quinta-feira, 30 de outubro de 2008

SE QUERES SER FELIZ

Não deixes que de teu coração partam para outrem sentimentos que não gostarias que partissem para ti;

Não deixes de "tocar a lama" se for em proveito de ti ou de alguém que o mereça;

Não recues diante das dificuldades senão por momentos, enquanto sabiamente te recuperas e aprendes como vencê-las;

Não deixes que de tua boca saiam palavras que levem o gume afiado da espada que fere;

Se nada tens de bom a dizer, cala-te sabiamente e reflete;

Não procures ouvir àqueles que de outros e da própria vida só trazem palavras amargas;

Eles são negativos e ao se achegarem a ti, procuram apenas alguém que com eles comungue em pensamentos e obras;

Procures ser sempre um instrumento de paz e concórdia;

Evites discussões que certamente te levarão a nada, principalmente com pessoas de idéias pré-concebidas;

O que eles querem é provar a si mesmos uma superioridade e segurança que não existe, e que no fundo, sabem ser uma real inferioridade.

Eles alardeiam suas idéias em altos brados procurando convencer a si próprios de que carregam consigo a verdade das verdades;

Fales apenas o necessário e sobre assuntos de que tenha real conhecimento;
Combatas sempre que possível o ódio com o amor;

Evites deixar-te levar pelo rancor - ele só lhe trará distúrbios de conseqüências imprevisíveis;

Procura na tua fé, no teu credo, a comunhão com DEUS e com os exemplos deixados por seu filho amado, nosso mestre JESUS;

E desse modo... tu serás feliz !

Pai Congo de Aruanda

BENEFÍCIO E GRATIDÃO

Deslizando incansável, o rio não cogita de examinar as bênçãos que conduz nem sindica o solo por onde segue.
Bailando no ar, o perfume nada pede além da amplidão para espraiar-se.
Convertendo-se em alimento, não espera o grão outra dádiva da vida senão trituramento.
O sol fecundo não escolhe sítio para visitar com luz, calor e vida.
A chuva fertilizante não tem preferência por onde espalhar vitalidade.
Todos cooperam em nome da Divindade sem exigências e sem reclamações.
São úteis e passam.
Nada esperam, nada impõem.
Aqueles que os podem utilizar, beneficiam-se e não recordam sequer dos bens que auferem com eles, mas nem por isso eles deixam de produzir.
Examinando as lições sem palavras com que a Natureza se expressa, pode o homem, com o discernimento, muito fazer em favor do próximo e de si mesmo.
Não digas, quando a ingratidão te bater à porta ”Nunca mais ajudarei a ninguém!”
Não exclames, quando a impiedade dos teus beneficiários chegar ao reduto do teu lar: “Para mim, chega! “
Não reclames, quando a soberbia dos teus pupilos queimar tuas mãos generosas com as brasas da maldade que carregam consigo: “E eu que tudo lhes dei!”
Não sofras, dizendo, quando o azorrague daqueles a quem amas te ferir o devotamento: “Arrependo-me de ter ajudado!”
Não retribuas mal por mal, pois que, assim, vitalizarás o próprio mal.
A noite domina quando encontra sombras no roteiro e a enfermidade se alastra quando se agasalha em organismos indefesos.
O bem que se faz a alguém é luz que se acende interiormente.
Gostarias, sim, de recolher gratidão, amizade, compreensão... Todos nós gostaríamos de experimentar os pontos da gratidão.
A árvore, porém, não pergunta a quem lhe colhe o fruto para onde o carrega, que pretende dele.
Felicita-se por poder dar e se multiplicar através da semente que, atirada alhures, abençoa o novo solo com outras dádivas de alegria.
Imita-lhe o exemplo.
Teus frutos bons, que produzam bons frutos além...
Tuas nobres tarefas, que se desdobrem em tarefas superiores mais tarde.
A ti a alegria de fazer, doar, e nunca a idéia de colher reconhecimento ou gratidão.
Gratidão, pode ser, também, pagamento.
Seja grato o teu coração mas não esperes pelo reconhecimento de ninguém.
A reencarnação, por impositivo da Lei, aproxima de ti queridos afetos de ontem, adversários do pretérito que te buscam para receber ou para exigir, envergando trajos diferentes e estranhos sobre espíritos conhecidos.
Refaze ou completa a tarefa interrompida, o dever esquecido.
A água do rio harmoniosa que o sol traga em hausto de calor tornará ao solo, ao curso antigo, em chuva dadivosa.
O bem que faças, viajando sem parar em muitos corações, espalhará luz no longo curso e, amanhã, - nos caminhos sem fim do futuro - mesmo que não o saibas ou o tenham esquecido, ressurgirá mais além, mais formoso, mais fecundo.

(Do livro “Dimensões da Verdade”, de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis)

CRISES E MUDANÇAS

CONVERSANDO SOBRE CRISES E MUDANÇAS INTERIORES
(Resposta de um Amparador à Seguinte Pergunta: "Por que alguém em crise projeta nos outros o motivo de seus dramas e, raramente, se toca de que é o causador de seus próprios problemas?")

Só se ofende quem quiser. Só se exalta quem quiser.
Quando alguém sabe o que está fazendo, a crítica não irrita e o elogio não amplia o ego. Se o discernimento é o comandante do raciocínio, o certo se faz certo, naturalmente.

Remoques e mágoas são manchas que muitos carregam dentro de si mesmos. O mais fácil é sempre colocar a culpa dos próprios fracassos em alguém.

Muitos mudam de lugar ou de centro espiritual, mas, sem mudanças interiores, de que adianta ir de um lugar para outro? As mágoas continuarão dentro e os mesmos erros serão cometidos mais à frente, apenas de maneiras diferentes.

Quem quiser mudar as provas cármicas* a que vem sendo submetido, que, simplesmente, mude suas vibrações de irritação e observe por onde os seus pensamentos e sentimentos trafegam. Mudando-se a vibração psíquica, mudam-se as energias e as condições de cada um.

E tal mudança vibracional acarreta novas condições, que gerarão outras causas, a que se seguirão, naturalmente, os efeitos correspondentes.

Muitos se revoltam diante das dificuldades, mas nada fazem para enfrentá-las com inteligência e compreensão. Pelo contrário, revoltam-se contra a situação e descambam para climas psíquicos danosos, que, por absoluta sintonia vibracional, atraem diversas entidades desencarnadas desequilibradas para seu perímetro espiritual. Muitas obsessões de longo curso se iniciam assim.

É fundamental elevar a consciência acima das turbulências psíquicas, para haurir dos planos elevados as inspirações benfeitoras e novos recursos invisíveis para superação das provas em curso.

A prece sincera, a meditação profunda, a reflexão ponderada sobre as coisas, a pulsação da luz nos chacras e na aura, e uma atitude positiva e aberta para enfrentar as crises são recursos que cada um pode usar.

Em lugar da revolta, mente aberta para aprender algo com a crise. Em lugar de apontar culpados pelos dramas, paciência para lidar consigo mesmo, o verdadeiro causador de todas as coisas em seu universo interior. Em lugar de lutar contra Deus, render-se a Ele, e investir mais no brilho de seus olhos.

Afinal, alguém de olhar opaco ou injetado de revolta não conseguirá gerar nada criativo como causa e, por conseqüência direta, os efeitos serão negativos.

Cada efeito na vida é engendrado pelas causas postas em ação pela própria consciência. Melhorar as causas, para melhorar os efeitos, é o que se tem a fazer, nada mais, nada menos. O resto é conseqüência direta disto.

- Os Iniciados** -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - São Paulo, 10 de julho de 2004.)

P.S.: Enquanto eu passava essas linhas a limpo, surgiu um dos espíritos da Cia. do Amor***, e me passou espiritualmente o seguinte:

"Algumas pessoas são tão tapadas, que nem adianta dar um toque direto nelas. Elas sempre acham que aquilo que está sendo dito nunca é com elas. Fingem que não entendem, camuflam mesmo a atenção, e ainda dizem:
- Conheço um monte de gente que precisaria ouvir ou ler isto!

Pois é, enquanto elas camuflam, o Dr. Carma ri, e avisa:
- Deixa comigo! Tô dentro!"

* Carma - do sânscrito “Karma” - ação; causa – é a lei universal de causa e efeito - Tudo aquilo que pensamos, sentimos e fazemos são movimentações vibracionais nos planos mental, astral e físico, gerando causas que inexoravelmente apresentam seus efeitos correspondentes no universo interdimensional. Logo, obviamente não há efeito sem causa, e os efeitos procuram naturalmente as suas causas correspondentes. A isso os antigos hindus chamaram de carma.

** Os Iniciados - grupo extrafísico de espíritos orientais que opera nos planos invisíveis do Ocidente, passando as informações espirituais oriundas da sabedoria antiga, adaptadas aos tempos modernos e direcionadas aos estudantes espirituais do presente. Composto por amparadores hindus, chineses, egípcios, tibetanos, japoneses e alguns gregos, eles têm o compromisso de ventilar os antigos valores espirituais do Oriente nos modernos caminhos do Ocidente, fazendo disso uma síntese universalista. Estão ligados aos espíritos da Fraternidade da Cruz e do Triângulo. Segundo eles, são “iniciados” em fazer o bem, sem olhar a quem.

A Companhia do Amor é um grupo de cronistas, poetas e escritores brasileiros desencarnados que me passam textos e mensagens espirituais há vários anos. Em sua grande maioria, são poetas e muito bem humorados. Segundo eles, os seus escritos são para mostrar que os espíritos não são nuvenzinhas ou luzinhas piscando em um plano espiritual inefável. Eles querem mostrar que continuam sendo pessoas comuns, apenas vivendo em outros planos, sem carregar o corpo denso. Querem que as pessoas encarnadas saibam que não existe apenas vida após a morte, mas, também, muita alegria e amor. Os seus textos são simples e diretos, buscando o coração do leitor.

Para mais detalhes sobre o trabalho dessa turma maravilhosa, ver os livros:
"Companhia do Amor - A Turma dos Poetas em Flor – Volumes 1 e 2" - Edição independente - Wagner Borges, e sua coluna no site do IPPB (que é uma das seções mais visitadas no site): www.ippb.org. br.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

FELICIDADE OU ALEGRIA?

Todos nós queremos ser felizes, mas sem sentir buscamos essa felicidade fora de nós mesmos!

Muitos pensam encontrá-la no Amor, porém o egoísmo ou medo de sofrer não os deixa amar de verdade!

Outros no reconhecimento, mas a má vontade é incompatível com a evolução!

Há os que buscam essa felicidade em bens materiais, falsa prosperidade, confundindo ambição com ganância!

Não podemos também confundir Felicidade com Alegria que é importante e está mais próxima das comemorações!

Podemos estar muito alegres num determinado instante comemorando uma vitória e, bem no fundo da Alma, estarmos em conflito conosco e com o Mundo, devido a problemas reais ou não!

Felicidade é Paz interior!

Essa Paz tem que ser conquistada aos poucos e sempre:
cultivando o Amor ao Próximo, tendo a consciência sempre tranqüila de que fazemos o melhor, perdoando-nos pelos erros cometidos, agradecendo o que se tem, respeitando o direito e a individualidade de cada ser humano, procurando fazer o outro feliz, confiando em Deus!

Quem vive a fim de prejudicar ou magoar alguém, seja com atos ou palavras, não pode reclamar que a "sorte" não lhe sorri!

Por que tantos comemoram a tristeza de uns e se entristecem com a vitória de outros?

Não é bem mais fácil cada um cuidar de sua própria vida, buscando essa Felicidade dentro de si mesmos?

CADA UM DE NÓS TEM POTENCIAL PARA CHEGAR ONDE QUISER!

O AMOR REAL

O amor real é algo que a maioria na TERRA não conhece.

Como é difícil dissertar sobre este sentimento, sentir e cultivar o AMOR VERDADEIRO.

Porque muito se tem falado sobre ele e designados outros sentimentos como se fosse amor.

Ou então é confundido com algumas situações, como se fosse conseqüência de sua manifestação.

O AMOR é uma afeição profunda.

O AMOR VERDADEIRO não pode, não deve ser egoísta.

