Portanto a curimba não funciona como um “telefone”, mas sim como uma sustentadora da manifestação dos guias.

O que realmente invoca os guias e os Orixás são os nossos pensamentos e sentimentos positivos vibrados em vossas direções.

Muitas vezes ao cantar expressamos esses sentimentos, mas é o amor aos Orixás a verdadeira invocação de Umbanda.

Falando agora da função de atabaqueiro e curimbeiro, ou simplesmente da função de “ogã” como popularmente as pessoas chamam na Umbanda, enfatizamos a importância deles serem bem preparados para exercerem tal função em um terreiro.

Infelizmente ainda hoje a mentalidade de que o ogã é “qualquer um que não incorpore” persiste.

Mas afirmamos, o ogã como peça fundamental dentro do ritual é também um médium intuitivo que tem como função comandar todo o “setor” da curimba.

Por isso faz - se necessário que seja escolhido uma pessoa séria, estudada, conhecedora dos fundamentos da religião.
Além disso, o ideal é que o “neófito” que busca ser um novo ogã procure uma escola de curimba, onde aprenderá os fundamentos, os toques de nação e “como”, “o quê” e “quando” cantar.

Mulheres também podem ser atabaqueiras e curimbeiras, SIM!

O "cargo" de ogã vem do candomblé e apenas é dado a pessoas do sexo masculino.

A mulher no Candomblé não toca atabaque, por alguns dogmas da religião, principalmente em relação à menstruação.

Na Umbanda não importamos dogmas e conceitos do candomblé, mas sim seguimos os nossos, passados diretamente pelos nossos guias e mentores.

Nunca vimos um caboclo ou preto-velho proibindo mulher de tocar atabaque, por isso afirmamos, na Umbanda mulher toca e canta sim e, diga-se de passagem, muitas vezes melhor do que os próprios homens.

Por fim, queremos fazer alguns comentários a cerca da espiritualidade que guia os trabalhos da curimba.

Muitas linhas de Umbanda existem no astral e trabalham ativamente nele, apesar de não incorporarem.

Existem muitas linhas de caboclos, exus, pomba-giras, etc, que por motivos próprios trabalham nos “bastidores”, sem incorporarem ou tomarem a “linha de frente” dos trabalhos espirituais.

Também existe uma corrente de espíritos que auxiliam nos toques e cantos da curimba.

São mestres na música de Umbanda, verdadeiros guardiões dos mistérios do “som”.

Normalmente apresentam-se com a aparência de homens e mulheres negras, com forte complexão física para os homens, e bela mas igualmente forte para as mulheres.

Seus trajes variam muito, indo desde a roupagem mais simples como um “escravo” da época colonial, como até mesmo o terno e o vestido branco.

São espíritos bondosos, muito alegres e divertidos, que com o cantar encantam a muitos no astral.

Alguns fazem – se presente auxiliando o toque, outros o canto e outros ainda auxiliam a manutenção da energia e sua dissipação dentro do terreiro.

Muitas vezes chega a acontecer uma espécie de “incorporação” desses guias com os ogãs, os inspirando a determinados toques e cantos.

Qualquer pessoa com experiência em curimba pode relatar casos aonde um ponto vem na hora que ele é necessário e depois você simplesmente o esquece. Isso acontece sobre inspiração desses mentores.

Algumas vezes também, em festas de Umbanda e dos Orixás, onde muitos se reúnem, percebemos que diversos espíritos chegam portando seus “tambores astrais”, percutindo-os a partir do astral, ajudando na sustentação e na energia das festividades, potencializando ainda mais os toques dos atabaques e as energias movimentadas.

Quando os guias, incorporados fazem sua saudação à frente dos atabaques, estão saudando as pessoas que tocam, estão pedindo para que as forças movimentadas pela curimba sejam benéficas a todos, mas estão principalmente, saudando e agradecendo a toda essa corrente de trabalhadores “anônimos” do astral.

Estão percebendo como muita coisa foge aos nossos sentidos em uma “simples” e humilde gira de Umbanda?

Sabemos que esse universo da curimba muitas vezes é pouco explicado, e muitos chegam a defender a abolição dos atabaques dos centros de Umbanda.

A isso, os próprios guias e mentores de Umbanda respondem, tanto incentivando os toques e trazendo mentores nesse “campo”, como também, abrindo turmas de estudo de Umbanda e desenvolvimento mediúnico, onde percebemos claramente que o "animismo" acontece por despreparo do médium, falta de estudo ou orientação e não pelo uso de atabaques.

Colocar a culpa nos atabaques é como “tampar o sol com a peneira”.

Afinal, como explicado parágrafos acima, o atabaque quando bem utilizado é ótima ferramenta para o desenvolvimento mediúnico.