É caridoso, quer o bem do ser amado estando perto ou longe.

Não se baseia na mentira, mas na verdade.

Não é estéril, dá doces frutos.

Não dever ser ocioso e sim, laborioso,no bem de nós mesmos e de todos.

Devemos amar a nós mesmos.

Se não amarmos a nós mesmo, como amar nosso próximo?

Se não nos amarmos por achar que temos muitos defeitos e somos desagradáveis, que mudemos, tornando-nos melhores para que outros passem a nos amar e admirar.

Quando nos queremos bem, podemos também quere a outros. Mas que este AMOR não nos afunde no egoísmo e vaidade e sim, no altruísmo.

Ele dever ser benévolo.

Para que o AMOR cresça em nós, o ódio e rancor não devem ser alimentados, antes devem ser extintos, para que a plantinha meiga e frágil do AMOR fortaleça e irradie em nós, de dentro para fora, toda sua beleza.

O AMOR não deve ser só manifestação física, deve ser uma união onde a felicidade e o bem estar do próximo é mais importante que a nossa própria.

AMOR!!! Sentimento forte que une, laça as pessoas, mantendo-as unidas mesmo quando distintas.

O AMOR carinho fortalece o espírito perpetuando uniões.

E este efeito sincero dever ser estendido à prole, aos pais, aos parentes e amigos. Aumentando círculo, até que amemos a todos como o PAI nos ama.

O PAI nos ensinou a amar como JESUS nos amou.

Quando nós na TERRA aprendermos a amar, seremos muito mais felizes, porque o AMOR anula nossos erros, leva-nos ao progresso e, conseqüentemente, à felicidade.

Devemos exercitar para amar tudo, nossas tarefas, nossas lições, nossos afetos e desafetos, nossas dificuldades e alegrias.

Em tudo o que vamos fazer devemos primeiro amar, colocar sentimento do AMOR em tudo.

A tarefa nos será mais suave e mais agradável, os resultados surgirão num trabalho bem feito.

Nossa caminhada será mais amena se amarmos os companheiros de jornadas.

Se amarmos o caminho, surgirão flores para enfeitá-lo.

Ser grato já é um sinal de que estamos aprendendo a amar.

Sejamos gratos a tudo, a todos e ao PAI. Cultivemos a gratidão sincera, sem nunca exigi-la para nós.

Lembrar os benefícios recebido é um dever, porem devemos esquecer sem cobrança os benefícios que julgamos ter feito.

Ao receber agradecimentos, devemos aceitar sem afetação, amando a quem prestamos favor.

Se amarmos a todos, tudo nos será mais fácil. Porque só teremos amigos, seremos recíprocos ao carinho de outros.

Seu amar, farei o AMOR expandir, levando outros a amar.

Quando o AMOR VERDADEIRO for mais cultivado, a TERRA, então, será uma morada fraterna e todos seremos beneficiados, porque o AMOR real é alegria e felicidade.


Livro: O Rochedos dos Amantes.
Espirito: Antônio Carlos - 1995
Psicografia: Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

domingo, 26 de outubro de 2008

O SENTIDO DA VIDA

Ponha a mão no peito e sinta as batidas do seu coração.

Esse é o relógio da sua vida tiquitaqueando a contagem regressiva do tempo que lhe resta.

Um dia ele parará.

Isso é cem por cento garantido e não há nada que você possa fazer a respeito.

Portanto, não dá para perder um único precioso segundo.

Vá atrás do seu sonho com energia e paixão, ou então recue e veja-o escorrer pelo ralo.

Se você passar o tempo todo em cima do muro, acabará não indo a lugar algum no pouco tempo que lhe resta.

(Sem falar, claro, no perigo das farpas em lugares inconvenientes.)

Como dizem:

- "não se salta uma fenda em dois pulinhos".

É preciso coragem e dedicação para viver o seus sonhos.

(Claro, também é preciso lembrar onde acaba a coragem e começa a estupidez.)

A verdade é que todos nascemos com potencial para a grandeza, abençoados com oportunidade para alcançar novas e estonteantes alturas.

Mas, tristemente, muitos de nós são preguiçosos demais, preocupados demais com o que os outros possam pensar, com medo demais de mudanças, para abrir suas asas e usar todos os seus talentos.

É importantíssimo fazer o que deixa feliz - e da melhor maneira possível.

Não importa que seja fazer bolas de neve, prender a respiração debaixo d'água, cantar, ou conseguir efeitos dramáticos com um secador de cabelos.

Só o que interessa é que você se sinta bem com o que está fazendo...

Tenha sempre em mente que, faça o que você fizer, os enganos são parte da vida e não perca tempo se castigando por erros do passado.

Não fique ruminando se está ou não fazendo a coisa certa.

Você sempre saberá a resposta no seu coração.

Em vez de desanimar-se, lembre-se sempre de que rejeição e resistência são inevitáveis quando se faz algo muito importante ou especial.

Quando você se propõe a realizar seus sonhos, muitos tentarão detê-lo
(incluindo os que mais amam você).

O que não falta neste mundo são pessimistas lamentáveis, que desistem dos seus sonhos, para lhe dizer:

- "Não perca seu tempo, você nunca conseguirá."

" Você pode muito bem se ver cercado por pessoas que, secretamente, querem ver você fazer menos, ou fracassar por completo, para não se sentirem diminuídas.
"Esqueça isso", dirão. "Não vale a pena."

Por isso é importante compreender que seguir o seu próprio caminho pode ser incrivelmente recompensador, mas não é fácil não.

Como todo mundo, você terá alguns dias melhores do que outros.

De vez em quando, tudo parecerá uma grande zona de perigo.

As pessoas olharão para você com estranheza quando souberem o que você esta tentando atingir, e você começará a ouvir seus detratores e a ter dúvidas.

"Porque não continuei vendendo bananas, meu Deus?"

Mas, aconteça o que acontecer, não desista!

Lembre-se de que todos têm dificuldades.

É incrivelmente cansativo passar dias fazendo coisas que não nos agradam
ou sequer nos interessam.

Mas, se você perseguir o seu sonho, pelo menos se cansará fazendo o que mais gosta.

Você pode achar que nada disto significa muito no grande esquema global das coisas.
Mas, acredite: significa.

Quando você tirar tudo que puder da sua vida, saboreando cada gota, isto mudará tudo á sua volta, de ordinário para extraordinário.

Quando estiver fazendo o que ama, você se levantará de manha cheio de animação para enfrentar o começo de cada dia e estará tomado de uma alegria sincera, altamente contagiante.

Do mesmo modo que, ao dar uma boa risada, faz outro começar a rir, e outro, até que estão todos rindo tanto que começam a lacrimejar, ter dor de estômago e dificuldades em respirar.

Mas, melhor do que tudo, fazendo coisas que enroscam os seus bigodes de prazer
(presumindo-se, claro que você tenha bigodes), você inspira outros a irem atrás dos seus sonhos, e é assim, meu amigo, que se transforma o mundo!

Sabe de uma coisa?

mesmo que você cometa enganos e esteja errado sobre quase tudo, ainda assim sua vida será uma aventura fantástica e divertida;

você dormirá cada noite sabendo que fez o que podia e isso fez diferença e acordar a cada dia antecipando o futuro tão belo e excitante quanto puder imaginar.

E sabe de outra coisa?

Se você ouvir seu coração e usar a cabeça,
nunca estará errado.

O VÍCIO E A BUSCA DA PLENITUDE

Por que nos viciaríamos na outra pessoa?

O desejo de ter um relacionamento amoroso é universal porque as pessoas acreditam que a paixão, o “amor”, pode libertá-las do medo, da necessidade e do vazio que fazem parte da condição humana em seu estado de pecado e não iluminação. Existe uma dimensão física e outra psicológica para esse estado.

No nível físico, é obvio que não somos um todo, nem jamais seremos. Cada um de nós é homem ou mulher, o que vale dizer, uma metade de um todo. Nesse nível, o desejo de ser completo, de retornar à unidade, se manifesta através da atração entre homem e mulher. É um impulso quase irresistível de união com a polaridade oposta de energia. A raiz desse impulso físico é espiritual, porque nele está o desejo ardente do fim de uma dualidade, de um retorno ao estado de completude. A união sexual é o mais perto que podemos chegar desse estado no nível físico. Essa é a razão pela qual ela é a experiência mais satisfatória que o reino físico pode nos oferecer. Mas a união sexual não passa de um lampejo breve de plenitude, um instante abençoado. Enquanto ela for inconscientemente vista como um meio de salvação, você a verá como o fim da dualidade no nível da forma, um lugar onde ela não pode ser encontrada. Você teve um lampejo do paraíso, mas não pode ficar ali e se percebe, de novo, em um corpo separado.

No nível psicológico, a sensação de falta, de não estar completo, é até maior do que no nível físico. Enquanto houver uma identificação com a mente, o sentido do eu interior é dado pelas coisas externas. Isso significa que você extrai o sentido de quem você é de coisas que não têm nada a ver com quem você realmente é, como o seu papel na sociedade, suas propriedades, sua aparência externa, seus sucessos e fracassos, seus sistemas de crenças, etc. Esse eu interior falso, o ego construído pela mente, sente-se vulnerável, inseguro e está sempre em busca de coisas novas com as quais se identificar, para obter a sensação de que ele existe.

Mas nada é suficiente para lhe dar uma satisfação duradoura. O medo permanece. A sensação de falta e de necessidade permanecem.
Então acontece aquele relacionamento especial. Parece ser a resposta para todos os problemas do ego, parece preencher todas as nossas necessidades. Todas aquelas outras coisas das quais você tinha extraído o sentido do eu interior se tornam relativamente insignificantes. Você agora tem um ponto focal que substitui todos os outros, que dá sentido à sua vida e até define a sua identidade: a pessoa por quem você se “apaixonou”. Você não é mais um fragmento isolado em um mundo insensível. Seu mundo agora tem um centro, a pessoa amada. O fato de que o centro está fora de você – e, portanto, você ainda tem um sentido de eu interior derivado das coisas externas – parece não importar muito num primeiro momento. O que importa é que aquelas sensações de medo, falta, vazio e insatisfação não estão mais presentes. Ou será que estão? Será que elas desapareceram ou continuam a existir por baixo da aparente felicidade?

Se em seus relacionamentos você vivenciou tanto o “amor” quanto o seu oposto, então é provável que você esteja confundindo o apego do ego e a dependência com amor. Não se pode amar alguém em um momento e atacar essa pessoa no momento seguinte. O verdadeiro amor não tem oposto. Se o seu “amor” tem oposto, então não é amor, mas uma grande necessidade do ego de obter um sentido mais profundo e mais completo do eu interior, uma necessidade que a outra pessoa preenche temporariamente. É uma forma de substituição que o ego encontrou e, por um curto período, ela parece ser mesmo a salvação.

Chega então um momento em que o outro passa a se comportar de um modo que deixa de preencher as nossas necessidades, ou melhor, as necessidades do nosso ego. As sensações de medo, sofrimento e falta, que estavam encobertas pelo “relacionamento amoroso”, voltam a aparecer. Como acontece com qualquer vício, ficamos muito bem enquanto a droga está disponível, mas chega um momento em que a droga .. não funciona mais. Quando essas dolorosas sensações de medo reaparecem, nós as sentimos mais fortes do que antes e passamos a ver o outro como a causa de todos essas sensações. Isso significa que estamos projetando no outro essas sensações, por isso nós o agredimos com toda a violência que é parte do nosso sofrimento. Essa agressão pode despertar o sofrimento do outro, que é induzido a contra-atacar. Nesse ponto, o ego ainda está, inconscientemente, esperando que a agressão ou a tentativa de manipulação seja suficiente para levar o outro a mudar o comportamento, de forma que possa usá-lo, de novo, para encobrir seu sofrimento.

Todo vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos. Todo vício começa no sofrimento e termina nele. Qualquer que seja o vício – álcool, comida, drogas legais ou ilegais, ou mesmo uma pessoa – ele é um meio que usamos para encobrir o sofrimento. Essa é a razão por que, passada a euforia inicial, existe tanta infelicidade, tanto sofrimento nos relacionamentos íntimos. Eles não causam o sofrimento e a infelicidade. Eles trazem à superfície o sofrimento e a infelicidade que já estão dentro de nós. Todo vício faz isso.. Todo vício chega a um ponto em que já não funciona mais para nós e, então, sentimos o sofrimento mais forte do que nunca.

Essa é uma razão pela qual muitas pessoas estão sempre tentando escapar do momento presente e buscando algum tipo de salvação no futuro. A primeira coisa que devem encontrar, caso focalizem a atenção no Agora, é o próprio sofrimento que carregam, e é isso o que mais temem. Se ao menos soubessem como, no Agora, é fácil acessar o poder da presença que dissolve o passado e o sofrimento. Se ao menos soubessem como estão perto da própria realidade, como estão perto de Deus.
Evitar se relacionar como uma tentativa de evitar o sofrimento também não é a resposta. O sofrimento está lá, de qualquer jeito. ...

Três relacionamentos infelizes em alguns anos têm mais probabilidades de forçar você a acordar do que três anos em uma ilha deserta ou trancafiado em seu quarto. Mas, se você pudesse colocar uma presença intensa em sua solidão, isso também funcionaria para você

O VELHO SÁBIO

Conta a lenda que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência.

O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo.

Chegou a jogar algumas pedras em sua direção, cuspiu em sua direção e gritou todos os tipos de insultos.

Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o homem se deu por vencido e retirou-se.

Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.

O mestre perguntou:

Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?

A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.

O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos.

Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.

A sua paz interior depende exclusivamente de você.

As pessoas não podem lhe tirar a calma.

Só se você permitir...

NA ÁGUA, O REFLEXO DOS SENTIMENTOS

No micro Universo das células que compõe nosso corpo, a presença da água exerce influência vital para nossa saúde.

Ela reflete a qualidade magnética que irradiamos através de nossa forma de interagir com a vida.

Quando estamos em Harmonia, todo nosso organismo recebe a vitalidade que a presença deste líquido assimila.

A água tem uma mensagem para nós.

Ela nos indica o que se passa em nosso Ser.

Quando olhamos através do espelho da água, a mensagem torna-se límpida e inteligível.

A vida humana está conectada diretamente à qualidade de nossa água, dentro e em torno de nós.

Masaru Emoto; um pesquisador japonês, publicou o livro "A Mensagem da Água", com pesquisas que realizou.

Nela demonstra como as energias vibracionais humanas, pensamentos, palavras, idéias e músicas, afetam a estrutura molecular da água.

A água que compreende 60% de um corpo humano maduro, cobre a mesma proporção do nosso planeta.

A água é a fonte de toda a Vida, e sua qualidade e integridade são vitalmente importantes a todas as formas existentes.

O corpo está composto de trilhões de câmaras chamadas células que comportam líquido.

A qualidade de nossa vida está diretamente ligada à qualidade de nossa água.

Sua forma física adapta-se ao ambiente, assim como energia ou as vibrações do ambiente mudarão sua estrutura molecular.

A água não somente reflete visualmente o ambiente, mas também reflete molecularmente este ambiente.

O Sr. Emoto documentou visualmente estas mudanças moleculares na água por meio de técnicas fotográficas.

Ele congelou gotas de água e examinou-as então sob um microscópio.

Seu trabalho demonstra a diversidade da estrutura molecular da água e do efeito do ambiente sobre a sua estrutura molecular.

A nascente de água pura que jorra da montanha apresenta desenhos geométricos em seus padrões cristalinos

Águas poluídas e tóxicas das áreas industriais e povoadas, apresenta estruturas cristalinas distorcidas.

Estas pesquisas demonstram que a água assimila as vibrações e as energias do ambiente, e a responsabilidade que nos cabe perante seu uso.

APRENDI E DECIDI

Decidi não esperar as oportunidades e sim,eu mesmo buscá-Las.

Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.

Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.

Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.

Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações
e que enfrentá-Las era a única e melhor forma de superá-Las.

Naquele dia,descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tenha sido.

Aprendi que o melhor triunfo que posso ter é ter o direito de chamar a alguém de "Amigo".

Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento,"o amor é uma filosofia de vida".

Aprendi que de nada serve ser luz se não vai iluminar o caminho dos demais.

Naquele dia,aprendi que OS sonhos são somente para fazer-se realidade.

E desde aquele dia já não durmo para descansar
Agora simplesmente durmo para sonhar.

W.Disney

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA

Espiritualidade é um estado de consciência; não é doutrina, não!
É o que se leva dentro do coração.
É o discernimento em ação!
É o amor em profusão.
É a luz nas idéias e equilíbrio na senda.
É o valor consciencial da alegria na jornada.
É a valorização da vida e de todos os aprendizados.
É mais do que só viver; é sentir a vida que pulsa em todas as coisas.
É respeitar a si mesmo, para respeitar o próximo e a natureza.
É ter a plena noção de que nada acaba na morte do corpo, pois a consciência segue além, algures, na eternidade...

É saber disso - com certeza -, e não apenas crer nisso.
É viver isso - com clareza -, sem fraquejar na senda.

É ser um presente, para si mesmo, para os outros e para a própria vida.
Espiritualidade é brilho nos olhos e luz nas mãos.
E isso não depende dessa ou daquela doutrina; depende apenas do próprio despertar espiritual; depende do discernimento consciencial se unir aos sentimentos legais, no equilíbrio das próprias energias, nos atos da vida.

Ah, espiritualidade é qualidade perene; não se perde nem se ganha; apenas é!
É valor interno, que descerra o olhar para o infinito... para além dos sentidos convencionais. É janela espiritual que se abre, dentro de si mesmo, para ver a luz que está em tudo!

Espiritualidade é essa maravilha: o encontro consigo mesmo, em paz.

Espiritualidade é ser feliz, mesmo que ninguém entenda por quê.

É quando você se alegra, só pelo fato de estar vivo!
É quando o seu chacra do coração se abre igual a uma rosa, e você se sente possuído por um amor que não é condicionado a coisa alguma, mas que ama tudo.
É quando você nem sabe explicar porque ama; só sabe que ama.

Espiritualidade não depende de estar na Terra ou no Espaço; de estar solteiro ou casado; de pertencer a esse ou aquele lugar; ou de crer nisso ou naquilo.
É valor de consciência, alcançado por esforço próprio e faz o viver se tornar sadio.

Espiritualidade é apenas isso: SER FELIZ!
Ou, como ensinavam os sábios celtas de outrora:
SER UM PRESENTE!

Wagner Borges

sábado, 25 de outubro de 2008

O PODER DA PALAVRA

Lembre-se:
aquilo que se traduz em palavras vem na realidade a se manifestar.
Conscientize-se que as palavras têm poder criador e as utilize sabiamente.

A palavra tem força criadora, segundo o escritor intelectual Lourenço Prado que nos dá uma aula sobre o poder da palavra.

Diz ele:
Se conhecêsseis o poder de vossas palavras, teríeis grande cuidado nas vossas escritas e conversas.

Bastar-vos-á observardes a reação de vossas palavras para verificardes que elas não voltam vazias.

Por meio das palavras que escreveis ou pronunciais, estais estabelecendo continuamente leis para vós mesmos.

As forças invisíveis agem sempre a favor daquele que está continua e corajosamente avançando para a frente, embora não o saiba.

Em virtude das forças vibratórias das palavras, quando o indivíduo escreve ou fala alguma coisa, começa a atraí-la para si.

Cada palavra que expressais, exerce uma ação na vossa vida pessoal, a qual será a vosso favor ou contra vós, conforme a idéia expressa pela palavra.

Com efeito, cada palavra que emitirdes (da forma que for) é uma expressão, a qual produz uma tendência particular em determinada parte de vossa entidade.

Essa tendência pode manifestar-se em vossa mente, no vosso corpo, na vida química deste último, no plano dos desejos, no caráter, em qualquer de vossas faculdades, vindo em seguida, a produzir seus efeitos materiais

extraído do Jornal NOVO TEMPO

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

RIQUEZA E POBREZA

Os termos riqueza e pobreza não estão relacionados somente com a aquisição ou com a falta de bens materiais.

Há várias formas de riqueza e pobreza.

Uma pessoa milionária, por exemplo, pode ser pobre em afeto e humor.

O termo riqueza refere-se a toda abundância e beleza existentes no universo;

o termo pobreza, a toda falta, a toda limitação e a toda ausência de verdadeiros valores.

A riqueza existe dentro e fora de você, mas só vai se manifestar em sua vida quando você acreditar que tem direito a ela, criando pensamentos prósperos, saudáveis e harmoniosos com a Natureza.

CARÊNCIA

Quem cultiva idéias de insuficiência e de incapacidade,
gera internamente uma carência,
acreditando que somente os outros possam supri-la.

Na verdade, o amor de alguém jamais vai resolver o seu problema.

Carência afetiva é falta de seu próprio amor.

Nós temos necessidades fisiológicas e emocionais básicas.

Quando o corpo não é atendido numa exigência, ele a demonstra de algum modo, causando desconforto, ou sensação de mal-estar.

O mesmo ocorre quando as necessidades emocionais não são atendidas.

Criamos um vazio, um buraco dentro de nós, e julgamos que os outros têm a obrigação de preenchê-lo.

FALANDO DA VIDA COM OTIMISMO

Apesar dos desafios que encontramos nesta vida, há lugar sim para uma atitude otimista, um modo de ver a vida da melhor maneira possível.


Otimismo é um sentimento de impulso, depois do impulso necessitamos de um bom planejamento, perseverança, dedicação, cuidado, aferição de resultados e uma dose de sorte, que normalmente escolhe a porta de pessoas entusiasmadas para bater.

O sábio Salomão também escreveu:

O coração alegre é bom remédio...

Uma pessoa otimista é uma benção ao nosso redor.

Portanto, nós mesmos necessitamos cultivar esta característica em nosso viver.

Alegre-se pelo que tem e anime-se a conseguir o que não tem.

Mesmo diante de obstáculos, tenha sempre uma atitude otimista.

Não seja daquelas pessoas que se estressam por qualquer coisa, e desistem sempre de seus alvos.

Uma atitude otimista é benéfica a nós mesmos, e a todos os que estão ao nosso redor.

Os riscos precisam ser enfrentados, porque o maior fracasso da vida é não arriscar nada.

A pessoa que não arrisca nada, não faz nada, não tem nada, é nada.

Ela pode evitar o sofrimento e a dor, mas não aprende, não sente, não muda, não cresce ou vive.

Presa à sua servidão, ela é uma escrava que teme a liberdade.

Apenas quem arrisca é livre.

O pessimista, queixa-se dos ventos.

O otimista, espera que mudem.

O realista, ajusta as velas.

Rasputin

CARÁTER

Nosso caráter é o que somos, ou seja,
é o resultado dos nossos pensamentos e atitudes.

Somos como um imã que atrai para nós e para nossas
vidas pessoas e situações que se harmonizam com nossos traços marcantes e que repele tudo o que não se afina com eles.

A natureza desse imã é constituída por nós, e nós temos habilidade necessária para modificar esse imã por meio de pensamento.

CONDUTA MORAL

Um dos pilares fundamentais da umbanda é a conduta moral do médium e, quando se fala deste assunto é necessário que observe de fato o que é ter CONDUTA.

O que vemos no meio de nossa religião é uma grande massa de adeptos que levam a crer a mais absurda das máximas “Faça o que os meus guias dizem, mas não faça o que eu faço” Pois é, assim tem sido muitos dos dirigentes e lideres de grupos na umbanda!!!

Irmãos, não podemos continuar desta forma, sendo que o objetivo de nós encarnados é exatamente elevar o espírito e evoluir a moral e, a missão dos mentores é justamente nos encaminhar e orientar para este objetivo.

O médium em suma consciência, deve buscar sempre ser ao máximo o espelho de seus mentores, para que com isto seja feita a tal reforma intima.

Assim, as pessoas que se aproximam dos médiuns para serem ajudadas, também terão a quem se espelhar e poder fazer a sua reforma intima.

Vale lembrar que muitos problemas e aflições da terra ocorrem fatalmente por nossas falhas e defeitos íntimos e poucas vezes ou até raras vezes é por intermédio de macumbarias e feitiçarias.