Muitos desses toques a respeito da curimba, que aqui estão escritos, foram me passados por um espírito amigo, que me auxilia nos trabalhos de curimba e que apresenta-se com o nome simbólico de “Zé do Couro”.

Esperamos que esse texto possa ter trazido certas explicações à cerca da curimba, desmistificando e explicando alguns aspectos dela.


Louvação aos Ogãs

"Ah, como é lindo o batuque do Tambor
Ah, como é lindo o batuque do Tambor
Na Umbanda linda de Nosso Senhor
Na Umbanda linda de Nosso Senhor
É a mensagem que enaltece os Orixás
É a oração que elevo ao senhor
É a vibração que nos faz incorporar
Sem batuque na umbanda
Não se pode trabalhar
Eu não sabia, mas agora aprendi
Que o canto faz a gira de Umbanda
Quem canta, encanta a vida dos Orixás
É uma benção, divina que emana muita paz"

REVISTA DA DANÇA

MAGÍA NA UMBANDA

Uma das características da Umbanda que contribui fortemente para gerar polêmicas entre nossos irmãos de outros credos é a utilização que a Umbanda faz da Magia.

Todo ritual de Umbanda é um ritual de magia, desde as giras nas tendas, barracões e terreiros de Umbanda, até os rituais juntos a natureza (cachoeiras, mares e matas), sem contar os inúmeros despachos, cruzamentos ou benzimentos, ervas, velas, pontos cantados e riscados.

Não há como separar o aspecto magístico do religioso na Umbanda.

Mas o que é magia? Dependendo de que se acredita, magia pode ser conceituada de diversas formas e aqui procuraremos defini-la como sendo a instituição, através de práticas, ritos e palavras, que estuda e manipula energias sutis, imperceptíveis no meio físico, visando obter resultados perceptíveis, dando ao homem domínio sobre a natureza.

A Ignorância é a mãe de todos os males.

A ignorância a respeito da magia induz o homem a 3 possíveis erros:

- A incredulidade mediante a superficialidade de seus conhecimentos;

- O temor ante o desconhecido, que paraliza e dificulta sua ação;

- A superstição que é a ignorância manipulando o desconhecido, que por não entender a estrutura da magia pode distorcer a realidade e levar ao erro.

A mentalidade vaidosa e arrogante não se reconhece ignorante, ela emite seus julgamentos precipitados a acerca da magia tendo por base para sua avaliação os truques circenses que sabidamente são técnicas ilusionistas de entretenimento.
A mente vaidosa ignora os mecanismos ocultos da magia verdadeira e conclui que tudo não passa de truque ou sugestões feitos na tentativa de enganá-lo. Este modo é típico de mentalidades materialistas, que nega o mundo astral por não conceber nada que possa ser superior a sua arrogância.

Já a ignorância de pessoa portadoras de uma fé muito grande pode acarretar o oposto.

Por desconhecerem os fundamentos e os mecanismos da magia, entretanto conhecendo e aceitando seus efeitos passam a temê-las como algo maligno e ameaçador.

Estas pessoas podem atribuir um valor exagerado ao poder da magia e sua credulidade poderá torná-las vítimas de magos negros sem escrúpulos.

Rejeitar ou temer exageradamente a ação da magia são atitudes passivas da ignorância do arcabouço da magia, entretanto a superstição nasce das tentativas de fazer uso da magia sem ter as credenciais necessárias para tal intento.

É como a criança a brincar de médico, a brincadeira pode revelar uma vocação, mas de forma alguma estará ela, sem concluir seus estudos, apta a exercer a medicina.

Magia na Lei de Umbanda.

Muitos sistemas de magia pregam a total liberdade do homem em busca do domínio da Magia, alguns enunciam em sua lei: Faça o que quiseres, pois esta é a Lei.

Isto significa que não existem limites e que o homem estaria acima do bem e do mal e aquele que possuir o conhecimento necessário estaria liberado a usá-lo sem o menor pudor e ética.

Na Lei de Umbanda, não é assim que ocorre. Existem as Leis Maiores, estabelecidas por Deus.

O Criador é infinitamente maior que a criatura. Temos sim a Lei de Livre-Arbítrio, somos livres para fazer o que quisermos, mas por outro lado é necessário responsabilidade por nossos atos.

Nosso livre arbítrio é ajuizado pela Lei do Carma, ou ação e reação e tudo que fizermos ao próximo receberemos a reação. "Fazei aos outros o que desejais que vos façam".

Esta é a nossa Lei, sendo assim sistema mágico de Umbanda é basicamente um culto religioso de "Magia Branca", entendendo Magia Branca como uma modalidade de magia atrelada à ética, ou melhor, de magia subordinada à caridade.

LUZ DA UMBANDA