Espantou-se? Pois espante-se mesmo, pense da seguinte maneira:

Jesus Disse: “Não faça com seu irmão o que não gostaria que fosse feito a ti”, esta lição é muito forte e retrata o que quero dizer.

Se você fala mal de um irmão,automaticamente você dá direito de que alguém fale mal de ti, então, se você deseja o mal a alguém, o mesmo poderá ser desejado a ti, e assim, uma corrente negativa e viciosa se forma.

De que adianta um mentor espiritual em terra orientar um irmão encarnado a deixar de beber álcool, porque esta substância causa dependência física e deturpa o perispirito, atraindo assim, kiumbas e espíritos zombeteiros a perturba-lhe, sendo que, o médium deste mentor é um tremendo “Pé de Cana”.

Contraditório não é???

Agora imagine como esta situação entra na mente deste irmão que foi orientado vendo esta cena. Bem é óbvio que o mesmo vai descrer e assim voltar ao vício.

É aí que o médium deve ter sua conduta moral de acordo com o mentor, claro que todos sem exceção, somos humanos, passivos de erros e tropeços, mas é necessário que nos oferecessem, e não venha com esta conversa de que o guia é o guia e você é você! Os dois devem andar de mãos dadas.

Se espelhem nos Caboclos que nos trazem a Virilidade e Determinação para os objetivos, nos Pretos Velhos que nos apresentam a Humildade e Paciência. Nas crianças que nos mostram a Inocência e o Desinteresse Material... e assim por diante.

Ah!!! Mas não vai se espelhar nos irmãos Exus, estes que em sua manifestação refletem o intimo defeituoso do médium.


“Não esqueçam, você médium é o espelho da Umbanda, depois não reclame”


Matéria Extraída do Jornal de Umbanda Sagrada

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

DIVERSIDADE UMBANDISTA

Podemos observar em conversas de Umbandistas em fóruns ou mesmo no orkut que muitos querem impor seu culto aos outros, achando que somente a sua Umbanda está correta.

Alguns querem enfiar o africanismo goela abaixo dos demais, outros querem a todo o custo impor que o Espiritismo é a base correta, alguns querem convencer os demais que a Umbanda de Saraceni é a correta ou ainda que a Umbanda de Zélio é a única e verdadeira.

Querem transformar a religião num grande campeonato de futebol, onde um time é o melhor que o outro e a paixão elimina a razão.

Devemos tentar ver a umbanda como uma religião criada pelo mundo espiritual e que aproveita os bons exemplos de diversas religiões e que com o passar do tempo, vai aperfeiçoando e aglutinando cada vez mais adeptos justamente por seguir os ensinamentos dos grandes mestres da humanidade que pregaram o amor, a caridade, a tolerância, a humildade, o fazer o bem sem importar-se a quem.

Nossa Religião foi cuidadosamente desenvolvida pelo Mundo Espiritual para trazer evolução aos médiuns participantes e um alento aos seres encarnados que precisam de uma palavra de paz, de esperança e perseverança.

Nunca uma Entidade Espiritual nos transmitiu qual a Umbanda é a correta, qual a Umbanda mais eficiente, qual a Umbanda verdadeira.

Sempre nos dizem que devemos ser médiuns dedicados, que devemos sempre estarmos preparados para ajudar ao próximo, sempre zelando pelo bom nome de nossa Religião, sem esperarmos retribuições de quaisquer formas que não sejam o reconhecimento do mundo espiritual.

Todas as Umbandas são corretas desde que sejam praticadas com dedicação, amor e humildade por que no final ela é uma só.

Devemos lutar com todas as nossas forças justamente para respeitar todas as vertentes e considerá-las como membro de um corpo só.

Umbanda é a religião do presente e do futuro pois a medida que os não simpatizantes vão conhecendo a beleza, a simplicidade de nossa religião, seus corações são envoltos pela magia do amor, da caridade, da humildade e da fé em Deus, e todas as discriminações que hoje a Religião ainda sofre serão dissipadas pela inspiração Divina.

Umbanda é uma só, emanada por Deus.

RENATO DE OXÓSSI

PUBLICADO POR ELE EM:
http://www.povodearuanda.com.br

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

SUPORTAR AS DIFICULDADES

Sabe por que descemos a Terra?
Porque ela é para todos nós uma escola, um paraíso que encontramos por misericórdia de Jesus, o Cristo de Deus. O aluno aprende o que não sabe, e as dificuldades no aprendizado estão justamente nas coisas novas que deve modificar no seu comportamento.

A vida não para; o que fomos ontem já não somos hoje e o que somos hoje poderemos ser o mesmo amanhã. Tudo muda, e muda para melhor; a piora é apenas aparente, pelo desmantelamento da casa velha, para que no mesmo lugar se erga nova residência.

O que chamamos de dificuldades são lições urgentes que a natureza usa para despertar algo de nós, de que tanto precisamos. Por que blasfemar nas dificuldades, se sabemos que elas são passageiras? Se sabemos que Deus é justiça, por que não acreditar na Sua justiça perante todos os acontecimentos da vida? O dia de amanhã é outro dia. Confiemos, pois em torno de nós, em todos os planos de vida, existem testemunhas espirituais, que nos acompanham, registrando nossos procedimentos e nos ajudando a melhorar.

As diferentes ordens dos Espíritos na Terra são reflexos dos diferentes estágios nos planos espirituais, e essas diferenças comprovam que a criação não foi somente de uma vez, continuam a ser criados seres e coisas. Essa diferença nos mostra a justiça: não existem no mundo material o velho e a criança, e no meio deles a juventude? Por que o velho nasceu antes da criança, que também vai ficar velha pelas bênçãos do tempo, passando pela juventude na gradação que lhe é permitida pela natureza? Assim são os Espíritos. Os Anjos, já foram já passaram pelo estágio humano, e descendo na escala, já foram até átomos. No entanto, o Anjo alcançou essa posição somando dificuldades sem conta e tirando delas as lições, compreendendo e respeitando as leis universais criadas por Deus para a devida educação das almas.

Sabemos das dificuldades por que passam as pessoas, mormente nesta época de transição do planeta e da humanidade, mas, fora delas não pode existir ascensão, pelo menos no estágio em que se encontra a humanidade. Quando entendermos os valores das dificuldades, elas cessarão como bruma diante do sol. As lições só permanecem enquanto não aprendemos o que elas conduzem de sabedoria.

Não pensemos que os Espíritos mais evoluídos não passam por dificuldades; são maiores, porém já entendem o porque delas e, no entendimento, elas aliviam suas agressões. Procuremos aurir diante deste aprendizado.

As portas da esperança abrem-se, como por encanto, onde as flores nos convidam para o perfume da vida. Observemos bem que, desde o levantar do leito, as dificuldades se tornarão mais visíveis. São ensejos que o mundo maior nos oferece para que enriqueçamos a vida; quando não a compreendermos, tornam-se empecilho em nossos caminhos. Quando encontramos tudo facilmente, devemos desconfiar que pode haver algo de errado nos trabalhos.

Não desanimemos diante das dificuldades, das perseguições, das injúrias das tempestades, das dificuldades materiais, pois Deus é onisciente e está vendo tudo e Jesus não se esqueceu das ovelhas que o Pai de amor Lhe entregou para conduzir. As dificuldades são correções que entendidas, podem mudar a nossa vida para melhor.

Nos diz o Evangelho que não cai uma folha sequer que não seja da vontade de Deus, nem um fio de cabelo que a Sua majestosa consciência não registre. São trocas de valores que se processam para a nossa paz.

Oferecemos-lhe um beijo no coração, e que esse coração, que tanto amamos, se transforme em flor pulsando em seu peito, mostrando a presença de Deus.

Meditemos nas lições das dificuldades porque elas são o Evangelho em outra dimensão.

LIVRO: Convites aos Corações
AUTOR: João Nunes Maia
DITADO PELO ESPÍRITO: Scheilla

O ÂNIMO DO GUERREIRO

O mais difícil neste mundo é adotar o ânimo e atitude de um guerreiro.

De nada serve ficar triste, queixar-se, sentir-se injustiçado, e aceitar que alguém está nos fazendo algo negativo.

Ninguém está fazendo nada, muito menos a um guerreiro.

Não importa como fomos criados. O que determina nosso modo de agir é a maneira como administramos a nossa vontade.

Um homem é a soma de todas as suas vontades, que determinam sua maneira de viver e morrer. A vontade é algo que se adquire mas para isso é necessário lutar a vida inteira.

Desde o instante em que nascemos, as pessoas nos dizem que o mundo é assim, ou assado, desta ou daquela maneira.

É natural que durante um certo período terminemos por acreditar naquilo que nos dizem. Mas logo precisamos deixar estes conceitos de lado, e descobrir nossa própria maneira de ver a realidade.

A humildade de um guerreiro não é a mesma humildade de um homem servil.

O guerreiro não abaixa a cabeça para ninguém, mas tampouco permite que alguém se incline diante dele.

O homem servil, por outro lado, se ajoelha diante de qualquer pessoa que considere mais poderosa, e exige que as pessoas sob seu comando tenham o mesmo comportamento diante dele.

O mal das palavras é que elas nos fazem nos sentir com se estivéssemos iluminados, compreendendo tudo. Mas, quando nos viramos e enfrentamos o mundo, vemos que a realidade é completamente diferente daquilo que discutimos ou escutamos. Por causa disso, um guerreiro procura agir, e não perde seu tempo em conversas inúteis.

Através da ação, ele descobre o significado do que se passa no seu dia-a-dia, toma decisões criativas e originais.

O homem comum pensa que entregar-se às suas dúvidas e às suas preocupações é um sinal de sensibilidade, de espiritualidade.

Agindo assim, fica distante do verdadeiro sentido da vida, pois sua razão diminuta o converte no santo ou no monstro que imagina ser, e antes que se dê conta, está preso na armadilha que criou para si mesmo.

Este tipo de gente adora que alguém lhes diga o que deve fazer, mas gosta mais ainda de não seguir os bons conselhos só para aborrecer a alma generosa que, em dado momento, preocupou-se com ele.

Só o guerreiro pode suportar o caminho do conhecimento.

Um guerreiro não se queixa nem se lamenta de nada, não acha que os desafios são bons ou maus.

Os desafios são simplesmente desafios.

O mundo é insondável e misterioso e assim somos todos nós.

A arte do guerreiro consiste em equilibrar o terror de ser um homem, com a maravilha de ser um homem

Autor Desconhecido

SOLIDARIEDADE MEDIÚNICA

Alguns homens, apesar de apresentarem indícios típicos da necessidade de trabalho espiritual, descartam essa possibilidade por comodismo ou por receio de serem alvos de críticas. Sabem da missão que têm pela frente, porém preferem ficar à margem dos acontecimentos, agradando amigos e familiares que não acreditam naquele compromisso.

Tal situação se constitui em grave decisão, porque o indivíduo não está demonstrando humildade para acatar o que a evidência lhe apresenta. Deixando escapar preciosa oportunidade para preencher sua encarnação com o trabalho evolutivo.

Por outro lado, quanto à parte da materialidade, esse mesmo indivíduo poderá ser contemplado com farta quantidade de bens e riquezas. Dando-lhe a impressão de que Deus lhe concede Suas bênçãos de qualquer maneira, trabalhe ele ou não com a esfera mediúnica. Realmente Deus sempre concede Suas bênçãos, e Seus filhos não as entendem muitas vezes, porém não significa dizer que seja uma concordância pelo que fazem.

O que precisa ficar entendido é que o não cumprimento do dever mediúnico nem sempre resulta em disfunções imediatas da saúde ou perdas acentuadas no plano material, como em geral ocorre. Pelo contrário, em muitas ocasiões a situação será acompanhada de profundo bem estar em termos de riquezas materiais.

O mais importante é que o médium se conscientize de seu dever, vendo a situação não como um favor que prestaria, mas como um compromisso com ele mesmo. Também, não se trata de uma forma de melhorar sua vida material, mas uma chance que lhe está sendo aberta pela misericórdia de Deus, para que exercite a caridade. E isso tem que ser concretizado com o concurso do livre-arbítrio consciente.

Caso, no entanto, prossiga na omissão, esse médium tende a ter uma velhice infeliz, com os problemas sobressaindo no final da existência. Principalmente aqueles relacionados à saúde, à solidão e ao desprezo. Pois foram essas as sementes que ele plantou ao descartar-se da solidariedade mediúnica, trazendo prejuízos para a sua encarnação.
Portanto, cada homem precisa saber que ser solidário na vida é um ato de humanidade necessário à integração do amor e da caridade no cotidiano. Porém, essencialmente ser solidário em termos mediúnicos, é um atributo que se trata exclusivamente de seu aprendizado no crescimento espiritual. Pois ambas as solidariedades são independentes, entretanto complementares no caminho da evolução. E a solidariedade mediúnica está associada não apenas à caridade em si, mas acentuadamente, com relevância, no que concerne às próprias imperfeições do homem. As quais o conduziram àquela encarnação para que pudesse curá-las.

Mensagem psicografada por Hur-Than de Shidha, a ser publicada no livro
"SOBRE A MEDIUNIDADE"
(DIREITOS INTEGRAIS GRACIOSAMENTE CEDIDOS PELO AUTOR PARA A EDITORA DO CONHECIMENTO)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

AJUDA-ME A SER FELIZ!

Jesus amado,sei que vivo em um mundo de provas e expiações e onde a felicidade não é possível senão por breves momentos.

Na dificuldade do dia a dia,percebo o quanto eu me esforço para alcançá-la,lançando mão,para isso,de todos os recursos possíveis,de todas as armas,de todos os ardis,sempre em vão.

A felicidade,Senhor,chega aos pedaços,sem avisar e se vai inteira,sem adeus,sem se importar com o que eu faço para retê-la no coração!.

Nunca consigo alcançá-la,do modo como eu gostaria.

Por isso,peço-lhe,Jesus,me ajude a ser feliz conforme tua orientação e não conforme meus desejos. Mostre-me onde está a felicidade e dê-me forças para conquistá-la;diga-me o que devo fazer para ser feliz nesta vida e de que modo devo proceder para afastar o tédio,a tristeza e o desencanto que não deixam meu coração em paz!.

Apenas sei que não posso prosseguir assim,entre a luz e a sombra,sem sentir prazer maior no que faço,sem encantar-me com quase nada,sem sorrir,sem experimentar emoções maiores e melhores,sem ser eu mesmo em momento algum!.

Pressinto em mim,Jesus,que posso muito mais do que tenho feito; que sou capaz de amar infinitamente,de sorrir e contagiar,de ter e conquistar,de encantar e me encantar,de ser alguém capaz de amar e ser amado e só por isso,dar e receber felicidade.

Mas preciso de auxílio,de sua mão para o primeiro passo.

Ajuda-me a ser feliz,Senhor!

Abre-me o coração à simplicidade e à caridade;me faz dócil ao teu comando,que é sempre o meu melhor bem,e me ampara o entendimento ainda tão frágil.

Mostre-me onde está a felicidade real e desvia meus olhos do poder das fortunas,da tentação dos corpos,do vício das paixões,das artimanhas do consumismo,da ilusão do mundo!.

Ampara-me,Jesus amado,para que eu possa experimentar desde já,senão a felicidade que desejo,ao menos a paz e o contentamento que percebo inalteráveis naqueles que te seguem,e que assim o são porque aceitam a felicidade que Tu lhes dás!.

Assim seja

CURA

"Os médicos devem proceder à sua missão de curar, aplicando à matéria as
leis de Deus", dizia Sri Yukteswar.

Mas exaltava a superioridade da terapia mental e repetia com freqüência:
"A sabedoria é o maior depurativo".

Doenças físicas ou mentais renitentes têm sempre uma raiz profunda no
subconsciente.

A doença poderá ser curada arrancando-se essas raízes escondidas.

É por isso que todas as afirmações da mente consciente devem ser suficientemente impressivas para permear o subconsciente, o qual, de volta, automaticamente influencia a mente consciente.

Fortes afirmações conscientes então reagem sobre a mente e o corpo através da mediação do subconsciente.

Afirmações ainda mais fortes alcançam não somente o subconsciente, mas também a mente superconsciente - o depósito mágico dos poderes miraculosos.

O corpo é um amigo traiçoeiro.

Dê-lhe o que é devido; nada mais.

Dor e prazer são transitórios; suporte todas as dualidades com calma, tentando,
ao mesmo tempo, colocar-se acima do poder de ambas.

A imaginação é a porta pela qual penetram tanto a enfermidade quanto a cura.
Não acredite na realidade da doença, mesmo quando estiver doente;
um visitante inadmitido baterá em retirada.

Obedeça as leis de Deus sobre higiene.

A higiene mental de manter a mente pura é superior à higiene física, mas esta última é importante e não deve ser negligenciada.

Não viva, contudo, sob regras tão rígidas a ponto de ficar perturbado ao menor desvio dos seus hábitos costumeiros.

A mente é o comandante que governa o corpo.

Devemos sempre evitar sugerir à mente pensamentos de limitações humanas, tais como doença, velhice e morte.

Em vez disso, a mente deveria ser alimentada contantemente com essa verdade:
"Eu sou o Infinito, que se tornou um corpo.

O corpo, como manifestação do Espírito, é o Espírito eternamente jovem".

A fé em Deus, absoluta e incondicional, é o método mais eficaz para uma
cura instantânea.

Fazer um esforço constante para despertar este tipo de fé é a maior e mais gratificante obrigação do homem.

Ó Espírito, ensina-nos a curar o corpo, revitalizando-o com Tua energia
cósmica; a curar a mente, com concentração e alegria; e a curar a doença
da ignorância da alma, com o remédio divino da meditação em Ti.

Paramahansa Yogananda

VIDA FELIZ

Num dia extenso com 24 horas, reserva alguns momentos à reflexão.

Quem caminha sem meditar, perde o contato consigo mesmo.

Encurralado nos ponteiros do relógio, ou disparado à frente deles, ou vagarosamente após eles, aturde-se, esquecendo o rumo ...

É indispensável ao êxito fazer periódica revisão de metas e de ações.

Usando a reflexão, repassarás os equívocos e terás tempo de repará-las,
reprogramarás os deveres e te renovarás com mais facilidade.

Fala menos, dorme um pouco menos e medita mais.

Minutos que desperdiças, se os usares para a meditação, se transformarão em pontos luminosos do teu dia.

Psicografia: Divaldo Pereira Franco
Pelo Espírito: Joanna de Ângelis

P.S. MEDITAÇÃO
"O silênciio e o isolamento são segredo do êxito.
Nessa vida moderna de atividade, só há um modo de afastar-se das exigências incessantes:
fugir delas de vez em quando"

ZÊLO DO BEM

"E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?"- (I Pedro, 3:13.)

Temer os que praticam o mal é demonstrar que o bem ainda não se nos radicou na alma convenientemente.

A interrogação de Pedro reveste-se de enorme sentido.

Se existe sólido propósito do bem nos teus caminhos, se és cuidadoso em sua prática, quem mobilizará tamanho poder para anular as edificações de Deus?

O problema reside, entretanto, na necessidade de entendimento.

Somos ainda incapazes de examinar todos os aspectos de uma questão, todos os contornos de uma paisagem.

O que hoje nos parece a felicidade real pode ser amanhã cruel desengano.

Nossos desejos humanos modificam-se aos jorros purificadores da fonte evolutiva.

Urge, pois, afeiçoarmo-nos à lei Divina, refletir-lhe os princípios sagrados e submeter-nos aos Superiores Desígnios, trabalhando incessantemente para o bem, onde estivermos.

Os melindres pessoais, as falsas necessidades, os preconceitos cristalizados, operam muita vez a cegueira do espírito.

Procedem daí imensos desastres para todos os que guardam a intenção de bem fazer, dando ouvidos, porém, ao personalismo inferior.

Quem cultiva a obediência ao Pai, no coração, sabe encontrar as oportunidades de construir com o seu amor.

Os que alcançam, portanto, a compreensão legítima não podem temer o mal.

Nunca se perdem na secura da exigência nem nos desvios do sentimentalismo.

Para essas almas, que encontraram no íntimo de si próprias o prazer de servir sem indagar, os insucessos, as provas, as enfermidades e os obstáculos são simplesmente novas decisões das Forças Divinas, relativamente à tarefa que lhes dizem respeito, destinadas a conduzi-las para a vida maior.

Mensagem extraída do Livro; "Caminho, Verdade e Vida"
Psicografia: Francisco Cândido Xavier
Pelo Espírito: Emmanuel

A ARTE DE COMER BEM

Se você está sentado à mesa,e comendo, e você come restritamente
e sua fome permanece, então você continuará a pensar sobre comida
o dia inteiro.
Você pode tentar jejuar e você verá: você continuamente
pensará sobre comida. Mas se você comer bem...
E quando eu digo co-
mer bem, não quero dizer apenas que você tenha enchido seu estômago
isso não quer dizer necessariamente que você tenha comido bem.
Você pode ter ser se recheado.
Mas comer bem é uma arte.
Não é apenas encher o estômago.
É uma grande arte: saborear a comida, sentir os aromas
da comida, tocar a comida, mastigar a comida, digerir a comida, e digeri-la
como alguma coisa divina. Ela é divina; é um presente do divino.

Os hindus dizem: Anam Brahma, a comida é divina.
Assim, com profundo respeito você come, e enquanto estiver comendo,
esqueça-se de tudo, porque isso é uma prece.
Uma prece existencial.
Você está comendo o divino e o divino irá lhe dar o nutrimento.
É um presente a ser aceito com profundo amor e gratidão.
E não empanturre o corpo, porque empanturrar o corpo é ser anti-corpo.
É o outro pólo.
Há pessoas que têm obsessão por jejum, e há pessoas que têm obsessão em se empanturrar.
Ambos estão errados, porque nos dois casos o corpo perde o equilíbrio.

Um verdadeiro amante do corpo come somente até o ponto onde o corpo
se sente perfeitamente calmo, equilibrado, tranqüilo;
onde o corpo não se sente nem inclinando-se para a direita nem inclinando-se para a esquerda, mas exatamente no meio.
É uma arte, compreender a linguagem do corpo, compreender a linguagem do seu estômago, compreender o que é necessário, dar somente aquilo que é necessário, e dar de uma maneira artística, de uma forma estética.

Os animais comem, o homem come.
Então qual é a diferença?
O homem
faz do ato de comer uma grande experiência estética.
Qual é o sentido de se ter uma bela mesa de jantar?
Qual o sentido de se ter velas acesas à mesa?
Qual é o sentido de se convidar amigos para virem participar?

É fazer daquilo uma arte, não apenas um enchimento do estômago.

Mas esses são sinais externos da arte;
os sinais internos se referem à compreensão da linguagem do seu corpo:
ouvi-lo, ser sensível às suas necessidades.
E então você come; e, então, o dia todo, de modo algum, você
se lembrará de comida.
Somente quando o corpo estiver com fome novamente, a lembrança virá.
Então ela é natural.

(Osho)

TRANQUILIDADE

1. Comece o dia na luz da oração.
O amor de Deus nunca falha.

2. Aceite qualquer dificuldade sem discutir.
Hoje é o tempo de fazer o melhor.

3. Trabalhe com alegria.
O preguiçoso, ainda mesmo que se mostre num pedestal de ouro maciço, é um cadáver que pensa.

4. Faça o bem o quanto possa.
Cada criatura transita entre as própias criações.

5. Valorize os minutos.
Tudo volta, com exceção da hora perdida.

6. Aprenda a obedecer no culto das própias obrigações.
Se você não acredita na disciplina, observe um carro sem freio.

7. Estime a simplicidade.
O luxo é o mausoleú dos que se avizinham da morte.

8. Perdoe sem condições.
Irritar-se é o melhor processo de perder.

9. Use a gentileza, mas, de modo especial dentro daprópia casa.
Experimente atender os familiares como você trata as visitas.

10. Em favor de sua paz conserve a fidelidade a si mesmo.
Lembre-se de que, no dia do Calvário, a massa aplaudia a causa triunfante dos crucificadores, mas o Cristo solitário e vencido, era a causa de Deus.

André Luiz/Chico Xavier.
Livro - "O Espírito de Verdade

PRECEITOS DE SAÚDE

1- Guarde o coração em paz, à frente de todas situaçoes e de todas as coisas.
Todos os patrimônios da vida pertencem a Deus.

2- Apóie-se no dever rigorosamente cumprido.
Não há equilíbrio físico sem harmonia espíritual.

3- Cultive o hábito da oração.
A prece é luz na defesa do corpo e da alma.

4- Ocupe o seu tempo disponível com o trabalho proveitoso, sem esquecer o descanso imprescídivel ao justo refazimento.
A sugestão das trevas chega até nós pela hora vazia.

5- Estude sempre.
A renovação das idéias favorece a renovação do espírito.

6- Evite a cólera.
Enraivecer-se é animalizar-se, caindo nas sombras de baixo nível.

7- Fuja à maladicência.
O lodo agitado atinge quem o evolve.

8- Sempre que possível, respire a longos haustos e não olvide o banho diário, ainda que ligeiro.
O ar puro é precioso alimento e a limpeza é simples obrigação.

9- Coma pouco.
A criatura sensata come para viver, enquanto a criatura imprudente vive para comer.

10- Use a paciência e o perdão infatigalvemente.
Todos nós temos caridosamente tolerados pela Bondade Divina, milhões de vezes e conservar o coração no vinagre da intolerância é provocar a própia queda na morte inútil.

André Luiz/Médium: Chico Xavier

PACIÊNCIA E CARIDADE

Caridade sem paciência pode converter-se em agressividade destruidora.

Paciência sem caridade pode transformar-se em cáculo egoísta.

A caridade, é acima de tudo, filha dileta da paciência nascida da boa vontade e compreensão.

A Caridade material ameniza a dor do faminto e a consciência do caridoso,

A Caridade moral acaba com a fome e eleva o caridoso a plenitude.



Emmanuel - psicografia do Médium Francisco C. Xavier.
do Livro: "Perante Jesus"

BENZIMENTO

Pratica das mais antigas também conhecida como rezar...
as rezadeiras ou benzedeiras... muitas vezes eram o pronto socorro das crianças e de toda a familia onde a assistência médica era precária e acessivel apenas aos privilegiados finaceiramente.

Hoje em dia essa prática quase não mais existe, nas grandes cidades.
Mas em interiores ainda há um número muito grande de benzedeiras.

E como é o mecanismo das benzeduras?
É dom?
São pessoas mediunizadas, médiuns, dotadas de capacidades especiais ?

O benzedor é a pessoa que movimenta forças curadoras em favor de outrem.
Descrever o benzimento é o mesmo que descrever a positividade do bem.

A força do benzimento está na vontade firme de se fazer o bem.
Pois através da vontade no bem, criamos um campo fluidico cheio de magnetismo benéfico , repleto de agentes restauradores de forças e energias gastas, que ao serem repostas, atuam na reparação dos males que se instalaram.

BENZER É TAMBÉM LIMPAR OS FLUIDOS NOCIVOS

Existem um grande número de senhoras, chamadas benzedeiras, que aplicam passes em crianças recém-nascidas que apresentam uma contaminação fluídica, popularmente chamada "quebranto" ou "mau olhado".
O problema da criança acontece quando pessoas adultas, que possuem uma atmosfera fluídica mal sã, ficam com a criança no colo por muito tempo.
A energia ruim que circunda a pessoa contamina a atmosfera espiritual da criança.
Isso deixa o bebê irritado, prejudica o seu sono e em certas situações pode causar desarranjos orgânicos.
Depois de alguns benzimentos, normalmente a criança afetada volta à sua normalidade.
Nada se faz demais, a não ser derramar o fluido salutar sobre a atmosfera malsã da criança, limpando-a dos fluidos nocivos.

Os benzedores enfeixam as energias que flutuam no ambiente onde eles atual e projetam sobre os enfermos, cujo êxito de cura depende da maior ou menor receptividade psíquica dos mesmos.
O benzedor, age à maneira de um condensador vivo dos maus fluidos alheios, espécie de imã da sujeira do próximo. O benzedor atrai o "mal" para si ou para seus objetos/plantas.

É comum as benzedeiras usarem instrumentos como condensadores dos fluidos novisos das pessoas. Geralmente é um copo com água, ervas como arruda, guiné, alecrim (muito usada para crianças), aroeira, terços, e outros apetrechos herdados do misticismo de catoliscismo popular.

Os benzedores afirmam que estão "limpando" o paciente, mas na verdade o que fizeram foi agir com o pensamento, atraindo o fluido nocivo para a sua própria atmosfera psíquica ou para os objetos usados/plantas no benzimento que funcionam como captadores destes fluidos.

É TUDO UMA QUESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO DE ONDAS RAIOS, VIBRAÇÕES E FREQUÊNCIAS ENERGÉTICAS

Embora a medicina oficial considerar superstição a terapêutica exótica do benzimento, em verdade, ele chicoteia e desintegra os fluidos virulentos que nutrem os vírus de certas infecções.
Como o eczema, o cobreiro entre outras infecções características da epiderme, que se alastram de forma eruptiva.
Sob o comando espiritual do benzedor, a aura etérica dos vegetais tóxicos e queimantes, como a pimenteira-brava, atua no fluido mórbido e ardente do eczema ou cobreiro, desintegrando-os pelos impactos magnéticos e os absorve.

Extinto o terreno doentio fluídico, que alimentava os germens infecciosos, estes então desaparecem por falta de nutrição apropriada.

Após o benzimento, em que o galho da pimenteira-brava absorve o fluído doente do cobreiro ou eczema, o benzedor manda o paciente enterrá-lo, o qual, à semelhança de um “fio-terra”, descarrega no solo a carga tóxica ali aderida

UTILIZAÇÃO DE GALHOS DE ARRUDA OU DE OUTRAS ERVAS OU OBJETOS AJUDAM NO BENZIMENTO ?


O dom ou a faculdade de curativa é inerente ao benzedor, a preferência por certo objeto, erva, ou certa gesticulação, serve-lhe de catalizador do próprio benzimento.
Varia de uma benzedeira para outra, quanto ao uso de certos ingredientes ou sistema de operar.

Encontramos a Preta Velha que benze utilizando-se de galhos de arruda, ou palha benta, esconjurando os fluidos ruins e fazendo cruzes sobre o paciente;
Também encontramos outras benzedeiras que usam de rosário, escapulário, talismã ou bolsinha de oração;

E ainda outras que benzem cruzando o corpo do enfermo com objetos de aço para atrair os maus fluidos, cujos objetos depois ele os lança na água corrente.

Algumas benzedeiras cortam fios de linhas sobre pires de água para eliminar vermes das crianças; Outras benzem com fragmentos de carvão fazendo a diagnose do paciente conforme o comportamento dos mesmos no líquido; Nos terreiros, os pretos velhos sopram fumaça do cachimbo ou do charuto sobre os enfermos, para limpas as cargas malévolas.

QUEM PODE SER UM BENZEDOR?

Todos nós estamos impregnados de forças curativas e poderíamos operar verdadeiros milagres.
Diante da dor alheia, não hesites na prática da mediunidade curadora, pois todo gesto de bondade inspira o concurso dos benfeitores espirituais.
A mediunidade de cura se expressa na palavra amiga que consola e estimula; no gesto fraterno que ampara e reconforta; no passe magnético que restaura as energias fisio-psíquicas desgastadas; e na fluidificação de água cristalina que se converte em energia medicamentosa para enfermos do corpo e da alma.

Não achemos que curadores sejam apenas alguns indivíduos predestinados.
Curar com Jesus é um simples ato de amor, espontâneo e acessível a todos os homens de boa vontade.

Claro que necessitamos de algumas condições básicas:

Coração puro, livre de sentimentos maus;
Ter a mente pura, livre de pensamentos maus;
Desejo sincero de ajudar,

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A MAGIA NA UMBANDA

Uma das características da Umbanda que contribui fortemente para gerar polêmicas entre nossos irmãos de outros credos é a utilização que a Umbanda faz da Magia.

Todo ritual de Umbanda é um ritual de magia, desde as giras nas tendas, barracões e terreiros de Umbanda, até os rituais juntos a natureza (cachoeiras, mares e matas), sem contar os inúmeros despachos, cruzamentos ou benzimentos, ervas, velas, pontos cantados e riscados.

Não há como separar o aspecto magístico do religioso na Umbanda.

Mas o que é magia? Dependendo de que se acredita, magia pode ser conceituada de diversas formas e aqui procuraremos defini-la como sendo a instituição, através de práticas, ritos e palavras, que estuda e manipula energias sutis, imperceptíveis no meio físico, visando obter resultados perceptíveis, dando ao homem domínio sobre a natureza.

A Ignorância é a mãe de todos os males.

A ignorância a respeito da magia induz o homem a 3 possíveis erros:

- A incredulidade mediante a superficialidade de seus conhecimentos;

- O temor ante o desconhecido, que paraliza e dificulta sua ação;

- A superstição que é a ignorância manipulando o desconhecido, que por não entender a estrutura da magia pode distorcer a realidade e levar ao erro.

A mentalidade vaidosa e arrogante não se reconhece ignorante, ela emite seus julgamentos precipitados a acerca da magia tendo por base para sua avaliação os truques circenses que sabidamente são técnicas ilusionistas de entretenimento. A mente vaidosa ignora os mecanismos ocultos da magia verdadeira e conclui que tudo não passa de truque ou sugestões feitos na tentativa de enganá-lo. Este modo é típico de mentalidades materialistas, que nega o mundo astral por não conceber nada que possa ser superior a sua arrogância.

Já a ignorância de pessoa portadoras de uma fé muito grande pode acarretar o oposto.

Por desconhecerem os fundamentos e os mecanismos da magia, entretanto conhecendo e aceitando seus efeitos passam a temê-las como algo maligno e ameaçador.

Estas pessoas podem atribuir um valor exagerado ao poder da magia e sua credulidade poderá torná-las vítimas de magos negros sem escrúpulos.

Rejeitar ou temer exageradamente a ação da magia são atitudes passivas da ignorância do arcabouço da magia, entretanto a superstição nasce das tentativas de fazer uso da magia sem ter as credenciais necessárias para tal intento.

É como a criança a brincar de médico, a brincadeira pode revelar uma vocação, mas de forma alguma estará ela, sem concluir seus estudos, apta a exercer a medicina.

Magia na Lei de Umbanda.

Muitos sistemas de magia pregam a total liberdade do homem em busca do domínio da Magia, alguns enunciam em sua lei: Faça o que quiseres, pois esta é a Lei.

Isto significa que não existem limites e que o homem estaria acima do bem e do mal e aquele que possuir o conhecimento necessário estaria liberado a usá-lo sem o menor pudor e ética.

Na Lei de Umbanda, não é assim que ocorre. Existem as Leis Maiores, estabelecidas por Deus.

O Criador é infinitamente maior que a criatura. Temos sim a Lei de Livre-Arbítrio, somos livres para fazer o que quisermos, mas por outro lado é necessário responsabilidade por nossos atos.

Nosso livre arbítrio é ajuizado pela Lei do Carma, ou ação e reação e tudo que fizermos ao próximo receberemos a reação. "Fazei aos outros o que desejais que vos façam".

Esta é a nossa Lei, sendo assim sistema mágico de Umbanda é basicamente um culto religioso de "Magia Branca", entendendo Magia Branca como uma modalidade de magia atrelada à ética, ou melhor, de magia subordinada à caridade.

FONTE LUZ DA UMBANDA

SER MÉDIUM É UM PRIVILÉGIO

Ser médium é um privilégio que traz responsabilidade!

O médium necessita dar boa condição à incorporação do seu Guia através da sua formação moral, de bons pensamentos e boas atitudes.

A vida nos dá oportunidades diariamente para revelarmos essas condições: com os amigos, com os vizinhos, com os familiares e até com os inimigos, pois precisamos contar até dez antes de respondermos à uma ofensa.

Normalmente dizemos: Eu não aturo desaforos, quando deveria ser dado ao desafeto, uma palavra boa, um bom pensamento, isso quase ninguém faz. Até os animais sentem a energia de um pensamento positivo, pois só o amor é capaz de abrandar as feras.
Se não houver no médium esse sentido de amor universal, nunca será um bom médium.

Poderá ser pontual no trabalho, mas é duvidoso dizer que o espírito que dele se aproxima seja um espírito de luz, pois poderá ser um espírito terra-a-terra igual a ele.

Umbanda não é só o trabalho de Terreiro e existe muita coisa que se faz e que só pode ser ensinado aos médiuns que já estejam preparados e em condições para receber, do contrário seria o mesmo que colocar uma arma nas mãos de quem não sabe manejá-la.

Uma Entidade não pode transferir seus conhecimentos sem que haja muita segurança.

O grande obstáculo à aquisição dessa segurança é a vaidade. Grande parcela de médiuns querem ser os tais, procurando terreiros onde eles possam aparecer; isso é muito perigoso.

O médium precisa ser amparado, orientado e lapidado.

Mas como se pode preparar totalmente um médium se o mesmo não tem condições morais para tal?

Como se pode dar conhecimentos mágicos a um médium que tem ódio no coração, que não conhece o perdão, que não sabe amar?

Todos têm o direito de não concordarem com determinados fatos que ocorrem dentro do terreiro; é permitido discordar do próprio Guia Chefe (desde que tenham razão).

Na parte material, os médiuns têm o direito e dever de expor os problemas, de dizer honestamente aquilo que não estão gostando, que não está certo.

Pois isso é uma crítica honesta, leal e construtiva. Mas a crítica que se faz nos bastidores, têm o sentido de destruir.

Muito mais honesto é falar de frente do que criticar negativamente, às ocultas.

Quanto à parte espiritual, não se pode aceitar que os médiuns venham a se destruir, que um ache que o outro é negativo, que é fraco. Isso é amor? Isso é fraternidade?

Se quiserem vencer dentro de um grupo mediúnico é através da união, da fraternidade e do amor.

E mais:

O médium deve zelar pelo seu procedimento moral e também pela higiene do seu corpo que seu Guia irá utilizar.

Há banhos que os médiuns em desenvolvimento necessitam tomar. São forças que são atraídas para fortalecer a mediunidade.

É a parte externa. A parte interna é a formação do sentimento, do caráter.

Há necessidade de se atrair as forças da natureza através dos Orixás.

Mas é difícil fazer isso isoladamente se o médium não tiver a consciência desperta para a vida espiritual. É preferível que os trabalhos junto à natureza sejam feitos em grupo comandados por quem tenha condições para tal.

Não adianta fazer feitiço sem ser feiticeiro. Feiticeiro é quem sabe usar a força mental.

Refiro-me ao mago branco e a magia das forças positivas da natureza. A outra magia que existe, não vale a pena aprender.

Não é correndo de um terreiro para outro que o médium aumenta sua espiritualidade.

É o sentimento de dever cumprido do médium para consigo mesmo e para com o seu Guia.

Dê o contingente de valor ao seu Guia, procure elevar-se cada vez mais para que ele possa utilizá-lo como aparelho, para o bem do seu próximo!

O médium consciente ouve e percebe que o que vai falar não é seu, que há uma inspiração dentro dele, uma força que o dirige.

Ele é apenas um veículo dessa força. Ele se engrandece pela honestidade dos seus propósitos.


Autora:- Fátima Damas é Diretora Executiva da CEUB
- Congregação Espírita Umbandista do Brasil, que tem a sua sede no Rio de Janeiro.

domingo, 19 de outubro de 2008

O TERREIRO

A Umbanda é simples!... mas não basta apenas boa intenção.

O Terreiro está à nossa volta, em todas as coisas que vemos e não vemos.

Entretanto, devido a nossa realidade humana e encarnada, vivendo no mundo da forma, existem Templos como referência para as coisas divinas. Estes, fisicamente, poderão ser grandes, pequenos, belos, "feios", como várias denominações. Não importa! O que importa é o conteúdo e, mais ainda, o conteúdo das pessoas que ali trabalham.

Grande parte do contingente dos militantes do Movimento Umbandista, especialmente os mais novos, trazem consigo muitas indagações, tais como: Por que estou aqui? O que estou fazendo aqui? Por que uso isto ou aquilo? Como estou fazendo? Qual é o meu papel aqui? Quem realmente está acontecendo?

Enfim, somam-se a estas outras questões sobre o seu posicionamento ou mesmo comprometimento com a corrente e a própria Umbanda. E, arriscaria em dizer que não é privilégio dos mais novos, pois no fundo mesmo, muitos veteranos carregam alguns pontinhos de dúvidas.

Entre a vontade e a determinação, entre a intenção e a ação e entre a possibilidade e a realidade, existem grandes distâncias e, por conseguinte, dizer o que todos deveriam realizar seria complicado, assim, recomendaria que num primeiro instante se pensasse sobre o assunto, no sentido de despertar as suas consciências para o assunto, realizando para si mesmo, as seguintes perguntas:

Compreendo a Umbanda?
Estou me esforçando em assimilar os conceitos essenciais da Umbanda?
O que vivencio é por vontade própria ou porque alguém me recomendou?
Estou cônscio de minha responsabilidade?
Sinto-me bem ou incomodado neste contexto?
Estou mais preocupado com a forma?

Estas e outras questões pululam em muitas cabeças, mas o certo é que nada acontece por ordem do acaso.

Tem solução? - Claro que sim!

Estas questões são simples. Elas podem ser respondidas pelos pensamentos, sentimentos e ações. Quando não conhecemos algo, temos dúvidas ou incertezas, o que normalmente fazemos? Procuramos entender sobre aquilo através da observação, da análise e da aquisição do conhecimento.

Logo, será prudente e realmente interessante pesquisar sobre o assunto, através da literatura existente, na observação de grupos que realizam trabalhos semelhantes, no esclarecimento junto aos que já saíram na frente, mas não caindo nas contradições daquele velho ditado do "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço", para não ficar no deslumbre, distanciando-se da realidade que está à porta de todos.

Afinal, para os milhares de graus de entendimentos, com certeza haverá uma situação em que você estará mais afinado. Para se ter um exemplo, quando conhecidos me perguntam que caminho espiritual devem seguir, digo-lhes para respeitarem as suas próprias consciências, examinando o que puderem.

Normalmente acham o que procuram! E, observo para que não fiquem limitados à apenas a uma linha de pensamento pois se percebermos a Umbanda como sendo a Síntese, com uma visão universalista, temos de levar em consideração todo o conhecimento humano relativo à religião, filosofia, ciências e artes, as duas últimas arquetipais, respeitando princípios e valores, pois todos carregam nas suas verdades relativas, um pedacinho da Grande Verdade Absoluta.

Existe uma vasta literatura sobre a Umbanda, da mais simples a mais complexa. Estude-as!

Assim, você terá certeza sobre o ser ou estar inserido no contexto. Mas não se esqueça de que a determinação em realizá-lo é fundamental.

Não adianta comprar um livro e deixá-lo sob o travesseiro para entrar por osmose, tem de estudá-lo afim de compreender o que o autor está tentando transmitir.

Observo que muitos quando buscam uma literatura ou revista, estão mais preocupados em conhecer aquelas "fórmulas mágicas" do que os valores e princípios básicos.

Agora, duro mesmo é você estar em um lugar fazendo coisas que todo mundo faz, mas não tendo a mínima idéia da finalidade do que está sendo feito. Pergunte!

A responsabilidade sobre as decisões e ações não cabe à terceiros.

Somos responsáveis por nossos atos.

Dizer que mandaram fazer e você faz sem entender ou questionar, não é racional.

Eu não vi ninguém saltar de um prédio por que alguém disse que era para fazer.

Em decorrência disto, muitos ficam incomodados e insatisfeitos não se permitindo evoluírem.

Portanto, pratique uma fé racionalizada ou mesmo uma razão sentimentalizada, refletindo sobre os dogmas e paradigma, afinal, todos os seres encarnados os tem, pois sempre defenderão que

"a sua verdade é inquestionável".

Postado por Renato de Oxóssi

INFLUÊNCIAS - UMBANDA X ASSITÊNCIA

Duas questões polêmicas nas quais as casas de Umbanda estão envolvidas sobre a assistência é qual o papel de fato da Umbanda na vida das pessoas que freqüentam seus rituais e ao mesmo tempo, qual deve ser a postura de uma pessoa enquanto participante da assistência em um ritual de Umbanda.

Estas duas questões, acredito, guardam íntima relação entre si.A primeira questão tenta descobrir como as pessoas que participam de assistências de cultos de Umbanda, vêem esses cultos e a própria Umbanda.

O que destes cultos e das vivências neles apreendidas, elas levam para suas vidas quotidianas?

Como essas pessoas se definem em termos de religião?

É certo que não podemos generalizar.

Assim como em qualquer coletividade, também em uma assistência estarão presentes pessoas com pensamentos, anseios e posturas diferentes.

Mas a questão que se impõe é se é necessário que essas pessoas tenham um mínimo de conhecimento do que é a Umbanda e seus cultos.

E se realmente precisam enxergar a Umbanda como religião e até mesmo como a religião delas.

Uma premissa muito importante enunciada pela Umbanda é que não se deve negar ajuda a ninguém.
Assim, partindo deste princípio não podemos cobrar de uma pessoa que se ela freqüenta os cultos de uma casa de Umbanda, ele se declare como Umbandista.

Sabemos que a Umbanda ainda sofre de muitos preconceitos, e que decorrente disso muitas pessoas que freqüentam cultos de Umbanda têm medo de serem rotulados pejorativamente.

Também pela origem multifacetada da Umbanda e também pela premissa de ajudar a todos, não podemos e nem devemos proibir a participação de irmãos oriundos de outros religiões.

Por outro lado, podemos considerar que a falta de identificação pode causar uma falta de compromisso.

Por isso talvez, sejam tão comuns as queixas sobre pessoas da assistência que vão às sessões de Umbanda apenas para “pedir coisas” mas não honrem as sessões com comportamentos condizentes com os de uma casa religiosa, ou seja, vestem-se de maneira imprópria, conversam em momentos inoportunos, entre outras coisas.Algumas pessoas apenas visitam uma casa de Umbanda quando estão com problemas.

Isso significa que não fazem da Umbanda uma opção religiosa constante.

Utilizam as sessões de Umbanda como “fast-food de consulta”, isto é, quando precisam, vão até lá, pedem o que precisam e vão embora abandonando o local até que a próxima necessidade os faça regressar.

Outras há que vão apenas aos dias de festas. Elas podem estar encarando a Umbanda como uma bonita manifestação da “cultura popular brasileira”, ou seja, uma atração turística ou ainda “coisa para inglês ver”. Visitam, acham bonito, mas não
apreendem o real significado da religião praticada ali.

A outra questão, também de extrema importância, é o que a participação da assistência contribui para a sessão.

Uma assistência participativa tem o mesmo resultado para uma sessão do que uma assistência apática? O que é mais interessante para a Umbanda, uma assistência ignorante sobre os conhecimentos (pelo menos as bases da religião) ou uma assistência
consciente do que são os rituais (como momentos de uma sessão, pontos cantados em cada momento, etc) e dos porquês destes rituais.

Eu penso que essas duas questões estão inter-relacionadas porque acho que quanto mais as pessoas que compõem uma assistência estão integradas no culto, tão mais elas respeitarão este ritual, participando ativamente dele, entendendo como e porque devem se comportar a cada momento.

Elas entenderão melhor que a religião não se pratica somente dentro dos templos, mas em todo o lugar.

Elas aprenderão que também elas têm a responsabilidade de fazer a caridade e semear a paz e amor ao próximo.

(M.S.C. - Um Trabalhador Humilde)

O PESO DA MEDIUNIDADE

Se vocês desenvolvem a parte espiritual, se querem aprender a receber a sintonia - seja dos caboclos, pretos-velhos, ou qualquer das falanges trabalhadoras da Lei da Pemba - devem também aprender que efeito isso traz se o médium não está preparado.

Não basta só a fé e a boa-intenção, mas a consciência também é necessária.

Consciência de que a verdadeira sintonia com o plano astral, no sentido de atendimento em prol da caridade, tem que ser baseada na disciplina, disciplina, disciplina - setenta e sete vezes.

É muito bonito o fenômeno espiritual - a paz que os mentores nos trazem, o carinho, a amizade, a dedicação, as curas - mas a disciplina e essa consciência têm que ser exercitadas sempre, sempre. O Rabi da Galiléia disse "orai, mas vigiai" - essa vigília deve existir sempre.

Quando uma pessoa está para ser atendida por um espírito, ela está depositando toda a fé dela na solução do problema que ela traz ali, naquele momento.

No momento quando a Entidade vai atender uma pessoa, essa pessoa vai jogar para a Entidade toda a responsabilidade do problema e o que essa lhe falar, ela vai fazer.

Agora: o espírito é a água e o médium, a jarra. Se a jarra está suja, a água vai sair suja. Temos que ter essa consciência porque a Entidade vai agir na sua coroa, tanto na mediunidade consciente quanto inconsciente.

Mesmo se o médium é inconsciente, a responsabilidade também é dele. "Ah, mas eu não me lembro.". Você não lembra, mas você está atuando, na sua parte espiritual.

Não existe o fenômeno sem a passividade mediúnica.

Com o coração envolvido de amor e olhando no próximo uma pessoa que precisa de evolução, nós podemos chamar as nossas entidades e atender.

Mas devemos ter o cuidado, junto aos nosso guias, de sempre motivar a pessoa para o progresso e para a evolução. O espírito nunca define a situação para ninguém - isso seria uma transgressão do livre-arbítrio de cada um.

O médium deve ter cuidado, porque as pessoas perguntam e perguntam muito.

Elas querem saber de tudo, elas querem a resposta "certa".

Elas querem tirar delas mesmas a responsabilidade dos seus próprios atos-inconscientemente, mas é isso que acontece: "eu posso fazer, mas o espírito não me falou pra fazer."

Em todo o setor, o livre-arbítrio é uma lei, seja nos sentimentos, seja nos problemas materiais. Lembrem sempre, meus filhos, da vigilância e da disciplina, sempre.

Vamos nos livrar da vaidade, a vaidade que leva o médium ao ponto de pensar que sem ele, não haveria o fenômeno; que se não fosse ele, que por causa dele, etc... aí sim, você começa a se distanciar dos verdadeiros princípios do amor. A humildade é a base.

A principal coisa que o médium tem que aprender é amar, amar. Amai-vos uns aos outros, como o Rabi vos amou.

Que Ogum, com sua força, com suas armas, possa defender o caminho e o propósito de cada um.

Que a força desses lanceiros possa iluminar os trabalhos Umbandistas.

Fonte: Site Espirita USA
- Palavras do Senhor Exu Pinga Fogo

ALGUNS FUNDAMENTOS

Acreditamos em Deus eterno, imutável, único, onipotente, onisciente e onipresente;

Cremos na existência dos Orixás, Espíritos de plano superior, que comandam as 7 linhas de Umbanda;

Temos a reencarnação como ponto pacífico, logo, indiscutível;

Cremos na existência de seres fora da matéria e na sobrevivência de nossa própria alma após a morte do corpo físico;

Há possibilidade de comunicação com os espíritos desencarnados, através da faculdade mediúnica, cujo o intermediário é o médium;

Existe uma lei de causa e efeito, pela qual colhemos tudo o que plantamos;

O progresso de cada um ou as situações da vida são produtos de seu livre arbítrio ou escolha das provas com antecedência, antes da reencarnação;

Não há diferença entre o plano terrestre e o astral, apenas distinção de estados vibratórios;

Amai-vos uns ao outros é o lema principal da Umbanda, manifestado na prática da caridade, tanto na palavra como na ação;

Acreditamos na existência de outros mundos habitados, não constituindo a terra exceção do universo. Há mundos mais adiantados e orbes mais atrasados. A Terra é um plano de expiação, aprendizado e de correção moral;

Não há espíritos eternamente voltados para o mal, mas seres em estágio de aprendizado;

Todos temos guias espirituais, que nos acompanha, com a faculdade de se comunicarem conosco, através da mediunidade;

Jesus Cristo foi o espírito de categoria mais elevada que já encarnou entre nós;

Vivemos num campo vibratório peculiar, sendo cada um campo vibratório que o seu livre arbítrio comanda;

Somos todos iguais, porque filho do mesmo Deus de amor, justiça e sabedoria, fomos criados para cumprir seus sábios desígnios;

Adotamos a liberdade da prática religiosa;

Respeitamos todas a religiões, pois constituem os diversos caminhos de evolução espiritual que conduzem a Deus.

Autor Desconhecido

HUMILDADE

Humildade é o caminho único para se servir a Deus.

Todos nós encarnados ou não, devemos ser simples e humildes.

Nosso exemplo maior é Jesus. Nasceu numa manjedoura, veio com a missão de Rei, mas nunca foi ligado a bens materiais.

Nada nem ninguém o tiraram do caminho certo.

Sabia o valor do dinheiro, do ouro, podia obter riquezas e prestígio fácil.

A sua volta, todos erros e ganâncias eram comuns. Não se precisava muito para justificar uma grande fortuna ou títulos de nobreza.

Jesus sabia como ninguém que os bens eram necessários, mas como Mestre visto que a Humildade e Nobreza de Coração eram títulos mais importantes.

O homem precisa do seu trabalho, ganhar o pão com o suor do dia, mas não, mas pode ser escravo do dinheiro.

O corpo não vive sem alimento, sem roupas ou teto. Sem trabalho e sustento ninguém sobrevive.

Deus nos mostra que pelo trabalho, nos melhoramos e nossas matérias recebem as forças para cumprirem suas missões. Nosso lar, nossa família são à base de partida para uma jornada de luz.

Mas Jesus nos recomenda, não acumulemos tesouros na terra, onde os vermes e as traças os destroem. Acumulemos bens no Céu, onde nada nem ninguém podem destruí-los.

O que são estes Tesouros, Bens Materiais. Ninguém levará nada destes valores.

Na terra ficarão tudo que materialmente compramos. Só as boas Ações, Caridade prestadas, seguirão conosco.

Sejamos humildes, usemos tudo que Deus nos empresta por meio do dinheiro com sabedoria.

Vamos ter o teto, a roupa, o conforto que a matéria precisa, mas lembremos de dividir com os nossos irmãos de jornada.

A oportunidade sempre aparece. Hoje é alguém com fome, amanhã é um vizinho doente, por vezes basta um aperto de mão, um sorriso ou um abraço e já fizemos a nossa parte.

Sejamos humildes e pensemos que hoje ajudamos, e amanhã seremos ajudados. Ninguém encarnado ou não, vive sem ajuda de Deus.

Quando um amigo maior ajudar alguém, não se julguem em grande posição, somos apenas intermediários.

Este Amigo também sabe que ele nada fez a não ser ter a graça de servir a Deus. Então para que dizer: Eu tenho um Guia Forte... Ou sou um ótimo médium.

Vamos ser humildes, quando surgir um elogio, lembre-se que o mérito não é seu.

Você teve sim, oportunidade de se melhorar e Deus lhe deu esta chance de evoluir.

Quanto mais simples, melhor será a comunicação entre os dois mundos.

Portanto, a Umbanda é uma religião lindíssima, e de grande fundamento, baseada no culto aos orixás e seus seguidores.

Estes grupos de Espíritos estão na Umbanda “organizados” em linhas: Nanã, Iemanjá, Oxum, Inhasã, Ogum, Xangô, Oxossi, Obaluaê e Omulú, Crianças, Povo do Oriente, Pretos-Velhos, Almas, Malandros e Exus. Cada uma delas com funções, características e formas de trabalhar bem específicas, mas todas subordinadas as forças de Zambi e Oxalá.
Na verdade a Umbanda é bela exatamente pelo fato de ser mista como os brasileiros, por isso, é uma religião totalmente brasileira.

FONTE: povodearuanda.blogspot.com

RAÍZ INDÍGENA

Embora muitos não acreditem e não aceitem, a Umbanda é uma religião cristã e genuinamente brasileira.

Neste contexto, a abordagem que far-se-á é indigenista e não africanista. Por quê ?

Devido a super-valorização, até por parte de muitos umbandistas, da cultura negro-africana, do culto aos Orixás das nações de Candomblé, criou-se uma ofuscação da questão indígena.

Facilmente encontramos vasta literatura a respeito da cultura africana e muito pouco, quase nada, sobre a riquíssima indígena brasileira no que se refere a Umbanda, sendo estes índios formadores de nossa raiz ancestral e cultural.

Muitos irmãos de fé dizem que a raiz-origem da Umbanda está na África.

Muitos até dizem ser a Umbanda uma ramificação do Candomblé.

Um fato inquestionável e indiscutível, na minha opinião (Hugo Saraiva), é que os negros africanos muito contribuíram para o surgimento do que hoje chamamos de Umbanda em solo brasileiro, mas, acredito que a raiz da Umbanda esteja na Espiritualidade.

Utilizou-se ela (a espiritualidade) da miscigenação das raças e pluralidade cultural e teológica existente no Brasil para difundir uma "religião única", baseada na caridade e no amor ao próximo.

Por ser uma filo-religião dos espíritos de Deus, os mesmos, com a permissão de Oxalá, se apresentam no mundo físico numa forma de pronto-socorro espiritual, religando o homem ao Divino através de seu encontro e harmonização com as forças da natureza.

Podemos então perceber que a raiz da Umbanda não está no Homem, mas sim no Espírito de Deus.

Talvez devido a este fato, a Umbanda não tenha uma codificação, como o espiritismo (kardecismo) tem.

Não tem um codificador (apesar de muitos irmãos quererem codificá-la) justamente para não criar certos dogmas e mitos, para não impor uma concepção única a respeito da Espiritualidade, dando-se a liberdade para que os irmãos se utilizem dos segmento teológico-religioso que mais tiver afinidades, mas sabedor que só se chega ao Pai Maior utilizando-se da caridade desinteressada como prova de amor ao próximo, praticando assim o Evangelho de Jesus, tal qual nos foi revelado.

A raiz africanista de que muitos irmãos falam, parte da forte influência da cultura negra no processo de miscigenação que "fundou" nossa religião.

No entanto, estes mesmos irmãos não atentaram a analisar a Umbanda sob a perspectiva indígena.


Ao chegarem os brancos europeus e posteriormente os negros escravos no Brasil, já existia aqui uma raça e uma cultura predominante. Os Tupi-Guaranis e Tupinambás.

Os índios, na época, já tinham seus ritos religiosos e magísticos, danças típicas como a "Aruanã ", danças totêmicas dos Tupis, tambores, amplo conhecimento do poder das ervas, a faculdade mediúnica da vidência, cultuavam e reverenciavam as forças da natureza como manifestações da Divindade, tendo cada uma um deus respectivo, que, inclusive, podemos associar aos Orixás da Umbanda.

Vejamos a teogonia indígena:

Nome Significado Na Umbanda
Tupã Deus Sol Deus
Caramuru Deus Trovão Xangô
Aimoré Deus Caça Oxósse
Urubatã Deus Guerra Ogum
Anhangá Deus dos Mortos Omulu/Obaluayê
Iara Deus Água Yemanjá
Jandirá Deus Rios Oxum
Mitã Criança Ibeijadas
Jurema Divindade Caboclas


Estes são alguns exemplos e creio que muitos irmãos devem estar surpresos com estas informações, pois não costumamos valorizar nossa própria cultura, nossa brasilidade.

Percebemos aqui semelhanças entre cultos e rituais afro e indígenas.

Raças diferentes, continentes diferentes, culturas diferentes. Tudo coincidência ???

Acredito eu, que tudo isto mostra a Essência Divina que se manifesta em todas as partes, de acordo com a cultura, a estrutura social e a herança religiosa de cada povo.

FONTE:- JORNAL UMBANDA HOJE (Hugo Saraiva)